Foto Jung Hwa Yoo |
Como trabalham os produtores de elenco que selecionam atores e recrutam novos talentos na TV
Por: Tatiana Contreiras
RIO - Quando um ator não funciona em um determinado papel, sempre há quem diga que o sujeito foi mal escalado. Quando o personagem é um sucesso, o mérito costuma ser exclusivamente do ator. No entanto, entre a primeira sinopse de uma novela e a estréia da trama na TV há o trabalho de um grupo que não costuma aparecer muito e permanece nos bastidores: os produtores de elenco. Na TV Globo, eles são 17, divididos entre as produções de teledramaturgia da emissora, incluindo séries e especiais. O grupo ao lado - quase completo - é responsável pela escalação de novos e velhos rostos na programação.
- Os produtores de elenco estão nas atrações onde existem personagens, e não atores. Onde há dramaturgia há gente a ser escalada - explica Ana Margarida, gerente de produção de elenco na Globo.
De posse dos perfis dos personagens, os produtores analisam o material e já preparam uma lista de atores que poderiam interpretar cada um dos papéis, numa seleção que chega a ter dez nomes - e que costuma ser maior quando envolve crianças ou atores para produções mais jovens, como "Malhação".
- Em "Araguaia", para escolhermos nove crianças, primeiro selecionamos 200. Depois, reduzimos para 50 até chegarmos às escolhidas - conta Frida Richter.
Depois da escalação do elenco fixo (protagonistas, coadjuvantes e personagens de apoio que seguem até o fim da trama), vêm as participações - atores que entram em alguns capítulos, para dar uma dinâmica maior à novela. "Insensato coração", por exemplo, explora bastante este artifício.
- Até o capítulo 30, a novela teve mais de 100 participações. Isso dá mais autonomia ao produtor e, apesar de ser um volume muito grande de escalações, elas são mais diluídas - acrescenta André Reis.
Os testes e o cadastro no banco de dados da emissora, eles avisam, não são pagos.
- Faz parte da nossa rotina ir ao teatro, ver TV e ir ao cinema. Somos caçadores de talentos. Hoje, a internet e o YouTube ajudam - diz Yolanda Rodrigues, que, certa vez, precisou escalar uma atriz de origem nipônica para um papel e viu uma das candidatas chegar para o teste com cabelos cor-de-rosa: - Numa novela de época, por exemplo, não posso escalar atrizes com cabelo diferente ou sobrancelha muito fina.
- Os produtores de elenco estão nas atrações onde existem personagens, e não atores. Onde há dramaturgia há gente a ser escalada - explica Ana Margarida, gerente de produção de elenco na Globo.
De posse dos perfis dos personagens, os produtores analisam o material e já preparam uma lista de atores que poderiam interpretar cada um dos papéis, numa seleção que chega a ter dez nomes - e que costuma ser maior quando envolve crianças ou atores para produções mais jovens, como "Malhação".
- Em "Araguaia", para escolhermos nove crianças, primeiro selecionamos 200. Depois, reduzimos para 50 até chegarmos às escolhidas - conta Frida Richter.
Depois da escalação do elenco fixo (protagonistas, coadjuvantes e personagens de apoio que seguem até o fim da trama), vêm as participações - atores que entram em alguns capítulos, para dar uma dinâmica maior à novela. "Insensato coração", por exemplo, explora bastante este artifício.
- Até o capítulo 30, a novela teve mais de 100 participações. Isso dá mais autonomia ao produtor e, apesar de ser um volume muito grande de escalações, elas são mais diluídas - acrescenta André Reis.
Os testes e o cadastro no banco de dados da emissora, eles avisam, não são pagos.
- Faz parte da nossa rotina ir ao teatro, ver TV e ir ao cinema. Somos caçadores de talentos. Hoje, a internet e o YouTube ajudam - diz Yolanda Rodrigues, que, certa vez, precisou escalar uma atriz de origem nipônica para um papel e viu uma das candidatas chegar para o teste com cabelos cor-de-rosa: - Numa novela de época, por exemplo, não posso escalar atrizes com cabelo diferente ou sobrancelha muito fina.
Foto Jung Hwa Yoo |
CAPÍTULO 3 – PRODUTOR DE ELENCO
3.1. Compete ao produtor de elenco colaborar com a direção do filme quanto à
formação do elenco, selecionando atores e modelos nas agências, ou descobrindo
na vida cotidiana os tipos ideais.
3.2. O produtor de elenco será remunerado pela produtora de filmes;
3.2.1. Não cabe ao produtor de elenco nenhuma porcentagem sobre o cachê do ator
ou do modelo;
3.2.2. Não cabe ao produtor de elenco agenciar atores e modelos, o que lhe veda,
portanto, a cobrança por esse serviço.
3.3. O produtor de elenco deverá fazer um briefing rigoroso e preciso, a fim de
evitar a convocação de ator e modelo cujo perfil não atenda, no que diz respeito
ao aspecto físico, à idade ou a outras características indispensáveis ao papel, às
exigências do filme, conforme ANEXO 2;
3.3.1. O produtor de elenco deverá indicar ao ator, ao modelo e à sua agência a
indumentária com que o ator e o modelo deverão comparecer ao teste, assim como
os demais elementos de composição do personagem que estes desempenharão,
conforme ANEXO 2;
3.3.2. O produtor de elenco deverá indicar ao ator, ao modelo e à sua agência se
o ator ou o modelo farão o teste com texto previamente decorado ou não, conforme
ANEXO 2.
3.1. Compete ao produtor de elenco colaborar com a direção do filme quanto à
formação do elenco, selecionando atores e modelos nas agências, ou descobrindo
na vida cotidiana os tipos ideais.
3.2. O produtor de elenco será remunerado pela produtora de filmes;
3.2.1. Não cabe ao produtor de elenco nenhuma porcentagem sobre o cachê do ator
ou do modelo;
3.2.2. Não cabe ao produtor de elenco agenciar atores e modelos, o que lhe veda,
portanto, a cobrança por esse serviço.
3.3. O produtor de elenco deverá fazer um briefing rigoroso e preciso, a fim de
evitar a convocação de ator e modelo cujo perfil não atenda, no que diz respeito
ao aspecto físico, à idade ou a outras características indispensáveis ao papel, às
exigências do filme, conforme ANEXO 2;
3.3.1. O produtor de elenco deverá indicar ao ator, ao modelo e à sua agência a
indumentária com que o ator e o modelo deverão comparecer ao teste, assim como
os demais elementos de composição do personagem que estes desempenharão,
conforme ANEXO 2;
3.3.2. O produtor de elenco deverá indicar ao ator, ao modelo e à sua agência se
o ator ou o modelo farão o teste com texto previamente decorado ou não, conforme
ANEXO 2.
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