Este post é o meu primeiro falando sobre o tema “Carreira profissional. Nos dias que correm, num cenário global competitivo e de constantes mudanças, qualquer pessoa no mercado de trabalho está atenta à progressão da sua carreira. Leia 15 dicas práticas que pode começar a aplicar hoje.
A maioria dos conselhos sobre carreira focam-se no grande plano: como progredir, como ganhar, como ser pro-ativo e mais um conjunto de aspectos de larga escala mas com pouca aplicação prática no dia a dia. De facto, é a nossa rotina diária que muitas vezes nos puxa para baixo – vamos trabalhar, ficamos 8 a 12 horas no escritório, voltamos para casa exaustos a nos sentirmos cordeiros em rebanho.
Para começar a dominar o rumo da sua carreira, deve começar devagar e com “passos de bebé”, analisando coisas imediatas que pode mudar para melhorar a sua carreira.
1- Comece por escrever uma lista de todas as coisas que fez hoje, no fim de semana passado e no mês passado para o ajudar a organizar-se e documentar as suas tarefas normais.
Quando tiver tempo livre, faça uma lista de todas as tarefas que tem sob a sua responsabilidade no seu trabalho. Organize-as por datas e detalhe exemplos específicos. Guarde esta lista e revisite-a na sua próxima avaliação de desempenho, na passagem a um novo ano ou quando receber uma aumento ou promoção. É uma forma organizada e sistematizada de manter um histórico da evolução da sua carreira. Isso é muito importante para que você possa saber o que te levou até onde você está agora.
2 – Envie um e-mail de agradecimento ou um reconhecimento.
Se mudou de trabalho recentemente, se foi promovido ou mudou de funções, talvez seja boa oportunidade para reconhecer quem o ajudou no processo de mudança. Invista algum tempo num reconhecimento pessoal, seja através de uma carta tradicional ou um e-mail. O respeito e toque pessoal transmitido por este tipo de atitudes criam um sentimento positivo a seu favor, que o(a) ajudarão a longo prazo.
Assim como você gosta de ser elogiado, seus chefes também.
3 – Trabalhe na sua capacidade de escrita.
Para mim, o Megacubo faz parte integrante do melhoramento da minha própria capacidade de escrita. Começar um blog pode ser uma boa forma de trabalhar a sua capacidade de escrita. Ler é também fundamental. Crie o hábito de leitura na sua vida, vai ainda beneficiar de maior vocabulário e fluidez de palavras, melhorando a sua capacidade de expressão, escrita e oral. Saber se expressar é algo fundamental, principalmente se você tem ambição de crescer na vida, ou por acaso você já viu um chefe que não sabe falar na frente do seu grupo de trabalho?
4 – Tenha sempre os seus cartões de visita.
Sejam os seus cartões de visita profissionais, pessoais ou mesmo com a imagem do seu blog, faça sempre acompanhar-se deles. Nunca se sabe quando pode aparecer a oportunidade de os usar, entregando-o a alguém importante ou que possa ser um bom potencial contato, na perspectiva de progressão da sua carreira. Os cartões de visita refletem aquilo que você é e representa, além de criarem uma impressão positiva ao seu recipiente.
5 – Envie um e-mail de contato.
Tem contatos profissionais com os quais não comunica há algum tempo? Envie-lhes um e-mail direto, informando do que tem andado a fazer. Pergunte-lhes também o que eles têm andado a fazer, como corre o negócio, etc. Um contato destes pode abrir-lhe a porta a uma oportunidade pela qual não esperava.
6 – Sugira uma solução para um problema persistente.
Esta dica aplica-se normalmente a aspectos pequenos do dia a dia. Fique atento(a) no seu local de trabalho ou nos projetos nos quais está envolvido(a). Por vezes existem problemas que parecem insolúveis mas que na realidade são simples de resolver, e preciso é que alguém tome a iniciativa. Seja você a diligenciar e avance para a resolução sem dar muito nas vistas. Com o passar do tempo, os seus superiores vão reparar.
7 – Construa a sua rede de conhecimentos na sua empresa.
Mantenha-se atento ao que se passa à sua volta na sua empresa. No início, numa nova realidade e novo local de trabalho, vai parecer estranho. Mas à medida que o tempo passa, vamos expandindo a nossa esfera e devemos trabalhar para aumentar a nossa rede de conhecimentos. É bom saber quem faz o quê e uma excelente atitude é estar atento(a), para ajudar alguém de forma pro-ativa. Vai ficar lembrado(a) como alguém sensível, atento(a) e prestável.
8 – Trabalhe os seus idiomas.
Se não domina o idioma dominante na sua empresa ou se trabalha fora do seu País, agarre esta oportunidade com unhas e dentes. Para além de ser um desafio para si, transmitirá uma impressão generalizada de que é uma pessoa esforçada e que não desiste perante um novo desafio. Atualmente existem muitos recursos na Internet, desde websites, blogs, audiobooks e podcasts.
9 – Cultive uma apresentação cuidada.
Ajuda sempre ter uma apresentação cuidada, limpa e transmitindo saúde. Tenha sempre consigo acessórios higiênicos essenciais, como escova e pasta de dentes, fio dental, desodorizante, um pente ou escova, corta unhas, água de colônia sabonete líquido. Se vai ter uma reunião com um cliente importante a seguir ao almoço, experimente lavar a cara e os dentes antes. Ao refrescar-se, vai sentir-se melhor e transmitir uma boa imagem de si.
10 – Melhore o seu Curriculum Vitae.
Nunca é demais investir tempo a melhorar o seu Curriculum Vitae (CV). Garanta que o seu CV é direto com a quantidade certa de texto. Um bom CV não pode ser vago demais nem detalhado demais.
11 – Mantenha-se informado sobre a sua área de trabalho.
Seja dentista, arquiteto, advogado, engenheiro ou professor, nos dias que correm não há desculpas para ficar desinformado(a) na sua área profissional. Comece já hoje, atualize-se e leia publicações que tenham a ver com a sua área profissional.
12 – Prepare sempre os tópicos e notas para as suas reuniões.
Tem uma reunião mais tarde e sente-se nervosa(a)? Experimente escrever os tópicos que vai abordar, notas importantes e questões a colocar. Garanto-lhe, se mantiver a objetividade e se preparar para a reunião, não só mostrará trabalho de casa como ficará mais confiante para enfrentar eventuais dificuldades.
13 – Melhore a sua capacidade de fazer apresentações.
Este é um tema que assusta muita gente. E muitos pensam que é intransponível, que nunca na vida vão conseguir estar à vontade para falar em público. Saiba que esta capacidade pode ser trabalhada e que existem diversas técnicas de apresentação que, ao apreendidas e consolidadas, farão a maior diferença.
Uma boa técnica é gravar em vídeo apresentações de grandes oradores e ver e ouvir, imitando o seu discurso até fluir naturalmente. Quando se sentir inspirado(a) e tiver a sua apresentação preparada, filme-se a si próprio(a) e assista ao seu primeiro take. Note as suas falhas e onde pode melhorar. Treine, ensaie no carro, no banho, etc. e experimente fazer a apresentação para a sua família ou amigos. Volte a filmar e note as diferenças. Com tempo e treino, as suas apresentações vão sair naturalmente.
14 – Organize o seu espaço de trabalho.
Não só vai criar uma melhor impressão sobre si, como o vai ajudar a organizar os seus papeis e melhorar a sua produtividade perante os assuntos que tem em mãos.
15 – Planeie onde quer estar daqui a 5 anos.
E crie um plano para lá chegar. Deve investir algum tempo nesta meditação e deve também planear e avaliar os diferentes possíveis cenários,medindo prós e contras. Socorra-se da sua família e amigos se for preciso e, para cada um dos cenários, estabeleça objetivos concretos. Depois de decidir para onde quer caminhar, com os seus objetivos traçados, terá que definir e medir durante o seu percurso, os fatores críticos de sucesso para atingir cada um dos seus objetivos.
Adaptado de manteraforma
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