A data é comemorada desde 1999, mas está
longe de ter tradição no comércio. O varejo está mesmo é empenhado em se
preparar para o Dia dos Pais, em agosto.
A
origem ainda é incerta. Mas desde 1999 os homens já contam com um dia
só deles: 15 de julho. Desde então, a data tem prestado uma homenagem
“oficial” ao sexo masculino. O problema é que a maioria deles nem sabe
disso. Data de pouca tradição no calendário do comércio, ainda não traz
impactos relevantes ao mercado varejista, que aposta mesmo é no Dia dos
Pais para alavancar suas vendas no próximo mês, em agosto. Lojas como a
Murillo Joias e Açúcar e Afeto, que prepararam ações para este domingo
(15), são exceções no Recife.
De acordo com o presidente executivo da Associação de Lojistas de Shopping de Pernambuco (Aloshop-PE), Ricardo Galdino, nenhuma ação específica foi planejada a fim de incentivar as compras para o Dia do Homem. Mas o gerente da Via Sports do Shopping Tacaruna, Antônio Alex, é otimista: ele espera fechar a semana com vendas até 25% maiores, graças à maior movimentação nos últimos dias.
A mesma animação não contagiou os vendedores da Cia. do Terno, loja tradicionalmente masculina, também do Tacaruna. “Trabalho no comércio há 30 anos, e só agora ouvir falar na data”, confessa o vendedor Hélio Venceslau.
O empresário Leonardo Junqueira confessa que desconhecia a data, mas torce para ganhar presente |
De acordo com o presidente executivo da Associação de Lojistas de Shopping de Pernambuco (Aloshop-PE), Ricardo Galdino, nenhuma ação específica foi planejada a fim de incentivar as compras para o Dia do Homem. Mas o gerente da Via Sports do Shopping Tacaruna, Antônio Alex, é otimista: ele espera fechar a semana com vendas até 25% maiores, graças à maior movimentação nos últimos dias.
A mesma animação não contagiou os vendedores da Cia. do Terno, loja tradicionalmente masculina, também do Tacaruna. “Trabalho no comércio há 30 anos, e só agora ouvir falar na data”, confessa o vendedor Hélio Venceslau.
Thiago Alencar, 30, e Katarina Fernandes, 24, acredita que a homenagem faz sentido |
O
casal Thiago Alencar, 30, e Katarina Fernandes, 24, também não fazia ideia da existência da data. Ele, que agora
já pretende ganhar presentes, acredita que a homenagem não faz sentido.
“Já temos muitos dias comemorativos. Acho que um dia como esse só vai
fazer com que haja mais gastos desnecessários”, opina Thiago. Katarina,
por outro lado, acha justo que uma data seja dedicada ao sexo masculino.
“Se nós somos homenageadas no Dia Internacional da Mulher, por que o
público masculino não pode ter um dia só deles?”, indaga. “Mas isso não
quer dizer que vou presenteá-lo”, brinca a namorada.
O empresário Leonardo Junqueira é outro consumidor que engrossa o coro dos desavisados. Embora desconhecesse a data comemorativa, ele torce para que algum parente ou amigo não deixe este domingo passar batido. “Tomara que as pessoas que gostem de mim saibam que é Dia do Homem, para eu ganhar presente”, diz, aos risos.
O empresário Leonardo Junqueira é outro consumidor que engrossa o coro dos desavisados. Embora desconhecesse a data comemorativa, ele torce para que algum parente ou amigo não deixe este domingo passar batido. “Tomara que as pessoas que gostem de mim saibam que é Dia do Homem, para eu ganhar presente”, diz, aos risos.
André Mendoza aproveitou o evento da Murillo Joias para comprar o próprio presente |
Porém,
nem tudo está perdido. Na contramão do esquecimento, a Murillo Joias
preparou até um coquetel para reunir seus clientes e homenagear o
público cativo antes deste domingo. Em meio a taças de espumante, a loja
lançou, na quinta-feira (12), mais de 40 modelos de relógios da Guess e
da Fóssil. A empresária Fabiana Barros lembra que esta é a segunda vez
que faz algo do tipo.
“Buscamos promover ações que valorizem a data. Neste ano preparamos um desconto especial para os homens: aqueles que adquirirem algum produto da linha masculina de joias terão 20% de desconto. Já os que optarem por outras peças têm 10% de desconto”, ressalta a empresária.
E quem abraçou a oportunidade foi o empresário André Mendoza. No coquetel da Murillo Joias, ele aproveitou para se presentear com um relógio. “Acho bem interessante esse dia dedicado ao homem. É uma forma de prestar um reconhecimento, assim como é feito no Dia Internacional da Mulher. Há também um aspecto positivo no sentido de aquecer o comércio. Quando a Murillo Joias me procurou para avisar sobre a data, achei uma ação muito legal.”
Segundo Fabiana Barros, a expectativa é de que as vendas aumentem na ordem de 15% em relação ao ano passado, quando houve um impulso de cerca de 10% em comparação a 2010.
A Açúcar e Afeto, localizada no bairro do Espinheiro, preparou uma surpresa para os homens que visitarem a loja na próxima terça-feira (17): os dez primeiros rapazes vão receber canecas exclusivas da casa, em reconhecimento ao dia 15 de julho.
“Buscamos promover ações que valorizem a data. Neste ano preparamos um desconto especial para os homens: aqueles que adquirirem algum produto da linha masculina de joias terão 20% de desconto. Já os que optarem por outras peças têm 10% de desconto”, ressalta a empresária.
E quem abraçou a oportunidade foi o empresário André Mendoza. No coquetel da Murillo Joias, ele aproveitou para se presentear com um relógio. “Acho bem interessante esse dia dedicado ao homem. É uma forma de prestar um reconhecimento, assim como é feito no Dia Internacional da Mulher. Há também um aspecto positivo no sentido de aquecer o comércio. Quando a Murillo Joias me procurou para avisar sobre a data, achei uma ação muito legal.”
Segundo Fabiana Barros, a expectativa é de que as vendas aumentem na ordem de 15% em relação ao ano passado, quando houve um impulso de cerca de 10% em comparação a 2010.
A Açúcar e Afeto, localizada no bairro do Espinheiro, preparou uma surpresa para os homens que visitarem a loja na próxima terça-feira (17): os dez primeiros rapazes vão receber canecas exclusivas da casa, em reconhecimento ao dia 15 de julho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário e volte sempre!