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21 abril 2014

31 Livros totalmente gratuitos sobre Design, Publicidade e Comunicação


Esse post é para você que só quer saber de ler tutorial ao invés de livros e acha que somente com isso é possível ter base teórica para realizar bons trabalhos. Para você também que acha que a vida não é só feita de tutoriais e acredita que livros mais abrangentes sobre design, publicidade e comunicação podem lhe dar uma visão mais ampla do mercado, lhe ajudando na criação de sites ou na venda de seu trabalho.
Trago para vocês uma lista de 31 livros totalmente gratuitos, trazendo apenas o que interessa ao nosso trabalho, livros sobre design, publicidade e comunicação, todos em português e disponível para download. Tem leitura aí pra um ano todo. Boa leitura!


01. Como escrever para a web (Guillermo Franco)
02. Web 2.0: erros e acertos (Paulo Siqueira)
03. Para entender a internet (org. Juliano Spyer)
04. Redes sociais na internet (Raquel Recuero)
05. Informação e persuasão na web (org. Paulo Serra e João Canavilhas)
06. O marketing depois de amanhã (Ricardo Cavallini)
07. Branding: um manual para você gerenciar e criar marcas (José R. Martins)
08. Grandes Marcas Grandes Negócios (José R. Martins)
09. Blogs.com: estudos sobre blogs (org. Raquel Recuero, Adriana Amaral e Sandra Montardo)
10. Semiótica: a lógica da comunicação (Antônio Fidalgo)
11. Informação e comunicação online II: internet e com. promocional (org. Joaquim Serra)
12. Desenvolvimento de uma fonte tipográfica para jornais (Fernando Caro)
13. Comunicação multimídia (org. Maria Jospe Baldessar)
14. Design e ergonomia (Luis Carlos Paschoarelli)
15. Design e planejamento (Marizilda do Santos Menezes)
16. Guia prático de marketing na internet para pequenas empresas (Cláudio Torres)
17. Branding 1001: o guia básico para a gestão de marcas de produtos (Ricardo e Fernando Jucá)
18. Marca corporativa: um universo em expansão (Levi Carneiro)
19. Marketing 1 to 1 (Peppers&RogersGroup)
20. As redes sociais na era da comunicação interativa (Giovanna Figueiredo)
21. Open source: evolução e tendências (Cezar Taurion)
22. Análise de discurso crítica da publicidade (Viviane Ramalho)
23. Ensaios de comunicação estratégica (Eduardo Camilo)
24. Comunicação e marketing digitais (orgs. Marcello Chamusca e Márcia Carvalhal)
25. Publicidade e consumo nas sociedades contemporâneas (Samuel Mateus)
26. Criação, proteção e uso legal de informação em ambientes da www (diversos autores)
27. Design Thinking (Maurício Vianna, Yasmar, Isabel K. Adler, Brenda Lucena e Beatriz Russo)
28. Design Livre (Instituto Faber-Ludens)
29. Design, empresa, sociedade (Paula Landim)
30. Marketing de guerra (Al Ries e Jack Trout)
31. Os 8 Ps do marketing digital – capítulo 1 (Conrado Adolpho)

Super Bônus (+34 Livros)

Ficou faltando algum? Deixe sua indicação de livro abaixo no inbox. Um forte abraço e continue acessando nossa página.

Estudante de Publicidade, natalense, simpático, apaixonado por design e fotografia, músico e designer.
http://www.criativedg.com

20 abril 2014

5 Maiores erros comuns no processo de Identidade Visual

Por André Santos


 conteudo

 Baseado em um artigo de Erik Peterson, listamos aqui um dos 5 Maiores erros comuns que acontecem no desenvolvimento de uma Identidade Visual. Saiba também como evitá-los, se você ainda não sabe muito bem o que é uma Identidade Visual, entre nesse link aqui.

1 – Começar o processo de Design sem um objetivo explícito

Calmamente, prepare-se: este é um passo importante para o desenvolvimento. Encontre-se com seu cliente, pergunte sobre seu negócio, quem são os maiores competidores, os objetivos de sua companhia, o foco, o público…
Não é necessário um encontro físico. Designers não tem tanto impedimento em trabalhar com clientes em outros estados do país, ou até no exterior. Mas com dedicação e o bom uso das tecnologias (e-mails, messengers), este encontro certamente será esclarecedor.
Dica: Tenha um modelo metodológico padrão, inclusive o briefing; mas sempre adapte-o ao cliente e suas necessidades. Não se perca no pragmatismo, nem em seu outro extremo, a espera pela inspiração.

2 – Projetar no vácuo

Após ter uma documentação adequada, como o briefing e um bom e detalhado mapa mental, pesquise. Não pense que após a reunião você está por dentro do negócio. Não se empolgue, falta muito pra você conseguir transmitir todo o conceito do seu cliente. A internet é um bom meio de garimpar informação, e com certeza o mais prático. Mas não fique só nisso.
Pergunte a conhecidos, pratique sua percepção e relação social de modo a se posicionar como a própria marca. Não dependa apenas de pesquisas padrões. Vá a uma biblioteca, uma exposição, e, claro, procure os concorrentes, principalmente os mais fortes. Eles com certeza usaram soluções que você pode, no mínimo, aperfeiçoar.
Isso não é plágio, se você agir corretamente. Apesar de Ética ser um conceito mais que abstrato, no fim, você sempre deve saber a diferença entre imitação e referência.
Dica: Bancos de Imagens, pesquisas por assuntos e vídeo-comerciais no youtube são uma boa maneira de você entender como os concorrentes buscam encontrar o usuário. Depois procure as respostas e feedbacks sobre o que o usuário achou daquelas ações. O Youtube é ótimo neste sentido, devido aos comentários e às respostas de vídeo.

3 – Partir pro abraço cedo demais

Em vez de imaginar – muitas vezes erroneamente – que já sabe do que se trata aquele briefing, não vá partindo pro computador pra desenhar a esmo. Em muitos casos, você pode até atingir um resultado estético atraente, e até quem sabe, conceitualmente adequado. Mas lembre-se: o desenvolvimento de uma Identidade Visual está muito atrelado ao Branding e ao Marketing, e partir pro levantamento visual antes de ter uma boa noção do projeto inteiro raramente dá certo. Então, get the whole picture, e desenvolva uma visão ampla.
Dica: Pergunte ao seu cliente, mesmo que informalmente, se ele tem interesse em divulgar sua marca em outras mídias. Se algum dia ele pretende partir pra televisão, apesar de no momento seu orçamento não permitir, tenha isso em mente, e finalize o projeto de uma forma que isso possa se tornar viável, e não uma dificuldade a ser contornada. Além de mostrar que você tem interesse em planejar o futuro daquela marca, o resultado pode ficar ainda melhor visualmente.

4 – Maquiar símbolo e tipografia pra esconder imperfeições

Você não prencisa encher de sombras e relevos uma marca, para que ela se torne atraente. Nem usar zilhões de cores só para que ela torne-se uma marca extrovertida. “O computador é uma ferramenta útil, mas não vai transformar sua marca ruim em uma boa”. Trate de colocar em mente todas as possibilidades (item 3, acima) e começar a projetá-la da maneira mais simples, com o mínimo de floreios possível.
Dica: Você pode utilizar – com parcimônia – degradês e sombras em marcas que serão utilizadas predominantemente e meios digitais, mas não deixe de preparar as versões de uma ou duas cores, pras necessidades. Impressões em serigrafia, tipográficas, ou policromia, que encarecem à medida que as cores aumentam, vão exigir um bom jogo de cintura na hora de adaptar.

5 – Apresentação de propostas inadequadas

Você já deve ter lido em algum lugar que, após digitalizar os rascunhos, e ficar com vários modelos, deve escolher no máximo três e apresentar ao cliente, pois mais que isso pode parecer que você não teve – ou usou – suas habilidades de designer pra se decidir. Prefiro ir além: Apresente apenas uma. Mesmo que você tenha dúvida sobre qual delas é a mais apropriada, faça um esforço, pergunte a colegas de escritório, sempre priorizando a discrição do projeto. O cliente provavelmente vai gostar de sua determinação e segurança ao apresentar um único modelo, que tenha sido vitorioso perante os demais.
Se você desenvolveu uma opção que preenche os requerimentos da marca, mas simplesmente não te agrada: não mostre. Pra que correr o risco do cliente escolher justamente aquela? Se existe essa possibilidade, evite-a. Futuramente, você pode se arrepender caso venha a trabalhar mais vezes com este projeto. E se não existe a possibilidade, é mais um motivo de não apresentar.
Dica: Guarde as demais opções. O cliente pode não se interessar pela proposta levada, e aí você já vai ter cartas na manga. Além disso, você pode perceber que sua idéia não serviu na hora das aplicações, e aí ficar numa situação embaraçosa. Neste caso, é melhor voltar à prancheta e procurar se alguma delas desempenha melhor este papel. Se sim, você não deve jogar fora a escolhida. Ao invés disso, analise onde elas divergem na aplicação, e tente adaptar os fatores à final.

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18 abril 2014

Criatividade! Como desenvolver a sua?!


Por Guilherme Massoca

Quem trabalha com seu lado artístico sabe que a criatividade é essencial, mas as vezes o essencial falha. Quantas vezes você teve uma ideia e não tinha um lápis e papel para anotar? Quantas vezes você já teve grandes ideias quando estava quase dormindo e depois que acorda esqueceu?
Pesquisando sobre o tema, encontramos várias dicas para que possamos desenvolver a criatividade. Confira abaixo essas dicas: 

Anote tudo!
01anote
Fazer anotações em qualquer ocasião é essencial. Escreva tudo que você acha interessante e que possa ser usando na elaboração dos trabalhos.

“Quando perguntaram a Einstein onde era seu laboratório, ele tirou uma caneta e respondeu ‘Aqui! ’ ” 
Fale MENOS e ouça MAIS!
02escuteFalar é ótimo, mais ouvir é ainda melhor! Quando você ouve alguém, você ganha mais conhecimentos. Silênciar é importante e pode nos ajudar a desenvolver mais nossas ideias. Você adquire mais motivos para sua argumentação e, quando se tem argumentos fortes é muito mais fácil defender suas ideias.
Seja curioso
03sejacurioso

Isso não funciona com todos, mas pode dá certo com você. Ser curioso uma das característica de uma pessoa criativa, se você não tiver para quem perguntar, pergunte ao “Google”, a maior parte do seu tempo é em frente ao computador, use isso ao seu favor e, seja mais curioso. Caso tenha duvidas, procure um profissional e tente tira suas dúvidas, seja elas quais for.


Utilize bem o seu tempo livre
04utilizetempolivre

Utilize bem o seu tempo livre para estudar, rever suas ferramentas, ensinar à alguém pode ser muito útil, aprender coisas novas. As vezes você pode não sabe usar aquela ferramenta por completa.

Rabisque

“Rabiscar é das ferramenta incrivelmente poderosa e uma ferramenta que precisamos recordar e reaprender.” 


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17 abril 2014

Marca é tudo e muito mais!

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Por Renata Penka

 Sabe aquelas marcas consagradas? Algumas pessoas ao serem questionadas sobre seus produtos prediletos conseguem dizer prontamente alguns nomes. Muitos até relembram comerciais televisivos ou de outros meios informativos. Afinal, qual o segredo de empresas que conseguem atingir esse sucesso? Alguns exemplos são a Chilli Beans e a Havaianas. Além dos produtos oferecidos, utilizar o que a marca proporciona transmite a ideia de que seus consumidores são antenados com as novidades e gostam de ser vistos como modernos e antenados com a moda.
Você que deseja criar uma marca querida pelo público, considere as seguintes sugestões:
O reconhecimento das empresas é feito a partir de identificações. A marca precisa usar um símbolo, desenho, pessoa (o (a) conhecido (a) garoto (a) propaganda), ou frases e músicas que permitam o público fazer a identificação quase imediata da empresa ao ver ou escutar alguma dessas características apresentadas.
Investir na fatia específica do mercado atuante é fundamental. Muitas empresas erram exatamente aqui, pois ao tentar ganhar todo o espaço, o que é difícil, principalmente para companhias que estão começando seus trabalhos, elas perdem o foco e seu público pode escolher outras companhias que já atuam no comércio.
Ficar preso à rotina é o mesmo que escolher ficar parado no tempo. Mudanças, campanhas diferentes, publicidade engraçada e informativa são soluções para assegurar a inovação e valorização do que a marca deseja para fidelizar novos públicos e os já existentes.
Valorizar a imagem empresarial diferenciada é o ideal. A Apple, por exemplo, utiliza a letra ‘i’ na frente de todos os seus produtos, tornando isso seu diferencial. Recorra às cores, design, imagens, vendas diferenciadas, produtos, pontos de vendas e a sugestão principal é pensar no consumidor.
Seja criativo, inovador, não deixe-se cair na rotina e comodismo.

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09 abril 2014

Comunicação Organizacional, o que é?

 


Comunicação Organizacional é o tipo ou processo de comunicação que ocorre no contexto de uma organização, seja esta pública ou privada. Fazem parte da Comunicação Organizacional o conhecimento e o estudo dos grupos de interesse de uma instituição (públicos), o planejamento de práticas de comunicação nos âmbitos interno (comunicação interna) e externo (comunicação externa), aí compreendidos a escolha e os usos de medias empregadas, sua implementação e sua contínua avaliação.

Atualmente os estudos sobre a Comunicação Organizacional se ampliam e tendem a levar cada vez mais em conta aspectos político-económicos das instituições, sua inserção em contextos micro e macro-sociais, a existência de novas tecnologias de comunicação e as novas configurações das relações com os públicos. Diversas disciplinas contribuem para tais estudos, como a Antropologia (cultura organizacional), a Sociologia (revisão dos conceitos de público, estudos das redes sociais e teorias das ações coletivas), a Filosofia (ética, estudo dos conceitos e das lógicas dos discursos e práticas institucionais) e a Administração (estudos das organizações, gestão estratégica).

A Comunicação Organizacional normalmente é uma área de atuação do profissional ou amador de Relações Públicas, mas atualmente vem contando também com a presença de jornalistas (Jornalismo institucional ou corporativo) e publicitários. A Universidade de Brasília - UnB, a partir do ano de 2010, está em processo de formação da primeira turma de Comunicação Organizacional, no Brasil. Esta turma de Comunicação Organizacional é vinculada à sua Faculdade de Comunicação, sem nenhuma relação de subordinação com a especialização em Relações Públicas, sendo uma nova formação, independente daquela (Relações Públicas).

Hunt e Grunig (1994 apud KUNSCH, 1997, p. 119) afirmam que stakeholders são "Qualquer indivíduo ou grupo que pode afetar uma organização ou é afetado por suas ações, decisões, políticas, práticas ou resultados.". Existem diversas denominações para os públicos estratégicos, dentre as quais destaca-se a defendida por Donaldson e Lorsch (1983 apud HITT, 2003, p. 28) que os classificam em três grandes grupos: "Stakeholders no mercado de capitais - acionistas e principais fontes de capital-, stakeholders no mercado do produto - clientes primários, fornecedores, comunidades anfitriãs e sindicatos - e stakeholders no setor organizacional - empregados, gerentes e não gerentes".  Fonte: http://pt.wikipedia.org/

 


Bibliografia

  • BALDISSERA, Rudimar. Comunicação Organizacional: o treinamento de recursos humanos como rito de passagem. São Leopoldo: Unisinos, 2000.
  • BALDISSERA, Rudimar. Comunicação Organizacinal na perspectiva da complexidade. In Revista Organicom. V. 6, n. 10/11, p.115-120. Disponível em http://revistaorganicom.org.br/sistema/index.php/organicom/article/view/194
  • CARDOSO, Cláudio. Comunicação Organizacional Hoje II. Salvador: EDUFBA, 2004.
  • KUNSCH, Margarida M. Krohling. Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional. São Paulo: Difusão Editora, 2008.
  • KUNSCH, Margarida M. Krohling (org.). Comunicação Organizacional (vol. 1): histórico, fundamentos e processos. São Paulo: Saraiva, 2009.
  • KUNSCH, Margarida M. Krohling (org.). Comunicação Organizacional (vol. 2): linguagem, gestão e perspectivas (vol. 1). São Paulo: Saraiva, 2009.
  • MARCHIORI, Marlene Regina. Cultura e Comunicação Organizacional. São Paulo: Difusão Editora, 2008.
  • VIEIRA, Roberto Fonseca. Comunicação Organizacional. São Paulo: Mauad, 2004.

31 março 2014

Festival de Teatro de Curitiba 2014

Local: Museu Oscar Niemeyer - Aud. Poty Lazzarotto

Gênero Comédia | 12 anos Datas/horários

  • 31/03   22:00

  • 01/04   22:00

  • 06/04   19:00

  • 06/04   22:00

  

O ilusionista Maicon Clenk em um show de ilusionismo e humor repleto de efeitos especiais incríveis e originais! Corpos serrados, cabeças que caem, aparições e levitações. Uma sátira aos mágicos e à dura realidade dos artistas brasileiros. 
 

Dilma Rousseff lembra os 50 anos do golpe militar.

Nesta segunda-feira, 31 de março de 2014, a presidenta Dilma Rousseff lembrou os 50 anos do golpe militar que deu início à ditadura no Brasil, em 1964, e disse que as atrocidades cometidas no período não podem ser esquecidas, em memória dos homens e mulheres que foram mortos ou desapareceram enquanto lutavam pela democracia.

“O dia de hoje exige que lembremos e contemos o que aconteceu. Devemos aos que morreram e desaparecerem, devemos aos torturados e aos perseguidos, devemos às suas famílias. Devemos a todos os brasileiros”, disse a presidenta em discurso no Palácio do Planalto, durante a assinatura de contrato para construção da segunda ponte sobre o Rio Guaíba.

“Toda dor humana pode ser suportada se sobre ela puder ser contada uma história. A dor que nós sofremos, as cicatrizes visíveis e invisíveis que ficaram nesses anos podem ser suportadas e superadas porque hoje temos uma democracia sólida e podemos contar nossa história”, disse a presidenta, ao citar a filósofa alemã Hannah Arendt.

Dilma disse que lembrar e contar o que aconteceu às novas gerações é parte do processo iniciado pelos brasileiros que lutaram pelas liberdades democráticas, pela Anistia, pela Constituinte, por eleições diretas e, mais recentemente, pela criação da Comissão Nacional da Verdade.

“Cinquenta anos atrás, na noite de hoje, o Brasil deixou de ser país de instituições ativas, independentes e democráticas. Por 21 anos, mais de duas décadas, nossas instituições, nossa liberdade, nossos sonhos, foram calados”, lembrou. “Hoje podemos olhar para esse período e aprender com ele, porque o ultrapassamos. O esforço de cada um de nós, de todas as lideranças do passado, daqueles que viveram e daqueles que morreram fizeram com que nós ultrapassássemos essa época”, acrescentou.

Com a luta pela redemocratização, segundo Dilma, os brasileiros aprenderam a valorizar a liberdade de expressão, a independência dos poderes legislativo e judiciário e o direito ao voto. “Aprendemos o valor de eleger por voto direto e secreto, de todos os brasileiros, governadores, prefeitos. De eleger, por exemplo, um ex exilado, um líder sindical que foi preso várias vezes e uma mulher que também foi prisioneira”, disse.

Segundo Dilma, a restauração da democracia brasileira foi um processo construído pelos governos eleitos após a ditadura e resultado da luta dos que morreram enquanto enfrentavam “a truculência ilegal” do Estado, com os que trabalharam por pactos e acordos nacionais, como os que levaram à Constituição de 1988.

Ainda durante o discurso, a presidenta citou frase dita por ela durante a instalação da Comissão Nacional da Verdade, em 2012. “Como eu disse aqui nesse palácio quando instalamos a Comissão da Verdade: se existem filhos sem pais, se existem pais sem túmulos, se existem túmulos sem corpos, nunca, nunca, mas nunca mesmo pode existir uma história sem voz. E quem dá voz são os homens e mulheres livres que não tem medo de escrevê-la”.
 
Fonte: Agência Brasil.

Elton John vai se casar com David Furnish.

Elton John vai se casar com seu companheiro de longa data David Furnish. A informação foi confirma pelo cantor britânico nesta segunda-feira, 31 de março. Eles vão se casar em maio após vinte anos de vida em comum. "Faremos isso bem discretamente", revelou o cantor. "Mas vamos fazer e será uma ocasião alegre e vamos ter nossos filhos."


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
De acordo com informações da agência "Reuters", a legalização do casamento gay  já está sendo posta em prática na Grã-Bretanha. Elton John disse ao apresentador da NBC Matt Lauer que ele e Furnish, um dos primeiros casais a registrar sua união depois que a Grã-Bretanha legalizou a Lei de Parceria Civil em dezembro de 2005, irão realizar uma pequena cerimônia em maio.

O cantor de 67 anos e Furnish têm dois filhos adotivos, Zachary, de 3 anos, e Elijah, de 1 ano. Elton se disse "muito orgulhoso da Grã-Bretanha" e dos progressos alcançados para legalizar o casamento.

Elton Jonhn é um dos músicos e celebridade gay mais proeminentes, e tem usado seu status no mundo musical para fazer declarações a favor da igualdade para lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros. Neste ano, o cantor escreveu um manifesto de 500 palavras criticando a proibição russa contra propaganda homossexual, informou à Reuters.

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Ainda de acordo com a agência de notícias, o primeiro-ministro britânico, David Cameron, aclamou os primeiros casamentos gays na semana passada, quando a lei entrou em vigor, afirmando que ninguém pode ter seu direito de casar negado por conta de sua orientação sexual.

Fonte: Reuters | Crédito da Foto: Just Jared

10 março 2014

Casa da Cultura da Mulher Negra completa 25 anos e pede ajuda


 
 

Sem apoio e sem sede, Casa da Cultura da Mulher Negra completa 25 anos e pede ajuda.
Ao completar 25 anos de existência, a Casa da Cultura da Mulher Negra na Baixada Santista está a procura de novos apoiadores. Desde o final de 2013, a instituição, que se tornou referência nacional na luta a favor da igualdade racial, está sem sede.
“Começamos o ano definindo as nossas prioridades. Estamos em uma das fases mais difíceis de toda a Casa da Cultura, que não deixa e nunca deixará de existir”, desabafa a presidente Alzira Rufino. Militante política há mais de 40 anos, ela tornou-se refervência no Movimento Negro nacional.
Até o final do último mês de novembro, a instituição não governamental localizava-se em um amplo imóvel na Rua Professor Primo Ferreira, no Boqueirão, em Santos. O aluguel e as despesas mensais, que passavam de R$ 5 mil, além da degradação da casa, impossibilitaram a continuidade do trabalho naquele endereço.
“Ninguém espera por isso, mas perdemos o nosso apoio proveniente de ajuda internacional (da Inglaterra e da Holanda), devido à crise”, explica. Por essa razão, para continuar com o trabalho assistencial, de orientação e de conscientização ela pede ajuda.
A Casa da Cultura da Mulher Negra foi criada com o objetivo de auxiliar na luta contra o preconceito e acolher aqueles (homens e, principalmente, mulheres) que eram vítimas de tal ato. Mais de 5 mil pessoas, entre crianças, jovens e adultos, chegaram a ser atendidos por mês.
 

O post Sem apoio e sem sede, Casa da Cultura da Mulher Negra completa 25 anos e pede ajuda apareceu primeiro em Revista Afro.

22 janeiro 2014

Nayara Justino! Nova Globeleza, passa 19 horas em pé para gravar vinheta: 'Cruel'



A vinheta do carnaval 2014 para TV Globo com a nova Globeleza, Nayara Justino, foi apresentada em primeira mão no 'Fantástico', no dia 5 de janeiro de 2014



A vinheta do carnaval 2014 para TV Globo com a nova Globeleza, Nayara Justino, foi apresentada em primeira mão no 'Fantástico', no dia 5 de janeiro de 2014


Nayara Justino passou por uma verdadeira 'provação' para se tornar a nova Globeleza. Para fazer a característica pintura corporal, a nova musa do Carnaval da TV Globo ficou no estúdio de 9h às 4h da manhã. "Fiquei sentada por duas horas e o restante fiquei em pé. Cruel!", conta Nayara ao Purepeople. A vinheta começou a ser veiculada durante os intervalos da programação da TV Globo na noite de domingo (05), após ser apresentada em primeira mão pelo 'Fantástico'.





Usando apenas um tapa sexo, a Globeleza teve o corpo nu pintado com tinta, cola e brocado (espécie de purpurina mais grossa). "Colocaram até na boca. Ficou lindo, mas incomodava horrores!", revelou Nayara, que jantou e almoçou em pé. "Comi uma coisa leve para não inchar a barriga", disse.
A modelo também teve que ficar onze horas sem ir ao banheiro. "Bebi pouca água e esvaziei tudo o que podia antes de começar a me maquiar. Comia melancia para me hidratar. Quando passavam o pincel com a tinta dava uma cosquinha e dava a maior vontade de ir ao banheiro. O clima estava tão bacana que contávamos piadas, nos divertíamos, mas eu tinha que segurar o riso para não fazer xixi", afirma.
Mas nada foi capaz de tirar o bom humor de Nayara, que se sente realizada com o novo posto. "Eu já estava preparada para isso. Foi tudo incrível! Queria muito ser a Globeleza e consegui!", comemora Nayara, afirmando não ter ficado envergonhada por ter que ficar tantas horas nua com uma equipe de aproximadamente 60 pessoas. "Nessa hora você se enche de coragem e deixa a vergonha no hotel", brinca.
Nayara garante que o namorado, Cairo Jardim, também não ficou enciumado. "É tudo muito profissional. Tem gente cuidando do cabelo, da maquiagem, iluminador, câmera... Não se tem tempo para pensar em nada", enumera.
Em recente entrevista ao Purepeople, Nayara disse que ia avaliar propostas para posar nua, mas após sambar com o corpo apenas pintado por tantas horas, ela repensou. "Acho que o que tem de ser mostrado já vai ser visto. Mais que isso não tenho mais coragem de mostrar não", admite.
No Carnaval 2014, Nayara vai aparecer com o corpo pintado na Marquês de Sapucaí para recepcionar os convidados do Camarote Globeleza. Para tanto, ela intensificou a malhação para ganhar mais massa muscular. "Para vinheta tenho que estar mais magrinha, mas para me verem ao vivo tenho que ter mais bumbum, mais perna. Estou até comendo um pouquinho mais", afirma a moça, que tem mostrado o seu dia a dia de malhação no Instagram.
Ela ainda não sabe, porém, se também mostrará o corpão em alguma escola de samba. "De um jeito ou de outro vou estar lá e realizarei o sonho de conhecer o sambódromo que só conheço pela TV. Vai ser mágico!"


(Por Renata Mendonça)

27 dezembro 2013

Spike Lee: "A falta de negros na mídia o deixou inquieto"






















Após uma semana inteira de viagens, filmagens e entrevistas com personalidades brasileiras para o documentário "Go Brazil go", o cineasta americano Spike Lee, de 55 anos, se disse surpreso com a primeira de suas constatações: a ausência de negros na mídia brasileira. Para o diretor, que planeja o lançamento do filme para antes da Copa do Mundo de 2014, os Estados Unidos estão 20 anos à frente do Brasil quando o assunto é acabar com o racismo.

– Meus ancestrais foram libertados em 1865 e, no Brasil, a escravidão foi abolida em 1888. É uma diferença pequena, mas se compararmos a evolução de afro-americanos e de afro-brasileiros, estamos 20 anos à frente – disse Lee, em entrevista coletiva realizada ontem em São Paulo

O cineasta esquivou-se das tentativas de definir seu novo filme, mas deixou claro que o racismo terá destaque, apesar de não ser o único mote do projeto, que conta com a consultoria do escritor Fernando Morais.

– Entre 50% e 60% da população brasileira é negra. Fiquei surpreso ao saber – disse Lee, que esteve no país pela última vez em 1995, quando dirigiu o clipe de "They don't care about us", de Michael Jackson, no Morro Dona Marta, no Rio, e no Pelourinho, em Salvador.

– Na primeira vez em que estive aqui, em 1987, fiquei chocado ao ver que na TV, em revistas, não havia negros. Melhorou um pouco. Mas há muito a fazer. Quem nunca veio ao Brasil e vê a TV brasileira via satélite vai pensar que todos os brasileiros são louros de olhos azuis - disse.

O cineasta chegou ao Brasil na segunda-feira passada e voltou para os EUA ontem. Esteve no Rio, em Brasília e em São Paulo, entrevistando cerca de 30 pessoas. Após visitar o AfroReggae na sexta-feira, Spike Lee participou de um almoço com os atores Lázaro Ramos e Wagner Moura no sábado à tarde.

– Ele parecia mais interessado em investigar, conhecer e descobrir o Brasil e as pessoas do que fazer objetivamente um filme sobre algo – contou Ramos.

No mesmo dia, Lee visitou o Centro Afro Carioca de Cinema, na Lapa, onde entrevistou seu fundador, Zózimo Bulbul, e se encontrou com artistas negros.

– A falta de negros na mídia o deixou inquieto, então ele queria saber sobre o lugar do negro na sociedade e sobre a posição do Centro no cinema negro do Brasil – disse Bulbul.

Políticos como o ex-jogador de futebol e agora deputado Romário, músicos como Caetano Veloso e Gilberto Gil, além de artistas plásticos como os gêmeos também foram entrevistados.

– Um documentário é tão bom quanto as pessoas que você entrevista - disse Lee. - Sem as pessoas certas, não há nada a ser feito, não importa o quão bom cineasta você seja. A seleção de entrevistados é um recorte amplo da sociedade brasileira. Ainda não entrevistei Lula e Dilma Rousseff, mas espero entrevistá-los quando voltar.

O diretor recebeu como um bom sinal o fato de ter chegado em Brasília na última quarta-feira, quando o Supremo Tribunal Federal iniciava o julgamento sobre a constitucionalidade das cotas raciais nas universidades. Com uma câmera na mão, misturou-se às pessoas que protestavam contra e a favor, e no dia seguinte entrevistar o ministro Joaquim Barbosa.

– Acredito em destino. Poucas coisas na vida são coincidência – disse, comemorando a decisão favorável à política de cotas. – Eu digo, não vamos parar por aí. Vamos levar isso à mídia, ao mercado de trabalho. Há em todo o mundo uma má interpretação do sistema de cotas. Alguns acreditam que elas serão ocupadas por gente sem qualificação. Não é nada disso. Pessoas qualificadas serão selecionadas para ir à universidade. Sem ações afirmativas os Estados Unidos não teriam avançado tanto na questão racial.

Nova visita em julho

Lee brincou que o filme não foi encomendado pelo Congresso, portanto, não pretende esconder as mazelas brasileiras ou louvar as qualidades do país.

– Será um filme balanceado. Mas observo que as pessoas são muito otimistas com o futuro no Brasil. Querem que o crescimento econômico traga ascensão social e que a distância entre pobres e ricos, que ainda é horrível nos EUA, diminua aqui.

Anteontem Lee retornou ao Morro Dona Marta, onde posou ao lado da estátua de Michael Jackson. Sua próxima viagem ao Brasil será em julho, e ele planeja incluir depoimentos de anônimos.

– Quando as pessoas virem o filme, terão uma compreensão tão boa quanto possível – disse. – Terei muito trabalho, porque não sei como mostrar um país, este país, neste momento particular de sua história, em apenas duas horas.


* Colaborou Luiz Felipe Reis

Prêmio da Mega-Sena da Virada deve chegar aos R$ 219 milhões

As apostas na Mega-Sena da Virada podem ser feitas até as 14 horas do dia 31 de dezembro, nas casas lotéricas

Agência Estado
Por Agência Estado |
O prêmio da Mega-Sena da Virada deve alcançar R$ 219 milhões, conforme estimativas da Caixa Econômica Federal. Estima-se que a arrecadação total fechará em torno de R$ 680 milhões. E, para evitar que premiações acabem em caso de polícia, as loterias passarão a usar, já no início de 2014, um bilhete com espaço no verso para que o apostador coloque nome e CPF.
Fernando Teixeira/Futura Press
Por mais que a Caixa Econômica Federal oriente a não deixar para a última hora, para evitar filas, a maior parte das apostas ainda é feita nos três últimos dias do ano
A Caixa já orienta o consumidor a anotar atrás do bilhete dados pessoais para que somente ele seja autorizado a receber o prêmio, caso seja sorteado. No entanto, segundo o gerente nacional de produtos lotéricos, Edislon Carrogi, muitos clientes dos jogos não seguem a instrução por não encontrarem um lugar específico para colocar os dados pessoais. Atualmente, o apostador pode subscrever em qualquer parte do verso do volante, até em cima do texto. Com a troca das bobinas das lotéricas, será indicado um lugar específico.

Mega da Virada: matemático dá dicas para aumentar as chances de ganhar
O mais recente imbróglio envolvendo um bilhete premiado da Mega-Sena provocou uma crise familiar em Ribeirão Preto. José Agostinho dos Santos acusa o irmão, Rogério Agostinho dos Santos, de ter furtado o bilhete premiado. Se José tivesse anotado o nome e o CPF atrás do bilhete, o prêmio de quase R$ 8 milhões do concurso 1.530 da Mega Sena de 14 de setembro só poderia ter sido resgatado por ele.
De acordo com a Caixa, os R$ 680 milhões esperados de arrecadação da Mega da Virada em 2013 representam 17% de todo o montante que o banco conseguiu arrecadar durante o ano com os jogos da Mega. A arrecadação em 2013 alcançou R$ 4 bilhões até o concurso do dia 21 de dezembro. No ano passado, dos R$ 4,3 bilhões arrecadados com a Mega-Sena, R$ 640 milhões vieram de apostas para o concurso especial.
Acúmulo
As apostas na Mega-Sena da Virada podem ser feitas até as 14 horas do dia 31 de dezembro nas casas lotéricas. O prêmio da Mega da Virada não acumula. Caso não haja ganhador com as seis dezenas sorteadas, o valor é somado ao rateio dos acertadores de cinco números, e assim por diante. Por mais que a Caixa oriente a não deixar para a última hora, para evitar filas, a maior parte das apostas ainda é feita nos três últimos dias do ano.
A parcela do prêmio paga ao ganhador corresponde a 32,2% do valor arrecadado com o concurso da Mega-Sena, depois de descontados os 4,5% destinados à Secretaria Nacional de Esportes. Segundo a Caixa, outros 13,8% são deduções do Imposto de Renda. Do prêmio total, 3% vão para o Fundo Nacional de Cultura e 2% para os comitês olímpico e paraolímpico.

Acúmulos seguidos de prêmios da Mega-Sena geram teorias da conspiração

A arrecadação da Mega-Sena também é destinada à seguridade social (18,1%), ao financiamento estudantil (7,76%) e ao Fundo Penitenciário Nacional (3,14%). A Caixa fica com 20% para as despesas de custeio e manutenção de serviços. Desse porcentual, 10% ficam com o banco, 9% com os lotéricos e 1% é destinado ao Fundo de Desenvolvimento das Loterias (FDL), para modernização, promoção e divulgação das Loterias. É desse fundo que saiu os R$ 10 milhões de patrocínio para o Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Boas Festas: Confira a programação do Réveillon 2014 nas capitais brasileiras

Réveillon Copacabana
Uma das maiores festas de réveillon do mundo, na Praia de Copacabana, espera receber 2,3 milhões de pessoas (Foto: Porto Bay Trade/Creative Commons)
 
 Portal EBC

Mais um ano se aproxima do final e, como de costume, as prefeituras e secretarias de cultura municipais preparam eventos para que seus moradores e turistas recebem o novo ano em clima de festa.

Copacabana e Avenida Paulista
Este ano, uma das maiores festas de réveillon do mundo, na Praia de Copacabana, espera receber 2,3 milhões de pessoas. Elas vão assistir a shows de Lulu Santos, Carlinhos Brown, Beth Carvalho e da bateria da escola de samba Vila Isabel. Já em São Paulo, a festa na Avenida Paulista vai homenagear os 460 anos com shows de NX Zero, Toquinho e Fernando e Sorocaba.
A capital baiana, Salvador, também promete fazer uma festa grande, com shows de Gal Costa, Gilberto Gil e Caetano Veloso. Natirruts e Sambô animam o ano novo em João Pessoa (PB) e Porto Alegre (RS) recebe 2014 ao som das bandas Nenhum de Nós e Papas da Língua. Enquanto isso, Diogo Nogueira faz a contagem regressiva para o novo ano em Manaus (AM), e Luan Santana e Sorriso Maroto são a principal atração na festa de Brasília.

 

  Direitos autorais: Creative Commons - CC BY 3.0

23 dezembro 2013

Dica: cultive cogumelos em casa!!!

O shimeji preto é uma das variedades disponíveis. É só borrifar água e esperar os cogumelos crescerem 
O shimeji preto é uma das variedades disponíveis. É só borrifar água e esperar os cogumelos crescerem
 
 
Isso mesmo, que tal cultivar cogumelos comestíveis em casa? A novidade foi lançada durante a Feira Mundo Gastronômico, que ocorreu de 14 a 17, no Expo Renault Barigui, em Curitiba. Adorei a ideia e comprei as três variedades disponíveis: o shimeji-preto, o cogumelo-ostra marrom e o cogumelo salmão. As espécies oferecidas são todas nativas do Paraná.
A Cogubras, empresa criada por estudantes de pós-graduação e doutorado em Engenharia e Bioprocessos e Biotecnologia da UFPR, passou a comercializar um kit compacto e prático, chamado Cogoo, para o cultivo dos cogumelos até mesmo na sala, ou na cozinha de um apartamento pequeno. São pequenas caixas, com um miniborrifador e instruções bem simples. Basta seguir os passos indicados e, em alguns dias, já é possível colher os cogumelos fresquinhos. “São saborosos, bonitos e decoram o ambiente”, afirmam os sócios Francisco Vítola e Eduardo Sydney.
Por enquanto, a Cogubras está comercializando os kits apenas pela internet (http://cogubras.com.br/).Em um mês, a empresa já vendeu mais de 300 unidades. “Vamos lançar mais espécies em breve e também disponibilizar receitas no site para que as pessoas tenham boas opções de preparo”, promete Denyse Porto, que é chef de cuisine e mulher de Vítola.
Além de apresentar o novo produto na feira, Vítola ministrou a palestra “Cogumelos na gastronomia paranaense”, afirmando que a diversidade de cogumelos encontrados no Brasil ainda é pouco estudada. “De 8 mil espécies existentes na mata da Araucária, apenas 900 são estudadas e 23 delas são catalogadas como comestíveis. No entanto, apenas quatro delas (o shimeji, o paris, o portobello e o shiitake) são cultivadas em larga escala.
Não vejo a hora de meus cogumelos crescerem e poder salteá-los com manteiga!

http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/conversa-temperada/cultive-cogumelos-em-casa/

KELLY MODELS MAGAZINE

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