5 mentiras sobre a graduação em Gestão de Serviços Jurídicos e Notariais
Mentiras e desinformações sobre a nossa graduação já fazem parte do nosso folclore, não é mesmo? Se eu fosse escrever um artigo para contar todas elas, seria melhor lançar um livro. Por isso, neste texto irei elencar as 5 mentiras mais contadas e disseminadas em nosso meio. Bora lá?
1 – A nossa graduação não é reconhecida pelo MEC.
Eita, essa é de doer! Como diria o marombeiro contemporâneo criador de conteúdo na internet, também conhecido como Toguro: “Em pleno 2023, ano da tecnologia…” eu ainda sou obrigado a ouvir esse tipo de pergunta. Zueiras à parte, vamos ao que interessa.
Pois bem, desmentindo essa informação, a nossa graduação foi aprovada e reconhecida pelo MEC no dia 03 de outubro de 2017, por meio da PORTARIA Nº 1.039, linha 5 (clique no link para conferir). Portanto, reconhecida ela é sim e não há o que temer ou desconfiar quanto a isso, porém, a única preocupação que o aluno precisa ter é sobre a FACULDADE que ele irá se matricular.
Se a Faculdade não for autorizada pelo MEC, o diploma emitido por ela não terá validade alguma, mesmo se o curso em questão for reconhecido pelo Ministério da Educação, sendo assim, antes de se matricular em uma faculdade, confira se ela está legalizada no MEC. Neste vídeo eu explico como escolher uma boa faculdade e como verificar a situação da faculdade no site do E-MEC: https://youtu.be/8x57Ov9EmTk
2 – Essa graduação não serve pra nada, só serve pra quem quer passar em concurso público.
Essa também é clássica e sempre é proferida por alguém que se matriculou no curso exclusivamente para essa finalidade, não conseguiu passar no tal concurso, não pensou em um plano B, não foi atrás de informações sobre as áreas em que poderia trabalhar e, por fim, para tentar justificar o seu fracasso pessoal, bota a culpa na graduação. Simples assim.
Contudo, os graduandos e graduados neste curso – que procuram se informar – sabem que isso é uma mentira. O leque de atuações para o graduado neste curso são enormes, e não digo isso da boca pra fora. Recebo depoimentos diários de pessoas graduadas que estão trabalhando em Cartórios, departamentos jurídicos, imobiliárias, agências de seguros e consórcios, bancos, empresas privadas e escritórios de advocacia, além, é claro, daqueles que, assim como eu, trabalham como Gestores Jurídicos autônomos.
Neste vídeo eu listo 15 Áreas Paralegais que Qualquer pessoa pode estar atuando, vale a pena conferir: https://youtu.be/NhP_77oO8Zc
3 – Não podemos fazer pós-graduação.
É, parece um absurdo mas também escuto essa com frequência. Acredito que muita gente não saiba a diferença entre um curso TÉCNICO para um curso TECNÓLOGO, por isso, fazem essa confusão. A nossa graduação é de nível TECNÓLOGO, o que é reconhecido pelo MEC como uma graduação de NÍVEL SUPERIOR, sendo assim, podemos SIM fazer pós-graduação, em qualquer área, diga-se de passagem.
Sobre a pós, eu sugiro que você faça uma que aprimore ou complemente os seus conhecimentos na área em que estiver atuando ou que deseja atuar, por exemplo, eu sou graduado em Gestão de Serviços Jurídicos e trabalho com elaboração de contratos, por esse motivo, fiz a minha pós-graduação (LL.M) em Direito Contratual para aprofundar ainda mais os meus conhecimentos nessa área. Neste vídeo, indico 20 pós-graduações para quem se formou em Gestão de Serviços Jurídicos, olha só: https://youtu.be/c3ax8yr_KsE
4 – A cor da beca de formatura deste curso é vermelha
Esse ponto é polêmico pois, muita gente acredita que a nossa graduação se trata de um curso da área jurídica, sendo assim, para eles, a cor vermelha, que é utilizada pelos bacharéis em Direito, seria a tonalidade correta. Inclusive, muitas pessoas já se graduaram em Gestão de Serviços Jurídicos e utilizaram a beca vermelha, contudo, cometeram um engano.
A cor correta é o AZUL. Vou explicar.
O nome completo da nossa graduação, aprovado pelo MEC, é TECNOLOGIA EM GESTÃO DE SERVIÇOS JURÍDICOS E NOTARIAIS, portanto, se trata de um curso de GESTÃO, por isso, em 2017, o CFA – CONSELHO FEDERAL DE ADMINISTRAÇÃO, por meio da Resolução Normativa nº505, inciso L, abraçou a nossa graduação, reconhecendo ser um curso da área administrativa.
5 – A qualquer momento, a OAB vai derrubar o nosso curso.
Portanto, relaxa! Essa revogação não irá ocorrer.
Bem, agora eu quero saber quais são as outras mentiras sobre o nosso curso que vocês escutam por aí, deixem aqui nos comentários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário e volte sempre!