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9 filósofos que elevaram o nível de ensino
A Filosofia é uma matéria muitas vezes esquecida nas escolas e até mesmo desprezada pelos alunos, mas acontece que os filósofos tiveram e tem até hoje, uma contribuição muito importante no ensino. Com seus estudos eles conseguiram elevar o nível de ensino ao que temos hoje, e se você estudar um pouco sobre eles, vai perceber a importância desses estudos em nossas vidas.
É por isso que devemos aprender sobre eles e dar valor ao que foi estudado e pesquisado anos atrás para que hoje fosse possível estudar e ter um melhor conhecimento sobre o mundo. Vamos citar aqui 9 filósofos que elevaram o nível de ensino.
Aristóteles – Ele é dono da frase “Onde quer que se descuide da educação, o Estado sofre um golpe nocivo”. Aristóteles nasceu em 384 a.C. no local em que estudou e se dedicou a filosofia, destacando que a finalidade da educação era de alcançar a sabedoria. Ele fundou sua própria escola, o Liceu, desenvolvendo uma obra marcadamente anti platônica. Seu modo de pensar e produzir conhecimento influenciou e ainda influencia amplamente a sociedade, sua contribuição para o ensino vem de obras que tratam de ética e política, nas quais ele afirmava que o propósito da vida humana é a obtenção da “vida boa” ou vida harmoniosa. Para ele, ser feliz e útil à comunidade eram dois objetivos sobrepostos, e ambos estavam presentes na atividade pública.
Sócrates – Para o pensador e filósofo grego, o homem precisa voltar para seu interior para chegar a sabedoria e se realizar como pessoa. Ele foi muito importante para elevar o nível de ensino, até então os estudiosos procuravam explicar o mundo observando as forças da natureza. Mas Sócrates fez o contrário, ele voltou para si mesmo, queria levar as pessoas por meio do autoconhecimento e muitos educadores e profissionais da época aderiram esse objetivo. Essa foi uma contribuição fundamental para a forma de ensino que temos atualmente.
Edgar Morin – É um sociólogo francês, hoje com 94 anos, famoso por ter provocado inúmeras mudanças em escala mundial entre o avanço da tecnologia de informação, a globalização econômica e o fim da polarização ideológica entre capitalismo e comunismo. Edgar publicou a obra O Método, sua principal obra que tem contribuído e muito para o desenvolvimento no campo das ciências exatas e naturais.
Emilia Ferreiro – Quando falamos em filósofos e pensadores pensamos logo em homens de séculos atrás, mas até hoje temos filósofos e pessoas que contribuem para o desenvolvimento humano. Edgar Morin é um deles e Emilia Ferreiro também, ela é uma psicolinguista argentina que contribuiu e muito para a educação que temos atualmente. Ela desvendou os mecanismos que as crianças aprendem a ler e escrever e mostrou aos educadores que muitas vezes o método usado estava errado e levou a revê-los. Emilia é dona da frase “Quem tem muito pouco, ou quase nada, merece que a escola lhe abra horizontes” e “Um dos maiores danos que se pode causar a uma criança é levá-la a perder a confiança na sua própria capacidade de pensar”
Jean-Jacques Rousseau – O filósofo suíço mostra em sua principal obra sobre educação que é importante retornar a natureza e o respeito ao desenvolvimento físico e cognitivo da criança. Sua famosa frase mostra o quanto é importante o ensino da criança e que, é preciso perder tempo e se dedicar nesse ensino “A instrução das crianças é um ofício em que é necessário saber perder tempo, a fim de ganhá-lo”. Segundo ele a criança precisa correr e cair cem vezes, se preciso, para aprender uma hora a se levantar.
Karl Marx – Foi um pensador alemão que influenciou muito e investigou a mecânica do capitalismo, para ele o combate a alienação e a desumanização era a função social da educação. Ele alertou muitas vezes sobre o risco de a escola ensinar conteúdos sujeitos a interpretações “de partido ou de classe”. Ele também valorizava a gratuidade da educação.
Martinho Lutero – É o fundador protestantismo, ele foi um dos responsáveis pela concepção de ensino público que serviu de modelo para a escola moderna no Ocidente. É dono da frase “Quando a escola progride, tudo progride”. Muitas pessoas fazem ligação de sua figura apenas ao protestantismo, mas poucos sabem que a criação de uma rede de ensino público foi planejada pelos reformadores luteranos, esse foi um pedido dos governantes da época que perceberam a urgência de oferecer instrução ao povo.
Pierre Bourdieu – É um sociólogo francês que detectou mecanismos de conservação e reprodução em todas as áreas da atividade humana, ele defendia o sistema de educação. Para Pierre “Nada é mais adequado que o exame para inspirar o reconhecimento dos veredictos escolares e das hierarquias sociais que eles legitimam”. Ou seja, ele apoiava não só o ensinamento, mas os testes para legitimar o conhecimento.
Platão – Todos conhecem o filósofo grego, mas poucos sabem de sua contribuição para elevar o nível de ensino. Ele acreditava em um sistema de ensino que mobilizava toda a sociedade, e isso é muito importante e desenvolvido por muitas escolas, a mobilização da comunidade ajuda no ensino de crianças, adolescentes e jovens. Platão foi o primeiro pedagogo, ele concebeu um sistema educacional e também integrou na dimensão ética e política no qual seu objetivo era a formação do homem moral, vivendo em um Estado justo.
São grandes filósofos que geram uma nova sociedade.
Até breve!
http://canaldoensino.com.br/
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