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23 maio 2012

“NICHO DE MERCADO”. Você já ouviu falar nisso?

Responda rápido: qual é o seu nicho de mercado? 

 



Caso você seja um dos grandes acionistas da Amazon.com ou da B2W, a resposta é óbvia: não atuamos em apenas um nicho de mercado! Mas, na hipótese provável de que você seja um pequeno ou médio empreendedor da web, reflita sobre as considerações a seguir, antes de responder à pergunta do título.
Na competição pelo mercado da Internet, o grande varejista tem a sua força decorrente de uma grande escala de comercialização, o que lhe permite comprar em melhores condições de preço e repassar essa vantagem ao cliente. Possui também a visibilidade decorrente de seu tamanho, o que atrai naturalmente novos visitantes e sugere credibilidade, atributo fundamental na Internet. Em contrapartida, os grandes tendem a reagir mais lentamente às novas tendências e mudanças repentinas de mercado.
Na competição pelo mercado da Internet, o grande varejista tem a sua força decorrente de uma grande escala de comercialização, o que lhe permite comprar em melhores condições de preço e repassar essa vantagem ao cliente. Possui também a visibilidade decorrente de seu tamanho, o que atrai naturalmente novos visitantes e sugere credibilidade, atributo fundamental na Internet. Em contrapartida, os grandes tendem a reagir mais lentamente às novas tendências e mudanças repentinas de mercado. Além disso, para atender ao enorme volume e diversidade de perfis de clientes, necessitam oferecer uma gigantesca variedade de produtos e arcar com todo o ônus decorrente de uma grande infra-estrutura operacional.    O grande pode ser bom no atendimento da maior parte do mercado, mas ele não consegue ser o melhor em todos os segmentos, uma vez que isso exige especialização e, logicamente, não se pode ser especialista em tudo ao mesmo tempo. É justamente nesse aspecto que reside a força do pequeno varejista. Ele pode se dar ao luxo de escolher uma linha de produtos e trabalhar em um segmento de mercado específico, concentrando todas as suas energias e estreitando o foco de sua atenção para ser o melhor, um expert, naquele nicho. Isso significa, entre outras coisas, conhecer profundamente o perfil de seu público-alvo a ponto de poder satisfazer plenamente suas necessidades.
A expressão “nicho de mercado” está intrinsecamente associada a segmento de mercado, mas representa algo mais do que isso. Nicho de mercado é um segmento com características especiais em termos de necessidades a serem atendidas. Para o pequeno empreendedor, isso significa a oportunidade de atender com excelência a uma necessidade específica de determinado público, consolidando-se como o seu fornecedor número um. Em suma, estamos falando de oportunidades de negócios que podem ser agarradas. Naturalmente, manter-se na posição número um de um nicho de mercado é muito mais fácil e barato do que manter-se na posição número um de todo o mercado, o que tem implicações em termos de lucratividade do negócio. A conseqüência é que um pequeno empreendimento pode gerar um retorno sobre o investimento – ROI – muito maior do que o gerado por uma grande empresa.
Ao procurar um nicho de mercado, considere dois aspectos inter-relacionados: os produtos a serem oferecidos e o público que deverá se beneficiar deles; em outras palavras: “o que” vai ser vendido e “para quem” vai ser vendido. Na avaliação do nicho de mercado, deve-se ainda considerar fundamentalmente os seguintes fatores: o tamanho do segmento, ou seja, a quantidade estimada de pessoas que o compõe; o grau de competição, que pode ser obtido usando-se os sites de busca e, finalmente,  as características relacionadas ao produto, tais como o seu padrão de qualidade, o seu custo de distribuição e a vantagem relativa da web como canal de comercialização.  Feita a escolha, é o momento de trabalhar duro, sempre buscando o melhor para o cliente e tendo como "mantra" aquele antigo slogan publicitário que dizia: “quem não é o maior tem que ser o melhor”.

Dailton Felipini é mestre e graduado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas em São Paulo. Professor de comércio eletrônico na Universidade Mackenzie. Pesquisador, especialista em e-commerce, consultor e editor do site www.e-commerce.org.br.



By Kelly Cristiane:

Importante na vida é saber da onde você esta saindo... Só assim você saberá para onde você está indo.
Todos nós buscamos  múltiplos caminhos para a auto-realização, boa remuneração e oportunidades de crescimento. Porém  cada qual com o seu nicho de mercado! Se o mercado que você pretende atuar profissionalmente  não lhe oferece  independência financeira, não lhe dispara no "ibope", e  a sua  perspectiva sobre a tão desejada satisfação profissional  (nem começou na jornada e...  Já  é  mínima!)  reveja os seus conceitos!  Verifique: quais são aquelas suas qualidades que nasceram com você? Um renomado palestrante disse:  Você tem que capitalizar no que você é bom, não nos seus pontos fracos... Se você capitalizar os seus pontos fracos, você vai ficar a vida inteira tentando fortalecer os seus pontos fracos,  e  se você capitalizar naquilo que você é bom... Nisso você vai se destacar!  Talvez você tenha que trabalhar triplicado para superar-se, mas  aproveite a natural tendência humana que nos leva sempre ao crescimento. Experimente trabalhar primeiramente a sua conduta pessoal, para posteriormente melhorar no seu desenvolvimento profissional. Para você ser,  um excelente profissional, antes de mais nada, você tem que ser uma excelente pessoa.   VOCÊ TEM QUE DESCOBRIR NA VIDA UM DIFERENCIAL, QUAL É O SEU DIFERENCIAL? Dependendo da sua resposta... Está na hora de modificar seus paradigmas,  para  circunstancialmente  obter melhores resultados.








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