Responda rápido: qual é o seu nicho de mercado?
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Caso você seja um dos
grandes acionistas da Amazon.com ou da B2W, a resposta é óbvia:
não atuamos em apenas um nicho de mercado! Mas, na hipótese
provável de que você seja um pequeno ou médio empreendedor da web, reflita sobre as considerações a seguir, antes de responder à pergunta do título.
Na competição pelo mercado da Internet, o
grande varejista tem a sua força decorrente de uma grande escala
de comercialização, o que lhe permite comprar em melhores
condições de preço e repassar essa vantagem ao cliente. Possui
também a visibilidade decorrente de seu tamanho, o que atrai
naturalmente novos visitantes e sugere credibilidade, atributo
fundamental na Internet. Em contrapartida, os grandes tendem a
reagir mais lentamente às novas tendências e mudanças repentinas
de mercado.
Na competição pelo mercado da
Internet, o grande varejista tem a sua força decorrente de uma
grande escala de comercialização, o que lhe permite comprar em
melhores condições de preço e repassar essa vantagem ao cliente.
Possui também a visibilidade decorrente de seu tamanho, o que
atrai naturalmente novos visitantes e sugere credibilidade,
atributo fundamental na Internet. Em contrapartida, os grandes
tendem a reagir mais lentamente às novas tendências e mudanças
repentinas de mercado. Além disso, para atender ao enorme volume e
diversidade de perfis de clientes, necessitam oferecer uma
gigantesca variedade de produtos e arcar com todo o ônus
decorrente de uma grande infra-estrutura operacional. O grande
pode ser bom no atendimento da maior parte do mercado, mas ele não
consegue ser o melhor em todos os segmentos, uma vez que isso
exige especialização e, logicamente, não se pode ser
especialista em tudo ao mesmo tempo. É justamente nesse aspecto
que reside a força do pequeno varejista. Ele pode se dar ao luxo
de escolher uma linha de produtos e trabalhar em um segmento de
mercado específico, concentrando todas as suas energias e
estreitando o foco de sua atenção para ser o melhor, um expert,
naquele nicho. Isso significa, entre outras coisas, conhecer
profundamente o perfil de seu público-alvo a ponto de poder
satisfazer plenamente suas necessidades.
A expressão “nicho de mercado”
está intrinsecamente associada a segmento de mercado, mas
representa algo mais do que isso. Nicho de mercado é um segmento
com características especiais em termos de necessidades a serem
atendidas. Para o pequeno empreendedor, isso significa a
oportunidade de atender com excelência a uma necessidade
específica de determinado público, consolidando-se como o seu
fornecedor número um. Em suma, estamos falando de oportunidades de negócios
que podem ser agarradas. Naturalmente, manter-se na posição
número um de um nicho de mercado é muito mais fácil e barato do que
manter-se na posição número um de todo o mercado, o que tem
implicações em termos de lucratividade do negócio. A conseqüência é
que um pequeno empreendimento pode gerar um retorno sobre o
investimento – ROI – muito maior do que o gerado por uma grande
empresa.
Ao procurar um nicho de mercado,
considere dois aspectos inter-relacionados: os produtos a serem
oferecidos e o público que deverá se beneficiar deles; em outras
palavras: “o que” vai ser vendido e “para quem” vai ser vendido.
Na avaliação do nicho de mercado, deve-se ainda considerar
fundamentalmente os seguintes fatores: o tamanho do segmento, ou
seja, a quantidade estimada de pessoas que o compõe; o grau de
competição, que pode ser obtido usando-se os sites de busca e,
finalmente, as características relacionadas ao produto, tais como
o seu padrão de qualidade, o seu custo de distribuição e a
vantagem relativa da web como canal de comercialização.
Feita a escolha, é o momento de trabalhar duro, sempre buscando o
melhor para o cliente e tendo como "mantra" aquele antigo slogan
publicitário que dizia: “quem não é o maior tem que ser o melhor”.
Dailton Felipini
é mestre e graduado em administração de empresas pela Fundação
Getúlio Vargas em São Paulo. Professor de comércio eletrônico
na Universidade Mackenzie. Pesquisador, especialista em
e-commerce, consultor e editor do site www.e-commerce.org.br.
By Kelly Cristiane:
Importante na vida é saber da onde você esta saindo... Só assim você saberá para onde você está indo.
Todos nós buscamos múltiplos caminhos para a auto-realização, boa remuneração e oportunidades de crescimento. Porém cada qual com o seu nicho de mercado!
Se o mercado que você pretende atuar profissionalmente não lhe oferece independência
financeira, não lhe dispara no "ibope", e a sua perspectiva sobre a tão desejada satisfação profissional (nem começou na jornada e... Já é mínima!) reveja os seus conceitos! Verifique: quais são aquelas suas qualidades que nasceram com você? Um renomado palestrante disse: Você tem que capitalizar no que você é bom, não nos seus pontos fracos... Se você capitalizar os seus pontos fracos, você vai ficar a vida inteira tentando fortalecer os seus pontos fracos, e se você capitalizar naquilo que você é bom... Nisso você vai se destacar! Talvez você tenha que trabalhar
triplicado para superar-se, mas aproveite a natural tendência humana que nos leva sempre ao crescimento. Experimente trabalhar primeiramente a sua conduta pessoal, para posteriormente melhorar no seu desenvolvimento profissional. Para você ser, um excelente profissional, antes de mais nada, você tem que ser uma excelente pessoa. VOCÊ TEM QUE DESCOBRIR NA VIDA UM DIFERENCIAL, QUAL É O SEU DIFERENCIAL? Dependendo da sua resposta... Está na hora de modificar seus
paradigmas, para circunstancialmente obter melhores resultados.
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