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08 julho 2013

Como montar uma revista impressa

Diante da crescente disponibilidade de informativos na web, houve uma necessidade dos editores em trabalhar mais a atratividade da revista impressa e fidelizar seu público. A ação que obteve resposta a fidelização, foi transparecer ao leitor alguns parâmetros de importância na escolha por uma revista impressa, que vão desde entrevistas e matérias com maior credibilidade de fonte, durabilidade do conteúdo, periodicidade, sofisticação em design na ilustração das matérias, excelência em fotografias, além de dispor maior conforto no espaço da leitura.

A revista impressa no cenário de comunicação e mídia

  • Gera informação, publicidade e marketing empresarial.
  • Alcança maior visibilidade no lançamento de produtos, fixação de marcas empresariais e valorização de serviços personalizados.
  • É vista por muitos, como um veículo de comunicação rentável na formação de vínculos entre organizações empresarias e seus respectivos públicos.
Por estas características, é valido frisar que em posse de um bom planejamento de edição e conhecimento de programas em design e acima de tudo interesse e competência. Você poderá criar sua revista e render proporcionalmente junto ao crescimento de leitores.

Para montar uma revista impressa busque informações, sobre:

Características e diferentes padrões de revistas

Seja em qualidade de impresso, fotografia, diagramação, matérias bem estruturadas. Distribuição das matérias por páginas. Ex: Onde cabe “a matéria destaque”? Espaço adequado para mídia e patrocínios e entre outras observações.

Avaliar oportunidades por localidade para empreender sua revista.

Ex: caso, você more em bairro ou cidade de porte turístico, comercial, empresarial, moveleiro ou industrial. Nestes, sempre haverá necessidade do empresariado local em expor seus serviços e produtos num espaço de mídia e publicidade. Uma revista poderá suprir bem esta procura.

Procure em você, perfil de um editor de revista

Você gosta de escrever e sempre se viu como um bom divulgador do que acontece de melhor em seu bairro?
Ex: comenta sobre vantagens desde mercearias antigas que ainda mantém o charme e prestígio de um atendimento personalizado, promoções, comércios com estruturas voltados a inclusão social para pessoas que possuem mobilidade reduzida e entre outros exemplos que você gostaria que fossem valorizados e até servisse como exemplos administrativos seja em comercio, turismo, esporte, educação.
Caso, você tenha se visto diante destas características? Conteúdo para revista você já tem e clientes para anunciar em sua revista também. Agora é só por a mão na massa e criar a sua revista.

Visite algumas gráficas que trabalham com impressão de revistas

E avalie o sistema que cada gráfica prioriza na diagramação da revista desde melhor escala de cores, melhor papel, tamanho adequado de matérias, o que o público vem mais valorizando em sofisticação e estética impressa e outros.
Antes da criação da revista é primordial ter conhecimento em alguns programas que são: CorelDraw (para figuras, desenhos vetorias), Photoshop (para arquivos raster como imagens e fotos), PageMaker, InDesign (Estes servem para diagramação da revista). A escala de cores a ser utilizada para material impresso deve ser a CMYK.
OBS: Caso você não domine estes programas você precisará do auxilio de um amigo ou alguém que comande padrões de criação de uma revista, pois se as fotos apresentarem baixa resolução, padrão de cores errada, formato errado, tipos de letra ilegíveis. Poderá ocorrer uma reversão de expectativas.
Agora, caberá estudar qual será a abordagem da sua revista Vale considerar qual será o publico leitor que predomina mais para criação da sua revista? Se o foco é mais voltado a negócios, empresariado, mercado, educação ou turismo? E lembre-se! A eficiência da publicação depende muito mais do interesse do público leitor.

Passo a passo e dicas para criação de uma revista:

Suponhamos que o seguimento da sua revista será negócios, pois você avaliou seu bairro e vizinhança e constatou que o mesmo, trata-se de um bairro comercial.

1 – Destrinchar o ramo de negócios você poderá aborda nas matérias de sua revista. EX:

  • Matéria- O que torna as organizações comerciais duradouras? (entrevistar comerciantes que apresentam longevidade e sucesso na administração do seu negocio)
  • Matéria – Empresas mostram seu ABC em Gestão qualificada.
  • Matéria- Enxergue oportunidades de crescimento empresarial
  • Matéria- Franquias que superaram as expectativas e alavancam seu negócio.
Dica: Para inicio, crie oportunidades de mobilizar recursos para primeira tiragem da sua revista, como por exemplo; esclareça que com a publicação das matérias acima citadas, proporcionará divulgação em marketing e publicidade ao empresariado que foi a fonte para criação das matérias. Assim, você vinculará seus interesses de (Editor) aos dos entrevistados (fonte), onde todos saíram satisfeitos pela troca de serviços.

2 – Organizar o espaço que cada matéria irá ocupar na revista.

Ex:
  • Matéria- Empresas mostra seu ABC em gestão qualificada (espaço- duas páginas)
  • Matéria- Enxergue oportunidades de crescimento empresarial (espaço – uma pagina)

3 – Ordem das matérias

  • Matéria- enxergue oportunidades (pagina 1)
  • Matéria- Empresas mostra seu ABC em gestão qualificada (pagina 3 e 4)
  • Matéria- O que torna as organizações comerciais duradouras? (pagina central) e assim sucessivamente.

4 – Chegou à hora de montar o boneco da sua revista

  • Ou melhor, trabalhar toda a diagramação e edição da sua revista desde visual das páginas com inserção de textos, fotos, tipo de papel, cores tudo que envolve o projeto gráfico da revista.
  • É valido usar as dicas de diagramação obtidas nas gráficas que você visitou. Porém vale ressaltar que a elaboração dos periódicos, inclusive formato, números de páginas, capa, impressão a cores e paginação variam de acordo como os seus objetivos, volume de leitores, verba disponível e conteúdo da revista.
  • Esta é a fase mais importante na criação da revista, é onde você poderá visualizar sua idéia e checar se todos os detalhes estão de acordo com o planejamento.
OBS: É Aqui que você usará os programas corelDraw, Photoshop, PageMaker, InDesign e a escala de cores CMYK

Você poderá obter o passo a passo da criação de um boneco de revista aqui:


5 – Financiamento para tiragem da revista

  • Com o Boneco da sua revista já pronto, caso você não possua verba para investir na primeira tiragem da revista. Vá até as empresas e comércios escolhidos com o boneco da sua revista em mãos e mobilize recursos, ou melhor, venda sua idéia envolva os empresários com os conteúdos que sua revista abordará, comercialize espaços publicitários que financiarão a tiragem da sua revista. Atenção: se a impressão do boneco for feita em impressora caseira? Adicionem no boneco recortes de outras revistas com o tipo de papel, cores, fotografia e outros detalhes que você priorizará para edição de sua revista. Próximo passo, antes da impressão será:

6 – A arte-finalização:

  • É o fechamento do arquivo antes de ser enviado para gráfica. Aqui será tudo revisto e adequado aos fatores exigidos pela gráfica desde montagem das matérias, colocação de fotos, títulos, ilustrações e emendas. Cabe esta função, ao profissionalismo de um arte finalista.
*Dica – Se você possui dinheiro para investir na criação da sua revista? Contrate um Design para criar a arte e diagramação da revista. E um Arte Finalista para o fechamento do arquivo antes de enviar a gráfica.

Saiba que existe um Planejamento Editorial Padrão, utilizado para criação de jornais e revistas. Onde, seguir as diretrizes deste trará praticidade e rentabilidade.

*Válido lembrar que alguns tópicos do planejamento padrão coincidirão com o que já foi abordado no “passo a passo para criação de uma revista”. Salvo que, “o passo a passo”, destrincha mais detalhes em criação. E o “Padrão” trás diretrizes estruturais e organização administrativa.

Etapas para criação de um planejamento editorial padrão

1 – Pauta- É necessário discutir os assuntos, escolher os mais importantes e determinar o enfoque a ser dado a cada um, só assim decidir como as matérias vão ser tratadas.
É Válido frisar que as matérias dividem-se em:
  • Noticias
  • Editorial
  • Artigo
  • Entrevista
  • Reportagem
  • Coluna
  • Resenha crítica
  • Carta do leito
  • Outras sessões: enquetes, passatempos e outras…
OBS: Os artigos, editoriais, reportagens, resenha crítica, coluna. Estas matérias tende a refletir a opinião ou descrição pessoal de fatos ou acontecimentos, não tem um modelo a seguir e sim depende da maneira de cada um escrever. Já as notícias que são impessoais, devem ser abertas por um lead. Isto é, o primeiro parágrafo resume toda matéria, respondendo as perguntas: O quê? Quem? Onde? Quando? Por quê? Como? .
Muita atenção! Se a revista abordar notícias ou reportagens? Será necessário ter auxílio ou contratar um Jornalista. Pois, na criação de notícia e reportagem, cabem técnicas e padrões de edição de imprensa.
2 – Fechamento- É o recolhimento, avaliação e distribuição das matérias. Atenção! Na redação, as frases devem ser curtas e não repetir a mesma palavra em um só parágrafo.
3 – Edição e diagramação da matéria- É a revisão, colocação de título e a elaboração do “boneco” ou modelo de como vai ficar a revista. Daqui, começa também a disposição da matéria pelas páginas da revista.
Dica: Existe uma importância na distribuição das matérias por páginas. Consideram-se as páginas ímpares, “quentes” e as pares, “frias”.
Ex: para reportagens ou matérias de peso a página 3 é nobre (página ímpar) as páginas centrais também têm seu valor nobre. Já as páginas pares, ficam as sessões de enquetes, passatempos, matérias curtas. Enfim, assunto para ler com mais calma. A última página poderá coincidir com o numero par, porém esta é considerada de posicionamento nobre também.
4 – Expediente- aqui deve ser colocado o nome da revista e especificar se é uma publicação mensal, bimestral ou outras. Endereço, os nomes de quem nela trabalharam, a gráfica que imprimiu e a data de publicação. Tudo isto deve ficar na Página 2.
5 – Composição- Compor as matérias é passar os textos para o papel que formará as colunas da revista.
6 – Arte-finalização- É a montagem das matérias com fotos, títulos, ilustrações e emendas.
Dica: As fotos e ilustrações grandes devem ser colocadas em cima do texto e nunca embaixo.
7 – Impressão- Leve a sério, a qualificação na impressão da sua revista. Lembre-se, que a impressão revelará todo o seu trabalho de criação e edição ao público desejado. Assim, não economize investimento nesta etapa, evite sujar papel ou erros amadores. Procure gráficas qualificadas que ofereça serviços completo desde prepress e pre-mídia, passando pela impressão off-set e digital, acabamento, até a distribuição. Considere este como um alicerce do seu negócio.
8 – Distribuição- É o total dos exemplares efetivamente distribuídos de cada edição da revista, cujo resultado deve ser observado.
9 – Periodicidade da revista- a escolha da periodicidade da revista caberá atenção do criador, podendo ser mensal, bimestral ou trimestral. Procurar manter a periodicidade da revista é primordial, pois sem ela não se fixa imagem e, conseqüentemente, não se forma conceito.
10 – Equipe- Funcionários ou auxiliares para remessa de matérias; Jornalista, Revisor de textos, Design, fotógrafo, Arte finalista, finanças, marketing e vendas.

Financeiro

Levante todas as despesas como; material, contratação de terceiros, serviço de gráfica e outros. Importante procurar informações sobre capital de giro e demais direções que lhe condicione a um alicerce, ou melhor, a inserção do seu empreendimento no mercado de comunicação. Para isto, é primordial ter seu plano de negócios.

Registre sua revista

A Revista impressa é considerada um veículo de comunicação social. Sendo assim, considera-se clandestino o jornal ou outra publicação periódica, não matriculada nos termos do art.122 ou em cuja matrícula não conste os nomes e as qualificações do diretor ou redator e do proprietário.
É valido averiguar maiores detalhes na LEI Nº 6.015, DE 31 DE DEZEMBRO DE 1973. Art.123- O pedido de matrícula conterá as informações e será instruído com os documentos.
Procure um cartório mais próximo e esclarecerá todas as suas dúvidas sobre o protocolo essencial para este serviço. Lá, caso necessário, você será encaminhado a outras repartições.

Ao iniciar os serviços, leve em consideração:

  • Primeiro numero de edição - Este deverá sempre sair com o número 0 (zero) é uma experiência só depois sai o numero 1 (um).
  • Peculiaridades regionais – levem em consideração se os assuntos abordados da sua revista vêm de encontro ao interesse do publico. Se foca a vivencia do publico da região ou estar focando o nacional [solto].
  • Avaliação – para manter a qualidade editorial, avalie o interesse do leitor. Realize pesquisas de campo (este serviço pode ser terceirizado).

Por: Syelida Luna
http://www.novonegocio.com.br

Agência de modelo – Já pensou em ter uma?

Agência de modelo - Já pensou em ter uma?


Uma agência de modelo  deve investir em divulgação, informando para um maior número de pessoas sobre a empresa e as possibilidades profissionais que os modelos terão ao fazer parte da agência de modelo. Divulgação e informação são duas palavras chaves para que a agência tenha sucesso.
A divulgação deve abranger os principais públicos-alvos: modelos e empresas clientes e a agência de modelo deve divulgar todas as vantagens em se tornar modelo e dedicação que exige a profissão.
Para as empresas clientes, a divulgação e informação deve nortear os serviços oferecidos pela agência de modelo, o comprometimento e profissionalismo da mesma.

Mercado de uma agência de modelo

Diversas empresas contam com os serviços de uma agência de modelo: empresas de publicidade, empresas televisivas, impressa especializada em moda e outros. Por isso, é importante que as agências estabeleçam contatos com outras agências de modelos e mesmo parcerias entre elas.
O importante é que a agência de modelo comece a atuar de alguma forma no mercado realizando trabalhos com intenção de adquirir experiência e formar um portfólio. Assim, a empresa terá conteúdo suficiente para galgar um caminho que tenha como resultado uma identidade no mercado, o reforço da marca e a conquista de um espaço, se tornando finalmente uma agência de modelo conhecida.
Para isso é necessário começar de alguma forma, se profissionalizar e realizar trabalhos de forma original, ética, competente e com qualidade que a torne conhecida.

Dicas do negócio de uma agência de modelo

Os administradores da agência de modelo, ou seja, aqueles profissionais que serão responsáveis por manter o funcionamento da empresa e fazê-la crescer, devem entender de temas como modelos famosos, formação de modelos, tendências no mercado para modelos, etc.
É importante também manter contatos com empresas parceiras que poderão se tornar clientes. Para isso, se faz necessário a presença em eventos de moda e viajar para cidades do mundo que são referência no mundo da moda como: Nova York, Milão, Barcelona e outras. O importante é a realização de um networking capaz de iniciar bons negócios para a agência de modelo.
Outra dica importantíssima para o mercado de modelos é contar com um profissional eficiente chamado de Talent Hunter ou caçador de talentos.

Estrutura de uma agência de modelo

A agência de modelo deverá contar com um espaço considerável para desenvolvimento de suas atividades, com mais ou menos 100m² para atendimento, salas de reunião, recepção, passarelas, estúdio fotográfico,c amarins, banheiros e outros cômodos que achar necessário.

Concorrência de uma agência de modelo

As novas agências de modelos concorrem com agências grandes e já estabelecidas no mercado, por isso é essencial que a agência de modelo inicie suas atividades com criatividade, de forma moderna, atualizada e ética, primando pela qualidade em todas as etapas das atividades exercidas.
As empresa já estabelecidas no mercado podem dar valiosas lições para as novas agências. Faça uma boa pesquisa antes de montar a sua agência de modelo.

Localização da agência de modelo

O ideal é que a agência de modelo se localize em cidades grandes, onde poderá surgir maiores oportunidades de trabalho, e onde o mercado da moda é mais aquecido com eventos, lançamentos de novos produtos e outros eventos que, com certeza, demandarão modelos.
A agência de modelo deve estar sempre atentas às oportunidades que surgem no mercado como eventos, exposições, feiras, etc. Por exemplo, o Salão de Automóveis em São Paulo, Festivais de Cinema e Música  e diversos outros eventos.

Diversificação da agência de modelo

Além de agenciar modelos para desfiles e comerciais, a agência de modelo pode também diversificar seus serviços agenciando pessoal para recepção de eventos, modelos que servem como plateia em shows e desfiles, garçons e garçonetes que servem champanha em desfiles e vernissagen, modelos que representam produtos em stands  e outras oportunidades que surgem no mercado da moda.

Atividades de uma agência de modelo

Uma agência de modelo deve funcionar prestando todo o suporte para modelos, inclusive o suporte voltado para o ensino. Por isso, a agência funcionará como uma verdadeira Escola de Modelos. Para isso, se faz necessário que ela tenha um bom ensino.
A formação básica deve ser responsabilidade da agência de modelo, que deve orientar como o profissional deve se portar e como se organizar para se tornar um modelo profissional.
Na etapa de ensino são passadas para os modelos lições de como desfilar, oratória, como representar de acordo com a roupa e estilo que está vestindo, etc. Por isso que muitas agências reforçam para seus modelos a importância de se realizar um curso de teatro.
Serão ensinados para os modelos como organizar os camarins, se comportar em desfiles, fotografar e responder à impressa de modo geral.

Tendências de uma agência de modelo

A agência de modelo não pode se fechar a atender apenas as tendências passadas do mundo da moda, devendo também acompanhar as novas tendências do mercado, ou seja, a orientação e agenciamento de modelos que possuem diversos biotipos, diversas idades ou outras características.
Para orientar e ministrar aulas para modelos, é necessário que o corpo docente da agência de modelo seja composto de profissionais com registro no Sindicato do Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões no Estado. Além disso, esse profissional estará sujeito a testes e exames aplicados pelo sindicato. É importante que ele possua certificados e experiência na área.

Seleção de profissionais em uma agência de modelo

Os modelos a serem selecionados em uma agência de modelo poderão possuir diversos perfis, pois muitos modelos são selecionados para trabalhar em comerciais de TV e outros trabalhos com abordagem realista.
É importante também que a agência de modelo selecione um bom número de profissionais para trabalhar com um número extra de modelos, que formem um cadastro reserva para realização de trabalhos.
Selecionar modelos talvez seja a tarefa mais difícil da agência de modelo ,pois pessoas com expectativas não realistas tentam ser modelos todos os anos. Muitas dessas pessoas, na maioria jovens, acabam sendo incentivados por expectativas que são mais de seus parentes, por isso é bom que a agência tenha jogo de cintura e saiba orientar de forma profissional esses jovens, como também sua família, sem criar falsas expectativas e sem frustá-los.,
É papel da agência de modelo oferecer respaldo orientando os modelos a realizarem seu book com profissionais competentes, usar roupas que favorecem a aparência, cortes de cabelos e outros melhoramentos que favorecerão a aparência dos candidatos.
Lembrando também que os candidatos adolescentes devem estar sempre acompanhados dos pais e contarem com a assinatura dos mesmos.
A seleção de modelos poderá também gerar tensão e estresse entre os candidatos, por isso é importante que a agência de modelo promova um ambiente e um clima favorável de paz e respeito entre os mesmos. Para isso, podem ser organizadas dinâmicas não para selecionar, mas para momentos de descontração e equilíbrio psicológico entre os modelos.

Pessoal de uma agência de modelo

A agência de modelo deve contar com uma  equipe de pessoas que se identificam e gostam de trabalhar no mundo da moda. Certifique-se que nenhum funcionário ou funcionária terá comportamentos constrangedores e afetivos com os modelos, pois é necessário que sejam éticos, deixem do lado de fora suas opções sexuais e opiniões pessoais sobre aparência física.

Além disso, a qualificação constante de funcionários é muito importante. Lembre-se de que na seleção para trabalhar em uma agência de modelo, os jovens devem ser aspirantes e terem lido pelo menos uma Revista de Moda conceituada, afinal, é o hábito que faz o bom profissional.

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07 julho 2013

A épica obra de Érico Veríssimo

o-tempo-e-o-vento 

Por Tayra Vasconcelos

A épica obra de Érico Veríssimo já ganhou adaptações para a televisão e para o teatro, e agora vira um longa-metragem pelas mãos de Jayme Monjardim. As filmagens de O Tempo e o Vento foram encerradas há cerca de um ano e agora está em processo de finalização em Los Angeles, devendo ficar pronto em meados de julho.
O filme teve suas cenas rodadas em Bagé (onde foi construída a vila cenográfica de Santa Fé), Candiota (onde foram feitas as tomadas de batalha) e Pelotas (que emprestou seus antigos casarões como locação). E para levar às telonas a saga da Família Terra Cambará, no trecho que se estende das Missões até o final do século 19, Monjardim usa como grande eixo a história de amor entre Capitão Rodrigo e Bibiana.
Thiago Lacerda dá vida ao célebre Capitão Rodrigo – buenas e m’espalho – e Marjorie Estiano, Janaína Kremer e Fernanda Montenegro vivem Bibiana em suas três fases na trama, enquanto Ana Terra será vivida por Cléo Pires. O elenco conta ainda com Leonardo Machado, Fernanda Carvalho Leite, Rafael Cardoso, Igor Rickli, Mayana Moura entre outros. O roteiro é assinado por Tabajara Ruas e Leticia Wierzchowski (autora de A Casa das Sete Mulheres).
A data escolhida para estreia do filme foi 20 de setembro, aniversário da Revolução Farroupilha, e feriado celebrado no Rio Grande do Sul. A ideia inicial é que o filme estreie em quatro capitais: Porto Alegre (obviamente), São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. E também pretendem que haja pré-estreias especiais nas cidades que serviram de locação como Pelotas e Bagé.

06 julho 2013

Agencias de modelos e a altura exigida

Agencias de Modelos sempre deram preferência para as modelos mais altas. Mas Afinal, qual é a altura mínima para ser modelo?
Dona de um rosto perfeito, mas com apenas 1,69m de altura, Kate Moss se tornou a número 1 das “pequenas”. A queridinha das agencias de modelos, e  é uma das modelos mais bem pagas da história.

Agencias de Modelos Kate Moss Agencias de modelos e a altura exigida
Kate Moss é o exemplo perfeito da modelo de baixa estatura que faz sucesso no mundo da moda com seus 1,69m d ealtura

Isso mesmo! Para conquistarem as agencias de modelos as candidatas mais baixas precisam ser gigantes quando o assunto é fotogenia. Beleza, atitude e um corpo bem cuidado podem fazer com que os bookers das agencias de modelos “relevem” o quesito altura e apostem em sua carreira.
Uma modelo de baixa estatura deve ter muita classe, ousadia, personalidade e um excelente book fotográfico, que no caso deve ser indicado pelos profissionais da agencia de modelos onde você for aprovada. (Consulte o ranking oficial das melhores agencias de modelos do país) Isso é  muito importante, pois não é raro encontrarmos por aí books fotográficos fashion feitos para modelos que nunca terão a oportunidade de pisar numa passarela por não atingirem a altura mínima necessária.
Sempre de salto alto para dar aquela alongada no corpo, com um book incrível nas mãos e muita personalidade as “pequenas” precisam mostrar porque querem realmente seguir a carreira de modelo.
Predominantemente, a preferência das agências de modelos internacionais é para as meninas mais altas, mas ao contrário do que muitos imaginam, além do Brasil, também existe trabalho em terras estrangeiras para as modelos de baixa estatura , mas com rosto e corpo perfeito. Não somente no mercado asiático, mas em Nova York, Londres, Milão e Paris. Isso mesmo, Paris! A Capital da Moda não tem só desfiles de alta costura. A cidade base da L’oreal e muitas outras marcas de cosméticos, está sempre a procura de rostos lindos para suas campanhas.
Sem que tenha a medida mínima de 1,75  para desfilar, algumas dessas meninas também fazem desfiles nas semanas de moda, valorizando ainda mais a imagem dessas modelos!!!


Agencias de Modelos Barbara Palvin Agencias de modelos e a altura exigida
Barbara Palvin – 1,71m de altura


Agencias de Modelos Lonneke Engel Agencias de modelos e a altura exigida
Lonneke Engel – 1,73 m de altura

Agencias de Modelos Renata Sozzi Agencias de modelos e a altura exigida
Renata Sozzi – 1,73m de altura

Agencias de Modelos Djamila Del Pino Agencias de modelos e a altura exigida
Djamila Del Pino – 1,70 m de altura


Agencias de Modelos Charlotte Free Agencias de modelos e a altura exigida
Charlotte Free com seus 1,70 de altura



http://www.modelsbrasil.com

MODELS! SEMPRE NO TOPO!

por  RENATA PIZA/ ELLE FASHION REPÓRTER


Com personalidade para dar e vender, as tops dos anos 1990 marcaram toda uma geração - e voltam à tona.

Se você tem menos de 30 anos, provavelmente acredita que o termo supermodel começou na era Gisele Bündchen. Mas, bem antes de a brasileira estourar, um sexteto de tops - que não eram apenas cabides na passarela, mas mulheres cheias de atitude - mudou de vez a profissão e, por que não?, toda a indústria da moda.
Cindy, Naomi, Claudia, Linda, Christy e Kate, conhecidas assim, só pelo primeiro nome, foram as primeiras modelos a vender uma imagem própria - e não apenas roupas. Idolatradas por toda uma geração, cada uma delas ajudou a criar uma estética particular, com direito a sua própria legião de fãs (algo como as cantoras de rádio dos anos 1930). Imagem: GETTY


294-modelos-1990
 

As cindymaníacas sonhavam com uma boa pinta perto da boca, marca registrada da americana. Naomi Campbell deu voz e corpo às mulheres negras - foi a primeira a ganhar status de top e se transformar em ícone de beleza. Claudia Schiffer, a alemã perfeita, com longos cabelos loiros, era a encarnação da Barbie, enquanto Linda Evangelista chamava a atenção pelo oposto: cabelos curtinhos, que destacavam olhos inacreditáveis, meio mulher, meio pantera. Representando duas vertentes diferentes, Christy Turlington era "o" corpo da década e Kate Moss, a mais magra de todas, a personificação da imagem heroin chic, criticada por muitos, amada por outros. O mais incrível? Mesmo mais de 20 anos depois, elas continuam sendo copiadas e desejadas - não à toa, marcas de cosméticos, como a Rimmel, da Inglaterra, continuam escalando Kate Moss como garota-propaganda, no auge de seus 38 anos. Algo impensável em um mercado que até outro dia decretava a aposentadoria das modelos depois dos 25 anos.
"Algumas estão no mercado até hoje com a mesma ou até maior importância. Elas são exemplos, um patamar a ser alcançado. As modelos atuais não pensam em ser maiores do que Kate Moss. Elas sonham em ser um pouco do que ela foi e é!", diz Junio Becker, booker da agência Mega.
Claro, ter uma supermodel perto de você é garantia de burburinho e de vendas em massa - foi assim, em 2005, com Naomi gingando na TNG; em 2007, com Kate Moss ajudando a acabar com o estoque da Topshop; em 2010, com Christy na campanha da Louis Vuitton; e, em 2012, com a mesma Naomi causando no desfile de verão 2013 de Zac Posen.
No auge da revalorização das curvas e da imagem de uma mulher mais real (elas tiveram altos e baixos, na vida profissional ou na pessoal, como todas as mortais), essas mulheres suporpoderosas têm tudo a ver com o momento, além de continuarem representando poder e fascínio, como espécies raras.
Para quem não acompanhou essa história desde o começo, fica aqui a dica: o clipe Freedom!, de George Michael. Mesmo para quem viu a estreia dele na MTV, revê-lo no YouTube traz a mesma sensação de outrora - ser uma Cindy Crowford ou uma Christy Turlington era, de fato, o maior sonho de consumo de qualquer uma na Terra.


 

05 julho 2013

Maria Clara Povia promove jornada dupla: vai comandar um curso de jornalismo de beleza na FAAP. Inscrições abertas!



Por Maria Clara Povia 

É com muito orgulho e emoção que informo minha estreia no mundo acadêmico. Vou dar um curso de jornalismo de beleza na FAAP junto com as minhas amigas do peito e colegas de profissão (e também ex-ELLEs) Bel Ascenso e Katiane Romero.
Vamos falar um pouco como a imprensa começou a falar do assunto, o surgimento das grandes revistas, relação entre imprensa/assessoria/indústria, jornalismo online e mídias sociais.
Serão seis aulas, uma por semana, que começam no dia 29/08. As inscrições já estão abertas (clique aqui).
Inscrevam-se e divulguem. Estamos superansiosas em trocar ideias e passar um pouco da nossa experiência diária desse mundo lindo e viciante que é o mercado da beleza. Vai ser muito divertido!

Fonte:http://elle.abril.com.br/blogs/espelho-meu-espelho-seu/novidade/jornada-dupla-vou-comandar-um-curso-de-jornalismo-de-beleza-na-faap-inscricoes-abertas/

Paulo Henrique Amorim é condenado à prisão por ofender jornalista da Globo


 Crítica: Casal coadjuvante rouba cena e salva Malhação do fracasso - 1 (© Divulgação TV Globo)

Por FAMOSIDADES

SÃO PAULO - Paulo Henrique Amorim foi julgado e condenado à prisão, por conta de um comentário feito em 2009, em seu blog na internet.

Na ocasião, o jornalista publicou uma crítica a Heraldo Pereira, da Rede Globo, chamando-o de 'negro de alma branca' que 'não conseguiu revelar nenhum atributo para fazer tanto sucesso, além de ser negro e de origem humilde'.
Por crime de 'injúria preconceituosa', foi determinado que o apresentador da Record cumprisse um ano e oito meses de reclusão, substituído por pena restritiva de direito a ser definida, segundo o jornal 'Folha de S.Paulo'.
Desembargadores diminuíram o tempo de condenação em três meses, alegando 'atenuante de senilidade' prevista em lei - o jornalista completou 70 anos em fevereiro deste ano.
A advogada de Paulo Henrique, Maria Elizabeth Queijo, alegou que o cliente exerceu o 'direito de crítica' e que vai recorrer.
'Ele tem esse estilo muito contundente, irônico, cortante. Mas a história toda da vida dele é de defesa dos negros, de políticas afirmativas. Soa estranho ser acusado dessas práticas', afirmou.

Fonte: http://entretenimento.br.msn.com/famosos/giro-famosidades-466#image=9

04 julho 2013

Betty Faria diz "Querem que eu vá à praia de burca", após ser chamada de velha por usar biquíni



A atriz Betty Faria brinca com a neta na praia do Leblon, que fica na Zona Sul do Rio de Janeiro
A atriz Betty Faria brinca com a neta na praia do Leblon, 
que fica na Zona Sul do Rio de Janeiro 
Andre Freitas / AgNews

Com 72 anos, a atriz Betty Faria foi à praia de biquíni recentemente e caiu na boca do povo, que a  consideraram "velha" para usar o traje de banho.
Inconformada ela foi direta: "Velha baranga, sem espelho, e outras ofensas que, passada a raiva, me fizeram pensar na burca. Então querem que eu vá à praia de burca, que eu me esconda, que me envergonhe de ter envelhecido? E a minha liberdade? Depois de tantas restrições alimentares, remédios para tomar, exercícios a fazer, vícios a evitar, todos próprios da idade, ainda preciso andar de burca? E o prazer, a alegria, meu humor?", perguntou a atriz em entrevista à revista "Lola", que chega às bancas esse mês.
Betty também comenta sobre a terceira idade, alerta para o fato de que todos vão envelhecer e ainda diz que essa história de ser a melhor idade é mentira.
"Você enxerga mal, opera a catarata se puder, ouve menos, tem menos disposição e vigor. Ainda assim, esse terceiro ato da vida pode ser bem interessante", afirmou a atriz.
O último papel de Betty na televisão foi na novela das nove "Avenida Brasil" (2012).

Do UOL, em São Paulo

SAIBA O QUE FAZER PARA ENTRAR PARA UMA AGENCIA DE MODELOS

Uma garota estréia oficialmente como modelo no dia em que é aprovada por uma agencia de modelos. As agencias de modelos são uma espécie de quartel-general da beleza, onde estilistas, produtores de moda, publicidade e até mesmo de televisão sabem que irão encontrar a pessoa ideal para um determinado trabalho.

Agencias de Modelos Agencia1 Saiba o que fazer para entrar para uma agencia de modelos
Nas agências de modelos que clientes buscam o que precisam para os seus trabalhos
Se não tiver sido descoberta num concurso de modelos, a candidata passará por uma verdadeira prova de fogo ao ser avaliada pelos bookers e diretores.
Uma modelo deve estar ligada a apenas uma agência para não ser mal vista pelos clientes, bookers e para não acabar sendo excluída do mercado de trabalho antes mesmo de  tudo começar. O papel da agencia de modelos é te apresentar ao mercado contratante de forma que você trabalhe. Para isso, seus agentes irão te orientar qual o visual mais acertado para você, qual a hora certa de ser vista pelos clientes,etc,etc…

A Busca pelas Agências de Modelos


Agencias de Modelos Agencia3 Saiba o que fazer para entrar para uma agencia de modelos
As agencias de modelos são responsáveis por decidir o que será melhor para a sua carreira nesta área

Se você preenche os requisitos necessários e leva jeito para a profissão então arregace as mangas e comece a procura por uma agência. Mas, muito cuidado nessa hora. Consulte o ranking oficial das  MELHORES AGENCIAS DE MODELOS  para não cair numa roubada. Ligue antes para agendar sua entrevista, evitando assim, perder sua viagem. Não saia atirando para todos as agencias de modelos ao mesmo tempo. Isso é muito mal visto e você não pode ser levado a sério. Busque uma por vez e aguarde a resposta de aprovação antes de sair procurando pela próxima agencia de modelos.
Normalmente estas agencias de modelos tem dias específicos para atender aos chamados new faces (modelos novatos). Se você já tiver fotos produzidas em estúdio pode levar, mas o ideal para essa primeira triagem são fotos caseiras (01 de corpo e 01 de rosto), porque traduzem a pessoa com fidelidade.
As produções de estúdio, com truques de iluminação e excessos de maquiagem podem atrapalhar esta primeira avaliação. Durante a entrevista, o profissional analisará se você tem ou não condições de seguir em frente. Nem sempre a resposta é dada na hora, pois cada caso é cuidadosamente avaliado pelos profissionais da agencia de modelos.
No caso da resposta ser positiva, você será informada de quais providências deverá tomar: emagrecer ou engordar, cortar ou tingir os cabelos, tratar da pele, etc. Somente após a transformação é que se deve partir para a produção do book fotográfico.
Evite fazer seu book antes de ser aprovado(a) em uma agencia de modelos, pois, na maioria das vezes, as fotos terão que ser refeitas por um fotógrafo indicado pelos seus novos bookers e esse custo quem paga é  você.
Portanto, não jogue seu dinheiro fora.
Lembre-se:
Os profissionais das agencias de modelos estão em contato diário com os clientes e ninguém melhor do que eles para saber qual o melhor visual para que você trabalhe. Também compete à agencia de modelos indicar a equipe que fará seu material fotográfico de modo que se obtenha a qualidade necessária para que você seja apresentada aos clientes. Esses custos correm por conta da modelo.
Sob responsabilidade da agência fica a apresentação dessa profissional ao mercado de trabalho, seja para testes de passarela, comerciais de TV, dentre outros. Modelo que faz essa busca por conta própria não é bem visto(a) pelo mercado e acaba sendo desvalorizado(a) como profissional, não chegando a lugar algum. 

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Monique Evans completando 57 anos!



Em conversa com o Famosidades, apresentadora relembra relacionamentos e analisa seu futuro na televisão - 1 (© Divulgação)

Em conversa com o Famosidades, apresentadora relembra relacionamentos e analisa seu futuro na televisão lamenta fim de casamentos e diz que não há espaço para ela na TV aberta


Por WALLACE CARVALHO

RIO DE JANEIRO - Completando 57 anos nesta próxima sexta-feira (5), Monique Evans ainda é considerada por muitos um símbolo sexual. Embora tenha adotado uma postura mais recatada desde que se tornou evangélica, a loira ainda povoa o imaginário masculino.
Apesar do sucesso com os homens, Monique chega à maturidade solteira e sem a menor pretensão de arrumar um namorado. "Não estou procurando ninguém. Não teria paciência para começar tudo de novo. Mas não me sinto sozinha, nem sinto falta de homem nenhum", garantiu ao Famosidades.
No entanto, a apresentadora assume que gostaria que um de seus casamentos tivesse dado certo. "Eu queria ter tido um homem só na minha vida. Ia ser legal viver assim com uma pessoa", confessou a loira, que ficou viúva aos 19 anos.
Após a morte de seu primeiro marido, Monique se casou mais duas vezes: com os empresários José Clark, no final da década de 1980, e Guga Sander, no começo dos anos 2000. A loira culpa as inseminações artificiais que precisou fazer para engravidar pelo fim das relações.
"Isso mexe muito com os hormônios, você fica mais nervosa. Coisas de mulher. Isso afetou muito meus relacionamentos. Se eles tivessem tido mais paciência ou se eu tivesse tentado conversar mais para melhorar as coisas... Eu devia ter aguentado mais porque todo relacionamento se desgasta. Todo mundo passa por essa fase."
Cada vez mais perto dos 60 anos, Monique afirma que não se preocupa com a velhice e que nunca teve complexos com sua idade. "Não passei por nenhuma crise. Passei pelos 30, pelos 40 e pelos 50 anos muito bem. A velhice não me assusta."
O momento mais delicado de sua vida foi quando descobriu que estava com câncer no braço, há 16 anos. Na ocasião, os médicos lhe deram apenas quatro anos de vida. "Foi 'brabo' porque eu sustentava meus filhos sozinha. Se eu passasse pelo tratamento, eu iria perder o cabelo. Só que não podia perder o cabelo por conta do meu trabalho. Não fiz o tratamento e venci o câncer. Não deu tempo de pensar em morrer."
Monique está longe da TV desde o ano passado, quando chegou ao fim o programa "Sexo a Três", onde comandava um dos quadros da atração apresentada por Dr. Rey.
Em breve, ela deve ganhar dois projetos em um canal a cabo. De contrato assinado com uma produtora, a loira espera as sócias da empresa resolverem uma disputa pessoal. "Elas brigaram. Uma diz que vai rolar, mas eu não sei."
A apresentadora, aliás, admitiu que adoraria voltar a comandar uma atração baseada no "Noite Afora", maior sucesso de sua carreira. "Muita gente pede. Era muito divertido. Não precisa falar só sobre sexo. Pode ser um projeto que toque nesse tema. Mas não tem espaço para mim na TV aberta."
A estrela só descarta a ideia de estrelar um talk show "careta". "Primeiro porque tem milhares. Segundo, porque eu acho chato fingir que sou inteligente."
Em homenagem ao aniversário da "titia", confira detalhes de sua trajetória profissional e pessoal nas próximas páginas!

Fonte: http://entretenimento.br.msn.com/famosos/completando-57-anos-monique-evans-lamenta-fim-de-casamentos-e-diz-que-n%C3%A3o-h%C3%A1-espa%C3%A7o-para-ela-na-tv-aberta

03 julho 2013

15 filmes para ver e refletir! Raça Brasil selecionou grandes filmes estrangeiros que trazem o negro como tema central e que marcaram a história do cinema.


Eles foram resenhados e avaliados por uma dupla especializada: Alexandre Koball e Andy Malafaya, do site Cineplayers, um dos maiores e mais respeitados portais de cinema do País.

POR ANDERSON FERNANDES




Alexandre Koball indica...
Ao Mestre Com Carinho (1967)
Possivelmente o mais adorado filme que trata da relação professor versus aluno. O longa mostra Sidney Poitier - no auge da carreira - como um professor negro em uma escola de alunos predominantemente brancos. O maior desafio do professor Mark, porém, não é lidar com as diferenças raciais - embora elas existam - e sim com a falta de disciplina de boa parte dos estudantes.
Homens de Honra (2000)
Tem o aspecto de um filme comercial de Hollywood, e por isso sua mensagem não está escondida entre camadas sutis, esperando pela interpretação de seu público: além da dificuldade própria de seu trabalho, o fato de Carl Brashear (interpretado por Cuba Gooding Jr) ser o primeiro mergulhador negro da Marinha dos Estados Unidos (e mais tarde, o primeiro amputado) o tornou um grande exemplo de determinação, ao enfrentar o racismo nada discreto de seus colegas, e obter, daí, muitas conquistas.
Tomates verdes fritos (1991)
Considerado por parte do público um verdadeiro dramalhão, fez bastante sucesso à época de seu lançamento, mostrando a determinação das mulheres, pela história de Idgie e Ruth na primeira metade do século XX, no Alabama. Elas desafiaram os costumes ao conviverem com os negros de sua comunidade de igual para igual, afirmando, ao mesmo tempo, a ascensão da força feminina na sociedade, com opiniões firmes e corajosas.
A outra história americana (1998)
Um dos melhores filmes sobre o tema racial da década de 1990, não poupa o espectador da violência e do ódio ao mostrar os crimes de uma gangue racista de skin heads, formada por integrantes neonazistas, nos Estados Unidos. O filme tem o poder de mostrar como o ódio racial acaba com a vida tanto de agressores quanto de agredidos, e é contundente, principalmente pela mensagem e pela ótima interpretação de Edward Norton.
Hotel Ruanda (2004)
Um dos maiores genocídios do século XX aconteceu em Ruanda, entre duas facções de seu povo: Hutu e Tutsi. Paul Rusesabagina, vivido por Don Cheadle em uma de suas grandes interpretações, é considerado hoje uma espécie de Schindler africano, por ter salvado pouco mais de mil pessoas entre um milhão de mortos. Essa obra contundente conseguiu trazer, pelo menos um pouco, o foco dos problemas do continente esquecido para o mundo Ocidental.
Mississippi em chamas (1988)
Grande obra de investigação, que se passa nos anos 1960, em que o movimento pela igualdade entre as raças já não podia mais retroceder, ainda que alguns grupos radicais racistas insistissem no contrário. Dois agentes do FBI vão parar numa pequena cidade onde o ódio racial era enorme e acabam sentindo na pele a ira desses radicais. Bom exemplo do que a ignorância humana pode fazer quando se deixa cegar pela cor da pele ou crença religiosa.
Um Sonho de Liberdade (1994)
Mesmo como coadjuvante, Morgan Freeman fez uma das melhores interpretações de sua carreira. Na prisão Shawshank, onde muitos parecem ser inocentes, o talvez melhor ator negro de sua geração entregou uma performance fascinante. Não há traços de preconceito na amizade entre Andy (Tim Robbins) e Ellis (Freeman), demonstrando que a vida e a liberdade são gracejos muito mais importantes do que diferenças raciais.
Duelo de Titãs (2000)
O esporte, como outras áreas da sociedade, sempre sofreu com o racismo. E como nas outras áreas, também teve seus atos de coragem para que o preconceito fosse encarado. No filme, o diretor Boaz Yakin e o ator Denzel Washington mostraram com competência a história de um técnico de futebol americano negro no Estado da Virgínia, cujo desafio foi unir os jogadores, fazendo-os esquecer suas diferenças raciais. E depois conquistar o campeonato.
Amistad (1997)
Steven Spielberg dirigiu com boas qualidades a história real de uma época em que os negros ainda eram tratados como gado. O motim ocorrido no navio negreiro Amistad, entre Cuba e os Estados Unidos, em 1839, serviu para aguçar a necessidade de justiça que essas pessoas raramente viam. Os negros que se rebelaram naquele navio acabariam por ajudar o movimento abolicionista, pois o caso teve grande repercussão nas cortes americanas.

Andy Mala faya indica...
Crash - No Limite (2004)
No grande celeiro multiétnico chamado Los Angeles, diversos personagens se chocam revelando preconceitos, medos, angústias e ressentimentos. Ninguém escapa impune deste filme de Paul Haggis, premiado com o Oscar de melhor filme. Poucas vezes o cinema norte-americano colocou tão bem o dedo na ferida. Uma pequena fábula contra a intolerância nos Estados Unidos pós-11 de setembro
Tempo de Matar (1996)
Homem negro, após ter filha de 10 anos estuprada e quase morta por dois homens brancos, decide fazer justiça com as próprias mãos e assassina os responsáveis. O caso vai a julgamento e um advogado em início de carreira arriscará tudo para defendê-lo. Baseado em romance explosivo do especialista John Grisham, só não é melhor por conta da mão inconsistente do diretor Joel Schumacher.
Hurricane - O Furacão (1999)
O ódio racial faz que um pugilista em ascensão seja acusado injustamente por assassinatos. Atrás das grades cumprindo pena de prisão perpétua, consegue reabrir o seu caso na justiça e assim provar a sua inocência. Baseado na vida real de Rubin "Furacão" Carter, apresenta o melhor papel da carreira de Denzel Washington. Pena que o ritmo imposto pelo diretor Norman Jewison seja bastante irregular.
A Cor Púrpura (1985)
Baseado em romance de Alice Walker, vencedor do Pulitzer, foi o primeiro filme "sério" da carreira de Steven Spielberg. Whoopi Goldberg, em sua estreia no cinema, é Celie, mulher pobre, feia e negra que passa por todo o tipo de violência física e psicológica nas mãos do marido na esperança de encontrar a irmã desaparecida, durante a primeira metade do século XX.

Quase Deuses (2004)
A pós perder o emprego de marceneiro e todas as suas economias durante a Grande Depressão, jovem é contratado como faxineiro por um hospital. Nesse ambiente, um médico descobre sua enorme inteligência e ambos passam a trabalhar juntos. Porém, suas conquistas são minimizadas, pois ele, além de não ser médico, era negro. Bonito filme feito para a televisão, baseado em fatos.
O Sol é Para Todos (1962)
E m plena Grande Depressão, advogado sulista (Gregory Peck, em atuação vencedora do Oscar) tem de lidar com o amadurecimento dos filhos e com o caso de um negro acusado de ter estuprado uma mulher branca. Dirigido por Robert Mulligan e baseado em um dos romances mais amados pelos norte-americanos (de autoria de Harper Lee), mostra que o processo de formação de caráter começa ainda na infância.

02 julho 2013

Coordenadora de Centro LGBT da Paraíba é agredida e vítima de homofobia em frente de casa

Ângela Chaves prestou queixa na 9ªDD
Ângela Chaves prestou queixa na 9ªDD 
A professora e coordenadora do Centro de Referência de Direitos LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) e combate a homofobia da Paraíba, Ângela Chaves, usou a rede social Facebook para denunciar que foi agredida e vítima de homofobia neste sábado (29), na Rua Djalma Coelho, no bairro dos Bancários, em João Pessoa. O acusado pelo crime é filho de um proprietário de um conceituado restaurante da Capital, conforme relatou a vítima durante depoimento na 9ª Delegacia Distrital.
Sensibilizados pela situação a qual Ângela Chaves foi submetida, amigos iniciaram uma campanha nas redes sociais como forma de boicotar e repudiar o ato discriminatório. Uma manifestação está sendo organizada para ocorrer em frente do restaurante localizado no bairro dos Bancários.
Em contato com a reportagem do Portal Correio, a professora comentou que estava em casa quando fortes estrondos foram ouvidos vindo do telhado de sua residência. Quando foi averiguar a situação, constatou que o imóvel foi atingido por fogos de artifícios.
“Minha filha com as colegas estavam estudando no terraço quando a gente se assustou com as explosões. Acionei a polícia e quando sai de casa para saber o estava ocorrendo fui agredida fisicamente, verbalmente e vítima de homofobia praticada pelo filho do dono de um restaurante na rua da minha casa”, desabafou Ângela Chaves.
De acordo com a vítima, policiais militares foram acionados e mesmo na presença das autoridades, o acusado agrediu a militante LGBT. “Ele disse "Sapatão", "Macumbeira" e "Vagabunda” e ainda me deu uns empurrões deixando marcas no meu braço. A todo instante ele dizia que mandava na rua só porque tem boas condições financeiras”, comentou a professora.
O caso foi registrado na 9ª Delegacia Distrital, em Mangabeira, sob o comando do delegado Nélio Carneiro, que encaminhou Ângela Chaves para exames de corpo de delito no Instituto de Polícia Científica da Capital. Carneiro não atendeu as ligações da reportagem para falar sobre o caso.
“Já acionei o advogado e vamos botar o caso pra frente. Não podemos permitir que caso como este venha a se repetir”, frisou a coordenadora do Centro de Referência de Direitos LGBT, Ângela Chaves. 

Fonte:   http://portalcorreio.uol.com.br  Foto: Arquivo Pessoal

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