Uma agência de modelo
deve investir em divulgação, informando para um maior número de pessoas
sobre a empresa e as possibilidades profissionais que os modelos terão
ao fazer parte da agência de modelo. Divulgação e informação são duas palavras chaves para que a agência tenha sucesso.
A divulgação deve abranger os principais públicos-alvos: modelos e empresas clientes e a agência de modelo deve divulgar todas as vantagens em se tornar modelo e dedicação que exige a profissão.
Para as empresas clientes, a divulgação e informação deve nortear os serviços oferecidos pela agência de modelo, o comprometimento e profissionalismo da mesma.
Mercado de uma agência de modelo
Diversas empresas contam com os serviços de uma agência de modelo:
empresas de publicidade, empresas televisivas, impressa especializada
em moda e outros. Por isso, é importante que as agências estabeleçam
contatos com outras agências de modelos e mesmo parcerias entre elas.
O importante é que a agência de modelo
comece a atuar de alguma forma no mercado realizando trabalhos com
intenção de adquirir experiência e formar um portfólio. Assim, a empresa
terá conteúdo suficiente para galgar um caminho que tenha como
resultado uma identidade no mercado, o reforço da marca e a conquista de
um espaço, se tornando finalmente uma agência de modelo conhecida.
Para isso é necessário começar de alguma
forma, se profissionalizar e realizar trabalhos de forma original,
ética, competente e com qualidade que a torne conhecida.
Dicas do negócio de uma agência de modelo
Os administradores da agência de modelo,
ou seja, aqueles profissionais que serão responsáveis por manter o
funcionamento da empresa e fazê-la crescer, devem entender de temas como
modelos famosos, formação de modelos, tendências no mercado para
modelos, etc.
É importante também manter contatos com
empresas parceiras que poderão se tornar clientes. Para isso, se faz
necessário a presença em eventos de moda e viajar para cidades do mundo
que são referência no mundo da moda como: Nova York, Milão, Barcelona e
outras. O importante é a realização de um networking capaz de iniciar
bons negócios para a agência de modelo.
Outra dica importantíssima para o
mercado de modelos é contar com um profissional eficiente chamado de
Talent Hunter ou caçador de talentos.
Estrutura de uma agência de modelo
A agência de modelo
deverá contar com um espaço considerável para desenvolvimento de suas
atividades, com mais ou menos 100m² para atendimento, salas de reunião,
recepção, passarelas, estúdio fotográfico,c amarins, banheiros e outros
cômodos que achar necessário.
Concorrência de uma agência de modelo
As novas agências de modelos concorrem com agências grandes e já estabelecidas no mercado, por isso é essencial que a agência de modelo
inicie suas atividades com criatividade, de forma moderna, atualizada e
ética, primando pela qualidade em todas as etapas das atividades
exercidas.
As empresa já estabelecidas no mercado podem dar valiosas lições para as novas agências. Faça uma boa pesquisa antes de montar a sua agência de modelo.
Localização da agência de modelo
O ideal é que a agência de modelo
se localize em cidades grandes, onde poderá surgir maiores
oportunidades de trabalho, e onde o mercado da moda é mais aquecido com
eventos, lançamentos de novos produtos e outros eventos que, com
certeza, demandarão modelos.
A agência de modelo
deve estar sempre atentas às oportunidades que surgem no mercado como
eventos, exposições, feiras, etc. Por exemplo, o Salão de Automóveis em
São Paulo, Festivais de Cinema e Música e diversos outros eventos.
Diversificação da agência de modelo
Além de agenciar modelos para desfiles e comerciais, a agência de modelo
pode também diversificar seus serviços agenciando pessoal para recepção
de eventos, modelos que servem como plateia em shows e desfiles,
garçons e garçonetes que servem champanha em desfiles e vernissagen,
modelos que representam produtos em stands e outras oportunidades que
surgem no mercado da moda.
Atividades de uma agência de modelo
Uma agência de modelo
deve funcionar prestando todo o suporte para modelos, inclusive o
suporte voltado para o ensino. Por isso, a agência funcionará como uma
verdadeira Escola de Modelos. Para isso, se faz necessário que ela tenha
um bom ensino.
A formação básica deve ser responsabilidade da agência de modelo, que deve orientar como o profissional deve se portar e como se organizar para se tornar um modelo profissional.
Na etapa de ensino são passadas para os
modelos lições de como desfilar, oratória, como representar de acordo
com a roupa e estilo que está vestindo, etc. Por isso que muitas
agências reforçam para seus modelos a importância de se realizar um curso de teatro.
Serão ensinados para os modelos como
organizar os camarins, se comportar em desfiles, fotografar e responder à
impressa de modo geral.
Tendências de uma agência de modelo
A agência de modelo não
pode se fechar a atender apenas as tendências passadas do mundo da
moda, devendo também acompanhar as novas tendências do mercado, ou
seja, a orientação e agenciamento de modelos que possuem diversos
biotipos, diversas idades ou outras características.
Para orientar e ministrar aulas para modelos, é necessário que o corpo docente da agência de modelo
seja composto de profissionais com registro no Sindicato do Artistas e
Técnicos em Espetáculos de Diversões no Estado. Além disso, esse
profissional estará sujeito a testes e exames aplicados pelo sindicato. É
importante que ele possua certificados e experiência na área.
Seleção de profissionais em uma agência de modelo
Os modelos a serem selecionados em uma agência de modelo
poderão possuir diversos perfis, pois muitos modelos são selecionados
para trabalhar em comerciais de TV e outros trabalhos com abordagem
realista.
É importante também que a agência de modelo
selecione um bom número de profissionais para trabalhar com um número
extra de modelos, que formem um cadastro reserva para realização de
trabalhos.
Selecionar modelos talvez seja a tarefa mais difícil da agência de modelo
,pois pessoas com expectativas não realistas tentam ser modelos todos
os anos. Muitas dessas pessoas, na maioria jovens, acabam sendo
incentivados por expectativas que são mais de seus parentes, por isso é
bom que a agência tenha jogo de cintura e saiba orientar de forma
profissional esses jovens, como também sua família, sem criar falsas
expectativas e sem frustá-los.,
É papel da agência de modelo
oferecer respaldo orientando os modelos a realizarem seu book com
profissionais competentes, usar roupas que favorecem a aparência, cortes
de cabelos e outros melhoramentos que favorecerão a aparência dos
candidatos.
Lembrando também que os candidatos adolescentes devem estar sempre acompanhados dos pais e contarem com a assinatura dos mesmos.
A seleção de modelos poderá também gerar tensão e estresse entre os candidatos, por isso é importante que a agência de modelo
promova um ambiente e um clima favorável de paz e respeito entre os
mesmos. Para isso, podem ser organizadas dinâmicas não para selecionar,
mas para momentos de descontração e equilíbrio psicológico entre os
modelos.
Pessoal de uma agência de modelo
A agência de modelo
deve contar com uma equipe de pessoas que se identificam e gostam de
trabalhar no mundo da moda. Certifique-se que nenhum funcionário ou
funcionária terá comportamentos constrangedores e afetivos com os
modelos, pois é necessário que sejam éticos, deixem do lado de fora suas
opções sexuais e opiniões pessoais sobre aparência física.
Além disso, a qualificação constante de funcionários é muito importante. Lembre-se de que na seleção para trabalhar em uma agência de modelo,
os jovens devem ser aspirantes e terem lido pelo menos uma Revista de
Moda conceituada, afinal, é o hábito que faz o bom profissional.
http://www.novonegocio.com.br
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