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15 julho 2012

DIA DO HOMEM! Você sabia que neste domingo é o dia DELES?

Por: Carolina Oliveira


A data é comemorada desde 1999, mas está longe de ter tradição no comércio. O varejo está mesmo é empenhado em se preparar para o Dia dos Pais, em agosto.



A origem ainda é incerta. Mas desde 1999 os homens já contam com um dia só deles: 15 de julho. Desde então, a data tem prestado uma homenagem “oficial” ao sexo masculino. O problema é que a maioria deles nem sabe disso. Data de pouca tradição no calendário do comércio, ainda não traz impactos relevantes ao mercado varejista, que aposta mesmo é no Dia dos Pais para alavancar suas vendas no próximo mês, em agosto. Lojas como a Murillo Joias e Açúcar e Afeto, que prepararam ações para este domingo (15), são exceções no Recife.

        O empresário Leonardo Junqueira confessa que desconhecia a data, mas torce para ganhar presente (Blenda Souto Maior/DP/D.A Press)
 O empresário Leonardo Junqueira confessa que desconhecia a data, mas torce para ganhar presente

De acordo com o presidente executivo da Associação de Lojistas de Shopping de Pernambuco (Aloshop-PE), Ricardo Galdino, nenhuma ação específica foi planejada a fim de incentivar as compras para o Dia do Homem. Mas o gerente da Via Sports do Shopping Tacaruna, Antônio Alex, é otimista: ele espera fechar a semana com vendas até 25% maiores, graças à maior movimentação nos últimos dias.

A mesma animação não contagiou os vendedores da Cia. do Terno, loja tradicionalmente masculina, também do Tacaruna. “Trabalho no comércio há 30 anos, e só agora ouvir falar na data”, confessa o vendedor Hélio Venceslau.


                  O casal Thiago Alencar, 30, e Katarina Fernandes, 24, acredita que a homenagem faz sentido (Blenda Souto Maior/DP/D.A Press)
                     Thiago Alencar, 30, e Katarina Fernandes, 24, acredita que a homenagem faz sentido

O casal Thiago Alencar, 30, e Katarina Fernandes, 24, também não fazia ideia da existência da data. Ele, que agora já pretende ganhar presentes, acredita que a homenagem não faz sentido. “Já temos muitos dias comemorativos. Acho que um dia como esse só vai fazer com que haja mais gastos desnecessários”, opina Thiago. Katarina, por outro lado, acha justo que uma data seja dedicada ao sexo masculino. “Se nós somos homenageadas no Dia Internacional da Mulher, por que o público masculino não pode ter um dia só deles?”, indaga. “Mas isso não quer dizer que vou presenteá-lo”, brinca a namorada.

O empresário Leonardo Junqueira é outro consumidor que engrossa o coro dos desavisados. Embora desconhecesse a data comemorativa, ele torce para que algum parente ou amigo não deixe este domingo passar batido. “Tomara que as pessoas que gostem de mim saibam que é Dia do Homem, para eu ganhar presente”, diz, aos risos.

               André Mendoza aproveitou o evento da Murillo Joias para comprar o próprio presente (Divulgação)
                        André Mendoza aproveitou o evento da Murillo Joias para comprar o próprio presente

Porém, nem tudo está perdido. Na contramão do esquecimento, a Murillo Joias preparou até um coquetel para reunir seus clientes e homenagear o público cativo antes deste domingo. Em meio a taças de espumante, a loja lançou, na quinta-feira (12), mais de 40 modelos de relógios da Guess e da Fóssil. A empresária Fabiana Barros lembra que esta é a segunda vez que faz algo do tipo.

“Buscamos promover ações que valorizem a data. Neste ano preparamos um desconto especial para os homens: aqueles que adquirirem algum produto da linha masculina de joias terão 20% de desconto. Já os que optarem por outras peças têm 10% de desconto”, ressalta a empresária.

E quem abraçou a oportunidade foi o empresário André Mendoza. No coquetel da Murillo Joias, ele aproveitou para se presentear com um relógio. “Acho bem interessante esse dia dedicado ao homem. É uma forma de prestar um reconhecimento, assim como é feito no Dia Internacional da Mulher. Há também um aspecto positivo no sentido de aquecer o comércio. Quando a Murillo Joias me procurou para avisar sobre a data, achei uma ação muito legal.”

Segundo Fabiana Barros, a expectativa é de que as vendas aumentem na ordem de 15% em relação ao ano passado, quando houve um impulso de cerca de 10% em comparação a 2010.

A Açúcar e Afeto, localizada no bairro do Espinheiro, preparou uma surpresa para os homens que visitarem a loja na próxima terça-feira (17): os dez primeiros rapazes vão receber canecas exclusivas da casa, em reconhecimento ao dia 15 de julho. 

14 julho 2012

SAÚDE! A ARTE DE NÃO ADOECER





1. Se quiser adoecer - "Não fale seus sentimentos".

Emoções e sentimentos que são escondidos, reprimidos, acabam em doenças como: gastrite, úlcera, dores lombares, dor na coluna. Com o tempo a repressão dos sentimentos degenera até em coisa pior.

Então vamos desabafar, confidenciar, partilhar nossa intimidade, nossos segredos, nossos pecados. O diálogo, a fala , a palavra, é um poderoso remédio e excelente terapia.



2. Se quiser adoecer - "Não tome decisão".

A pessoa indecisa permanece na dúvida, na ansiedade, na angústia. A indecisão acumula problemas, preocupações, agressões. A história humana é feita de decisões. Para decidir, é preciso saber renunciar,saber perder vantagem e valores para ganhar outros. As pessoas indecisas são vítima de doenças nervosas, gástricas e problemas de pele.



3. Se quiser adoecer - "Não busque as soluções".

As pessoas negativas não enxergam soluções e aumentam os problemas. Preferem a lamentação, a murmuração, o pessimismo. Melhor é acender o fósforo que lamentar a escuridão. Pequena é a abelha, mas produz o que de mais doce existe. Somos o que pensamos. O pensamento negativo gera energia negativa que se transforma em doença.



4. Se alguém quiser adoecer - "Viva de aparências".

Quem esconde a realidade, finge, faz pose, quer sempre dar a impressão que está bem, quer mostrar-se perfeito, bonzinho, etc., está acumulando toneladas de peso. É uma estátua de bronze, mas com pés de barro. Nada pior para a saúde que viver de aparências e fachadas. São pessoas com muito verniz e pouca raiz. Seu destino é a farmácia, o hospital, a dor.



5. Se quiser adoecer - "Não se aceite".

A rejeição de si próprio, a baixa estima, faz com que sejamos algozes de nós mesmos. Ser eu mesmo é o núcleo de uma vida saudável. Os que não se aceitam são invejosos, ciumentos, imitadores, competitivos,destruidores.

Aceitar-se, aceitar ser aceito, aceitar as críticas, é sabedoria, bom senso e terapia.



6. Se quiser adoecer - "Não seja honesto"

O mentiroso e desonesto precisa mentir para sobreviver. Vende uma imagem falsa, camufla seu "eu real", é um fugitivo da luz e amante das trevas. A falta de transparência é um pacto com a corrupção. Pessoas assim vivem sob a ameaça, o medo, o trambique, a falsidade, a insônia, o pesadelo. São candidatos à doença, porque já vivem na insanidade mental e ética.



7. Se quiser adoecer - "Não confie".

Quem não confia, não se comunica, não se abre, não se relaciona, não cria liames profundos, não sabe fazer amizades verdadeiras. Sem confiança, não há relacionamento. A desconfiança é falta de fé em si, nos outros e em

Deus. Quem desconfia do médico, prejudica a cura. Quem desconfia do psicólogo,nunca se abre, só pode adoecer.



8. Se quiser adoecer - "Viva sempre triste".

O bom humor, a risada, o lazer, a alegria, recuperam a saúde e trazem vida longa. A pessoa alegre tem o dom de alegrar o ambiente em que vive. "O bom humor nos salva das mãos do doutor". Alegria é saúde e terapia.



AUTORIA: eu recebi o texto como sendo de Orlando Brandes. pesquisando achei vários sites com o mesmo texto como sendo do Dr. Dráuzio Varela. Se alguém souber quem realmente escreveu, por gentileza me avise!
















A criatividade como provocação Siga os conselhos de Edward de Bono, como ouvir sugestões de funcionários, e veja como desenvolver um pensamento inovador em sua organização e utilizar a provocação para gerar novas idéias.


Enquanto continuam pensando que a criatividade é um dom pessoal, as empresas ignoram milhares de idéias que existem na cabeça de seus funcionários. Este é um dos "leit motiv" de Edward de Bono, o criador do pensamento lateral. Durante o seminário organizado pela HSM em Buenos Aires, o especialista deu algumas pistas para o futuro das corporações.

"Os três elementos-chave no futuro serão a criatividade, a competência e o capital", prognosticou. A eficiência e a solução de problemas não mais serão suficientes, na opinião do especialista, porque a linha econômica de base já não se mantém em constante crescimento, inclusive podendo diminuir; e cada vez existem mais pessoas que geram bens.

Muitas organizações operam sobre a base da manutenção e a solução de problemas. Incluir a criatividade nos negócios é uma tarefa mais complexa. Geralmente, se continua fazendo o mesmo de antes; e, ocasionalmente, a continuidade se interrompe por fusões, aquisições ou a cópia de idéias de terceiros. Hoje, criatividade, estratégia e conceitos fazem falta.

A criatividade no poder

Um tipo de criatividade é a que utilizamos quando sabemos "aonde vamos", mas queremos encontrar uma melhor forma de cumprir este objetivo: menos custos de um modo mais eficiente. Em resumo, procura-se melhorar. "No mundo ocidental, se considera melhoria a solução de problemas. Os japoneses, por exemplo, não só corrigem as coisas que estão erradas, mas também consideram aquelas que estão corretas para melhorá-las", explicou De Bono. Um exemplo desta prática é o da empresa Shell, em 1971, quando decidiu procurar uma forma diferente de extrair petróleo, mesmo que já o fizessem de uma forma eficiente. Assim, conseguiram triplicar o volume das extrações.

Também é necessária a criatividade ao analisar as informações. Às vezes, acreditamos que as informações "vão pensar por nós", mas não é assim. "Pensar é passar de uma configuração das informações para outra. No futuro, será essencial combinar a informação para gerar valor. Não é verdade que da simples análise das informações se obtenham idéias. O cérebro só pode ver o que está preparado para ver; por isso, é necessário que a idéia tenha sido gerada antes na mente. A informação sem a inclusão de possibilidades não gera idéias. A informação sem idéias é fraca", explicou o professor.

No mundo dos negócios, três elementos estão se transformando em commodities: competência, informação e tecnologia de ponta. A diferença - assinalou - está em como tomamos estes elementos para transformá-los em valor. Além de um certo ponto, a tecnologia não gera valor. A tecnologia pode transmitir conceitos de valor, mas não é, por si mesma, um valor. As empresas classificadas como "ponto.com" que vão a falência não fracassam por falta de tecnologia, mas porque a idéia comercial não era boa.

Uma dos motivos pelos quais a criatividade é necessária é que o mundo muda constantemente e apresenta novos desafios e ameaças. A criatividade pode ser empregada também para gerar um uso superior dos ativos.

A solução de problemas é outra das tarefas da criatividade
  • O método tradicional, neste caso, é a análise: averiguar a causa e solucionar o problema. Não se soluciona com mais análise, mas, em muitos casos, também faz falta o projeto.
  • A imaginação criativa pode nos ajudar a prever o futuro, indicando possibilidades.
  • Uma extrapolação em linha reta do passado a respeito do futuro não é suficiente. "A criatividade também é uma necessidade matemática. Qualquer sistema com um aporte de informação ao longo do tempo não será adequado".
  • Sem que exista o conhecimento completo do futuro, não existe forma de retroceder e corrigir", disse De Bono.
O mito do bom pensador

É um mito acreditar que, se você é inteligente, será um bom pensador. A relação entre inteligência e pensamento é potencial, como a existente entre a potência de um carro e a habilidade do motorista. Por si só, a inteligência não implica capacidade de raciocínio.

Muitas pessoas são pegas na armadilha da inteligência: ficam presas nas idéias pobres porque não podem defendê-las corretamente ou utilizam sua inteligência só para comprovar que os demais estão equivocados.

"Apesar de todo o investimento que se realiza na indústria de softwares para PCs, não se fez nenhum esforço para desenvolver softwares para a mente humana. Utilizamos o mesmo de 2.400 anos atrás", afirmou De Bono.

O pensamento do Renascimento permitiu à humanidade usar a lógica e a razão. Foi muito bem aceito pelos humanistas. Este passou a ser o software padrão na sociedade ocidental.
  • O grupo dos três, Sócrates, Platão e Aristóteles, foi responsável por nosso atual pensamento.
  • Outro pensamento que se transformou no software básico do pensamento ocidental está relacionado com a identificação de situações padrão; e quando as identificamos, sabemos o que fazer com uma resposta programada. De acordo com De Bono, esta é a base de 100% de nossa educação e 90% de nosso comportamento.
  • "Por outro lado, o pensamento criativo se ocupa do que pode ser, não do que é. Realmente, somos muito ruins nisto", reconheceu o afamado especialista.
Nosso tradicional hábito de discussão é ineficiente. Geralmente, uma parte pensa que ganhou da outra; o assunto não é explorado. O desenvolvimento do pensamento lateral realizado por De Bono ajuda a sair deste tipo de discussão. Trata-se de que todas as partes se focalizem em algum momento na mesma direção. Utilizam-se as metáforas e os símbolos.

Os seis chapéus

Na sua análise do pensamento, De Bono utiliza o conceito dos chapéus de distintas cores. Cada um destes representa uma das fases da inteligência.
  • O branco representa a informação: aquela a que temos acesso e aquela a que não, perguntas que queremos fazer.
  • O vermelho representa o fogo, sentimentos, intuição e emoções. Nos dá permissão para expressar sentimentos, emoções e intuições sem ter que justificá-los.
  • O preto é como a toga do juiz. Está relacionado com a cautela, a avaliação de risco e crítica. É o mais utilizado. O cérebro está muito acostumado a detectar a não correspondência. É excelente o preto, porém corremos o risco de usá-lo em excesso.
  • O chapéu amarelo é associado ao sol: otimismo, valores, como fazer que as coisas aconteçam. Não é natural para o cérebro. Temos dificuldades para perceber o valor. Sem a noção de valor, a criatividade é uma perda de tempo.
  • O verde é como a vegetação: simboliza o crescimento e a energia. É a criatividade. Todos devem fazer um esforço para serem criativos. Para procurar modificações, possibilidades. Estabelecer hipóteses é fundamental. Na tecnologia, a possibilidade é visão. Na educação, não se dá a atenção devida às hipóteses que são a base da ciência.
  • O azul simboliza o céu: é o controle da organização, dos processos e da supervisão.
"Quando utilizamos os seis chapéus, temos mais poder porque todos utilizam seu pensamento e inteligência na mesma direção e não discutem com os demais. A discussão é um sistema extremamente ineficiente. Com este método, todos olham o objetivo, não consideram o que outra pessoa falou ", afirma De Bono.

Além disso, esta técnica elimina a questão do ego, o problema mais importante relacionado ao pensamento. Com os chapéus, esta trava não existe. Se uma pessoa quer se vangloriar de si mesmo, não o faz ganhando uma discussão, mas o faz conseguindo um melhor desempenho com cada um dos chapéus.

Outro motivo para usar os chapéus é a separação. "Quando pensamos, fazemos tudo ao mesmo tempo. Com os chapéus, fazemos uma coisa por vez: sermos cuidadosos, intuitivos etc. Isso é melhor para otimizar o uso do cérebro, uma vez que o pré-sensibilizamos para cada uma das tarefas. Existe uma razão fisiológica", assegurou De Bono, remetendo aos seus estudos iniciais de medicina.

Dois tipos de usos para os chapéus
  • Uso único: o chapéu se transforma no símbolo de um tipo de pensamento. Utiliza-se em certo momento um chapéu, de acordo com a situação que o requer.
  • Uso seqüencial: estabelece-se uma seqüência de chapéus e se utiliza um por um. É melhor determinar a seqüência de antemão.
    Se bem que a ordem pode ser mudada de acordo com a situação, o consultor fez algumas considerações a respeito. É conveniente começar e terminar com o chapéu azul. Geralmente, é melhor empregar o amarelo antes do preto, ver os valores antes de se lançar à crítica. Depois disso, se emprega o verde para superar as dificuldades. Também é importante empregar o vermelho depois do preto, porque alguma idéia que não é aceitável pode nos agradar igualmente. No final, depois do chapéu azul, pode-se voltar a empregar o vermelho para ver se estamos de acordo com o processo.
Percepções erradas

De Bono também rebateu as percepções erradas acerca da criatividade e assegurou que não se trata de um privilegio de poucos, mas que todos têm a possibilidade de desenvolvê-la.

Algumas das falsas idéias que rebateu o pai do pensamento lateral:
  • A criatividade só tem a ver com a arte; se você um não é artista, não pode ser criativo. Porém, De Bono assegura que a arte é só uma parte da criatividade.
  • A criatividade é um talento que só alguns poucos têm. "Se não fazemos nada a respeito da criatividade, dependerá só do talento natural. Geralmente, diz-se que se você está inibido não pode ser criativo. Não é assim, estando desinibido também não consegue. É preciso se capacitar para aumentar o potencial", explicou o especialista.
Por muito tempo - assinalou De Bono -, tratou-se de compreender a criatividade em um universo de informação equivocado. Criatividade e informação funcionam em dois universos separados. O cérebro deve ser estimulado, sua excelência está em poder organizar as informações recebidas em padrões de rotina.

"O humor é uma das atividades mais significativas do cérebro. Quando se trata de criatividade, vamos pelo caminho principal e, de alguma forma, nos movemos para o caminho lateral", explicou o especialista em inovação durante o seminário.

De acordo com o guru, cada idéia criativa sempre é lógica quando se olha retrospectivamente. A menos que compreendamos os sistemas de padrões assimétricos, não entenderemos a criatividade, já que ela consiste em organizar a informação neste tipo de padrões.

Como desenvolver o pensamento lateral

Os processos para por em prática a criatividade foram abordados generosamente por De Bono, que inclusive realizou exercícios com os participantes do seminário. Entre as distintas técnicas para se chegar ao pensamento lateral, o especialista mencionou o desafio, as alternativas e a provocação, o mais poderoso dos mecanismos que, por sua vez, é o mais distanciado do pensamento padrão.

1) DESAFIO

O desafio implica no abandono do enfoque usual, do modo habitual de se fazer as coisas. É uma atitude mental, uma disposição a questionar as coisas. A questão implícita é: Existe outra forma de se fazer as coisas?. Questiona-se através do "por que" a singularidade de um produto, por exemplo, as razões de suas características e se existe outras formas alternativas de fazê-las.

Um caso que serviu a De Bono para exemplificar esta técnica foi o de uma taça de vinho. Primeiro, ele questionou a necessidade de haver uma borda para se tomar o vinho. A resposta foi que sim, era necessário; mas não totalmente. Logo, ele perguntou as razões pelas quais a borda da taça devia ser redonda. Tendo em conta as técnicas de fabricação de taças através do vidro soprado, utilizado tradicionalmente, concluiu que ali estava a causa. Porém, hoje pode se fazer uma taça só com uma parte da beirada. Desta forma se evitaria que nas taças altas o nariz toque a borda. "Trata-se de criar valor, não de resolver problemas", resumiu.

O especialista assegurou que existe uma lista de itens rígidos que ainda falta questionar:
  • A idéia dominante, as fronteiras (sempre utilizamos fronteiras ao pensar, assegurou), as suposições ("Não se pode pensar sem elas, o pensamento é uma suposição que se apóia em outra e em outra. Mas podemos ser conscientes delas e desafiá-las", disse), os fatores essenciais e as tendências polarizantes.
  • Apesar da ênfase nos questionamentos, De Bono reconheceu que, na prática, é difícil realizar esta tarefa, porque só prestamos atenção aos problemas.
2) ALTERNATIVAS

Esta técnica determina que por trás de toda alternativa, existe um conceito. O conceito brinda a flexibilidade, é uma parte-chave do pensamento. Este enfoque do pensamento lateral é como um efeito cascata. "Temos um objetivo, direções possíveis para abordá-lo; conceitos para cada direção e idéias para cada conceito. O aspecto específico é a idéia, o conceito é a raiz, e a direção é o caminho. Mas isso é considerado de trás para a frente: direção, conceito, idéias", explicou o guru. Um caso que ele explicou ao público foi o da falta de pessoal qualificado. Uma possível direção seria incrementar a produtividade do pessoal que temos, através da melhor utilização do tempo, fazendo com que se esforcem mais (concretamente, com horas extras ou incentivos). Outra direção possível é a de reduzir a necessidade de gente qualificada. Outras alternativas podem ser avaliadas.

3) PROVOCAÇÃO
É a forma mais poderosa do pensamento lateral. Significa colocar uma idéia intermediária distinta das demais. O pensamento sai do caminho tradicional para encontrar distintas alternativas, a fim de chegar a destino. Logo, visto em retrospectiva, o caminho alternativo resulta em ser completamente lógico. A técnica implica em passar de uma posição estável através de uma instável para outra estável. Às vezes, para chegar a uma posição, é melhor se locomover primeiro para outra, para chegar, então, a partir desta posição. "A provocação nos permite ser loucos, mas de uma forma controlada", acrescentou.

Existem duas etapas: preparar a provocação e utilizá-la. Para este segundo passo, trabalha-se com o movimento. "O movimento é um processo diferente da razão. Na razão, quando chegamos a uma idéia, se esta não é correta, a descartamos. A razão se ocupa do que é ou não é. Porém, o movimento se ocupa de aonde nos levam as coisas. Chegamos a uma idéia e, caso ela não seja correta, igualmente vemos aonde ela conduz e seguimos em frente", esclareceu o especialista.

Distintas formas de lograr o movimento:
  • Encontrar o conceito, princípio ou característica. Toma-se um conceito e se constrói uma idéia em torno dele.
  • Concentrar-se na diferença. Neste sentido, De Bono comentou que uma das frases "assassinas" das boas idéias seria: "É o mesmo que...". É uma armadilha, tendo em vista que, em última instância, caso se passe a um nível suficientemente amplo, todas as coisas são iguais.
  • Instante a instante. Ver a provocação em ação.
  • Ver os aspectos positivos. É quase como usar um chapéu amarelo. Utilizar aspecto o positivo e agregar valor.
  • Circunstâncias especiais. Significa detectar se, para uma provocação, existe uma circunstância particular que possa gerar mais valor.
    "Podemos ter uma idéia não muito interessante e depois considerar um conceito a partir do qual possamos encontrar uma idéia que tenha valor. O movimento é a disposição de nos movermos para frente", explica De Bono.
Fontes de provocação

A provocação pode nascer de duas origens diferentes:

- Surgimento: Surge de forma espontânea. Não procura deliberadamente ser uma provocação, mas é tratada como se fosse.

- Deliberada: É uma forma sistemática e formal de demonstrar provocações.

Neste último grupo existem varias técnicas:
  1. A fuga: Detecta-se algum aspecto que se dá por concluído, e depois é cancelado. Por exemplo: uma provocação pode ser pensar em um restaurante sem comida. A partir disso, se procura uma alternativa que gere uma nova idéia: por exemplo, um espaço onde as pessoas recebam um serviço completo de atendimento e utensílios necessários etc., e onde as pessoas levem sua comida, como se fosse em um piquenique.
  2. Investimento: Outra das formas de conseguir a provocação consiste em raciocinar da forma oposta à lógica. Um tema poderia ser em vez de pensar como diminuir determinados componentes do cigarro (tabaco, alcatrão), tratar de imaginar como acrescentar, por exemplo, ar.
  3. Exagerar: Tomar o nível habitual da medida e exagerar para mais ou para menos. Nas Olimpíadas de Los Angeles, conseguiu-se um grande impacto graças a esta técnica . Em vez de utilizar uma única tocha, como é habitual, utilizaram-se mil tochas.
  4. Distorção: Mudança na relação. Em vez de ABC, ACB.
  5. Desejo: São coisas que imaginamos. É menos automática que as outras.
"O movimento é o mesmo, não importa qual seja a fonte da provocação", explicou o consultor, para quem o pensamento lateral é uma ferramenta formal indispensável para se gerar, de forma deliberada, novas idéias. Na história, idéias poderosas muitas vezes foram desencadeadas por acontecimentos aparentemente aleatórios.

"Como fazemos para ter um ponto de partida sem escolhê-lo? Uma forma é procurar uma palavra ao acaso e evitar assim os mecanismos de rotina do cérebro. A preferência de padrões a partir da periferia é diferente da que temos a partir do centro. É assim como funciona a expressão "ao acaso".

Indo a partir da periferia, em um sistema de padrões, chegamos a caminhos distintos dos que podemos atingir a partir do centro", explicou De Bono.

Muitas pessoas acreditam que a criatividade é somente um brainstorming. "Também se pensa que é somente uma tarefa realizada em grupo. Porém, ele pode ser utilizado por uma só pessoa. Na Universidade de Wisconsin, foi comprovado que as pessoas criativas produzem mais sozinhas", assegurou o especialista, para quem, nas organizações, a criatividade se resume em uma expectativa ou um risco.

Apesar da grande ênfase que é atribuída hoje à criatividade dentro das empresas, já não se duvida de que seja uma vantagem competitiva; o guru reconheceu que, em muitos casos, levar estas técnicas na prática não é fácil. "Estar a favor da criatividade não é suficiente. A tarefa de todos é tarefa de ninguém. Por isso, acredito que é importante que se nomeie um Campeão do processo, uma pessoa que, sem ser a mais criativa ou brilhante, atue como nexo das boas idéias dentro da organização", recomendou o especialista.

Deve ser alguém que tenha muita energia e boas relações dentro da empresa e que se possa dedicar a reunir idéias e difundi-las dentro da organização. A pessoa criativa está demasiadamente concentrada em gerar as idéias, assim como em se ocupar desta missão, que também é vital.

A criatividade no tempo

De acordo com o especialista, existem dois tipos de criatividade.
  • A Cotidiana se refere à disposição natural para procurar alternativas e questionar as coisas.
  • A Específica, por outro lado, implica um desejo explícito de criar. "Trata-se de dizer neste momento que estou sendo criativo", explicou o especialista. Nesse caso, existem dois tipos de enfoque. Pode-se enfocar o propósito ou finalidade: ou seja, um objetivo direto para resolver um problema. Também se pode enfocar a área. Não existe uma finalidade específica, define-se a área na qual se deseja gerar idéias. Sem nos focalizarmos nas áreas, geralmente tendemos a pensar somente nos problemas. "Com este outro enfoque, podemos pensar em qualquer coisa. Ele é mais amplo. O enfoque na finalidade sempre fica dentro do pensamento existente", aclarou De Bono.
"É difícil propor idéias sem pensar nos problemas. As necessidades criativas não existem até que as fazemos existir. As organizações devem ter uma lista de necessidades criativas. Não mais de um terço dela devem se constituir de problemas. É uma forma prática de incorporar a criatividade na organização", comentou.


Estefanía Giganti e Paula Boente
Veja a seguir as perguntas e respostas feitas ao guru durante o seminário na Argentina:
  • Já que existem diferenças culturais a respeito da geração de novas idéias, como trabalham os argentinos neste sentido?

    Não fiquei tempo suficiente no país para responder com maior precisão à pergunta. Porém, suspeito que os argentinos têm um elemento em comum com os italianos: a necessidade de que suas idéias obtenham a aprovação de seus amigos.

  • Se você fosse o responsável pela área de Recursos Humanos de uma organização, que medidas tomaria?

    A função de Recursos Humanos está relacionada com dois aspectos: dirigir pessoas e suas carreiras e desenvolver indivíduos. Neste sentido, a primeira medida seria ensinar os trabalhadores a pensar. Este é um recurso muito pouco utilizado; se não aproveitássemos o capital na mesma forma, seríamos despedidos. Na África do Sul, um de meus assistentes trabalhou com mineiros analfabetos, ensinando-os a pensar. O número de brigas entre eles diminuiu de 21 para 4 e sua produtividade aumentou. Algumas mudanças podem gerar imensos benefícios. Fazer esforços para melhorar o pensamento individual.

  • Que fatores na organização impedem o desenvolvimento da criatividade?

    A criatividade não acontecerá, a não ser que ela represente uma expectativa da alta gerência. Existe, ademais, uma falha na linguagem. Quando uma pessoa põe uma idéia em prática e ela não funciona como se esperava, diz-se que houve um erro; mas muitas vezes não é assim. Existem empreendimentos que, mesmo que não tenham êxito, estão plenamente justificados. É necessário premiar este esforço. Outra das travas é a complacência: "se os resultados foram bons até agora, por que teríamos de trocar a forma pela qual fazemos as coisas?" A política da simples manutenção e a resolução de problemas gera maior dificuldade para o desenvolvimento da criatividade na empresa.

  • A Economia teve um grande desenvolvimento nos últimos tempos, acredita-se que se produziu uma evolução similar no modo de pensar?

    Provavelmente, sim. Existe um enfoque global nos negócios, e as pessoas também lêem os mesmos livros. Isto não é necessariamente ruim. Apesar do pensamento global, existem diferenças locais. Por exemplo, enquanto na Itália se destacam as PeMEs como motores da Economia; na Alemanha, o fazem as empresas de prestação de serviços médicos de 500 funcionários; e, na Finlândia, são as grandes empresas como a Nokia.

  • Como serão as escolas nos próximos anos?

    Entre 1900 e 2000, um dos aspectos que menos mudou foi a Educação. As escolas deveriam ensinar a pensar. A qualidade do futuro depende da qualidade do pensamento. O pensamento deve ser também construtivo, só pensamento crítico não é suficiente. Trabalhando com jovens, detectei que eles geralmente pensam que basta identificar um inimigo. Dessa forma, não faz falta pensar mais, tudo passa a ser culpa desse inimigo. Isto não leva a nenhum progresso, é uma desculpa para não se pensar mais. O pensamento deveria ser uma matéria central. A esta, devemos acrescentar a operacionalidade, a habilidade de fazer, porque o conhecer não é o bastante. Tem-se demonstrado que os jovens que têm hobbies na escola têm mais sucesso posteriormente em suas vidas. Outro aspecto importante que deve ser ensinado é a criação de valor na sociedade. Muitos jovens conhecem os nomes das esposas de Henrique VIII, mas não sabem como funciona o estabelecimento da esquina. Por último, acrescentaria o comportamento de sistemas, saber como funcionam os sistemas. A educação requer uma revisão profunda. O sistema está paralisado.

  • Como pode uma empresa independente aplicar o pensamento lateral para competir em um mercado monopolizado?

    É muito difícil para uma empresa grande defender todo o seu território. A pequena ou média empresa deve então procurar o nicho, aquilo que pode fazer melhor do que a mega-organização. Por exemplo, se for um fabricante de chá, pode fazer saquinhos menores para aqueles que não querem o chá tão forte. Este produto não seria tão massificado para ser vendido pela empresa de grande porte.

  • A criatividade é aplicável a todas as áreas? Como pode ser aplicada naquelas áreas que são pouco flexíveis?

    Alguns aspectos devem ser rotinas em uma organização. O resto, aquilo que não é completamente rotina, implica na criatividade. Naquelas áreas que correspondem ao primeiro caso, é possível aplicar a criatividade para verificar que as práticas utilizadas são as melhores.

  • Quando o tempo é escasso, como é possível aplicar a criatividade?

    O pensamento não requer muito tempo. Existem dois tipos de pensamento: o urgente, que permite resolver os problemas imediatos, e o importante. O urgente muitas vezes se expande e tende a ocupar todo o tempo disponível, deixando de lado o importante. Nas empresas, espera-se que as pessoas estejam constantemente ocupadas. Devemos estruturar nosso pensamento e nossa atividade de forma a deixar algum tempo ao pensamento importante, que pode ser somente 5% (cinco por cento).

  • De onde deve partir a criatividade, necessariamente da alta gerência?

    A diretória e a alta gerência fixam a cultura e a estrutura, e devem determinar que a criatividade é importante e que será reconhecida; então, todos trabalharão nas idéias. O reconhecimento é fundamental.

  • Os funcionários criativos podem desestabilizar o organograma da empresa? Podem ser vistos como uma ameaça?

    O sentido da criatividade é gerar idéias. Uma vez que se têm as idéias, utiliza-se a razão para decidir qual utilizar, qual é mais valiosa para a organização e quais são os riscos e os ganhos possíveis, no caso de utilizá-las. O perigo de produzir desestabilidade por causa da criatividade não é real, uma vez que a razão é a que decide em última instância.

  • Qual é o ambiente propício para a criatividade? Como se consegue que seja um recurso constante na organização?

    A criatividade é um hábito mental. O aspecto-chave do ambiente no trabalho para incentivá-la é a expectativa de criatividade. A isto deve ser acrescentada a possibilidade de debater idéias e o fato de saber a quem recorrer para apresentá-las.

  • Como pode ser aplicado o pensamento lateral na venda de produtos de massa?

    Muitas vezes, foi utilizada a técnica dos seis chapéus para a inter-relação entre os vendedores e os clientes. Ele oferece um marco favorável para a interação com as pessoas. O sistema oferece um valor a mais aos vendedores, tendo em vista que ao dispor de uma estrutura para a interação com o cliente, seu discurso será mais efetivo.

  • O que o senhor recomendaria para se vencer o medo de ser criativo?

    Os temores habituais são dois. Em primeiro lugar, o de se propor a ser criativo e não obter resultados. Neste caso, é preciso recordar que a atitude em sim já é importante, e que cedo ou tarde a pessoa terá seus frutos. Um segundo temor é que a idéia proposta não agrade aos demais, o que não significa que seja uma má idéia. A criatividade tem a ver com a confiança. Podemos ter pequenas idéias, mas que sejam criativas. É importante provar se dá resultado. Um experimento com estudantes demonstrou o papel fundamental da confiança. Foram Recrutados três grupos de jovens. Ao primeiro grupo foi dada uma bebida alcoólica, mas sem que eles soubessem; ao segundo, foi dito que eles tinham bebido algo alcoólico, mas isso não foi verdade; e ao terceiro, não foi dado nada, e também não foi explicado coisa alguma. Em seguida, foi solicitado que eles tentassem ter idéias criativas. Aqueles que pensavam que tinham tomado bebida alcoólica foram os que tiveram os melhores resultados. Tenho pensado em fabricar o "Elixir De Bono": será um vidrinho que contém apenas suco de espinafre, porém com certeza animará às pessoas a serem criativas.

13 julho 2012

Atenção, Nerds de Plantão!!!!



Não adianta ser julgar incrível  se não souber  comunicar! rsrsrsrrs




"Se o homem soubesse o valor que tem a mulher, andaria de quatro à sua procura." =)





12 julho 2012

UM FUTURO PROMISSOR

Todos os eventos que você experimentou em sua vida até este instante foram criados pelos pensamentos e crenças que manteve no passado. Eles foram criados pelos pensamentos e palavras que você usou ontem, na semana passada, no mês passado, no ano passado, há 10, 20, 30, 40, anos ou mais, dependendo da sua idade.




Entretanto, esse é o seu passado e ele já acabou, não pode ser modificado. O importante neste momento é o que você está escolhendo, pensando, acreditando e expressando agora. Esses pensamentos e palavras é que criarão o seu futuro. Seu ponto de poder está neste presente momento, formando as experiências de amanhã,  da semana que vem, do mês que vem, do ano que vem, e etc. Preste atenção no que você está pensando neste instante. É positivo ou negativo? Você quer que este pensamento crie seu futuro? Apenas preste atenção e tome consciência.

Louise L. Hay, "Você pode Curar sua Vida" Ed. Best Seller pág. 1

 

11 julho 2012

PROMOÇÃO! Quer ganhar um Book Fotográfico?


Mulher, homem ou até mesmo criança podem participar do sorteio!
Gostou? Não fique de fora!



Regrinhas do sorteio:



1) Curta o Portal Agenda do Produtor
https://www.facebook.com/www.agendadoprodutor.com.br

2) Compartilhe essa imagem com os seus amigos


O prêmio será um ensaio Book Fotográfico com 100 fotos em DVD entre elas 10 fotos serão tratadas no photoshop e 5 fotos serão ampliadas no formato 25x30, a serem realizados pela empresa FIRST MODELS!

E para quem não quer nem esperar o sorteio e quiser marcar um book profissional por APENAS 4X DE 50 REAIS o contato deles é:

11- 8374-2966 Tim / 6170-4276 Claro / 5702-8849 Oi / 7219-9685 Vivo

http://www.firstmodels.com.br/


O sorteio será realizado dia 31/07


Vale lembrar que apenas os leitores de São Paulo / SP podem participar. Ou em qualquer lugar que seja possível ir até SP para fazer o ensaio.

 

Boyish e Girlie. Mix dos estilos compôe o visual da atriz Evan Rachel Wood.


Evan Rachel Wood sempre foi o tipo que atriz que gosta de causar polêmica. Seja por causa de alguns dos papeis que interpretou, como a adolescente problemática Tracy, no comentado Aos Treze, filme que garantiu sua indicação ao Globo de Ouro de melhor atriz, seja por sua vida pessoal – ela manteve um relacionamento conturbado com o cantor Marilyn Manson por alguns anos (os dois ficaram noivos, mas nunca chegaram ao altar). Aos 24 anos e cheia de personalidade, a americana passeia pelos closets masculino e feminino sem errar a mão.Terninhos e macacões dividem o guarda-roupa com saias rodadas, de cintura marcada. Na hora de escolher a cartela de cores, a atriz opta pelos tons neutros – o duo branco e preto é seu preferido. O cabelo, que já passou pelas fases morena e ruiva, traz agora um loiro-claro, de fios bem curtinhos, que aparecem em topetes divertidos ou no estilo femme fatale, penteados com gel. Os olhos verdes da bela também ganham atenção especial, sempre delineados e com sombras escuras. Sexy na medida.

DUPLA BOA: O terninho usado com top metálico passa longe da mesmice.


A SAIA LÁPIS FICA AINDA MAIS CHIC SE COMBINADA À CAMISA DE SEDA.


O LONGO PERDE O EXCESSO DE DOÇURA COM A CLUTCH METALIZADA.


PEÇAS BICOLORES ESTÃO ENTRE AS FAVORITAS DA ATRIZ.


EQUILÍBRIO: Complementos discretos arrematam o longo bordado.


PEÇA ÚNICA: O macacão ganha o red carpet com os acessórios certos.


O CLÁSSICO DUO BLACK & WHITE É SEMPRE ELEGANTE E ATUAL.


por em Dicas, Estilo

10 julho 2012

Maytê Models! Novos talentos do sul




Novos talentos do sul: Daniele, Jéssica Nunes, Marindia e Adrielle  - Fotos: Divulgação


A  Maytê Models  realizou a entrega dos certificados de modelo e manequim na Associação Colaziol Scotta para novos talentos canoenses que despontam nas passarelas. Os cursos acontecem na Associação Colaziol Scotta e na C.S.U. Mathias Velho. A noite foi repleta de shows e desfiles sob o comando do professor Vili Silva. (Fonte: http://www.laneylangaro.com.br/)

NYFW tem novo regulamento para modelos



NYFW-novos-regulamentos-para-modelos

Algumas mudanças importantes foram tomadas pelo Conselho de Estilistas de Moda da América (CFDA), que lançou um conjunto atualizado de diretrizes de saúde, para garantir que a aparência dos modelos sejam adequadamente saudáveis. Essas mudanças estão sendo feitas nesta época do ano em preparação para a famosa Semana de Moda de NY (NYFW), que começa dia 9 de fevereiro.
As diretrizes estão listadas abaixo e, adicionalmente, o Conselho afirmou que nenhum modelo menor de 16 anos poderá desfilar durante a semana de moda.
Diane von Furstenberg, presidente do CFDA e Steven Kolb, diretor executivo do Conselho,  enviaram um e-mail com as orientações,  declaração, e alguns sinais de alerta de distúrbios alimentares para todas as agências de modelos.
• Educar a indústria da moda para identificar os sinais de alerta precoce em um indivíduo em risco de desenvolver um distúrbio alimentar.
• Incentivar modelos que podem ter um distúrbio alimentar para procurar ajuda profissional, a fim de continuar a modelagem. E modelos que estão recebendo ajuda profissional para um transtorno alimentar não deve continuar modelando sem  a aprovação profissional.
• Desenvolver oficinas para a indústria (incluindo os modelos e suas famílias) sobre a natureza dos distúrbios alimentares, como eles surgem, como  identificá-los e tratá-los, e as complicações se não forem tratadas.
• Apoiar o bem-estar dos indivíduos mais jovens não contratando modelos menores de dezesseis anos para desfiles, não permitindo que modelos menores de dezoito anos de idade trabalhem após meia-noite. Verificar identidades para garantir que os modelos possuem a idade apropriada; providenciar pausas regulares e descanso. Consultar a legislação trabalhista aplicável encontradas em www.labor.state.ny.us quando  trabalhar com modelos menores de dezesseis anos.
• Fornecer refeições saudáveis, lanches e água no backstage e nas gravações. Prover orintação nutricional e física profissional.
• Promover um ambiente saudável no backstage, elevando a consciência do impacto do tabagismo e doenças relacionadas ao tabaco entre as mulheres, garantindo um ambiente livre de fumo e bebida entre os menores de idade, proibindo o álcool.
Furstenberg e Kolb pediram as agências de modelos que cumpram a promessa de respeitar as diretrizes listadas.
Agências como: DNA, Elite, Ford, IMG, Marilyn, New York, Next, One, Supreme, Trump, Wilhelmina, e Women se manifestam a favor das diretrizes.

Fonte: http://blog.mauriciopo.com/#axzz20FwJJ4Sa

09 julho 2012

Bóson de Higgs: Entenda a Partícula de Deus



Bahia 360 Graus -  Dentro do Large Hadron Collider (LHC), o acelerador de partículas da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN), na fronteira entre Suíça e França, a maior câmera fotográfica do mundo registrou um traço probabilístico da existência dessa partícula misteriosa.  A construção do LHC custou cerca de 10 bilhões de dólares e muitos questionam se os experimentos feitos ali não seriam uma tentativa de se “brincar de Deus”. O motivo é que os cientistas tentam recriar as condições que formaram o universo, a partir do chamado Big Bang”.
Desde 2010, quando o LHC foi inaugurado, as equipes dos experimentos Atlas e CMS, analisaram 800 trilhões de colisões que ocorreram dentro do LHC, onde supercondutores aceleram, em sentidos opostos, dois feixes de energia formados por prótons até quase atingirem a velocidade da luz. Os prótons completam 11 mil voltas por segundo dentro do acelerador até colidirem de frente. Depois de tantos testes, os cientistas detectaram apenas em dois eventos que podem ter revelado o bóson de Higgs.
Conhecido como “bóson de Higgs”, essa partícula guardaria “o segredo para a existência da matéria”.  Chamada também de “partícula de Deus”, para os cientistas ela poderia ser a “chave” para entendermos de onde viemos e para onde vamos.   O nome é uma homenagem ao físico escocês Peter Higgs, que escreveu em 1964 sobre a teoria de que ela existia. Higgs é um ateu, manifestou várias vezes a reprovação ao apelido dessa partícula subatômica que recebe seu nome, temendo que ofenda pessoas religiosas.
O uso do termo se tornou mais popular após o lançamento do livro, “A Partícula de Deus” (1993), de Leon Lederma. Ele dizia que o bóson de Higgs poderia ser a chave para “desmistificar” a religião de vez.
Mas a descoberta é vista de maneira diferente pelos religiosos. A Igreja Católica, através de   Marcelo Sánchez Sorondo, teólogo e chanceler da Pontifícia Academia das Ciências do Vaticano disse que o bóson de Higgs “demonstra algo maravilhoso”. “O cientista se limita a dizer que descobriu a partícula; o crente vê o fruto da vontade de Deus”, disse Sorondo, tentando desfazer a ideia de que o avanço da ciência diminui o espaço para as crenças religiosas.
Embora os evangélicos não tenham um porta-voz oficial sobre a questão, alguns cientistas protestantes se manifestaram sobre a questão.
O Dr. Larry Vardiman, que trabalha para o Instituto de Pesquisas sobre a Criação acredita que, embora o bóson de Higgs não tenha “conotações religiosas específicas”, sua descoberta pode servir para lançar alguma luz sobre o relato bíblico da criação. Vardiman é um cientista e pesquisador nas áreas de astrofísica e geofísica.
Segundo ele: “É legítimo tentar entender como a massa, o espaço e o tempo se originaram, mas não se os processos que usamos para explicar a sua origem esquecem do Criador… A teoria do Big Bang diz que o universo começou como um ponto infinitesimal e se expandiu, criando espaço e massa bilhões de anos atrás Embora esta ideia possa parecer coerente com a descrição da criação de Gênesis 1:1, dizem que pode ter acontecido há bilhões de anos, enquanto a Bíblia diz que aconteceu em um dia de 24 horas, apenas alguns milhares de anos atrás.
A teoria também é apresentada como um evento natural, que não exigiu o envolvimento de Deus… Infelizmente, os cientistas que teriam as melhore condições para observarem a obra de Deus através de um microscópio ou de um telescópio, muitas vezes parecem ser os primeiros a negar que Ele é o Criador. Porque negam o Criador, eles não conseguem entender a explicação definitiva para o mundo que nos rodeia, mesmo que as Escrituras digam “Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo são vistos claramente, sendo percebidos por meio das coisas que são feitas, mesmo seu sempiterno poder e Divindade, de modo que eles fiquem inescusáveis.” (Romanos 1:20).”
Dr. Jeff Miller, escritor e apologeta, afirmou que a descoberta de evidência para o bóson de Higgs não provam nada:
“Note-se que sem a existência desta partícula, os teóricos do Big Bang reconhecem que o Universo não podia sequer ter se formado após o Big Bang. A comprovação de sua existência não irá provar que o Universo se formou como diz a Teoria do Big Bang… Sua existência não prova que a matéria existe desde sempre ou pode trazer à existência tudo a partir do nada… E sua existência certamente não prova que as leis científicas que regem o Universo poderiam ser escritas sozinhas.






No entanto, sem a existência da partícula, os teóricos sabem que o Big Bang não poderia acontecer. Logo, a descoberta de sua existência não iria provar nada no final, mas apenas permitir que os evolucionistas possam atravessar um dos muitos abismos que ficam no caminho de sua teoria… a  criação ainda se destaca como a explicação mais lógica para a origem do Universo, pois é o modelo que corresponde a evidência científica”.
Com informações Época e Christian Post

KELLY MODELS MAGAZINE

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