SIM! A VIDA É FEITA DE ESCOLHAS!
Lamentavelmente, eu ainda não sou integrante da doutrina, mas tive a oportunidade de conhece-la , através das minhas filhas que inicialmente eram simples frequentadoras do Curso de Inglês promovido pela organização SUD. Ambas, embora bastante jovens, mas por vontade própria decidiram buscar orientação por meio da fé e da evangelização como princípio e atualmente são membras da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Ser mórmon exige além da crença em Jesus, total disciplina, é uma longa a caminhada... Considero-me muito feliz por elas!
Foto: Ana Claúdia Souza Oliveira - SUD |
Como uma doutrina religiosa é capaz de criar
empresários e executivos de sucesso.
Reportagem do Isto É Dinheiro
Eles não
bebem, não fumam, não usam drogas nem tomam café. Os homens da doutrina, andam invariavelmente
com camisas de manga curta e gravata. Os cabelos são impecavelmente
penteados. Trabalham duro, muito duro. E estudam nas melhores
universidades. A família é o que há de mais importante em suas vidas.
Essa é a descrição dos seguidores da Igreja de Jesus Cristo dos Santos
dos Últimos Dias, mais conhecidos como Suds ou mórmons. Criada no início do século
19 nos Estados Unidos, a religião espalhou-se por praticamente o mundo
todo, inclusive no Brasil – onde tem 200 mil seguidores (segundo último
censo, entretanto os registros da Igreja contam com mais de 1 milhão de
membros). O seu vasto império comercial é avaliado em US$ 40 bilhões.
AS MISSIONÁRIAS FEMININAS! Ou "Sisters"
|
Dona de diversos negócios com fins lucrativos, organizados sob a holding DMC, com sede em Salt Lake City, no Estado de Utah, a empresa conta com seis subsidiárias, que controlam 11 estações de rádio, uma emissora de tevê, diversas empresas de mídia impressa e digital, além de uma prestadora de serviço de hospitalidade e uma seguradora, com mais de US$ 3,3 bilhões em ativos. Neste ano, inaugurou um shopping que custou US$ 2 bilhões em sua terra natal, onde está localizado o maior templo da Igreja, com capacidade para sete mil fiéis. É fácil entender por que os Suds têm tantas posses. Eles podem ser considerados a mais capitalista das religiões – embora outras, como a calvinista, abençoem o lucro e estimulem seus seguidores a enriquecer, ela difere na forma como está organizada, semelhante à de uma corporação.
Seus dogmas seguem conceitos que são muito apreciados no mundo dos negócios. Por essas razões, boa parte de seus fiéis são empreendedores de sucesso ou executivos bem-sucedidos em grandes empresas. No Brasil, pode-se citar o empresário paulista Carlos Wizard Martins, presidente do grupo Multi, dono de várias escolas de idioma e de informática, como a Wizard e S.O.S Computadores, cuja receita ultrapassa os R$ 3 bilhões. O brasileiro David Neeleman, que criou a companhia aérea Azul, atualmente dona de uma fatia de 10% do mercado de aviação civil nacional, é outro mórmon de destaque. Ele nasceu no Brasil, quando seu pai cumpria uma missão no País. Mais tarde, ele próprio foi missionário no Rio de Janeiro e no Nordeste.
A lista
inclui o gaúcho Francisco Valim, que tem o desafio de fazer a empresa de
telefonia Oi crescer novamente. “Desde pequenos aprendemos a liderar e a
lidar com a rejeição”, afirma Martins, referindo-se ao fato de
pertencer a uma confissão minoritária. “Isso ajuda muito na hora de
enfrentar o mercado de trabalho.” Nos Estados Unidos, destacam-se o
candidato republicano à Presidência Mitt Romney, fundador da Bain
Capital, empresa de private equity com uma carteira de investimentos
superior a US$ 60 bilhões. Outro bilionário mórmon é Jon Huntsman, filho
do fundador da Huntsman Corporation, gigante da indústria química, com
valor de US$ 11 bilhões na bolsa de Nova York.
Quem
também contribui com 10% de seus rendimentos à igreja é J.W. Marriot,
presidente da cadeia de hotéis Marriot. Assim como para os católicos um
dogma importante é acreditar na Santíssima Trindade, os Suds são
doutrinados pelo trabalho. Para seus devotos, trabalhar é uma obrigação
espiritual, como ir à missa aos domingos e rezar o Pai Nosso é para os
súditos do papa Bento XVI. O sucesso nos negócios, portanto, nada mais é
do que um sinal de que o indivíduo está seguindo os mandamentos da
Igreja. “Uma coisa que aprendemos é ser perseverantes”, afirma o Sud
Paulo Kretly, presidente da consultoria americana de treinamento
FranklinCovey, no Brasil. “Dessa maneira, conseguimos o sucesso que
algumas pessoas não alcançam por falta de paciência.”
Nascido em
uma família humilde — seu pai não chegou a completar o segundo grau —,
Kretly precisou conciliar a carreira com os estudos e o trabalho
voluntário na Igreja. Mesmo com as dificuldades, completou o mestrado e
iniciou um doutorado. Essa firmeza e essa obstinação de objetivos são
injetadas desde muito cedo aos fiéis. Aos 8 anos, eles são incentivados a
fazer pequenos discursos nas igrejas, para perderem o medo de falar em
público. Aos 19 anos, recebem um “choque de gestão” ao se alistarem nas
missões. Voluntariamente, eles abandonam o convívio familiar e são
encarregados da evangelização e conquista de novos adeptos, na maioria
das vezes no Exterior. Antes de embarcarem, os missionários passam por
um centro de treinamento, no qual aprendem a “vender” a religião.
Dia do Batismo da minha filha Bruna na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Na ocasião desta foto do nosso arquivo pessoal: Classe das Abelhinhas, Meninas Moças e Lauréis da Ala Sta. Cândida) |
Durante a
missão, que dura dois anos, podem entrar em contato com a família apenas
duas vezes. “É uma experiência muito difícil, uma vez que temos de sair
de casa para enfrentar o desconhecido”, afirma o mórmon Paulo Amorim,
ex-sócio da Korn Ferry e atual presidente da Alexander Proudfoot,
consultoria especializada em produtividade, na América Latina. “Quando
voltamos, no entanto, somos capazes de vender qualquer coisa.” Com
passagem pela Autolatina, fusão da Volkswagen com a Ford, no Brasil, nos
anos 1980, e pela americana Pepsico, Amorim se especializou em
trabalhar na formatação de grandes transações. Um exemplo em que esteve
envolvido foi na consolidação das operações das Pizza Hut e KFC no
Brasil.
|
Mutal semanal: Momentos de descontração onde os membros de uma mesma ala reúnem-se para atividades lúdicas (na foto incorporada ao artigo: Eis a turminha da Ala Carmo a qual minhas filhas fazem parte) |
Jargões corporativos, como “coaching”, e palavras como liderança e conselho consultivo são também comuns para explicar o funcionamento da Igreja Mórmon. “A organização da Igreja é perfeita”, afirma Carlos Martins, do grupo Multi. “Qualquer empresa que adotá-la será bem-sucedida.” Foi o que fez Martins, quando começou, em 1987, a dar aulas particulares de inglês em Curitiba. Ele usou o método de ensino mórmon para aprender idiomas, que promete que qualquer um pode falar outra língua rapidamente. Tanto que, na ocasião, o empresário adotava o slogan “Inglês em 24 horas” como chamariz para atrair clientes. Um quarto de século depois, Martins é dono da maior rede de ensino de idiomas do País, que conta com 700 mil alunos. Tudo construído na base dos preceitos mórmons, com persistência e muito trabalho duro.
"Tudo pode acontecer e todo sonho pode ser realizado". |
Dia do Batismo da Camila, com a presença do Elder Bezerra, membro este que já concluiu honrosamente a sua missão e retornou para sua família e cidade natal. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário e volte sempre!