A calça jeans quando surgiu era chamada antigamente de calça Levis. Conheça agora um pouco da história real do jeans...
Levi Strauss |
Criado como opção de roupa forte, econômica e durável para os garimpeiros americanos, a calça azul tornou-se peça indispensável através dos séculos, até parece um moderno conto de fadas. Um garoto alemão louco por aventuras que, ao completar 18 anos, decidiu deixar seu país para ir morar com o cunhado em Nova York. Yes! Levi Strauss chegou aos Estados Unidos em 1847, no auge da "febre do ouro" – aquela famosa corrida para o Oeste – quando milhares de pioneiros partiam para a Califórnia atrás de reluzentes pepitas de ouro, em vez de pegar na picareta, Levi preferiu trabalhar como mascate, na bagagem, levava um tecido grosso e escuro perfeito para fazer tendas, mas não era bem isso que os garimpeiros precisavam. O que faltava mesmo era uma roupa resistente que encarasse montanhas, lama e terra batida. Esperto, Mr. Strauss decidiu pegar o seu tecido e fazer uma "peça" diferente, usando como molde a calça de um marinheiro genovês, criou um modelito todo seu: nascia assim o primeiro jeans, em 1850.
O sucesso entre os mineiros foi tanto que, em 1856, ele inaugurou sua primeira fábrica, a Levi Strauss & Co. A partir daí, surgiu um problema com a matéria-prima para confeccionar milhares de calças que o pessoal queria. Strauss decidiu então substituir aquele grosseiro tecido de tenda por um algodão mais macio, fabricado na França e utilizado para fazer as roupas dos escravos que trabalhavam nas plantações americanas. O nome desse tecido ficou conhecido como Denin.
Disputadissímos entre os garimpeiros, os jeans chegaram aos cawboys e ficaram marcados como sinônimo de liberdade e pioneirismo. O século 20 consagrou os jeans definitivamente, agora, também como símbolo de rebeldia. Imortalizado no cinema por James Dean e Marlon Brando, nos anos 60 transformaram-se no uniforme preferido de toda uma geração jovem à procura de novos valores.
Mas quem definitivamente imortalizou o jeans, tanto a jaqueta como a calça foi o ator James Dean com seu filme imortal " Assim Caminha a Humanidade" , depois deste filme o jeans como moda tomou conta do mundo todo e permanece até hoje.
O imortal James Byron Dean foi um ator estadunidense. É considerado por muitos como um ícone cultural, como a melhor personificação da rebeldia e angústias próprias da juventude da década de 1950. |
Na Universidade de Berkeley, na Califórnia, houve uma época em que veteranos proibiam os calouros de usarem o jeans, pois só eles tinham o direito de vesti-lo. E os jeans seguiram firme nos anos 70 e 80, chegando nos anos 90 como peça mais versátil e democrática do guarda-roupa.
Fonte e fotos: artigos da Web
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário e volte sempre!