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22 maio 2015

Você se vê em algumas dessas imagens?

O amor está nas pequenas coisas… 

Sabe aqueles pequenos momentos que todo mundo fala? Pois é, o artista Puuung deu um jeito de capturá-los e transformá-los em ilustrações para aquelas pessoas que ainda não entendem o que significa e o grande significado que há por trás de todos eles dentro de um relacionamento.

Como o próprio título já diz, são coisas simples, mas que podem ser a base em qualquer relação, porque, lembre-se: mais importante do que os grandes e eventuais gestos, são as singelas e espontâneas interações no cotidiano.

Amar é…



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Sinceramente, passei alguns minutos olhando essas imagens, pois são perfeitas para nos fazer refletir sobre a forma como levamos nossos relacionamentos. E isso vale para TODOS NÓS! 


Veja mais! Fonte: http://www.tudointeressante.com.br/2015/04/o-amor-esta-nas-pequenas-coisas-voce-se-ve-em-algumas-dessas-imagens.html

16 maio 2015

AS PRÓPRIAS MÃOS

 
"Se vais por um caminho construído a cada dia, com tuas próprias mãos, chegarás ao lugar onde deves estar".  Antiga máxima egípcia.  O falso critério de comodidade adotado pelos atuais esquemas mentais desvalorizou ao máximo o trabalho pessoal, o trabalho que se efetua com as próprias mãos. A inteligência converteu-se apenas em habilidade para explorar os demais, fazer que se movam outras mãos e que para nós fique o usufruto do trabalho de outros. Quem consegue isso é o mais sagaz, mas também o mais infeliz. Se as mãos alheias desaparecessem um dia, estaria impossibilitado de seguir em frente. A falta de prática e de confiança em si mesmo o tornam inútil, tanto para construir como para prosseguir os caminhos traçados, pois se sentiria mutilado até para mover os pés. As mãos são apenas um símbolo que surge da mais nobre das nossas ferramentas. Aquele que sabe usar as suas mãos para um trabalho útil, também sabe canalizar as suas emoções e dirigir a sua mente, sabe usar a vontade e abrir caminhos no meio de dificuldades que para outros pareceriam sem solução. Tudo que é feito com as mãos e a consciência, tem alma. As mãos apenas movem matéria e o caminho de que falamos não é exclusivamente material. É imprescindível devolver o valor ao trabalho pessoal e não imaginá-lo apenas como uma ação estritamente criativa.  Os Grandes Mestres ensinam, mostram caminhos, oferecem perspectivas, mas não podem fazer o trabalho por nós. Isto é, podem, mas não o fazem, porque nesse caso o êxito seria deles. E o que seria de nós, sempre sujeitos a que os outros fizessem o que nos corresponde? Que tipo de construtores seríamos se não nos atrevêssemos a levantar uma simples pedra?

10 maio 2015

DIA DAS MÃES - HOMENAGEM ESPECIAL



Ela tem a capacidade de ouvir o silêncio.
Adivinhar sentimentos.
Encontrar a palavra certa nos momentos incertos.
Nos fortalecer quando tudo ao nosso redor parece ruir.
Sabedoria emprestada dos deuses para nos proteger e amparar.

Sua existência é em si um ato de amor.
Gerar, cuidar, nutrir.
Amar, amar, amar...
Amar com um amor incondicional que nada espera em troca.
Afeto desmedido e incontido, Mãe é um ser infinito.

(Trecho do livro Minha mãe, meu mundo)
Anderson Cavalcante

10 janeiro 2015

“O Pequeno Príncipe” Dez verdades eternas que aprendi com o livro!

PEQUENO PRÍNCIPE CAPA
Por Nara Rúbia Ribeiro
Quando menina, eu não tinha muitos livros. Na verdade, até os seis anos de idade não tinha nenhum. Foi aí que alguém presenteou a nossa família um exemplar de: O Pequeno Príncipe.
Assim se deu a minha estreia no mundo sem precedentes da literatura, e do principezinho… Passava horas olhando as letras e namorando as aquarelas do Saint-Exupéry. Minha mãe leu a história para mim e para o meu irmão por diversas vezes. Até que um dia ela emprestou o livro e nunca mais o vimos.
Então, não foi por acaso que, logo que comecei a trabalhar tratei de comprar outro exemplar. Ainda era adolescente quando sublinhei as frases que mais me marcaram e foram inúmeras as anotações no rodapé e nas laterais.
Eu cresci. Envelheci. Mas como tenho alma de poeta, ouso asseverar que a única sabedoria verdadeira é aquela com as cores da infância. O elevado só pode ser visto no simples, no puro, na singeleza daquele que olha o mundo com olhos desprovidos de blindagens e arestas.
Nesse exercício de regressar infâncias, eis as verdades que aprendi:
1 – “Os baobás, antes de crescer, são pequenos.”
Nunca deixar para amanhã a minha faxina interior.
2 – “É preciso que eu suporte duas ou três larvas se quiser conhecer as borboletas.”
Preciso ter paciência com as minhas próprias limitações até as minhas asas ficarem prontas.
3 – “É preciso exigir de cada um o que cada um pode dar – replicou o rei. A autoridade baseia-se na razão.”
É desumano exigir do outro a entrega de algo que não lhe pertence. Não posso administrar a posse do outro, muito menos poderia administrar as suas lacunas. Assim, que eu cuide, então, das minha carências!
4 – “Tu julgarás a ti mesmo – respondeu-lhe o rei. – É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio.”
Pensar na vida alheia, nas qualidades alheias é uma distração medíocre. Mais vale o autoconhecimento do que ter decorado a biografia de centenas de outros.
5 – “As estrelas são todas iluminadas… Será que elas brilham para que cada um possa um dia encontrar a sua?”
O universo colabora, dando-nos a luz de indizíveis estrelas. Resta-nos treinar a própria visão para que as saibamos enxergar.
6 – “Tu não és ainda para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil outros garotos. E eu não tenho necessidade de ti. E tu também não tens necessidade de mim. Não passo a teus olhos de uma raposa igual a cem mil outras raposas. Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás, para mim, único no mundo. E eu serei para ti única no mundo.”
As pessoas se permitem cativar por vontade. Talvez inconscientemente, mas por vontade própria. Quando existe um laço assim, de encantamento construído, nenhum silêncio e nenhuma distância lhe pode vencer.
7 – “A gente só conhece bem as coisas que cativou – disse a raposa. – Os homens não têm mais tempo de conhecer coisa alguma.”
O homem, na pressa cotidiana, habituou-se à superfície das coisas, dos relacionamentos. Habituou-se à superfície de si. Por isso estamos tão distantes da verdadeira saúde mental. É essa pressa que faz adoecer os homens.
8 – “O essencial é invisível aos olhos.”
Tudo o que vemos é provisório, parcial. Distorcida é a realidade que nos cerca. Aquilo que de fato é ressoa no abstrato, tem vigas invisíveis na alma e não cabe na palma de nenhuma mão.
9 – “Foi o tempo que perdeste com tua rosa que a fez tão importante.”
A importância do outro não reside no outro. Reside em nossa aptidão interior de dispensar a ele o melhor de nós mesmos. É o nosso coração que faz com que o outro se torne tão especial.
10 – “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.”
Talvez a frase mais famosa do livro. É uma assertiva que dispensa explicação. Toda e qualquer fala seria inútil. Se quiseres compreender, exercita-te. Cativa! E cativa-te primeiro a ti. Só assim dimensionarás a responsabilidade de tudo aquilo que é eterno.

Beth Whaanga postou estas fotos no Facebook e perdeu 103 amigos

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(Por baixo do VESTIDO VERMELHO, de Beth Whaanga)
Quero que você faça uma coisa. Quero que olhe uma foto. E depois me diga o que está vendo.
Antes de continuar, vai uma dica: a foto é de uma mulher nua. Isso mesmo, nua. Ainda está disposto a olhar?
Vou lhe dizer outra coisa sobre a mulher nua que você está prestes a ver: ela é uma guerreira do câncer de mama. O corpo que você está prestes a olhar carrega todo um bordado de cicatrizes. É que há toda uma história a ser contada por baixo desse vestido vermelho.
Esta semana a australiana Beth Whaanga, mãe de quatro filhos, respirou fundo e cometeu uma ousadia. Ou melhor, mais que uma ousadia. Dizer que é uma ousadia não faz justiça ao seu ato. O que Beth fez foi se deixar ficar completamente vulnerável. O que ela fez foi de uma bravura, generosidade e coragem extraordinárias, e se eu tivesse um tesauro à mão, inseriria outras mil palavras descritivas.
Beth tirou a roupa e se deixou clicar pela fotógrafa Nadia Mascot, sua amiga de longa data, para um projeto que elas batizaram de Under The Red Dress (Por Baixo do Vestido Vermelho). Num esforço para informar as mulheres sobre o câncer de mama. Num esforço para iniciar uma discussão sobre como as cirurgias contra cânceres transformam o corpo das pessoas e como elas se sentem em relação a elas mesmas. Num esforço para dizer àquela mulher que você encontra no portão da escola, aquela colega de trabalho no departamento ao lado, que é inteiramente possível que seu corpo tenha essa aparência. É inteiramente possível que seu corpo conte uma história que não se reflete em sua aparência externa.
Qual é a história de Beth? Ela recebeu o diagnóstico de câncer de mama no ano passado, no dia em que completou 32 anos. Mais tarde, foi informada que é portadora do gene BRCA2. Assim, em novembro ela se submeteu a uma mastectomia dupla e uma histerectomia total. E agora seu corpo conta a história...
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(Queda de cabelos ainda em curso / Reconstrução da mama com retalho TRAM / Mastectomia bilateral total / Drenos Bellovac / Reconstrução do umbigo / Reconstrução do retalho TRAM bilateral / Histerectomia total / Perda de peso acelerada)
Veja o que Beth escreveu no Facebook quando postou as imagens para seus amigos verem:
"AVISO: Estas imagens são chocantes e contêm material de topless. A intenção não é que sejam sexuais de nenhuma maneira. O objetivo deste projeto é conscientizar as pessoas do câncer de mama. Se você achar estas imagens ofensivas, por favor as esconda de seu feed.

Todos os dias passamos por pessoas na rua. Essas pessoas parecem normais, mas às vezes, embaixo de suas roupas, seus corpos contam uma história diferente. Nadia Mascot e eu queremos encontrar outras pessoas que se disponham a participar de nosso projeto, para podermos mostrar a outros que o câncer afeta todo o mundo. Velhas ou jovens, a idade não importa: é crucial fazer auto-exame. Isso pode acontecer com você.
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E o que Nadia escreveu:
"Em meu trabalho como fotógrafa, senti o desejo de compartilhar imagens que tivessem mais significado e finalidade. Esse desejo nasceu de uma batalha de saúde que eu própria enfrentei. Quero poder ajudar as pessoas através dos meus talentos. A jornada de Beth, passando pelo diagnóstico e a cirurgia, me comoveu, e eu achei que tinha algo a dizer. Quando fizemos as fotos, tive a inspiração de que a coisa não deveria ficar apenas nisso. Todos os dias passamos por pessoas na rua e enxergamos apenas a fachada delas. Aquilo que elas se sentem à vontade em mostrar ao mundo muitas vezes conta uma história que difere das batalhas particulares delas. Under the Red Dress é um projeto que procura relatar essas histórias silenciosas que as pessoas estão querendo contar, enquanto pessoas estão querendo ouvir. Todo o mundo gosta de ser lembrado de que a pessoa ao lado é apenas humana, como ela própria é.
"Estou olhando estas fotos há uma hora. Fotos de um corpo que passou por uma mastectomia bilateral total. Uma reconstrução de mama. Uma reconstrução de umbigo. Uma histerectomia total. A devastação que a perda de peso rápida provocou em sua pele. A queda de cabelo, que ainda continua.
Estou olhando para isso, mas não é isso o que estou vendo.
O que eu vejo em cada uma dessas imagens é uma mulher que é forte. Valente. Cheia de garra. Uma lutadora. Vejo uma mãe. Uma cunhada. Uma esposa. Uma filha. Uma melhor amiga. Vejo uma mulher que é bela não apesar de suas cicatrizes, mas por causa delas. Uma mulher que está disposta a mergulhar em sua própria vulnerabilidade, num esforço para ajudar outras mulheres. Para lembrar às outras mulheres que precisam fazer auto-exames, ter consciência da questão do câncer de mama, para ajudar a iniciar um debate sobre o caráter insidioso do câncer de mama.
É isso o que vejo quando olho para essas fotos de Beth Whaanga nua. Mas nem todo o mundo enxerga isso. Alguns dos amigos de Beth não enxergaram isso.
Na realidade, quando Beth postou essas imagens no Facebook, 103 de seus amigos DESFIZERAM A AMIZADE com ela imediatamente. Alguns acharam as imagens inapropriadas ou até pornográficas.
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Quando ouvi isso pela primeira vez, fiquei perplexa. Depois, irada. Mas, na realidade, eu entendo. É assustador. Perturbador. Desconcertante. E talvez alguns de vocês que estão lendo isto agora sintam a mesma coisa. Talvez vocês conheçam alguém que já tenha passado por cirurgias recentes para extirpar um câncer. Talvez o câncer de mama esteja presente em sua família. Talvez já tenha passado da hora de você fazer uma mamografia. Ou, quem sabe, você tenha sentido um caroço no seio recentemente e não quis pensar sobre o assunto. Talvez você simplesmente não queira que fiquem lhe lembrando sobre o câncer de mama. E a coisa mais fácil a fazer neste instante é olhar na outra direção. Virar a cabeça. Desfazer a amizade com a mulher que postou estas imagens chocantes. Eu entendo.
Mas estou pedindo a você que olhe para Beth outra vez.
O câncer de mama é o câncer diagnosticado com mais frequência em mulheres na Austrália e no Reino Unido.
Peço que você olhe para Beth outra vez.
Uma em cada oito mulheres terá câncer de mama em algum momento de sua vida.
Estou pedindo que você olhe outra vez.

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Porque Beth precisa de nosso apoio. Ela não precisa se sentir envergonhada de qualquer maneira por ter feito algo tão corajoso, que exigiu tanta valentia. Por ter feito algo com o intuito de ajudar a salvar vidas.
E tenho uma mensagem para você, Beth: se o fato de você ter feito estas fotos e as compartilhado no Facebook significa que uma vida sequer seja salva, se uma mulher apenas, que seja, vá fazer um exame de mama, fazer uma mamografia ou procurar o médico para falar de um caroço que notou no mês passado, porque você teve a coragem de fazer estas fotos e compartilhá-las com o mundo... bem, você será mais que apenas corajosa. Para mim, você é heroína.
Se você quiser participar do projeto Under The Red Dress, dê uma olhada na página dele no Facebook.
Todas as fotos são de Nadia Mascot.
Este post saiu originalmente no mamamia.com.au.
Fonte:http://www.brasilpost.com.br/rebecca-sparrow-/mastectomia-fotos_b_4823845.html?ncid=fcbklnkbrhpmg00000004

16 dezembro 2014

SCHINDLER BRITÂNICO: ELE SALVOU 669 CRIANÇAS NA SEGUNDA GUERRA E NÃO SABIA QUE ELAS ESTAVAM SENTADAS AO SEU LADO

Emocionante: um programa da TV Britânica encheu o auditório com as crianças que um dia foram salvas pelo homem que é conhecido como o Schindler britânico. E ele não fazia a mínima ideia de que estava sentado ao lado delas.
Sir Nicholas Winton
Momento em que Nicholas Winton percebe que ao lado dele estavam as crianças que havia salvado

Não se sabe ao certo se temos uma missão em vida, não sabemos se há algum propósito. Refletindo nos sábios pensamentos de Forrest Gump (1994), não sabemos se cada um de nós tem um destino estabelecido ou se todos estamos existindo e vivendo de acordo com o que a vida nos oferece. Talvez sejam os dois, talvez as duas coisas aconteçam ao mesmo tempo. No entanto, nossa História é repleta de pessoas extraordinárias que fazem grandes feitos e inspiram todo o mundo, como anjos enviados de um glorioso céu para sentir a humanidade, e fazer algo por ela. Uma dessas pessoas extraordinárias é o filho de alemães judeus, o britânico Sir Nicholas Winton que nasceu em Londres a 19 de Maio de 1909, e tem uma história de determinação e coragem para ajudar aos outros. Sua história começa em 1939, antes do início da Segunda Grande Guerra, quando ele organiza o resgate de 669 crianças (a maioria delas era judia) na antiga Checoslováquia, antes que elas fossem enviadas aos campos de concentração nazistas.

Nicholas Winton

Pouco antes do natal de 1938, Winton foi até Praga para encontrar um amigo que o havia chamado para ajudar-lhe em trabalhos humanitários com os judeus - na parte da Checoslováquia que estava sob o domínio da Alemanha nazista. Nesta época, ele servia a Força Aérea Real da Inglaterra.Percebendo que não havia nenhum plano para ajudar as crianças que corriam risco de vida com os nazistas, ele mesmo organizou um plano de resgate para ajudá-las. Foi, então, que ele entrou em contato com a organização Refugee Children's Movement, em Londres, a fim de conseguir alojamento e dinheiro para aprovar a entrada na Inglaterra dos refugiados europeus perseguidos pelo nazismo. Ainda em 1938, a Inglaterra aprovou seu pedido, permitindo a entrada de refugiados com idade inferior a 17 anos, contanto que tivessem um lugar para ficar e £50 depositadas como garantia de pagamento de uma passagem para eventual retorno ao país de origem.


Nicholas Winton

Enquanto ele organizava o resgate, o boato de que havia um homem ajudando as crianças em Praga se espalhou, ficando conhecido como "o Britânico da Rua Wenceslas". Isto levou diversas famílias a procurar por sua ajuda, tentando incluir seus filhos em sua lista na tentativa de salvar suas vidas. Durante os nove meses seguintes, ele conseguiu evacuar 669 crianças, por um trem que seguia de Praga para Londres. Ao total foram oito viagens.
Um nono trem com 250 crianças deveria ter partido em setembro de 1939, mas este foi o dia em que o Reino Unido declarou guerra contra a Alemanha. O trem não saiu da estação e as crianças jamais foram vistas novamente.


Nicholas Winton
Nicholas Winton

A operação realizada pelo homem que hoje tem 105 anos, levou as 669 crianças em segurança até a Inglaterra entre os anos de 1938 e 1939. No entanto, ao término da Guerra, esta operação não tinha sido identificada, sendo completamente desconhecida por todos. Foi somente no ano de 1988 que sua esposa Greta descobriu um velho arquivo contendo um livro, datado de 1939, com os nomes e as fotografias de todas as crianças que foram salvas, juntamente com cartas aos pais destas crianças. O vídeo abaixo é uma reportagem sobre a sua corajosa e inspiradora história. A partir de 6min 30sg o vídeo mostra o emocionante momento em que Winston - sendo homenageado por um programa de TV britânico - percebe que estava sentado ao lado das crianças que um dia ele havia salvado. Winton foi agraciado com vários prêmios e homenagens ao longo dos anos. Em 1983, foi nomeado membro da Ordem do Império Britânicopor seu trabalho na instalação de asilos da sociedade Abbeyfield na Grã-Bretanha. Em 2002, foi elevado a cavaleiro pela rainha Elizabeth II em reconhecimento ao seu trabalho no salvamento das crianças judias. O asteroide 19384 Winton foi nomeado em sua honra pelo casal de astrônomos checos Jana Tichá e Miloš Tichý. Em 2008, Nicholas Winton foi homenageado pelo governo checo com a Cruz do Mérito do Ministério da Defesa, Grau I, e indicado pelo governo checo para o Prêmio Nobel da Paz de 2008.


Nicholas Winton

Nicholas Winton

Acredita-se que existam mais de cinco mil crianças chamadas de "crianças de Winton" que seriam descendentes das crianças que ele salvou. Apesar de seu grande feito, Sir Nicholas Winton afirma que não aceita ser visto como herói e fez o que fez simplesmente porque era o certo a se fazer. Simples assim.


Nicholas Winton

Nicholas Winton



PUBLICADO EM RECORTES POR REJANE BORGES

Fonte: http://obviousmag.org

04 dezembro 2014

Theatro São Pedro “Análise da Comunicação Organizacional a partir da comunicação online dessa instituição.

 


DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
CURSO DE BACHARELADO EM COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

    
PESQUISA & BRIEFING
   http://www.teatrosaopedro.com.br/
Por: Kelly Cristiane dos Santos

  



Trabalho apresentado às disciplinas de
Projeto 1  Comunicação e Criatividade 
1° semestre do Curso do   
                      Bacharelado em Comunicação Organizacional
Profs. João Augusto Moliani e Anuschka Lemos



“Análise da Comunicação Organizacional a partir da comunicação online do Theatro São Pedro localizado em Porto Alegre, no Estado do Rio Grande do Sul - Brasil”.

                     

CURITIBA/PR
08/2014

SUMÁRIO



I PESQUISA

1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Pesquisadora: Kelly Cristiane dos Santos

2 TÍTULO

3 OBJETO  DE PESQUISA

O Theatro São Pedro é um teatro brasileiro localizado em Porto Alegre, cidade com 1.472.482 habitantes[1], no Estado do Rio Grande do Sul.  É o teatro mais antigo desta capital e também um dos mais antigos do Brasil. A entidade de cunho cultural, presta relevante serviços à comunidade do extremo sul do país, oferecendo cultura, arte e entretenimento.Foi inaugurada em junho de 1858, época em que Porto Alegre denominava-se  Província de São Pedro.  Localizada no Centro Histórico, a casa de espetáculo é considerada uma das mais belas do país. A construção tem o estilo barroco português e, internamente, veludo e ouro na decoração.  A disposição da plateia, em forma  de ferradura, é característica do teatro italiano da época.  O prédio é tombado pelo Patrimônio Histórico Estadual desde 1984. 
Aberto ao Publico de terça a sexta, a partir das 13h.
Praça Marechal Deodoro s/nº -  
Centro Histórico - Porto Alegre - RS 
Telefone: (51) 3227.5100

4 OBJETIVO

O objetivo deste estudo é buscar os aspectos positivos e negativos do site, as crises na comunicação, e sugerir, se necessário, algumas transformações para um resultado pleno.
 A análise visa relacionar a Teoria da Comunicação com o estudo do uso da internet como ferramenta comunicativa e sua importância na contemporaneidade através da observação do website do Theatro São Pedro.

5 CRONOGRAMA

Esse projeto será desenvolvido durante o primeiro semestre letivo do ano de 2014, com previsão de entrega e apresentação no mês de setembro do mesmo.

6 MÉTODOS DE PESQUISA

O desenvolvimento da metodologia e pesquisa ocorre através da análise dos seguintes aspectos do site:conteúdo informativo, públicos alvo, comunicação institucional, criatividade, características mercadológicas e serviços.


II INTRODUÇÃO

O presente trabalho analisa a organização física e espaço virtual do: “Theatro São Pedro”,seu site e comunicação online, demonstrando a importância da internet como ferramenta auxiliar no desenvolvimento e globalização da identidade e a comunicação desta instituição propriamente dita com a finalidade de atingir, informar e reter o público alvo de todas as classes já que estamos vivendo na era das inclusões sociais, cultural e digital.
O Theatro São Pedro é um polo artístico e cultural de primeira ordem no Brasil onde grandes personalidades do mundo artístico mundial e político já fizeram contribuições inesquecíveis ao desenvolvimento cultural de nosso país.
A aparição da internet no cenário mundial como uma ferramenta já incorporada no cotidiano, mudou definitiva e singularmente os métodos utilizados para a divulgação das informações de interesse de todo tipo de organizações (instituições e empresas).
A comunicação online é uma ferramenta de acesso à informação e um método de interagir com os conteúdos apresentados pelas organizações no mundo virtual.
O desafio consiste em transmitir um determinado perfil, construindo uma imagem, uma identidade que o público alvo aprove, gerando conceitos, símbolos e atitudes que posicionem a empresa como referencial no mercado onde se insere, atraindo também uma resposta positiva da comunidade com a qual interage e segmenta.
                                                                                                                       

III BRIEFING

1 INSTITUCIONAL

1.1 Dados gerais do cliente

O Theatro São Pedro contabiliza em 2014, seus 156 anos oferecendo os melhores espetáculos artísticos do Brasil e do mundo para a grande plateia porto alegrense.
É uma instituição firmemente, tradicional,posicionada na realidade cultural de Rio Grande do Sul e da capital gaúcha em particular. Tem uma organização renovada, pujante e vigorada, com uma comunicação online estruturalmente bem organizada e realçada com um design elegante e atrativo.

1.2Histórico

O teatro fundado em 1858 teve sua estreia numa noite de gala. A grandiosidade da edificação o transformou em polo artístico, social e político no país. Durante 126 anos o teatro recebeu em seus camarotes, galerias e palco diversas personalidades artísticas: Arthur Rubinstein, Villa-Lobos, Eugène Ionesco, Cacilda Becker, Marcel Marceau, Olavo Bilac, entre outros, e políticos como Getúlio Vargas e Borges de Medeiros.
Contudo, os cupins marcaram uma pausa na história do TSP, que por pouco não desabou durante um concerto. Então, em 1973, o espaço foi fechado devido às precárias condições de segurança e mau estado de conservação. O prédio centenário, a partir de 1975 passou por uma restauração qual foi concluída após nove anos. Finalizado, foi é devolvido à comunidade em 28 de junho de 1984 graças à dedicação da sua Gestora Cultural, a Sra. Eva Sopher.  Dona Eva (como é conhecida), assumiu em 1975 a direção do Theatro São Pedro, com a incumbência de dirigir as obras da total reconstrução e restauração deste monumento histórico-cultural do Estado do Rio Grande do Sul.
Seus 1.880 metros quadrados de área útil foram dotados de todos os recursos modernos: equipamentos cênicos, serviços hidro sanitários e um moderno sistema de iluminação.
Com a criação da Fundação Theatro São Pedro, em 18 de março de 1982, há 32 anos pretéritos, Dona Eva foi nomeada, pelo Governador do Estado naquela ocasião, como a Presidente da Fundação TSP. Um mês depois de reaberto, o então Governador, Jair Soares assinou a portaria autorizando o tombamento do prédio.
A Sra. Eva Sopher atualmente com 91 anos, abraçou desde aquela época o Theatro São Pedro e o resultado foi que, desde então, esta importante personalidade fundiu sua imagem tão fortemente ao prédio que hoje é impossível falar de um sem mencionar o outro.
Ativo à comunidade porto-alegrense o teatro repousa em sua sede localizado no Centro Histórico da capital gaúcha. Onde reuni outro ambicioso projeto: um enorme complexo cultural com tecnologia e recursos de ponta batizado de Multipalco. O Multipalco e o Theatro São Pedro, juntos, possuem um espaço físico maior que o do Lincoln Center de Nova Iorque. O projeto ocupa mais de 20 mil metros quadrados agregados ao Theatro São Pedro voltados para disseminação da cultura e do lazer, com teatros, salas para oficinas, restaurante, o foyer com quatro lojas, cafeteria para atender ao público, espaço para orquestra e corpo de baile, e estacionamento.
No ano de 2005, 2006 e 2007, o MULTIPALCO foi tomando forma, surgiu um prédio de seis andares, com espaços múltiplos para todas as manifestações das artes de palco. Quando concluído, o Multipalco contará com teatro italiano, teatro oficina, concha acústica, sala para corpo de baile, sala para orquestra e sala de naipes, sala para entrevistas coletivas e reuniões, salas para ensaios, praças e outros serviços que conferem conforto, entretenimento e lazer. O Complexo Cultural Theatro São Pedro & Multipalco é um dos maiores complexos culturais da América Latina.
No site do teatro curiosamente, não esta em evidencia a informação sobre os princípios jurídicos da instituição.
Pesquisando algumas informações na internet, temos acesso à informação que o novo diretor artístico do teatro São Pedro é o maestro Luiz Fernando Malheiro , notícia de primeiro de junho deste ano e a Sra. Eva Sopher prossegue trabalhando como Gestora Cultural, priorizando as suas atividades principais para a fundação.

1.3 Organograma principal

 Atualmente um site não possui apenas valor institucional, por oferecer um produto ou serviço aos clientes. O objeto de análise é identificar a empresa e seu propósito, abordar com presunção a sua utilidade e agilidade para quem acessa seu website. O ambiente virtual deve demonstrar quais serviços estão disponíveis, incentivando o simpatizante a visitar fisicamente o espaço real da instituição. Também deve exibir, quais são as possibilidades e funcionalidades concedidas para informar, interagir com o público, favorecendo a comunicação.

1.4  Ramo de atividade

A divulgação e promoção de diversas atividades do mundo artístico em geral são valores inegáveis que este complexo cultural perpetua, com especial ênfase na música, no teatro e na dança.

2 PRODUTOS E SERVIÇOS

O site do teatro São Pedro é dinâmico e bem organizado, com nove ramificações entre as quais é bom destacar o tour virtual guiado, uma boa narração da história do teatro, os preços da bilheteria, a programação exibida, e os serviços oferecidos pelo complexo cultural. Entre os serviços destaca-se cafeteria, a Associação dos Amigos do TSP, a chapelaria, a loja TSP (Theatro São Pedro), o estacionamento, os termos de locação e as informações técnicas do próprio teatro.

3  PRINCÍPIOS E FILOSOFIA

Uma carência importante do site radica justamente neste ponto, onde não evidencia a missão, nem a visão, nem outros princípios jurídicos que estipulam a filosofia da instituição.

4  PÚBLICO

O complexo multicultural a princípio atende a todo tipo de público e nas classes: A B C e D, de qualquer maneira pela natureza das atividades desenvolvidas ocorrem naturalmente uma forte segmentação do público classe A/B, onde as pessoas com um grau cultural e educativo mais elevado geralmente são os frequentadores assíduos dos espetáculos apresentados.

5 MODERNIZAÇÃO E CONCORRÊNCIA

Depois de sua reinauguração em 1984 e a criação do Multipalco, este complexo cultural com mais de 20.000 metros quadrados é sem dúvidas um dos maiores complexos culturais da América Latina. Pela natureza e às vezes pela grandiosidade dos eventos apresentados à concorrência, outros teatros da capital gaúcha, passam a ter uma simplória relevância significativa.

6 COMUNICAÇÃO E PROMOÇÃO

O Teatro conta com o apoio da Secretaria da Cultura do Governo do Rio Grande do Sul, e também com a associação de amigos do Theatro São Pedro, entre outras parcerias com instituições públicas e privadas.
Na parte da comunicação online, o site exibe informação completa e detalhada dos diferentes espetáculos em cartaz, acesso ao calendário de eventos, assim como detalhes sobre os serviços que o complexo oferece incluindo as vantagens de se associar e, ou contribuir com a instituição. Também apresenta um mapa local para indicar a rota até o teatro.

IV ANÁLISE DO SITE

As categorias de análise que se apresentam como estratégias de comunicação consideradas norteadoras dessas práticas estão representadas nas abas e hiperlinks presentes no site.
Apresentação da organização
O Complexo Cultural Theatro São Pedro & Multipalco é uma empresa de entretenimento social que possui uma política de qualidade a qual permite consolidar o desenvolvimento, o crescimento e a manutenção da cultura em seus mais variados nuances e com foco nos mais diversos públicos. Os usuários, associados e visitantes, contam ainda com inúmeros espetáculos distribuídos em uma ampla programação anual. Adicionalmente, têm à sua disposição um número significativo de contribuintes e apoiadores locais e nacionais, tanto pessoa física quanto jurídicas.
Pontos de identidade visual
A linguagem utilizada é o português formal, segundo as normas ortográficas vigentes da língua portuguesa a grafia correta é teatro e não theatro. A partir do século XVI, com o despertar dos estudos humanísticos, difundiu-se o uso de grafias etimológicas (ou pseudo etimológicas), denotando o desejo de justificar as palavras vernáculas através das suas antecedentes latinas ou gregas, genuínas ou imaginadas. Na estrutura da escrita do “Theatro” ao referir-se a esta instituição, manteve-se a letra H, oriunda da ortografia dos séculos passados. A logomarca do Theatro São Pedro diferencia-se da “logo” utilizada pelo projeto Multipalco, definindo a distinta natureza entre o teatro e o anexo. A Identidade Visual de ambos os espaços integrantes do complexo institucional cultural é bem marcante e de fácil entendimento com padrões de cores, formas e imagens apropriadas. O site esta no formato flash.
Ø  Sinalização virtual
Bem organizada, estrutura, renovada ciclicamente e de fácil acesso.
Ø  Hierarquia organizacional No site há a apresentação dos nomes dos gestores e suas respectivas funções: o quadro funcional é composto pela diretoria executiva, presidente e vice-presidente,diretor financeiro, e diretor administrativo. O Conselho Fiscal contém titulares no qual se enquadra a Sra. Eva Sopher e suplentes.Possui um conselho deliberativo com conselheiros permanentes, onde Dona Eva, se faz presente também, entre outros, e conselheiros eleitos. Há também uma Presidência do conselho deliberativo, composto pelo presidente, vice-presidente e secretária.

 Normas e regimento organizacional
Não destacados no site, ao pesquisar no link acervos, se encontra a historiografia.
Acesso em língua estrangeira
Não. Possibilita a leitura somente em português. 
 Sistema de busca interna de informações
Sim, caixa de busca acessível e específica.
Contato, fale conosco, ouvidoria
Sim, centralizado no inferior do site com todos os meios possíveis de contato.
Projetos institucionais
A instituição possui o Multipalco um espaço que agregado à casa de espetáculos, repleto de inovações, o qual também receberá peças de teatro, curta metragem e projetos musicais entre outras manifestações culturais de grande e pequeno porte. O site não expõe outros projetos.
Serviços on-line Destinados às pessoas físicas e jurídicas tem por finalidade principal oferecer serviços e informações sobre seus espetáculos culturais, os internautas encontram facilmente as novidades da programação.
Espaço para imprensa  Contato direto com a assessoria de imprensa local.
Presença TV e Rádio on-line: Não, mas o site exibe vídeos, sem legendas.
Disponibilização de “fale conosco” ou “contato” interativo
Sim, no site possibilita realizar contato via telefone/e-mail.  Também se pode entrar em contato com o setor de recursos humanos. O site democratiza a oportunidade de enviar criticas, sugestões e elogios anexando seu correio eletrônico para que o emissor receba o retorno. 
 Presença de chats  Não. Ausência de hiperlinks para redes sociais.

1 RESULTADOS OBTIDOS

1.1 Pontos Positivos

Constituído de várias abas informativas e sublinks para facilitar melhor navegação, o site do TSP possui informações sobre: histórico, programação, “tour”(onde convida o internauta para um passeio virtual pelas dependências do complexo), serviços, bilheteria online,com serviço de tele entrega exclusiva para os sócios do TSP (via AATSP Associação dos Amigos do Theatro São Pedro), galeria de fotos, contato, parceiros e colaboradores. Na aba que engloba a programação anual, observa-se uma amplitude de detalhes no conteúdo que promovemos espetáculos em cartaz, e riquíssima exibição de material fotográfico. O site também oferece o café teatro, espaço no qual os visitantes podem aproveitar o cardápio temático do café e o Buffet de chás. Existe também a opção de aquisição de ingressos gratuitos para espetáculos musicais e teatrais vigentes na programação, democratizando o acesso à cultura. Acessando o site os usuários podem inclusive escolher suas acomodações com antecedência entre os diferentes pontos de visão da plateia para o palco.Enfim, a página traz uma gama de informações sobre boa parte dos serviços que o compõe, sendo possível usufruí-los presencialmente ou programar-se à distância.

1.2 Pontos Negativos

Na análise do site do Theatro São Pedro não foi encontrado referencial sobre a missão, princípios,valores e filosofia da instituição. Na aba História consta pequeno acervo distribuído em fotos e textos explicativos.É inacessível à navegação em língua estrangeira,(somente em português) dificultando, portanto a divulgação do conteúdo ao público virtual internacional. Também não oferece um número relevante de material audiovisual. No site não se observa,um tratamento especial para pessoas com deficiência, como por exemplo: o acesso a informações multimídia com legenda para deficientes auditivos ou visuais. Não foi observada, nesta visita a página, algum tipo de campanha solidária e nem hiperlinks para redes sociais.



V CONCLUSÕES

Site com a comunicação satisfatoriamente constituída e de fácil navegação. Dividido em abas e hiperlinks informativos o que facilita o acesso. Informações concretas sobre todos os serviços disponíveis ofertados e promovidos pela instituição, serviços esses que podem ser verificados presencialmente através da visita ao complexo cultural.
Em outrora a ministra Marta Suplicy fez o seguinte comentário:
... “os grandes referenciais das pessoas além das casas onde elas vivem, são os monumentos, e o Theatro São Pedro é considerado um monumento da capital gaúcha”.

CONSULTA BIBLIOGRÁFICA


·         http://www.teatrosaopedro.com.br
·         pt.wikipedia.org/wiki/Theatro_São_Pedro_(Porto_Alegre)
·         http://www.welcometobrasil.com/tour/porto-alegre/360/foto-360-theatro-sao-pedro.html



[1] Fonte: Clic-RBS, Jornal Zero Hora de 28/08/2014

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