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16 dezembro 2014

SCHINDLER BRITÂNICO: ELE SALVOU 669 CRIANÇAS NA SEGUNDA GUERRA E NÃO SABIA QUE ELAS ESTAVAM SENTADAS AO SEU LADO

Emocionante: um programa da TV Britânica encheu o auditório com as crianças que um dia foram salvas pelo homem que é conhecido como o Schindler britânico. E ele não fazia a mínima ideia de que estava sentado ao lado delas.
Sir Nicholas Winton
Momento em que Nicholas Winton percebe que ao lado dele estavam as crianças que havia salvado

Não se sabe ao certo se temos uma missão em vida, não sabemos se há algum propósito. Refletindo nos sábios pensamentos de Forrest Gump (1994), não sabemos se cada um de nós tem um destino estabelecido ou se todos estamos existindo e vivendo de acordo com o que a vida nos oferece. Talvez sejam os dois, talvez as duas coisas aconteçam ao mesmo tempo. No entanto, nossa História é repleta de pessoas extraordinárias que fazem grandes feitos e inspiram todo o mundo, como anjos enviados de um glorioso céu para sentir a humanidade, e fazer algo por ela. Uma dessas pessoas extraordinárias é o filho de alemães judeus, o britânico Sir Nicholas Winton que nasceu em Londres a 19 de Maio de 1909, e tem uma história de determinação e coragem para ajudar aos outros. Sua história começa em 1939, antes do início da Segunda Grande Guerra, quando ele organiza o resgate de 669 crianças (a maioria delas era judia) na antiga Checoslováquia, antes que elas fossem enviadas aos campos de concentração nazistas.

Nicholas Winton

Pouco antes do natal de 1938, Winton foi até Praga para encontrar um amigo que o havia chamado para ajudar-lhe em trabalhos humanitários com os judeus - na parte da Checoslováquia que estava sob o domínio da Alemanha nazista. Nesta época, ele servia a Força Aérea Real da Inglaterra.Percebendo que não havia nenhum plano para ajudar as crianças que corriam risco de vida com os nazistas, ele mesmo organizou um plano de resgate para ajudá-las. Foi, então, que ele entrou em contato com a organização Refugee Children's Movement, em Londres, a fim de conseguir alojamento e dinheiro para aprovar a entrada na Inglaterra dos refugiados europeus perseguidos pelo nazismo. Ainda em 1938, a Inglaterra aprovou seu pedido, permitindo a entrada de refugiados com idade inferior a 17 anos, contanto que tivessem um lugar para ficar e £50 depositadas como garantia de pagamento de uma passagem para eventual retorno ao país de origem.


Nicholas Winton

Enquanto ele organizava o resgate, o boato de que havia um homem ajudando as crianças em Praga se espalhou, ficando conhecido como "o Britânico da Rua Wenceslas". Isto levou diversas famílias a procurar por sua ajuda, tentando incluir seus filhos em sua lista na tentativa de salvar suas vidas. Durante os nove meses seguintes, ele conseguiu evacuar 669 crianças, por um trem que seguia de Praga para Londres. Ao total foram oito viagens.
Um nono trem com 250 crianças deveria ter partido em setembro de 1939, mas este foi o dia em que o Reino Unido declarou guerra contra a Alemanha. O trem não saiu da estação e as crianças jamais foram vistas novamente.


Nicholas Winton
Nicholas Winton

A operação realizada pelo homem que hoje tem 105 anos, levou as 669 crianças em segurança até a Inglaterra entre os anos de 1938 e 1939. No entanto, ao término da Guerra, esta operação não tinha sido identificada, sendo completamente desconhecida por todos. Foi somente no ano de 1988 que sua esposa Greta descobriu um velho arquivo contendo um livro, datado de 1939, com os nomes e as fotografias de todas as crianças que foram salvas, juntamente com cartas aos pais destas crianças. O vídeo abaixo é uma reportagem sobre a sua corajosa e inspiradora história. A partir de 6min 30sg o vídeo mostra o emocionante momento em que Winston - sendo homenageado por um programa de TV britânico - percebe que estava sentado ao lado das crianças que um dia ele havia salvado. Winton foi agraciado com vários prêmios e homenagens ao longo dos anos. Em 1983, foi nomeado membro da Ordem do Império Britânicopor seu trabalho na instalação de asilos da sociedade Abbeyfield na Grã-Bretanha. Em 2002, foi elevado a cavaleiro pela rainha Elizabeth II em reconhecimento ao seu trabalho no salvamento das crianças judias. O asteroide 19384 Winton foi nomeado em sua honra pelo casal de astrônomos checos Jana Tichá e Miloš Tichý. Em 2008, Nicholas Winton foi homenageado pelo governo checo com a Cruz do Mérito do Ministério da Defesa, Grau I, e indicado pelo governo checo para o Prêmio Nobel da Paz de 2008.


Nicholas Winton

Nicholas Winton

Acredita-se que existam mais de cinco mil crianças chamadas de "crianças de Winton" que seriam descendentes das crianças que ele salvou. Apesar de seu grande feito, Sir Nicholas Winton afirma que não aceita ser visto como herói e fez o que fez simplesmente porque era o certo a se fazer. Simples assim.


Nicholas Winton

Nicholas Winton



PUBLICADO EM RECORTES POR REJANE BORGES

Fonte: http://obviousmag.org

04 dezembro 2014

Theatro São Pedro “Análise da Comunicação Organizacional a partir da comunicação online dessa instituição.

 


DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
CURSO DE BACHARELADO EM COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

    
PESQUISA & BRIEFING
   http://www.teatrosaopedro.com.br/
Por: Kelly Cristiane dos Santos

  



Trabalho apresentado às disciplinas de
Projeto 1  Comunicação e Criatividade 
1° semestre do Curso do   
                      Bacharelado em Comunicação Organizacional
Profs. João Augusto Moliani e Anuschka Lemos



“Análise da Comunicação Organizacional a partir da comunicação online do Theatro São Pedro localizado em Porto Alegre, no Estado do Rio Grande do Sul - Brasil”.

                     

CURITIBA/PR
08/2014

SUMÁRIO



I PESQUISA

1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Pesquisadora: Kelly Cristiane dos Santos

2 TÍTULO

3 OBJETO  DE PESQUISA

O Theatro São Pedro é um teatro brasileiro localizado em Porto Alegre, cidade com 1.472.482 habitantes[1], no Estado do Rio Grande do Sul.  É o teatro mais antigo desta capital e também um dos mais antigos do Brasil. A entidade de cunho cultural, presta relevante serviços à comunidade do extremo sul do país, oferecendo cultura, arte e entretenimento.Foi inaugurada em junho de 1858, época em que Porto Alegre denominava-se  Província de São Pedro.  Localizada no Centro Histórico, a casa de espetáculo é considerada uma das mais belas do país. A construção tem o estilo barroco português e, internamente, veludo e ouro na decoração.  A disposição da plateia, em forma  de ferradura, é característica do teatro italiano da época.  O prédio é tombado pelo Patrimônio Histórico Estadual desde 1984. 
Aberto ao Publico de terça a sexta, a partir das 13h.
Praça Marechal Deodoro s/nº -  
Centro Histórico - Porto Alegre - RS 
Telefone: (51) 3227.5100

4 OBJETIVO

O objetivo deste estudo é buscar os aspectos positivos e negativos do site, as crises na comunicação, e sugerir, se necessário, algumas transformações para um resultado pleno.
 A análise visa relacionar a Teoria da Comunicação com o estudo do uso da internet como ferramenta comunicativa e sua importância na contemporaneidade através da observação do website do Theatro São Pedro.

5 CRONOGRAMA

Esse projeto será desenvolvido durante o primeiro semestre letivo do ano de 2014, com previsão de entrega e apresentação no mês de setembro do mesmo.

6 MÉTODOS DE PESQUISA

O desenvolvimento da metodologia e pesquisa ocorre através da análise dos seguintes aspectos do site:conteúdo informativo, públicos alvo, comunicação institucional, criatividade, características mercadológicas e serviços.


II INTRODUÇÃO

O presente trabalho analisa a organização física e espaço virtual do: “Theatro São Pedro”,seu site e comunicação online, demonstrando a importância da internet como ferramenta auxiliar no desenvolvimento e globalização da identidade e a comunicação desta instituição propriamente dita com a finalidade de atingir, informar e reter o público alvo de todas as classes já que estamos vivendo na era das inclusões sociais, cultural e digital.
O Theatro São Pedro é um polo artístico e cultural de primeira ordem no Brasil onde grandes personalidades do mundo artístico mundial e político já fizeram contribuições inesquecíveis ao desenvolvimento cultural de nosso país.
A aparição da internet no cenário mundial como uma ferramenta já incorporada no cotidiano, mudou definitiva e singularmente os métodos utilizados para a divulgação das informações de interesse de todo tipo de organizações (instituições e empresas).
A comunicação online é uma ferramenta de acesso à informação e um método de interagir com os conteúdos apresentados pelas organizações no mundo virtual.
O desafio consiste em transmitir um determinado perfil, construindo uma imagem, uma identidade que o público alvo aprove, gerando conceitos, símbolos e atitudes que posicionem a empresa como referencial no mercado onde se insere, atraindo também uma resposta positiva da comunidade com a qual interage e segmenta.
                                                                                                                       

III BRIEFING

1 INSTITUCIONAL

1.1 Dados gerais do cliente

O Theatro São Pedro contabiliza em 2014, seus 156 anos oferecendo os melhores espetáculos artísticos do Brasil e do mundo para a grande plateia porto alegrense.
É uma instituição firmemente, tradicional,posicionada na realidade cultural de Rio Grande do Sul e da capital gaúcha em particular. Tem uma organização renovada, pujante e vigorada, com uma comunicação online estruturalmente bem organizada e realçada com um design elegante e atrativo.

1.2Histórico

O teatro fundado em 1858 teve sua estreia numa noite de gala. A grandiosidade da edificação o transformou em polo artístico, social e político no país. Durante 126 anos o teatro recebeu em seus camarotes, galerias e palco diversas personalidades artísticas: Arthur Rubinstein, Villa-Lobos, Eugène Ionesco, Cacilda Becker, Marcel Marceau, Olavo Bilac, entre outros, e políticos como Getúlio Vargas e Borges de Medeiros.
Contudo, os cupins marcaram uma pausa na história do TSP, que por pouco não desabou durante um concerto. Então, em 1973, o espaço foi fechado devido às precárias condições de segurança e mau estado de conservação. O prédio centenário, a partir de 1975 passou por uma restauração qual foi concluída após nove anos. Finalizado, foi é devolvido à comunidade em 28 de junho de 1984 graças à dedicação da sua Gestora Cultural, a Sra. Eva Sopher.  Dona Eva (como é conhecida), assumiu em 1975 a direção do Theatro São Pedro, com a incumbência de dirigir as obras da total reconstrução e restauração deste monumento histórico-cultural do Estado do Rio Grande do Sul.
Seus 1.880 metros quadrados de área útil foram dotados de todos os recursos modernos: equipamentos cênicos, serviços hidro sanitários e um moderno sistema de iluminação.
Com a criação da Fundação Theatro São Pedro, em 18 de março de 1982, há 32 anos pretéritos, Dona Eva foi nomeada, pelo Governador do Estado naquela ocasião, como a Presidente da Fundação TSP. Um mês depois de reaberto, o então Governador, Jair Soares assinou a portaria autorizando o tombamento do prédio.
A Sra. Eva Sopher atualmente com 91 anos, abraçou desde aquela época o Theatro São Pedro e o resultado foi que, desde então, esta importante personalidade fundiu sua imagem tão fortemente ao prédio que hoje é impossível falar de um sem mencionar o outro.
Ativo à comunidade porto-alegrense o teatro repousa em sua sede localizado no Centro Histórico da capital gaúcha. Onde reuni outro ambicioso projeto: um enorme complexo cultural com tecnologia e recursos de ponta batizado de Multipalco. O Multipalco e o Theatro São Pedro, juntos, possuem um espaço físico maior que o do Lincoln Center de Nova Iorque. O projeto ocupa mais de 20 mil metros quadrados agregados ao Theatro São Pedro voltados para disseminação da cultura e do lazer, com teatros, salas para oficinas, restaurante, o foyer com quatro lojas, cafeteria para atender ao público, espaço para orquestra e corpo de baile, e estacionamento.
No ano de 2005, 2006 e 2007, o MULTIPALCO foi tomando forma, surgiu um prédio de seis andares, com espaços múltiplos para todas as manifestações das artes de palco. Quando concluído, o Multipalco contará com teatro italiano, teatro oficina, concha acústica, sala para corpo de baile, sala para orquestra e sala de naipes, sala para entrevistas coletivas e reuniões, salas para ensaios, praças e outros serviços que conferem conforto, entretenimento e lazer. O Complexo Cultural Theatro São Pedro & Multipalco é um dos maiores complexos culturais da América Latina.
No site do teatro curiosamente, não esta em evidencia a informação sobre os princípios jurídicos da instituição.
Pesquisando algumas informações na internet, temos acesso à informação que o novo diretor artístico do teatro São Pedro é o maestro Luiz Fernando Malheiro , notícia de primeiro de junho deste ano e a Sra. Eva Sopher prossegue trabalhando como Gestora Cultural, priorizando as suas atividades principais para a fundação.

1.3 Organograma principal

 Atualmente um site não possui apenas valor institucional, por oferecer um produto ou serviço aos clientes. O objeto de análise é identificar a empresa e seu propósito, abordar com presunção a sua utilidade e agilidade para quem acessa seu website. O ambiente virtual deve demonstrar quais serviços estão disponíveis, incentivando o simpatizante a visitar fisicamente o espaço real da instituição. Também deve exibir, quais são as possibilidades e funcionalidades concedidas para informar, interagir com o público, favorecendo a comunicação.

1.4  Ramo de atividade

A divulgação e promoção de diversas atividades do mundo artístico em geral são valores inegáveis que este complexo cultural perpetua, com especial ênfase na música, no teatro e na dança.

2 PRODUTOS E SERVIÇOS

O site do teatro São Pedro é dinâmico e bem organizado, com nove ramificações entre as quais é bom destacar o tour virtual guiado, uma boa narração da história do teatro, os preços da bilheteria, a programação exibida, e os serviços oferecidos pelo complexo cultural. Entre os serviços destaca-se cafeteria, a Associação dos Amigos do TSP, a chapelaria, a loja TSP (Theatro São Pedro), o estacionamento, os termos de locação e as informações técnicas do próprio teatro.

3  PRINCÍPIOS E FILOSOFIA

Uma carência importante do site radica justamente neste ponto, onde não evidencia a missão, nem a visão, nem outros princípios jurídicos que estipulam a filosofia da instituição.

4  PÚBLICO

O complexo multicultural a princípio atende a todo tipo de público e nas classes: A B C e D, de qualquer maneira pela natureza das atividades desenvolvidas ocorrem naturalmente uma forte segmentação do público classe A/B, onde as pessoas com um grau cultural e educativo mais elevado geralmente são os frequentadores assíduos dos espetáculos apresentados.

5 MODERNIZAÇÃO E CONCORRÊNCIA

Depois de sua reinauguração em 1984 e a criação do Multipalco, este complexo cultural com mais de 20.000 metros quadrados é sem dúvidas um dos maiores complexos culturais da América Latina. Pela natureza e às vezes pela grandiosidade dos eventos apresentados à concorrência, outros teatros da capital gaúcha, passam a ter uma simplória relevância significativa.

6 COMUNICAÇÃO E PROMOÇÃO

O Teatro conta com o apoio da Secretaria da Cultura do Governo do Rio Grande do Sul, e também com a associação de amigos do Theatro São Pedro, entre outras parcerias com instituições públicas e privadas.
Na parte da comunicação online, o site exibe informação completa e detalhada dos diferentes espetáculos em cartaz, acesso ao calendário de eventos, assim como detalhes sobre os serviços que o complexo oferece incluindo as vantagens de se associar e, ou contribuir com a instituição. Também apresenta um mapa local para indicar a rota até o teatro.

IV ANÁLISE DO SITE

As categorias de análise que se apresentam como estratégias de comunicação consideradas norteadoras dessas práticas estão representadas nas abas e hiperlinks presentes no site.
Apresentação da organização
O Complexo Cultural Theatro São Pedro & Multipalco é uma empresa de entretenimento social que possui uma política de qualidade a qual permite consolidar o desenvolvimento, o crescimento e a manutenção da cultura em seus mais variados nuances e com foco nos mais diversos públicos. Os usuários, associados e visitantes, contam ainda com inúmeros espetáculos distribuídos em uma ampla programação anual. Adicionalmente, têm à sua disposição um número significativo de contribuintes e apoiadores locais e nacionais, tanto pessoa física quanto jurídicas.
Pontos de identidade visual
A linguagem utilizada é o português formal, segundo as normas ortográficas vigentes da língua portuguesa a grafia correta é teatro e não theatro. A partir do século XVI, com o despertar dos estudos humanísticos, difundiu-se o uso de grafias etimológicas (ou pseudo etimológicas), denotando o desejo de justificar as palavras vernáculas através das suas antecedentes latinas ou gregas, genuínas ou imaginadas. Na estrutura da escrita do “Theatro” ao referir-se a esta instituição, manteve-se a letra H, oriunda da ortografia dos séculos passados. A logomarca do Theatro São Pedro diferencia-se da “logo” utilizada pelo projeto Multipalco, definindo a distinta natureza entre o teatro e o anexo. A Identidade Visual de ambos os espaços integrantes do complexo institucional cultural é bem marcante e de fácil entendimento com padrões de cores, formas e imagens apropriadas. O site esta no formato flash.
Ø  Sinalização virtual
Bem organizada, estrutura, renovada ciclicamente e de fácil acesso.
Ø  Hierarquia organizacional No site há a apresentação dos nomes dos gestores e suas respectivas funções: o quadro funcional é composto pela diretoria executiva, presidente e vice-presidente,diretor financeiro, e diretor administrativo. O Conselho Fiscal contém titulares no qual se enquadra a Sra. Eva Sopher e suplentes.Possui um conselho deliberativo com conselheiros permanentes, onde Dona Eva, se faz presente também, entre outros, e conselheiros eleitos. Há também uma Presidência do conselho deliberativo, composto pelo presidente, vice-presidente e secretária.

 Normas e regimento organizacional
Não destacados no site, ao pesquisar no link acervos, se encontra a historiografia.
Acesso em língua estrangeira
Não. Possibilita a leitura somente em português. 
 Sistema de busca interna de informações
Sim, caixa de busca acessível e específica.
Contato, fale conosco, ouvidoria
Sim, centralizado no inferior do site com todos os meios possíveis de contato.
Projetos institucionais
A instituição possui o Multipalco um espaço que agregado à casa de espetáculos, repleto de inovações, o qual também receberá peças de teatro, curta metragem e projetos musicais entre outras manifestações culturais de grande e pequeno porte. O site não expõe outros projetos.
Serviços on-line Destinados às pessoas físicas e jurídicas tem por finalidade principal oferecer serviços e informações sobre seus espetáculos culturais, os internautas encontram facilmente as novidades da programação.
Espaço para imprensa  Contato direto com a assessoria de imprensa local.
Presença TV e Rádio on-line: Não, mas o site exibe vídeos, sem legendas.
Disponibilização de “fale conosco” ou “contato” interativo
Sim, no site possibilita realizar contato via telefone/e-mail.  Também se pode entrar em contato com o setor de recursos humanos. O site democratiza a oportunidade de enviar criticas, sugestões e elogios anexando seu correio eletrônico para que o emissor receba o retorno. 
 Presença de chats  Não. Ausência de hiperlinks para redes sociais.

1 RESULTADOS OBTIDOS

1.1 Pontos Positivos

Constituído de várias abas informativas e sublinks para facilitar melhor navegação, o site do TSP possui informações sobre: histórico, programação, “tour”(onde convida o internauta para um passeio virtual pelas dependências do complexo), serviços, bilheteria online,com serviço de tele entrega exclusiva para os sócios do TSP (via AATSP Associação dos Amigos do Theatro São Pedro), galeria de fotos, contato, parceiros e colaboradores. Na aba que engloba a programação anual, observa-se uma amplitude de detalhes no conteúdo que promovemos espetáculos em cartaz, e riquíssima exibição de material fotográfico. O site também oferece o café teatro, espaço no qual os visitantes podem aproveitar o cardápio temático do café e o Buffet de chás. Existe também a opção de aquisição de ingressos gratuitos para espetáculos musicais e teatrais vigentes na programação, democratizando o acesso à cultura. Acessando o site os usuários podem inclusive escolher suas acomodações com antecedência entre os diferentes pontos de visão da plateia para o palco.Enfim, a página traz uma gama de informações sobre boa parte dos serviços que o compõe, sendo possível usufruí-los presencialmente ou programar-se à distância.

1.2 Pontos Negativos

Na análise do site do Theatro São Pedro não foi encontrado referencial sobre a missão, princípios,valores e filosofia da instituição. Na aba História consta pequeno acervo distribuído em fotos e textos explicativos.É inacessível à navegação em língua estrangeira,(somente em português) dificultando, portanto a divulgação do conteúdo ao público virtual internacional. Também não oferece um número relevante de material audiovisual. No site não se observa,um tratamento especial para pessoas com deficiência, como por exemplo: o acesso a informações multimídia com legenda para deficientes auditivos ou visuais. Não foi observada, nesta visita a página, algum tipo de campanha solidária e nem hiperlinks para redes sociais.



V CONCLUSÕES

Site com a comunicação satisfatoriamente constituída e de fácil navegação. Dividido em abas e hiperlinks informativos o que facilita o acesso. Informações concretas sobre todos os serviços disponíveis ofertados e promovidos pela instituição, serviços esses que podem ser verificados presencialmente através da visita ao complexo cultural.
Em outrora a ministra Marta Suplicy fez o seguinte comentário:
... “os grandes referenciais das pessoas além das casas onde elas vivem, são os monumentos, e o Theatro São Pedro é considerado um monumento da capital gaúcha”.

CONSULTA BIBLIOGRÁFICA


·         http://www.teatrosaopedro.com.br
·         pt.wikipedia.org/wiki/Theatro_São_Pedro_(Porto_Alegre)
·         http://www.welcometobrasil.com/tour/porto-alegre/360/foto-360-theatro-sao-pedro.html



[1] Fonte: Clic-RBS, Jornal Zero Hora de 28/08/2014

RESENHA CRÍTICA: “O Pensamento Político Brasileiro Contemporâneo (1970-2011)” de Ricardo Vélez Rodríguez



FAC - Faculdade Curitibana
Bacharelado em Direito 

Disciplina: Ciência Política
Prof. Cláudio Vicente


Ricardo Vélez Rodríguez
Coordenador do Centro de Pesquisas Estratégicas 
da Universidade Federal de Juiz de Fora.
Professor Emérito da Escola de Comando e Estado Maior do Exército (ECEME) – Rio de Janeiro.

O artigo “O pensamento político brasileiro contemporâneo” de Ricardo Vélez Rodríguez  começa com uma breve exposição da trajetória acadêmica do autor, para imediatamente dirigir-se aos arquétipos do pensamento político brasileiro. Eles são por um lado, um sistema inacabado e em mudanças constantes (Oliveira-Freyre) e por outro um sistema denominado como “matriz dicotômica” palavras que sinaliza a sociedade como uma estrutura conformada por seus elementos antagônicos, explicando a natureza dialética da mesma (Fernandes-Prado Júnior). O articulista enfoca seu pensamento a continuação para a enumeração de oito linhas de pensamento que segundo ele tem relação de dependência com os sistemas explicativos já mencionados.

As oito linhas são:
1) a escola weberiana brasileira.
2) o liberalismo.
3) o conservadorismo e tradicionalismo.
4) a escola de Frankfurt
5) a socialdemocracia.
6) a teologia da liberação e doutrina social da igreja católica.
7) o socialismo, marxismo, lulopetismo e movimentos sociais.
8) o pensamento estratégico.

Com a escola weberiana brasileira Rodríguez Vélez refere-se aos autores que continuam com os aportes de Raimundo Faoro  em relação ao “patrimonialismo” na formação da sociedade brasileira sinalizando a muitos pensadores como Schwartzmann, Paim, Wanderley dos Santos e mais recentemente Meira Penna, o próprio articulista Vélez Rodríguez e Jessé Souza, estabelecendo os pontos de conexão com a corrente filosófica preconizada por Max Weber. 
A segunda linha o liberalismo, o autor o enxerga nas obras de Miguel Reale, que se inspirariam fortemente nos elementos libertários de Aléxis de Tocqueville, assim como a poderosa obra de Keynes e outros economistas do mesmo perfil. Menciona depois o autor à Campos e a Spencer Maciel continuando com a exaustiva análise dos fundamentos desta linha do pensamento, assim como uma série bem extensa de pensadores que desenvolvem as teorias do liberalismo na estrutura em conformação da sociedade brasileira e seus elementos sociopolíticos constitutivos. 
Na terceira linha de pensamento, o conservadorismo Vélez Rodríguez menciona à quatro autores: Ferreira da Silva, Crippa, Mercadante e Carvalho, que se dirigem aos componentes simbólicos e mitológicos que vão se incorporar na matriz social brasileira, assim como outros que o articulista menciona posteriormente em erudito fluxo. 
A quarta linha é a escola de Frankfurt que no Brasil tem como representantes a Vamireh Chacon e a Sérgio Paulo Rouanet, este último tradutor da obra de Walter Benjamin. Os pensadores acima mencionados preconizam pela preservação de determinados valores culturais universais, em detrimento de uma exagerada valoração do relativismo axiológico. 
Já na quinta linha de pensamento, a social democracia, não é difícil de adivinhar que uns dos principais representantes é o Fernando Henrique Cardoso, assim como José Serra, Carlos Enrique Cardim, Jaguaribe e Magnoli entre outros. O pensamento e a condução da política brasileira durante dois períodos do atual ex-presidente FHC foi abrangente e característico dos princípios fundamentais da social democracia, constituindo o Plano Real um dos principais "logros" na contenção da inflação e na consecução de uma política econômica mais estável e com perspectivas reais de crescimento.
A sexta linha do pensamento faz referência a teologia da liberação que causou comoção em Roma e que agora tem alguns de seus "leitmotivs"  representados na atual condução da igreja do papa Francisco. A teologia da liberação é uma reação filosófica - política que se origina na América Latina para tentar voltar às origens realmente cristãs dos representantes de uma igreja que estava perdendo adeptos em todo o mundo com uma velocidade apavorante. Aqui no Brasil o articulista menciona à Boff, Lima Vaz e frei Betto, que foi ministro no primeiro governo de Lula. 
A mudança do lugar teológico, a luta dos oprimidos contra os opressores e a noção do pecado já não enfocado como uma ação individual. O pecado é então uma ação social, onde a mudança do status quo é fundamental para a erradicação do mesmo.
A sétima linha do pensamento já aciona as teorias revolucionárias de esquerda, o socialismo em geral com a visão marxista e os novos enfoques durante a gestão do Partido dos Trabalhadores, de Lula da Silva e as consequências dos movimentos sociais espalhados em todo o Brasil. O autor do artigo deixa enxergar sutilmente seu desconforto com as práticas e o exercício do poder que o PT, Lula e agora Dilma Rousseff levam adiante na política brasileira.
A oitava e última linha do pensamento considerada pelo articulista Vélez Rodríguez faz referencia ao pensamento estratégico que o autor remonta já aos primeiros tempos da invasão lusitana no Brasil, assegurando com grande habilidade a expansão territorial e a estabilização do poder político em meio de circunstâncias políticas e históricas muito tumultuadas.  A extensa bibliografia contida no articulo do autor é de grande ajuda para quem deseja ter uma clareza marcante nos temas por ele conduzidos, sinalizando a profunda erudição que é demonstrada e também certa inclinação ideológica e política que emana da neutralidade do artigo analisado.

                                                                           Kelly C. dos Santos
1º Semestre

KELLY MODELS MAGAZINE

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