DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
CURSO DE BACHARELADO EM COMUNICAÇÃO
ORGANIZACIONAL
PESQUISA & BRIEFING
http://www.teatrosaopedro.com.br/
Por:
Kelly Cristiane dos Santos
Trabalho
apresentado às disciplinas de
Projeto
1 Comunicação e Criatividade
1° semestre do Curso do
Bacharelado em Comunicação Organizacional
Profs.
João Augusto Moliani e Anuschka Lemos
“Análise da Comunicação
Organizacional a partir da comunicação online do Theatro São Pedro localizado em
Porto Alegre, no Estado do Rio Grande do Sul - Brasil”.
CURITIBA/PR
08/2014
I PESQUISA
1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Pesquisadora: Kelly Cristiane dos Santos
2 TÍTULO
3 OBJETO DE PESQUISA
O Theatro São Pedro é um teatro
brasileiro localizado em Porto Alegre, cidade com 1.472.482 habitantes[1], no
Estado do Rio Grande do Sul. É o teatro
mais antigo desta capital e também um dos mais antigos do Brasil. A entidade de
cunho cultural, presta relevante serviços à comunidade do extremo sul do país,
oferecendo cultura, arte e entretenimento.Foi inaugurada em junho de 1858,
época em que Porto Alegre denominava-se Província de São Pedro.
Localizada no Centro Histórico, a casa de espetáculo é considerada uma das mais
belas do país. A construção tem o estilo barroco português e, internamente,
veludo e ouro na decoração. A disposição da plateia, em forma de
ferradura, é característica do teatro italiano da época. O prédio é
tombado pelo Patrimônio Histórico Estadual desde 1984.
Aberto ao Publico de terça a sexta, a
partir das 13h.
Praça Marechal Deodoro s/nº - Centro Histórico - Porto Alegre - RS
Telefone: (51) 3227.5100
4 OBJETIVO
O objetivo deste
estudo é buscar os aspectos positivos e negativos do site, as crises na comunicação,
e sugerir, se necessário, algumas transformações para um resultado pleno.
A análise visa relacionar a Teoria da
Comunicação com o estudo do uso da internet como ferramenta comunicativa e sua
importância na contemporaneidade através da observação
do website do Theatro São Pedro.
5 CRONOGRAMA
Esse projeto será
desenvolvido durante o primeiro semestre letivo do ano de 2014, com previsão de
entrega e apresentação no mês de setembro do mesmo.
6 MÉTODOS DE PESQUISA
O desenvolvimento
da metodologia e pesquisa ocorre através da análise dos seguintes aspectos do
site:conteúdo informativo, públicos alvo, comunicação institucional,
criatividade, características mercadológicas e serviços.
II INTRODUÇÃO
O presente trabalho analisa a
organização física e espaço virtual do: “Theatro
São Pedro”,seu site e
comunicação online, demonstrando a importância da internet como ferramenta auxiliar
no desenvolvimento e globalização da identidade e a comunicação desta
instituição propriamente dita com a finalidade de atingir, informar e reter o público
alvo de todas as classes já que estamos vivendo na era das inclusões sociais,
cultural e digital.
O Theatro São
Pedro é um polo artístico e cultural de primeira ordem no Brasil onde grandes
personalidades do mundo artístico mundial e político já fizeram contribuições
inesquecíveis ao desenvolvimento cultural de nosso país.
A aparição da
internet no cenário mundial como uma ferramenta já incorporada no cotidiano,
mudou definitiva e singularmente os métodos utilizados para a divulgação das
informações de interesse de todo tipo de organizações (instituições e
empresas).
A comunicação
online é uma ferramenta de acesso à informação e um método de interagir com os
conteúdos apresentados pelas organizações no mundo virtual.
O desafio
consiste em transmitir um determinado perfil, construindo uma imagem, uma
identidade que o público alvo aprove, gerando conceitos, símbolos e atitudes
que posicionem a empresa como referencial no mercado onde se insere, atraindo
também uma resposta positiva da comunidade com a qual interage e segmenta.
III BRIEFING
1 INSTITUCIONAL
1.1 Dados gerais do cliente
O Theatro São Pedro contabiliza em
2014, seus 156 anos oferecendo os
melhores espetáculos artísticos do Brasil e do mundo para a grande plateia
porto alegrense.
É uma instituição firmemente, tradicional,posicionada
na realidade cultural de Rio Grande do Sul e da capital gaúcha em particular.
Tem uma organização renovada, pujante e vigorada, com uma comunicação online estruturalmente
bem organizada e realçada com um design elegante e atrativo.
1.2Histórico
O teatro fundado em 1858 teve sua estreia numa
noite de gala. A grandiosidade da edificação o transformou em polo artístico,
social e político no país. Durante 126 anos o teatro recebeu em seus camarotes,
galerias e palco diversas personalidades artísticas: Arthur Rubinstein,
Villa-Lobos, Eugène Ionesco, Cacilda Becker, Marcel Marceau, Olavo Bilac, entre
outros, e políticos como Getúlio Vargas
e Borges de Medeiros.
Contudo, os cupins marcaram uma
pausa na história do TSP, que por pouco não desabou durante um concerto. Então,
em 1973, o espaço foi fechado devido
às precárias condições de segurança e mau estado de conservação. O prédio
centenário, a partir de 1975 passou por
uma restauração qual foi concluída após nove anos. Finalizado, foi é
devolvido à comunidade em 28 de junho de 1984 graças à dedicação da sua Gestora
Cultural, a Sra. Eva Sopher. Dona Eva
(como é conhecida), assumiu em 1975 a direção do Theatro São Pedro, com a
incumbência de dirigir as obras da total reconstrução e restauração deste
monumento histórico-cultural do Estado do Rio Grande do Sul.
Seus 1.880 metros quadrados de área útil foram
dotados de todos os recursos modernos: equipamentos cênicos, serviços hidro sanitários
e um moderno sistema de iluminação.
Com a criação da Fundação
Theatro São Pedro, em 18 de março de 1982, há 32 anos pretéritos, Dona Eva
foi nomeada, pelo Governador do Estado naquela ocasião, como a Presidente da
Fundação TSP. Um mês depois de reaberto, o então Governador, Jair Soares
assinou a portaria autorizando o tombamento do prédio.
A Sra. Eva
Sopher atualmente com 91 anos, abraçou desde aquela época o Theatro
São Pedro e o resultado foi que, desde então, esta importante personalidade
fundiu sua imagem tão fortemente ao prédio que hoje é impossível falar de um
sem mencionar o outro.
Ativo à
comunidade porto-alegrense o teatro repousa em sua sede localizado no Centro
Histórico da capital gaúcha. Onde reuni outro ambicioso projeto: um enorme
complexo cultural com tecnologia e
recursos de ponta batizado de Multipalco. O Multipalco e o Theatro São Pedro, juntos, possuem um espaço
físico maior que o do Lincoln Center de
Nova Iorque. O projeto ocupa mais de 20
mil metros quadrados agregados ao Theatro São Pedro voltados para
disseminação da cultura e do lazer, com teatros, salas para oficinas,
restaurante, o foyer com quatro lojas, cafeteria para atender ao público,
espaço para orquestra e corpo de baile, e estacionamento.
No ano de 2005, 2006 e 2007, o
MULTIPALCO foi tomando forma, surgiu um prédio de seis andares, com espaços
múltiplos para todas as manifestações das artes de palco. Quando concluído, o Multipalco contará com teatro
italiano, teatro oficina, concha acústica, sala para corpo de baile, sala para
orquestra e sala de naipes, sala para entrevistas coletivas e reuniões, salas
para ensaios, praças e outros serviços que conferem conforto, entretenimento e lazer. O Complexo Cultural Theatro São Pedro & Multipalco é um dos maiores complexos culturais
da América Latina.
No site do teatro curiosamente, não esta em evidencia a informação sobre os princípios jurídicos da
instituição.
Pesquisando algumas informações na
internet, temos acesso à informação que o novo diretor artístico do teatro São
Pedro é o maestro Luiz Fernando Malheiro , notícia de primeiro de junho deste
ano e a Sra. Eva Sopher prossegue trabalhando como Gestora Cultural, priorizando
as suas atividades principais para a fundação.
1.3 Organograma principal
Atualmente um site não possui apenas valor
institucional, por oferecer um produto ou serviço aos clientes. O objeto de
análise é identificar a empresa e seu propósito, abordar com presunção a sua
utilidade e agilidade para quem acessa seu website. O ambiente virtual deve
demonstrar quais serviços estão disponíveis, incentivando o simpatizante a
visitar fisicamente o espaço real da instituição. Também deve exibir, quais são
as possibilidades e funcionalidades concedidas para informar, interagir com o
público, favorecendo a comunicação.
1.4 Ramo de atividade
A divulgação e promoção de
diversas atividades do mundo artístico em geral são valores inegáveis que este
complexo cultural perpetua, com especial ênfase na música, no teatro e na
dança.
2 PRODUTOS E SERVIÇOS
O site do teatro São Pedro é
dinâmico e bem organizado, com nove ramificações entre as quais é bom destacar
o tour virtual guiado, uma boa narração da história do teatro, os preços da
bilheteria, a programação exibida, e os serviços oferecidos pelo complexo
cultural. Entre os serviços destaca-se cafeteria, a Associação dos Amigos do
TSP, a chapelaria, a loja TSP (Theatro São Pedro), o estacionamento, os termos de
locação e as informações técnicas do próprio teatro.
3 PRINCÍPIOS E FILOSOFIA
Uma carência importante do site
radica justamente neste ponto, onde não evidencia a missão, nem a visão, nem
outros princípios jurídicos que estipulam a filosofia da instituição.
4 PÚBLICO
O complexo multicultural a princípio
atende a todo tipo de público e nas classes: A B C e D, de qualquer maneira
pela natureza das atividades desenvolvidas ocorrem naturalmente uma forte
segmentação do público classe A/B, onde as pessoas com um grau cultural e
educativo mais elevado geralmente são os frequentadores assíduos dos
espetáculos apresentados.
5 MODERNIZAÇÃO E CONCORRÊNCIA
Depois de sua reinauguração em 1984 e a criação do
Multipalco, este complexo cultural com mais de 20.000 metros quadrados é sem
dúvidas um dos maiores complexos culturais da América Latina. Pela natureza e às
vezes pela grandiosidade dos eventos apresentados à concorrência, outros teatros
da capital gaúcha, passam a ter uma simplória relevância significativa.
6 COMUNICAÇÃO E PROMOÇÃO
O Teatro conta com o apoio da
Secretaria da Cultura do Governo do Rio Grande do Sul, e também com a
associação de amigos do Theatro São Pedro, entre outras parcerias com
instituições públicas e privadas.
Na parte da comunicação online, o
site exibe informação completa e detalhada dos diferentes espetáculos em cartaz,
acesso ao calendário de eventos, assim como detalhes sobre os serviços que o
complexo oferece incluindo as vantagens de se associar e, ou contribuir com a
instituição. Também apresenta um mapa local para indicar a rota até o teatro.
IV ANÁLISE DO SITE
As categorias de análise que
se apresentam como estratégias de comunicação consideradas norteadoras dessas
práticas estão representadas nas abas e hiperlinks presentes no site.
Apresentação da organização
O Complexo Cultural Theatro São
Pedro & Multipalco é uma empresa de entretenimento social que possui uma
política de qualidade a qual permite consolidar o desenvolvimento, o
crescimento e a manutenção da cultura em seus mais variados nuances e com foco
nos mais diversos públicos. Os usuários, associados e visitantes, contam ainda
com inúmeros espetáculos distribuídos em uma ampla programação anual.
Adicionalmente, têm à sua disposição um número significativo de contribuintes e
apoiadores locais e nacionais, tanto pessoa física quanto jurídicas.
Pontos de identidade visual
A
linguagem utilizada é o português formal, segundo as normas ortográficas
vigentes da língua portuguesa a grafia correta é teatro e não theatro. A partir do século XVI, com o despertar dos estudos humanísticos, difundiu-se o uso de grafias
etimológicas (ou pseudo etimológicas), denotando o desejo de justificar as palavras
vernáculas através das suas antecedentes latinas ou gregas, genuínas ou imaginadas. Na estrutura da
escrita do “Theatro” ao referir-se a esta instituição, manteve-se a letra H, oriunda da ortografia dos séculos
passados. A logomarca do Theatro São
Pedro diferencia-se da “logo”
utilizada pelo projeto Multipalco,
definindo a distinta natureza entre o teatro e o anexo. A Identidade Visual de
ambos os espaços integrantes do complexo institucional cultural é bem marcante
e de fácil entendimento com padrões de cores, formas e imagens apropriadas. O
site esta no formato flash.
Ø Sinalização virtual
Bem organizada, estrutura, renovada ciclicamente
e de fácil acesso.
Ø Hierarquia organizacional No
site há a apresentação dos nomes dos gestores e suas respectivas funções: o
quadro funcional é composto pela diretoria executiva,
presidente e vice-presidente,diretor financeiro, e diretor administrativo. O Conselho Fiscal
contém titulares no qual se
enquadra a Sra. Eva Sopher e suplentes.Possui um conselho deliberativo com conselheiros permanentes, onde Dona
Eva, se faz presente também, entre outros, e conselheiros eleitos. Há também uma
Presidência do conselho deliberativo, composto pelo presidente, vice-presidente e secretária.
Normas e regimento organizacional
Não
destacados no site, ao pesquisar no link acervos,
se encontra a historiografia.
Acesso em língua estrangeira
Não. Possibilita
a leitura somente em português.
Sistema de busca interna de informações
Sistema de busca interna de informações
Sim,
caixa de busca acessível e específica.
Contato,
fale conosco, ouvidoria
Sim,
centralizado no inferior do site com todos os meios possíveis de contato.
Projetos
institucionais
A
instituição possui o Multipalco um espaço que agregado à casa de espetáculos, repleto
de inovações, o qual também receberá peças de teatro, curta metragem e projetos
musicais entre outras manifestações culturais de grande e pequeno porte. O site
não expõe outros projetos.
Serviços
on-line Destinados às pessoas físicas e jurídicas tem por finalidade principal
oferecer serviços e informações sobre seus espetáculos culturais, os
internautas encontram facilmente as novidades da programação.
Espaço
para imprensa Contato
direto com a assessoria de imprensa local.
Presença TV e Rádio on-line: Não,
mas o site exibe vídeos, sem legendas.
Disponibilização de “fale conosco” ou
“contato” interativo
Sim,
no site possibilita realizar contato via telefone/e-mail. Também se pode entrar em contato com o setor
de recursos humanos. O site democratiza a oportunidade de enviar criticas,
sugestões e elogios anexando seu correio eletrônico para que o emissor receba o
retorno.
Presença de chats Não. Ausência de hiperlinks para redes sociais.
Presença de chats Não. Ausência de hiperlinks para redes sociais.
1 RESULTADOS OBTIDOS
1.1 Pontos Positivos
Constituído de várias abas informativas e sublinks para facilitar melhor navegação, o site do TSP possui
informações sobre: histórico,
programação, “tour”(onde convida o
internauta para um passeio virtual pelas dependências do complexo), serviços,
bilheteria online,com serviço de tele entrega exclusiva para os sócios do TSP (via
AATSP Associação dos Amigos do Theatro São Pedro), galeria de fotos, contato,
parceiros e colaboradores. Na aba que engloba a programação anual, observa-se uma amplitude de detalhes no
conteúdo que promovemos espetáculos em cartaz, e riquíssima exibição de material
fotográfico. O site também oferece o café teatro, espaço no qual os visitantes
podem aproveitar o cardápio temático do café e o Buffet de chás. Existe também a opção de aquisição de ingressos gratuitos
para espetáculos musicais e teatrais vigentes na programação, democratizando o
acesso à cultura. Acessando o site os usuários podem inclusive escolher suas
acomodações com antecedência entre os diferentes pontos de visão da plateia para o
palco.Enfim, a página traz uma gama de informações sobre boa parte dos serviços
que o compõe, sendo possível usufruí-los presencialmente ou programar-se à distância.
1.2 Pontos Negativos
Na análise
do site do Theatro São Pedro não foi encontrado referencial sobre a missão,
princípios,valores e filosofia da instituição. Na aba História consta pequeno acervo distribuído em fotos e textos
explicativos.É inacessível à
navegação em língua estrangeira,(somente em português) dificultando, portanto a
divulgação do conteúdo ao público virtual internacional. Também não oferece um
número relevante de material audiovisual. No site não se observa,um tratamento
especial para pessoas com deficiência, como por exemplo: o acesso a informações
multimídia com legenda para deficientes auditivos ou visuais. Não foi observada,
nesta visita a página, algum tipo de campanha solidária e nem hiperlinks para
redes sociais.
V CONCLUSÕES
Site com a
comunicação satisfatoriamente constituída e de fácil navegação. Dividido em
abas e hiperlinks informativos o que
facilita o acesso. Informações concretas sobre todos os serviços disponíveis
ofertados e promovidos pela instituição, serviços esses que podem ser verificados
presencialmente através da visita ao complexo cultural.
Em outrora a ministra Marta Suplicy
fez o seguinte comentário:
... “os grandes referenciais das pessoas além das casas
onde elas vivem, são os monumentos, e o Theatro
São Pedro é considerado um monumento da capital gaúcha”.
CONSULTA BIBLIOGRÁFICA
·
http://www.teatrosaopedro.com.br
·
pt.wikipedia.org/wiki/Theatro_São_Pedro_(Porto_Alegre)
·
http://www.cultura.gov.br/leis/-/asset_publisher/aQ2oBvSJ2nH4/content/theatro-sao-pedro-576532/10895
·
http://www.welcometobrasil.com/tour/porto-alegre/360/foto-360-theatro-sao-pedro.html