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04 dezembro 2014

Theatro São Pedro “Análise da Comunicação Organizacional a partir da comunicação online dessa instituição.

 


DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
CURSO DE BACHARELADO EM COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

    
PESQUISA & BRIEFING
   http://www.teatrosaopedro.com.br/
Por: Kelly Cristiane dos Santos

  



Trabalho apresentado às disciplinas de
Projeto 1  Comunicação e Criatividade 
1° semestre do Curso do   
                      Bacharelado em Comunicação Organizacional
Profs. João Augusto Moliani e Anuschka Lemos



“Análise da Comunicação Organizacional a partir da comunicação online do Theatro São Pedro localizado em Porto Alegre, no Estado do Rio Grande do Sul - Brasil”.

                     

CURITIBA/PR
08/2014

SUMÁRIO



I PESQUISA

1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Pesquisadora: Kelly Cristiane dos Santos

2 TÍTULO

3 OBJETO  DE PESQUISA

O Theatro São Pedro é um teatro brasileiro localizado em Porto Alegre, cidade com 1.472.482 habitantes[1], no Estado do Rio Grande do Sul.  É o teatro mais antigo desta capital e também um dos mais antigos do Brasil. A entidade de cunho cultural, presta relevante serviços à comunidade do extremo sul do país, oferecendo cultura, arte e entretenimento.Foi inaugurada em junho de 1858, época em que Porto Alegre denominava-se  Província de São Pedro.  Localizada no Centro Histórico, a casa de espetáculo é considerada uma das mais belas do país. A construção tem o estilo barroco português e, internamente, veludo e ouro na decoração.  A disposição da plateia, em forma  de ferradura, é característica do teatro italiano da época.  O prédio é tombado pelo Patrimônio Histórico Estadual desde 1984. 
Aberto ao Publico de terça a sexta, a partir das 13h.
Praça Marechal Deodoro s/nº -  
Centro Histórico - Porto Alegre - RS 
Telefone: (51) 3227.5100

4 OBJETIVO

O objetivo deste estudo é buscar os aspectos positivos e negativos do site, as crises na comunicação, e sugerir, se necessário, algumas transformações para um resultado pleno.
 A análise visa relacionar a Teoria da Comunicação com o estudo do uso da internet como ferramenta comunicativa e sua importância na contemporaneidade através da observação do website do Theatro São Pedro.

5 CRONOGRAMA

Esse projeto será desenvolvido durante o primeiro semestre letivo do ano de 2014, com previsão de entrega e apresentação no mês de setembro do mesmo.

6 MÉTODOS DE PESQUISA

O desenvolvimento da metodologia e pesquisa ocorre através da análise dos seguintes aspectos do site:conteúdo informativo, públicos alvo, comunicação institucional, criatividade, características mercadológicas e serviços.


II INTRODUÇÃO

O presente trabalho analisa a organização física e espaço virtual do: “Theatro São Pedro”,seu site e comunicação online, demonstrando a importância da internet como ferramenta auxiliar no desenvolvimento e globalização da identidade e a comunicação desta instituição propriamente dita com a finalidade de atingir, informar e reter o público alvo de todas as classes já que estamos vivendo na era das inclusões sociais, cultural e digital.
O Theatro São Pedro é um polo artístico e cultural de primeira ordem no Brasil onde grandes personalidades do mundo artístico mundial e político já fizeram contribuições inesquecíveis ao desenvolvimento cultural de nosso país.
A aparição da internet no cenário mundial como uma ferramenta já incorporada no cotidiano, mudou definitiva e singularmente os métodos utilizados para a divulgação das informações de interesse de todo tipo de organizações (instituições e empresas).
A comunicação online é uma ferramenta de acesso à informação e um método de interagir com os conteúdos apresentados pelas organizações no mundo virtual.
O desafio consiste em transmitir um determinado perfil, construindo uma imagem, uma identidade que o público alvo aprove, gerando conceitos, símbolos e atitudes que posicionem a empresa como referencial no mercado onde se insere, atraindo também uma resposta positiva da comunidade com a qual interage e segmenta.
                                                                                                                       

III BRIEFING

1 INSTITUCIONAL

1.1 Dados gerais do cliente

O Theatro São Pedro contabiliza em 2014, seus 156 anos oferecendo os melhores espetáculos artísticos do Brasil e do mundo para a grande plateia porto alegrense.
É uma instituição firmemente, tradicional,posicionada na realidade cultural de Rio Grande do Sul e da capital gaúcha em particular. Tem uma organização renovada, pujante e vigorada, com uma comunicação online estruturalmente bem organizada e realçada com um design elegante e atrativo.

1.2Histórico

O teatro fundado em 1858 teve sua estreia numa noite de gala. A grandiosidade da edificação o transformou em polo artístico, social e político no país. Durante 126 anos o teatro recebeu em seus camarotes, galerias e palco diversas personalidades artísticas: Arthur Rubinstein, Villa-Lobos, Eugène Ionesco, Cacilda Becker, Marcel Marceau, Olavo Bilac, entre outros, e políticos como Getúlio Vargas e Borges de Medeiros.
Contudo, os cupins marcaram uma pausa na história do TSP, que por pouco não desabou durante um concerto. Então, em 1973, o espaço foi fechado devido às precárias condições de segurança e mau estado de conservação. O prédio centenário, a partir de 1975 passou por uma restauração qual foi concluída após nove anos. Finalizado, foi é devolvido à comunidade em 28 de junho de 1984 graças à dedicação da sua Gestora Cultural, a Sra. Eva Sopher.  Dona Eva (como é conhecida), assumiu em 1975 a direção do Theatro São Pedro, com a incumbência de dirigir as obras da total reconstrução e restauração deste monumento histórico-cultural do Estado do Rio Grande do Sul.
Seus 1.880 metros quadrados de área útil foram dotados de todos os recursos modernos: equipamentos cênicos, serviços hidro sanitários e um moderno sistema de iluminação.
Com a criação da Fundação Theatro São Pedro, em 18 de março de 1982, há 32 anos pretéritos, Dona Eva foi nomeada, pelo Governador do Estado naquela ocasião, como a Presidente da Fundação TSP. Um mês depois de reaberto, o então Governador, Jair Soares assinou a portaria autorizando o tombamento do prédio.
A Sra. Eva Sopher atualmente com 91 anos, abraçou desde aquela época o Theatro São Pedro e o resultado foi que, desde então, esta importante personalidade fundiu sua imagem tão fortemente ao prédio que hoje é impossível falar de um sem mencionar o outro.
Ativo à comunidade porto-alegrense o teatro repousa em sua sede localizado no Centro Histórico da capital gaúcha. Onde reuni outro ambicioso projeto: um enorme complexo cultural com tecnologia e recursos de ponta batizado de Multipalco. O Multipalco e o Theatro São Pedro, juntos, possuem um espaço físico maior que o do Lincoln Center de Nova Iorque. O projeto ocupa mais de 20 mil metros quadrados agregados ao Theatro São Pedro voltados para disseminação da cultura e do lazer, com teatros, salas para oficinas, restaurante, o foyer com quatro lojas, cafeteria para atender ao público, espaço para orquestra e corpo de baile, e estacionamento.
No ano de 2005, 2006 e 2007, o MULTIPALCO foi tomando forma, surgiu um prédio de seis andares, com espaços múltiplos para todas as manifestações das artes de palco. Quando concluído, o Multipalco contará com teatro italiano, teatro oficina, concha acústica, sala para corpo de baile, sala para orquestra e sala de naipes, sala para entrevistas coletivas e reuniões, salas para ensaios, praças e outros serviços que conferem conforto, entretenimento e lazer. O Complexo Cultural Theatro São Pedro & Multipalco é um dos maiores complexos culturais da América Latina.
No site do teatro curiosamente, não esta em evidencia a informação sobre os princípios jurídicos da instituição.
Pesquisando algumas informações na internet, temos acesso à informação que o novo diretor artístico do teatro São Pedro é o maestro Luiz Fernando Malheiro , notícia de primeiro de junho deste ano e a Sra. Eva Sopher prossegue trabalhando como Gestora Cultural, priorizando as suas atividades principais para a fundação.

1.3 Organograma principal

 Atualmente um site não possui apenas valor institucional, por oferecer um produto ou serviço aos clientes. O objeto de análise é identificar a empresa e seu propósito, abordar com presunção a sua utilidade e agilidade para quem acessa seu website. O ambiente virtual deve demonstrar quais serviços estão disponíveis, incentivando o simpatizante a visitar fisicamente o espaço real da instituição. Também deve exibir, quais são as possibilidades e funcionalidades concedidas para informar, interagir com o público, favorecendo a comunicação.

1.4  Ramo de atividade

A divulgação e promoção de diversas atividades do mundo artístico em geral são valores inegáveis que este complexo cultural perpetua, com especial ênfase na música, no teatro e na dança.

2 PRODUTOS E SERVIÇOS

O site do teatro São Pedro é dinâmico e bem organizado, com nove ramificações entre as quais é bom destacar o tour virtual guiado, uma boa narração da história do teatro, os preços da bilheteria, a programação exibida, e os serviços oferecidos pelo complexo cultural. Entre os serviços destaca-se cafeteria, a Associação dos Amigos do TSP, a chapelaria, a loja TSP (Theatro São Pedro), o estacionamento, os termos de locação e as informações técnicas do próprio teatro.

3  PRINCÍPIOS E FILOSOFIA

Uma carência importante do site radica justamente neste ponto, onde não evidencia a missão, nem a visão, nem outros princípios jurídicos que estipulam a filosofia da instituição.

4  PÚBLICO

O complexo multicultural a princípio atende a todo tipo de público e nas classes: A B C e D, de qualquer maneira pela natureza das atividades desenvolvidas ocorrem naturalmente uma forte segmentação do público classe A/B, onde as pessoas com um grau cultural e educativo mais elevado geralmente são os frequentadores assíduos dos espetáculos apresentados.

5 MODERNIZAÇÃO E CONCORRÊNCIA

Depois de sua reinauguração em 1984 e a criação do Multipalco, este complexo cultural com mais de 20.000 metros quadrados é sem dúvidas um dos maiores complexos culturais da América Latina. Pela natureza e às vezes pela grandiosidade dos eventos apresentados à concorrência, outros teatros da capital gaúcha, passam a ter uma simplória relevância significativa.

6 COMUNICAÇÃO E PROMOÇÃO

O Teatro conta com o apoio da Secretaria da Cultura do Governo do Rio Grande do Sul, e também com a associação de amigos do Theatro São Pedro, entre outras parcerias com instituições públicas e privadas.
Na parte da comunicação online, o site exibe informação completa e detalhada dos diferentes espetáculos em cartaz, acesso ao calendário de eventos, assim como detalhes sobre os serviços que o complexo oferece incluindo as vantagens de se associar e, ou contribuir com a instituição. Também apresenta um mapa local para indicar a rota até o teatro.

IV ANÁLISE DO SITE

As categorias de análise que se apresentam como estratégias de comunicação consideradas norteadoras dessas práticas estão representadas nas abas e hiperlinks presentes no site.
Apresentação da organização
O Complexo Cultural Theatro São Pedro & Multipalco é uma empresa de entretenimento social que possui uma política de qualidade a qual permite consolidar o desenvolvimento, o crescimento e a manutenção da cultura em seus mais variados nuances e com foco nos mais diversos públicos. Os usuários, associados e visitantes, contam ainda com inúmeros espetáculos distribuídos em uma ampla programação anual. Adicionalmente, têm à sua disposição um número significativo de contribuintes e apoiadores locais e nacionais, tanto pessoa física quanto jurídicas.
Pontos de identidade visual
A linguagem utilizada é o português formal, segundo as normas ortográficas vigentes da língua portuguesa a grafia correta é teatro e não theatro. A partir do século XVI, com o despertar dos estudos humanísticos, difundiu-se o uso de grafias etimológicas (ou pseudo etimológicas), denotando o desejo de justificar as palavras vernáculas através das suas antecedentes latinas ou gregas, genuínas ou imaginadas. Na estrutura da escrita do “Theatro” ao referir-se a esta instituição, manteve-se a letra H, oriunda da ortografia dos séculos passados. A logomarca do Theatro São Pedro diferencia-se da “logo” utilizada pelo projeto Multipalco, definindo a distinta natureza entre o teatro e o anexo. A Identidade Visual de ambos os espaços integrantes do complexo institucional cultural é bem marcante e de fácil entendimento com padrões de cores, formas e imagens apropriadas. O site esta no formato flash.
Ø  Sinalização virtual
Bem organizada, estrutura, renovada ciclicamente e de fácil acesso.
Ø  Hierarquia organizacional No site há a apresentação dos nomes dos gestores e suas respectivas funções: o quadro funcional é composto pela diretoria executiva, presidente e vice-presidente,diretor financeiro, e diretor administrativo. O Conselho Fiscal contém titulares no qual se enquadra a Sra. Eva Sopher e suplentes.Possui um conselho deliberativo com conselheiros permanentes, onde Dona Eva, se faz presente também, entre outros, e conselheiros eleitos. Há também uma Presidência do conselho deliberativo, composto pelo presidente, vice-presidente e secretária.

 Normas e regimento organizacional
Não destacados no site, ao pesquisar no link acervos, se encontra a historiografia.
Acesso em língua estrangeira
Não. Possibilita a leitura somente em português. 
 Sistema de busca interna de informações
Sim, caixa de busca acessível e específica.
Contato, fale conosco, ouvidoria
Sim, centralizado no inferior do site com todos os meios possíveis de contato.
Projetos institucionais
A instituição possui o Multipalco um espaço que agregado à casa de espetáculos, repleto de inovações, o qual também receberá peças de teatro, curta metragem e projetos musicais entre outras manifestações culturais de grande e pequeno porte. O site não expõe outros projetos.
Serviços on-line Destinados às pessoas físicas e jurídicas tem por finalidade principal oferecer serviços e informações sobre seus espetáculos culturais, os internautas encontram facilmente as novidades da programação.
Espaço para imprensa  Contato direto com a assessoria de imprensa local.
Presença TV e Rádio on-line: Não, mas o site exibe vídeos, sem legendas.
Disponibilização de “fale conosco” ou “contato” interativo
Sim, no site possibilita realizar contato via telefone/e-mail.  Também se pode entrar em contato com o setor de recursos humanos. O site democratiza a oportunidade de enviar criticas, sugestões e elogios anexando seu correio eletrônico para que o emissor receba o retorno. 
 Presença de chats  Não. Ausência de hiperlinks para redes sociais.

1 RESULTADOS OBTIDOS

1.1 Pontos Positivos

Constituído de várias abas informativas e sublinks para facilitar melhor navegação, o site do TSP possui informações sobre: histórico, programação, “tour”(onde convida o internauta para um passeio virtual pelas dependências do complexo), serviços, bilheteria online,com serviço de tele entrega exclusiva para os sócios do TSP (via AATSP Associação dos Amigos do Theatro São Pedro), galeria de fotos, contato, parceiros e colaboradores. Na aba que engloba a programação anual, observa-se uma amplitude de detalhes no conteúdo que promovemos espetáculos em cartaz, e riquíssima exibição de material fotográfico. O site também oferece o café teatro, espaço no qual os visitantes podem aproveitar o cardápio temático do café e o Buffet de chás. Existe também a opção de aquisição de ingressos gratuitos para espetáculos musicais e teatrais vigentes na programação, democratizando o acesso à cultura. Acessando o site os usuários podem inclusive escolher suas acomodações com antecedência entre os diferentes pontos de visão da plateia para o palco.Enfim, a página traz uma gama de informações sobre boa parte dos serviços que o compõe, sendo possível usufruí-los presencialmente ou programar-se à distância.

1.2 Pontos Negativos

Na análise do site do Theatro São Pedro não foi encontrado referencial sobre a missão, princípios,valores e filosofia da instituição. Na aba História consta pequeno acervo distribuído em fotos e textos explicativos.É inacessível à navegação em língua estrangeira,(somente em português) dificultando, portanto a divulgação do conteúdo ao público virtual internacional. Também não oferece um número relevante de material audiovisual. No site não se observa,um tratamento especial para pessoas com deficiência, como por exemplo: o acesso a informações multimídia com legenda para deficientes auditivos ou visuais. Não foi observada, nesta visita a página, algum tipo de campanha solidária e nem hiperlinks para redes sociais.



V CONCLUSÕES

Site com a comunicação satisfatoriamente constituída e de fácil navegação. Dividido em abas e hiperlinks informativos o que facilita o acesso. Informações concretas sobre todos os serviços disponíveis ofertados e promovidos pela instituição, serviços esses que podem ser verificados presencialmente através da visita ao complexo cultural.
Em outrora a ministra Marta Suplicy fez o seguinte comentário:
... “os grandes referenciais das pessoas além das casas onde elas vivem, são os monumentos, e o Theatro São Pedro é considerado um monumento da capital gaúcha”.

CONSULTA BIBLIOGRÁFICA


·         http://www.teatrosaopedro.com.br
·         pt.wikipedia.org/wiki/Theatro_São_Pedro_(Porto_Alegre)
·         http://www.welcometobrasil.com/tour/porto-alegre/360/foto-360-theatro-sao-pedro.html



[1] Fonte: Clic-RBS, Jornal Zero Hora de 28/08/2014

RESENHA CRÍTICA: “O Pensamento Político Brasileiro Contemporâneo (1970-2011)” de Ricardo Vélez Rodríguez



FAC - Faculdade Curitibana
Bacharelado em Direito 

Disciplina: Ciência Política
Prof. Cláudio Vicente


Ricardo Vélez Rodríguez
Coordenador do Centro de Pesquisas Estratégicas 
da Universidade Federal de Juiz de Fora.
Professor Emérito da Escola de Comando e Estado Maior do Exército (ECEME) – Rio de Janeiro.

O artigo “O pensamento político brasileiro contemporâneo” de Ricardo Vélez Rodríguez  começa com uma breve exposição da trajetória acadêmica do autor, para imediatamente dirigir-se aos arquétipos do pensamento político brasileiro. Eles são por um lado, um sistema inacabado e em mudanças constantes (Oliveira-Freyre) e por outro um sistema denominado como “matriz dicotômica” palavras que sinaliza a sociedade como uma estrutura conformada por seus elementos antagônicos, explicando a natureza dialética da mesma (Fernandes-Prado Júnior). O articulista enfoca seu pensamento a continuação para a enumeração de oito linhas de pensamento que segundo ele tem relação de dependência com os sistemas explicativos já mencionados.

As oito linhas são:
1) a escola weberiana brasileira.
2) o liberalismo.
3) o conservadorismo e tradicionalismo.
4) a escola de Frankfurt
5) a socialdemocracia.
6) a teologia da liberação e doutrina social da igreja católica.
7) o socialismo, marxismo, lulopetismo e movimentos sociais.
8) o pensamento estratégico.

Com a escola weberiana brasileira Rodríguez Vélez refere-se aos autores que continuam com os aportes de Raimundo Faoro  em relação ao “patrimonialismo” na formação da sociedade brasileira sinalizando a muitos pensadores como Schwartzmann, Paim, Wanderley dos Santos e mais recentemente Meira Penna, o próprio articulista Vélez Rodríguez e Jessé Souza, estabelecendo os pontos de conexão com a corrente filosófica preconizada por Max Weber. 
A segunda linha o liberalismo, o autor o enxerga nas obras de Miguel Reale, que se inspirariam fortemente nos elementos libertários de Aléxis de Tocqueville, assim como a poderosa obra de Keynes e outros economistas do mesmo perfil. Menciona depois o autor à Campos e a Spencer Maciel continuando com a exaustiva análise dos fundamentos desta linha do pensamento, assim como uma série bem extensa de pensadores que desenvolvem as teorias do liberalismo na estrutura em conformação da sociedade brasileira e seus elementos sociopolíticos constitutivos. 
Na terceira linha de pensamento, o conservadorismo Vélez Rodríguez menciona à quatro autores: Ferreira da Silva, Crippa, Mercadante e Carvalho, que se dirigem aos componentes simbólicos e mitológicos que vão se incorporar na matriz social brasileira, assim como outros que o articulista menciona posteriormente em erudito fluxo. 
A quarta linha é a escola de Frankfurt que no Brasil tem como representantes a Vamireh Chacon e a Sérgio Paulo Rouanet, este último tradutor da obra de Walter Benjamin. Os pensadores acima mencionados preconizam pela preservação de determinados valores culturais universais, em detrimento de uma exagerada valoração do relativismo axiológico. 
Já na quinta linha de pensamento, a social democracia, não é difícil de adivinhar que uns dos principais representantes é o Fernando Henrique Cardoso, assim como José Serra, Carlos Enrique Cardim, Jaguaribe e Magnoli entre outros. O pensamento e a condução da política brasileira durante dois períodos do atual ex-presidente FHC foi abrangente e característico dos princípios fundamentais da social democracia, constituindo o Plano Real um dos principais "logros" na contenção da inflação e na consecução de uma política econômica mais estável e com perspectivas reais de crescimento.
A sexta linha do pensamento faz referência a teologia da liberação que causou comoção em Roma e que agora tem alguns de seus "leitmotivs"  representados na atual condução da igreja do papa Francisco. A teologia da liberação é uma reação filosófica - política que se origina na América Latina para tentar voltar às origens realmente cristãs dos representantes de uma igreja que estava perdendo adeptos em todo o mundo com uma velocidade apavorante. Aqui no Brasil o articulista menciona à Boff, Lima Vaz e frei Betto, que foi ministro no primeiro governo de Lula. 
A mudança do lugar teológico, a luta dos oprimidos contra os opressores e a noção do pecado já não enfocado como uma ação individual. O pecado é então uma ação social, onde a mudança do status quo é fundamental para a erradicação do mesmo.
A sétima linha do pensamento já aciona as teorias revolucionárias de esquerda, o socialismo em geral com a visão marxista e os novos enfoques durante a gestão do Partido dos Trabalhadores, de Lula da Silva e as consequências dos movimentos sociais espalhados em todo o Brasil. O autor do artigo deixa enxergar sutilmente seu desconforto com as práticas e o exercício do poder que o PT, Lula e agora Dilma Rousseff levam adiante na política brasileira.
A oitava e última linha do pensamento considerada pelo articulista Vélez Rodríguez faz referencia ao pensamento estratégico que o autor remonta já aos primeiros tempos da invasão lusitana no Brasil, assegurando com grande habilidade a expansão territorial e a estabilização do poder político em meio de circunstâncias políticas e históricas muito tumultuadas.  A extensa bibliografia contida no articulo do autor é de grande ajuda para quem deseja ter uma clareza marcante nos temas por ele conduzidos, sinalizando a profunda erudição que é demonstrada e também certa inclinação ideológica e política que emana da neutralidade do artigo analisado.

                                                                           Kelly C. dos Santos
1º Semestre

28 outubro 2014

SUZANE VON RICHTHOFEN SE CASA COM SEQUESTRADORA E GANHA BENEFÍCIOS NA CADEIA




Os cerca de 12 anos de prisão foram transformadores para a vida da ex-estudante Suzane von Richthofen.
Condenada a 38 anos e seis meses pela morte dos pais, em outubro de 2002, atrás das grades Suzane se tornou evangélica, conselheira de outras detentas e, agora, inicia uma nova vida.
Abriu mão de lutar pela herança dos pais, tenta se reaproximar do irmão e, desde setembro, está casada.
Suzane trocou a ala das evangélicas, que sempre ocupou em Tremembé (interior paulista), e passou a habitar a ampla cela das presas casadas, onde divide espaço com mais oito casais.
Para poder dormir com seu novo amor, a ex-estudante teve de assinar um documento de reconhecimento de relacionamento afetivo, exigido para todas as presas que resolvem viver juntas.
Em Tremembé, esse papel funciona com uma certidão de casamento. Permite o convívio marital, mas também impõe algumas regras de convivência aos casais.
Após assinatura desse compromisso, por exemplo, caso se separe, a presa não poderá voltar à cela especial – única destinada a casais –num prazo de seis meses.
A mulher de Suzane, Sandra Regina Gomes, condenada a 27 anos de prisão pelo sequestro de uma empresária em São Paulo, teve de cumprir a quarentena para pode ser casar novamente.
No começo deste ano, Sandra havia se casado com a também famosa Elize Matsunaga, 32, presa pela morte e esquartejamento do marido Marcos Kitano Matsunaga, 41, em junho de 2012.
O relacionamento entre Elize e Sandra terminou, segundo relato de pessoas ligadas ao ex-casal, justamente em razão de Suzane.
As três trabalhavam na fábrica de roupas da prisão, onde Suzane ocupa cargo de chefia. O triângulo amoroso rompeu a amizade entre elas.


suzane


O novo amor é apontado com um dos motivos para Suzane ter aberto mão do direito de passar os dias fora da prisão. Em agosto passado, a juíza Sueli de Oliveira Armani, de Taubaté (a 140 km de São Paulo), concedeu a chamada "progressão de regime".
Os advogados tentavam essa decisão desde final de 2008 e começo de 2009. Surpreendentemente, Suzane pediu à magistrada para adiar sua ida para o regime semiaberto.
Se fosse agora, teria de ir para outra unidade, já que a unidade feminina de Tremembé onde elas estão só tem autorização para receber presas em regime fechado.
Por outras penitenciárias por onde passou, Suzane sempre despertou paixões.
Em Rio Claro, por exemplo, duas funcionárias do presídio se apaixonaram por ela.
Com isso, recebeu algumas regalias ilegais, como acesso à internet. A história só foi descoberta porque as funcionárias brigaram uma com a outra pelo amor de Suzane.
Em Ribeirão Preto, para onde foi transferida, um promotor teria se apaixonado por Suzane e prometido lutar para tirá-la da "vida do crime". Ela não gostou da proposta e denunciou as investidas.
O promotor foi punido pelo Ministério Público por comportamento inadequado –ele nega o suposto assédio.
Pessoas que conversaram com Suzane recentemente afirmam que ela pretendia fazer uma cerimônia no começo de novembro para comemorar sua união. Tinha escolhido até padrinhos.
Suzane soube que uma TV preparava uma reportagem sobre ela. E, com medo de expor a relação, adiou o evento.
Quando foi presa, Suzane namorava Daniel Cravinhos de Paula e Silva, 21. Teria sido em nome desse amor que eles arquitetaram a morte dos pais. O pai da menina não aceitaria esse namoro porque Daniel não estudava nem trabalhava. Para concretizar o plano, contaram com a ajuda do irmão de Daniel, Cristian.
Todos foram condenados. Os irmãos cumprem pena no regime semiaberto. O Ministério Público acredita que ela foi a mentora do crime.
Agentes penitenciários descrevem Suzane como a "Marcola de saias", numa alusão ao principal chefe do PCC, Willians Herbas Camacho, pela forma como a detenta consegue persuadir as demais.
Fonte: Folha

19 outubro 2014

Ana Paula Arósio

Conhecida por atuar em novelas como Terra Nostra (1999) e Esperança (2002), Ana Paula Arósio foi vista pela última vez na televisão e no cinema em 2010, no seriado Na Forma da Lei, de Antonio Calmon, e do filme Como Esquecer, de Malu de Martino. No mesmo ano, quando as gravações da novela Insensato Coração, de Gilberto Braga, começavam, a atriz desistiu de viver a protagonista da trama, papel que foi passado a Paolla Oliveira. Ana Paula vive reclusa desde então, sem responder a solicitações de entrevistas e sem atuar -- até aparecer A Floresta que se Move. O filme de Vinícius Coimbra é previsto para outubro de 2015.

Leia também:
Ana Paula Arósio fala sobre volta às telas após quatro anos
Ana Paula Arósio reaparece de visual novo

SBT/EDUARDO BANDELLI/DivulgaçãoSuzy Camacho no programa "Quem Convence Ganha Mais" do SBT
Suzy Camacho no programa 'Quem Convence Ganha Mais', do SBT


'Público se sentiu abandonado por Ana Paula Arósio’, 

diz atriz que virou psicóloga Suzy Camacho, que trocou as novelas pelo divã a partir 1984, analisa o caso Mariana Amorim. Suzy Camacho foi atriz de diversas novelas brasileiras, como A Viagem, de 1975, e O Profeta, de 1977, ambas da extinta TV Tupi. Em 1987, interpretou Rosinha em Brega & Chique, da Rede Globo. Na emissora de Silvio Santos, onde fez a maior parte de seus trabalhos, ela atuou em tramas como Sangue do Meu Sangue, de 1995. Mas, mesmo com diversas novelas no currículo, Suzy descobriu sua vocação em outra praia, a da psicologia. Foi por ter trilhado antes um caminho similar ao seguido por Ana Paula Arósio, que abdicou da fama pelo anonimato, além da experiência de divã, que Suzy entende a reação do público, impactado pela mudança de vida da atriz da Globo. “O público se sente abandonado. Ele sente que, de repente, o ator ou a atriz não quer mais fazer parte da vida deles”, diz. 
 
No começo desta semana, em entrevista exibida pelo Fantástico, Ana Paula Arósio falou pela primeira vez sobre a sua volta às telas como a protagonista do filme A Floresta que se Move, de Vinícius Coimbra. “É um personagem quase irrecusável. É um privilégio poder interpretar esse personagem”, disse a atriz, vista pela última vez na televisão e no cinema em 2010, quando participou do seriado Na Forma da Lei, de Antonio Calmon, e do filme Como Esquecer, de Malu de Martino. Ana Paula recusou o papel de protagonista da novela Insensato Coração, de Gilberto Braga, em 2011, e desde então vive reclusa.

Por que a decisão de Ana Paula Arósio mexeu tanto com os espectadores? No primeiro momento, eles se sentem abandonados, sentem que de repente o ator ou a atriz não quer mais fazer parte da vida deles. Existe o choque natural, ainda mais no caso dela, que se afastou de maneira abrupta. Depois, as pessoas entendem as razões dela. E mais tarde ficam indiferentes ao fato, simplesmente dão continuidade à própria vida. Infelizmente, ou felizmente, na nossa sociedade as coisas são muito rápidas, e novos talentos surgem, novas pessoas surgem e entram no esquecimento mesmo, em decorrência do número muito grande de produções que são feitas. 

Na sua opinião, por que um ator renuncia à profissão? Normalmente, quando as pessoas estão passando por momentos decisivos, mudanças significativas, elas ficam fragilizadas e tomam decisões de maneira impulsiva, pouco elaborada. A atitude de Ana Paula pode ter sido a conclusão de um processo que já existia dentro dela, a vontade de dar uma pausa, um distanciamento, de recompor a vida de outra maneira, viver de outra forma. Às vezes, o assedio gera essa sensação, faz a pessoa querer a solidão, quer estar à vontade. 
Se ela decidir voltar, o mercado irá acolhê-la? Acho que sim, acho que ela tem vários elementos que chamam a atenção dos produtores, como a beleza e uma identidade na hora de interpretar um papel. O público com certeza aceitará, porque tem muito carinho por ela. Outras posturas da atriz não foram negativas, ela não estava envolvida em escândalos ou coisas que pudessem denegrir a imagem.
 
 Como foi o seu processo de mudança de profissão? A minha transição foi gradativa, eu não parei de repente com as novelas. Eu sempre trabalhei e estudei, me formei cedo, com 22 anos eu já era psicóloga. Então, ao mesmo tempo em que estava na TV, atuava de maneira beneficente em entidades, sempre ligadas às crianças, em orfanatos, creches. Depois abri meu consultório e a minha clínica, e o número de pacientes foi crescendo, ao passo que as produções de novelas em São Paulo, que eram o meu foco, praticamente pararam. A última novela que eu fiz, foi Fascinação, no SBT, de 1999 a 2000. A partir disso, me dediquei só a psicologia. A minha transição foi muito tranquila, porque não foi abrupta, não foi um momento de crise existencial, foi de fato por conta de oportunidades que surgiram. Depois, surgiu a oportunidade de ter um quadro no SBT por um ano, de 2011 a 2012, no programa Quem Convence Ganha Mais, e também na Rede Aparecida, em que eu fiquei cinco anos, apresentando um programa Família em Foco. Ano passado, terminamos este projeto, mas já estamos em vias de fazer um novo programa também sobre família.
 E por que escolheu a psicologia? Eu sempre gostei de psicologia, porque estava associada à arte dramática, eu tinha que analisar a personalidade das pessoas para compor personagens.
Como você vê o meio artístico hoje? É muita diferente da minha época, porque antes nós tínhamos uma base sólida, do ponto de vista da preparação de personagens. A experiência profissional contava mais, a formação teatral, enfim. A beleza era importante, mas não era a condição principal. A Ana Paula Arósio é um exemplo disso, eu a conheci no SBT, quando ela foi descoberta, eu fazia Sangue do Meu Sangue e ela fazia Éramos Seis. Era uma menina linda e que não ficou só nisso, vimos que ela se aprofundou, procurou se aprimorar, tanto é que a considero realmente uma atriz promissora em termos de beleza e conteúdo.

E você, voltaria a atuar? Sim, com certeza! Eu acho que quem é atriz, uma vez, será sempre atriz. Mas tudo depende da oportunidade. 

Fonte: http://veja.abril.com.br/

O arquétipo do brasileiro de dupla cidadania

Maria-Eugênia
Maria Eugênia é professora de sociologia jurídica na Faculdade de Direito da UFMG
A maioria das pessoas requer título de dupla cidadania no Brasil muito mais para vencer aos procedimentos burocráticos nas fronteiras com outros países do que por convicção de sua histórica descendência genética.


Quem chegou a esta conclusão foi a professora de Sociologia Jurídica da Faculdade de Direito da UFMG, Maria Eugênia Comini César. Ela defendeu tese de doutorado em Direito Internacional na Universidade de Urbino “Carlo Bo”, na Itália, denominada “O arquétipo do brasileiro de dupla cidadania”. Seu trabalho mostrou que a dupla cidadania tem por objetivo primordial o desfrute das boas relações diplomáticas entre nações. Portanto, usufruir da livre circulação territorial. Por trás desta iniciativa, porém, existe também a tentativa de se livrar do peso de uma imagem negativa disseminada pelo mundo sobre os brasileiros, a partir da ótica colonialista, constatou a mestra. O caráter do pedido de dupla cidadania traz em seu cerne a obtenção de um documento que facilite o livre trânsito do seu portador nas barreiras alfandegárias.
 
Entretanto, o rigor crescente para evitar a imigração ilegal no continente europeu, em especial por Portugal e Espanha, despertou a atenção da professora. Muitos brasileiros foram vítimas de operações de deportação ainda nos aeroportos, bem como nos EUA. Parte deles, por preconceito. Por associação à prostituição e libertinagem. São os representantes de uma caricatura de permissividade, tão bem traduzidas nas figuras carnavalescas, que rodam o mundo. “É para fugir desse estereótipo negativo”, garantiu. Segundo ela, o passaporte estrangeiro adquiriu envergadura utilitarista para os brasileiros.
 
O documento concede ao portador uma viagem internacional sem entraves burocráticos, que variam do visto de entrada às filas nos aeroportos, e distante de preconceitos. A professora pesquisou 40 pessoas de variadas classes sociais e faixas etárias, cuja consanguinidade tivesse o DNA de antepassados originários da Itália. Entre elas, o culto a uma geografia pautada na hereditariedade provou-se quase inexistente. Metade deste universo tinha a documentação definitiva em mãos; a outra estava em procedimentos.O contingente pesquisado foi pequeno por conta de resistência à exposição, mas teve apoio de entidades italianas. Apenas duas pessoas falavam o italiano. Os entrevistados consideraram a Itália superior ao Brasil em todos os sentidos. Poucas delas, no entanto, tinham conhecimento de Silvio Berlusconi, o polêmico empresário e ex-primeiro ministro italiano, assim como da realidade político-econômica daquele país.
 
O trabalho apontou, por exemplo, que 79% dos entrevistados pretendem permanecer no Brasil, a despeito da dupla nacionalidade. Uma maioria de 57% dos pesquisados não soube informar sequer de que cidade, província ou região vieram os descendentes. Duas delas manifestaram interesse em visitar apenas à Itália.  Uma maioria desejou incluir o país da bota em pacotes turísticos pelo Velho Continente. Europa e EUA foram destinos de 35% dos entrevistados, sem passagem pela Itália. A professora Maria Eugênia assistiu a mais de 200 filmes dos dois países. Ela rastreou a imagem do brasileiro a partir do descobrimento. Pero Vaz de Caminha, em famosa carta ao reinado português, lembrou que os colonizados “não encobrem suas vergonhas”. Na literatura enveredou por “Casa Grande e Senzala”, de Gilberto Freyre. “A dupla cidadania ajuda a fugir deste estereótipo, faz com que as pessoas se sintam menos inferiores”, acrescentou. Ainda hoje, assegurou, os brasileiros são tomados por valores colonialistas, que atravessam todas as classes sociais. “O processo de descolonização político-econômico não foi seguido pelo de descolonização cultural”, ressaltou. Isso gerou certo complexo de inferioridade nos brasileiros com raízes outras no além-mar.

Comunicação Organizacional

 
Comunicação Organizacional é o tipo ou processo de comunicação que ocorre no contexto de uma organização, seja esta pública ou privada. Fazem parte da Comunicação Organizacional o conhecimento e o estudo dos grupos de interesse de uma instituição (públicos), o planejamento de práticas de comunicação nos âmbitos interno (comunicação interna) e externo (comunicação externa), aí compreendidos a escolha e os usos de medias empregadas, sua implementação e sua contínua avaliação.

Atualmente os estudos sobre a Comunicação Organizacional se ampliam e tendem a levar cada vez mais em conta aspectos político-econômicos das instituições, sua inserção em contextos micro e macro-sociais, a existência de novas tecnologias de comunicação e as novas configurações das relações com os públicos. Diversas disciplinas contribuem para tais estudos, como a Antropologia (cultura organizacional), a Sociologia (revisão dos conceitos de público, estudos das redes sociais e teorias das ações coletivas), a Filosofia (ética, estudo dos conceitos e das lógicas dos discursos e práticas institucionais) e a Administração (estudos das organizações, gestão estratégica).

A Comunicação Organizacional normalmente é uma área de atuação do profissional de Relações Públicas, mas atualmente vem contando também com a presença de jornalistas (Jornalismo institucional ou corporativo) e publicitários. A Universidade de Brasília - UnB, a partir do ano de 2010, esteve em processo de formação da primeira turma de Comunicação Organizacional, no Brasil. Esta turma de Comunicação Organizacional foi vinculada à sua Faculdade de Comunicação, sem nenhuma relação de subordinação com a especialização em Relações Públicas, sendo uma nova formação, independente daquela (Relações Públicas).

Hunt e Grunig (1994 apud KUNSCH, 1997, p. 119) afirmam que stakeholders são "Qualquer indivíduo ou grupo que pode afetar uma organização ou é afetado por suas ações, decisões, políticas, práticas ou resultados.". Existem diversas denominações para os públicos estratégicos, dentre as quais destaca-se a defendida por Donaldson e Lorsch (1983 apud HITT, 2003, p. 28) que os classificam em três grandes grupos: "Stakeholders no mercado de capitais - acionistas e principais fontes de capital-, stakeholders no mercado do produto - clientes primários, fornecedores, comunidades anfitriãs e sindicatos - e stakeholders no setor organizacional - empregados, gerentes e não gerentes". "A comunicação organizacional no ponto de vista da abrangência, pode ser:

Comunicação Intra-Organizacional e Extra Organizacional

Comunicação Intra-Organizacional é o sistema de comunicação que a nível interno da organização, ou seja, é a comunicação que acontece dentro da organização.

A comunicação Intra-Organizacional por sua vez, também pode ser:

Comunicação Formal e Informal
Comunicação Formal é a comunicação endereçada através dos canais de comunicação existentes no organograma da empresa, é derivada da alta administração. A mensagem é transmitida e recebida dentro dos canais formalmente estabelecidos pela empresa na sua estrutura organizacional. É basicamente a comunicação veiculada pela estrutura formal da empresa, sendo quase toda feita por escrito e devidamente documentada através de correspondências ou formulários.

Já a comunicação informal, é aquela desenvolvida espontaneamente através da estrutura informal e fora dos canais de comunicação estabelecidos pelo organograma, "sendo todo tipo de relação social entre os colaboradores. É a forma dos funcionários obterem mais informações, através dos conhecidos 'fofocas e rumores ou especulações.

A comunicação Extra-Organizacional é a comunicação que acontece entre duas ou mais organizações".(ADÃO A. GABRIEL)
Fonte:http://pt.wikipedia.org

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