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18 junho 2014

Pesquisa de mercado: Como melhorar seus produtos

Fonte: http://www.saiadolugar.com.br/

Iniciamos a série de artigos sobre pesquisa de mercado falando sobre como fazer uma pesquisa de mercado para lançar seu produto/serviço. Hoje o foco é outro, como fazer uma pesquisa de mercado para melhorar os produtos/serviços que você já vende.
Lembre-se que o mercado é como a selva: não é necessariamente o mais forte que sobrevive, é aquele que consegue se adaptar mais rapidamente. Ou seja, com inteligência e inovação você pode brigar com concorrentes muito maiores e com mais dinheiro.


A importância da inteligência de mercado
Quem disse que a inteligência não supera a beleza?


Só faça essa pesquisa com quem já é seu cliente
Mais uma vez, você não está buscando tendências globais de consumo. Seu objetivo é conseguir informações relevantes para tomar decisões sobre sua estratégia.
Os gurus dos conceitos de Lean Startups, metodologia de desenvolvimento de produtos que usamos, recomendam que a pesquisa seja respondida por pessoas que:
  • Experimentaram a funcionalidade principal do seu produto/serviço: Quem comprou e não usou não adianta muito
  • Já usaram o produto pelo menos 2 vezes: A primeira impressão nem sempre é a que fica
  • Usaram seu produto nas últimas 2 semanas: Pessoas com a memória fresca dão informações mais relevantes
Descubra se o que você vende é útil
Principalmente nas empresas de tecnologia existe um problema muito grande: nunca sabemos se o que estamos criando é realmente útil ou é apenas “bacanudo”. Para identificar esse problema, existe um conceito chamado Product/Market Fit (sincronia do produto com o mercado).
A maneira mais fácil de descobrir se há utilidade no que você criou é perguntando como as pessoas se sentiriam se seu produto deixasse de existir. Se 40% ou mais falarem que ficariam “muito desapontadas”,  meus parabéns!
Se a taxa de pessoas muito desapontadas for menor que 40%, vale a pena reavaliar seu modelo de negócios (leia mais sobre esse conceito).
Entenda como o cliente te enxerga
Isso vale pra tudo na vida: é impossível planejar exatamente como que as pessoas vão te enxergar.
Numa pesquisa de mercado com clientes, você precisa descobrir como eles chegaram até você, se são seus entusiastas (recomendariam para outras pessoas) e principalmente, o maior valor que enxergam no seu produto (essa informação será mostrada em letras garrafais no seu material de vendas).
Conheça seus concorrentes
Apesar da parte importante do seu mercado ser o seu cliente, não custa nada perguntar o que ele usaria como substituto caso seu produto parasse de existir.
Acredite, você tem mais concorrentes do que imagina. Perguntar ao cliente usos alternativos ao seu produto é sempre uma boa.
“Tá bom, mas como eu faço isso?”
Como não há necessidade de reinventar a roda, nós gostamos de usar um modelo de pesquisa de mercado baseado em 8 perguntas (modelo de questionário de pesquisa de mercado).
Para criar o questionário, recomendamos o uso do Google Forms. Aprenda a usá-lo no artigo Como criar um questionário de pesquisa de mercado em 5 passos.
Se quiser se aprofundar no assunto, dia 28/05/2011 começa o Mockup, nosso curso online sobre como começar sua empresa.
O curso será dado por nós e contaremos como foi nosso aprendizado desde a concepção da ideia da Empreendemia até dicas de sobrevivência pro dia-a-dia.
Se você quer começar sua empresa de base tecnológica ou quer reavaliar estratégias de crescimento, aproveite a chance de aprender com nossa experiência. Confira a grade do curso aqui.
Caso tenha alguma dúvida, veja mais informações ou mande um e-mail pra millor@empreendemia.com.br.
Abraços,
Millor Machado (criando, pesquisando, melhorando, recriando, pesquisando…)
Confira os outros posts da série sobre pesquisa de mercado:

Christie's leiloa fotos das estrelas do século 20 em Hollywood

"Hollywood Icons" apresenta 70 lotes que ilustram algumas das faces mais famosas dos atores mais talentosos e glamurosos do período Foto: Marylin Monroe - Reprodução Christie's



Uma coleção de fotos de estrelas da Hollywood do século 20, de Marilyn Monroe e Audrey Hepburn a Angelina Jolie, estão à venda em um leilão online da Christie's, que recebe lances desta segunda-feira até o dia 11.
"Hollywood Icons" apresenta 70 lotes que ilustram "algumas das faces mais famosas dos atores mais talentosos e glamurosos do século XX, da Era de Ouro até hoje", explicou a casa de leilões.
A mostra inclui várias fotos de Marilyn Monroe que percorrem diferentes períodos de sua carreira, das primeiras fotografias de Bert Stern, o primeiro fotógrafo para quem a diva posou, até seus últimos retratos, publicados na revista "Vogue" antes de sua trágica morte, em 1962.
A Christie's espera vender um de seus retratos, no qual a atriz aparece levantando uma taça, por algo entre 10 mil e 15 mil libras (US$ 16.700 e US$ 25 mil), enquanto outro em que aparece deitada e nua se venderá por um preço estimado de entre 2 mil e 3 mil libras (US$ 3.300 e US$ 6.200).
Também serão lançadas algumas imagens do fotógrafo e colecionador John Kobal, como um retrato do sedutor Fred Astaire ou uma instantânea de Robert Taylor junto a Vivien Leigh.
Dos anos 60 e 70 aparecem imagens inéditas de musas do cinema como Brigitte Bardot, Audrey Hepburn e Elizabeth Taylor.
Por sua vez, a seção destinada a retratos contemporâneos apresenta imagens de vários fotógrafos, entre eles Mark Seliger, diretor de fotografia da revista "Rolling Stone" por 15 anos.
Os nus de Jessica Alba, Drew Barrymore - dentro da água coberta de margaridas - e Demi Moore, grávida e com o cabelo curto, completam o cartaz de fotografia atual, junto com um retrato de Angelina Jolie com sangue na boca e uma foto em que Johnny Depp toca um piano. 

Fonte EFE http://www.gazetadopovo.com.br

17 junho 2014

Gisele Bündchen diz, "A próxima nós vamos ganhar", após empate do Brasil

http://vogue.globo.com
"A próxima nós vamos ganhar". Foi esta a mensagem positiva deixada por Gisele Bündchen após o empate de 0x0 do Brasil contra o México, nesta terça-feira (17.06), de Copa do Mundo 2014. Direto de Boston, a modelo brasileira assistiu ao jogo com sua família e devidamente vestida com uma camisa verde e amarelo.

Em recente entrevista à revista Cosmopolitan argentina, Gisele chegou a declarar sobre como seria a final ideal do campeonato. "Seria genial uma final entre Brasil e Argentina, né? Porque são times rivais e isso desencadeia mais paixão em campo", disse. E a torcida vibra. 

Top model assiste a jogo da seleção brasileira contra o México e manda mensagem positiva nas redes sociais.

Gisele Bündchen (Foto: Reprodução/Instagram)

Carta a Blatter pede que Fifa garanta direitos humanos na Copa

Presidente da Fifa, Joseph Blatter. Foto: Marcello Casal Jr./ABr

Em mais uma ação que visa pressionar a Fifa, Mary Robinson, ex-presidente da Irlanda e ex-alta comissária da ONU para os Direitos Humanos, e John Ruggie, ex-representante especial da ONU sobre Empresas e Direitos Humanos, enviaram uma carta ao presidente da entidade, Joseph Blatter, em que pedem medidas para evitar violações em grandes eventos de futebol.
Clique na imagem para ler a carta enviada (em inglês)
Datada de 11 de junho, a mensagem cobra que a Fifa e suas empresas parceiras, como os patrocinadores da Copa, integrem efetivamente políticas de direitos humanos a seus processos decisórios. A articulação para o envio da carta foi feita pela ONG britânica Institute for Human Rights and Business (IRHB), da qual Robinson e Ruggie fazem parte do corpo diretivo.
Parceira da Repórter Brasil, o IRHB lançou neste mês a plataforma online megasportingevents.org, disponível apenas em inglês. O trabalho tem como objetivo levantar episódios de violação, compartilhá-los e propor recomendações a governos e empresas. A Repórter Brasil produziu os estudos referentes ao Brasil que estão disponíveis no portal.
Plataforma online
O site traz informações, por exemplo, sobre as 14 mortes de trabalhadores nas obras para as Olimpíadas de Atenas, as 10 nos jogos de Pequim e as sete nas arenas construídas para o Mundial de Futebol do Brasil. Ou ainda sobre os 44 nepaleses migrantes que morreram em 2013 em obras relacionadas a projetos da Copa do Mundo do Qatar, em 2022.

No Brasil, a Repórter Brasil aponta que Copa – e também as Olimpíadas – trazem riscos principalmente a seis grupos de direitos humanos: direito ao trabalho decente, direito das crianças e dos adolescentes, direito ao protesto, direito dos stakeholders, direito à moradia e direito dos migrantes.
Como mensagem geral, IHRB e Repórter Brasil acreditam que os governos que sediam megaeventos esportivos têm o dever de criar salvaguardas para evitar violações em todas as fases, da preparação do evento até o que fazer com seu legado.
Organizações esportivas, organizadores locais, patrocinadores e empresas também têm responsabilidade para com as comunidades anfitriãs e a sociedade em geral para que os maiores padrões internacionais de direitos humanos sejam respeitados. Esses princípios foram inseridos na carta agora enviada por Robinson e Ruggie a Blatter.
Presidente da Fifa, Joseph Blatter. Foto: Marcello Casal Jr./ABr
Leia também: 

16 junho 2014

Gisele Bündchen é escalada para entregar a taça da Copa


Será que Gisele Bündchen entregará o troféu da Copa? Tudo indica que sim. (Foto: Getty Images)


http://vogue.globo.com

De acordo com o jornal Boston Globeserá Gisele Bündchen quem entregará a taça ao time vencedor da Copa do Mundo 2014, fazendo as honras da casa no lugar da presidente Dilma Rousseff.

Se os rumores forem confirmados, a mudança fará o mundial ainda mais fashionista - lembra que a taça desembarcou em terras brasileiras dentro de um baú criado exclusivamente pela Louis Vuitton? A cerimônia de encerramento oficial está programada para acontecer no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, em 13.07. Avicii, Carlos Santana e Wyclef estão entre as atrações confirmadas. Fashionistas, cruzem os dedos.

10 junho 2014

Alessandra Ambrósio troca passarelas pelo set de cinema


A modelo brasileira Alessandra Ambrosio trocará as passarelas pelo set do cinema ao entrar no elenco de um filme inspirado na vida do multimilionário italiano Alessandro Proto.
As filmagens começarão em dezembro e o longa será lançado em meados de 2016, de acordo com um comunicado da Focus Features, sociedade do grupo Paramount, enviado à Agência Efe.
Ambrosio interpretará a namorada do jovem magnata e agente imobiliário Alessandro Proto, papel do ator Channing Tatum.
É a primeira experiência cinematográfica como protagonista da 'angel' da Victoria's Secret. 
Fonte EFE http://www.gazetadopovo.com.br/gente/

Filme é inspirado na vida do multimilionário italiano Alessandro Proto. Ambrosio interpretará a namorada do jovem magnata

MANIFESTAÇÕES OFENSIVAS AOS BONS COSTUMES

Por Ana Paula Rosa UTFPR



(Foto: Laynna Feitoza - Fonte: http://acritica.uol.com.br/manaus/Manaus-Amazonas-Amazonia-pessoas-aguardadas-manifestacao-quarta-feira_0_944905513.html)
Bons costumes nas palavras de Alexandre Silva (2012) significa “valores que a coletividade empresta importância fundamental para a vida moral”
¡Vai desde valores do dia-a-dia como uma moça deve portar-se até a questão de comportamento sexual. Ex. tema de carnaval.
¡Juridicamente não há punição para quem não se adapta aos bons costumes, contudo, o Estado deve garantir a liberdade individual de todos, sem que ocorra discriminação.

QUANDO OCORRE O PROCESSO JUDICIAL
¡A liberdade de expressão só é proibida se outro direito fundamental for violado;
¡Quando ocorre abuso a compensação é feita por meio de ações reparatórias
¡A liberdade de expressão é considerada livre, garantida e lícita, porém isto altera-se quando refere-se a meios de comunicação. Quando tal manifestação ocorrer via dispositivos midiáticos de empresas de comunicação é possível que sejam adotadas medidas administrativas previstas na Constituição. Ex.Posso escrever uma crônica, mas se virar uma esquete teatral, muda o objeto jurídico. RESTRINGIBILIDADE DA LIBERDADE
¡Os direitos individuais e coletivos podem colidir. E qual deles deve ser respeitado?
¡ Até o princípio da dignidade humana pode ser suspendido quando o homem precisa ser encarcerado de modo perpétuo por ter grande periculosidade.
¡A posição mais correta é de que um dos direitos deve prevalecer sobre o outro, de acordo com as circunstâncias, e cabe aos Juiz, no caso, definir quais dos princípios terá de ceder: o coletivo ou o individual, observando que o cedente não se torna inválido.
¡Vale ressaltar que o Código Penal só prevê como passível de ser punido aquilo que é regido pelo princípio da lesividade, ou seja, que gera lesão (não necessariamente física).
¡Sem dano, de alguma ordem,não há lesão e , portanto, não há como punir. Esta é uma forma de dar legitimidade as ações. Assim mesmo muitas brigas sem motivo, muitas questões menores viram casos de tribunal.
¡Na visada de Alexandre Silva (2012)
¡“A restrição só pode ocorrer em caso de colisão com outro direito fundamental e quando resultar em dano efetivo ou bastante provável ou por questões de segurança”.

 LIMITES DA LIBERDADE DA EXPRESSAO
¡A manifestação de pensamento só pode ser punida se for um claro perigo à comunidade ou se ofender um bem jurídico ou à honra;
¡Ninguém pode ser castigado pelo  que é ou pensa
¡ Não se pune a manifestação de uma ideia ou ideologia em abstrato
¡ Na Alemanha e na França se pune, porém, ideias  xenófabas e racistas pois elas podem levar à ações. LIMITES DA LIBERDADE DA EXPRESSAO
 O primeiro limite constitucional explícito do direito de liberdade de expressão é que ele não produza dano material, moral ou à imagem (artigo 5º). Nesses casos a Constituição prevê indenização. Já o Código Civil estipula que se for cometido dano à alguém isto chama-se um ato ilícito.
Logo, o dano provocado pela manifestação do pensamento é de natureza moral, mas pode produzir um dano material, como uma pessoa que sofre um ataque cardíaco após ler um post num blog sobre sua filha, por exemplo.
A Constituição também prevê que se restrinja a manifestação do pensamento para proteger a intimidade, a vida privada, a honra e a inviolabilidade do sigilo das correspondências.
Constituem crimes contra a honra (calunia, difamação,injuria);interceptação de conta telefônica e correspondência etc...
 
Em síntese: O Direito de liberdade de expressão pode ser restringido no caso de:

 a)colisão com direitos fundamentais de terceiros  ancorados em honra, reputação,imagem, intimidade, vida privada etc...

b)conflito com direito fundamental à segurança

LIBERDADE DE EXPRESSAO E DIREITO A HONRA A PRIVACIDADE

Toda pessoa tem direito ao respeito a honra e ao reconhecimento de sua dignidade;

Qualquer tipo de insulto gera dano indenizável pois tem a intenção de atingir o outro;

  O dano moral coletivo é diferente, pois a injúria ou a ofensa quando é dirigida para uma classe ou etnia nem sempre é vista como uma ofensa. Um termo, uma palavra pode ser empregada de modo que não ofenda o grupo como um todo. Já individualmente, geralmente, já se trata de uma ofensa direta.

Para que se configure como um dano moral coletivo é preciso que seja devidamente comprovado.

Para Alexandre Silva (2012) as manifestações que geram punições por honra, imagem etc.. deveriam ser punidas civilmente apenas com indenizações e não tratadas como delitos (levar a prisão). 


É crime ou não?  Tolerância x pluralismo

(p. 59)  Corre no Congresso um projeto de Lei que criminaliza a discriminação dos homossexuais. Portanto, as igrejas evangélicas não podem mais impedir que homossexuais frequentem seus templos nem condenar o movimento ou o casamento gay, por exemplo. Estaria, de outro lado, impondo uma condição à Igreja via Lei. Onde fica a tolerância e o pluralismo?


A LIBERDADE E O DIREITO À SEGURANÇA

Pensamento é aquilo que se pensa sobre alguma coisa.

 Ele pode ser limitado para garantir a segurança de algum bem jurídico se este estiver ameaçado

Quando um homem profere algo em praça pública, ele está no seu direito, mas se incita a população ou induz a uma prática ilícita concreta está indo contra a segurança.

 A incitação, o induzimento, as manifestações para convencer alguém são atos sociais e não meras manifestações de pensamento por isso podem ser restringidas.

Expor uma ideia é uma situação, estimular, instigar, excitar é outra.



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