Por Natasha Romanzoti
Padrão de beleza é algo que muda ao longo do tempo. O que era considerado atraente para os olhos da sociedade em um ponto na história já não o é hoje, bem como nossos padrões atuais devem se transformar no futuro.
Uma coisa que parece permanecer estática, no entanto, especialmente nos últimos tempos, é a existência e adoração de concursos de beleza. Muitas vezes vistos como instituições vulgares que sustentam uma sociedade obcecada com a beleza “perfeita”, existem alguns que têm um objetivo exatamente contrário: o, de alguma forma, dissipar esse mito. Confira 10 concursos de beleza diferentes:
10. Miss Mina Terrestre
À primeira vista, um concurso para encontrar a mulher mutilada angolana mais bonita parece cruel. No entanto, apesar de só ter existido uma edição (em 2008), o concurso fez exatamente o que se propôs a fazer: chocar, surpreender e iniciar uma conscientização e sensibilização das vítimas de minas terrestres na África.
A ideia do diretor de teatro norueguês Morten Traavik foi acusada de ser exploradora desde o início, um show de horrores moderno. No entanto, ele acredita que o concurso defendeu “o orgulho e a concessão sobre a perfeição física”. O que a vencedora recebeu? O primeiro prêmio foi uma prótese de perna de alta qualidade feita de ouro, mas as vítimas de minas terrestres da Angola foram as vencedoras em geral.
Traavik desenvolveu a ideia quando percebeu a quantidade de vítimas de minas terrestres na Angola, uma repercussão da guerra civil de 20 anos, bem como a quantidade de concursos de beleza realizados nas ruelas por crianças. Casando esses dois elementos, e com apoio de instituições e governos da Noruega e Angola, um show foi criado como uma forma de fomentar uma rede de apoio para as vítimas de minas terrestres e reunir informações sobre cuidados de saúde e educação para outras pessoas também.
Nos olhos de Traavik, o concurso foi um sucesso absoluto, pois provocou conversa sobre vítimas de minas terrestres em todo o mundo.
9. Miss Klingon
Na convenção sobre Star Trek “TrexTrax”, em Atlanta (EUA), você pode fazer qualquer coisa em Klingon. Há jogos em Klingon, karaokê Klingon, demonstração de Bat’leth (que é a arma Klingon), uma palestra sobre linguagem Klingon, incluindo como dizer “Onde está o banheiro?” e outras coisas, e, por último, mas não menos importante, o concurso de beleza Miss Império Klingon. As vencedoras celebram cortando a cabeça de demais candidatas – ou pelo menos ameaçando-as da forma convincente que só os fãs de ficção científica sabem fazer.
8. Miss Átomo
Miss Átomo foi um concurso de beleza gerido pelo site Nuclear.Ru, uma empresa de energia nuclear com base na Rússia. O objetivo do concurso era destacar as senhoras encantadoras que trabalhavam na indústria da energia nuclear (de centros de pesquisa a estações nucleares federais e até mesmo estudantes de energia nuclear), a fim de encorajar os outros a ver a energia nuclear como uma opção de carreira viável.
O concurso correu por mais de oito anos (2004-2011) e contou com garotas da Rússia, Ucrânia, Bielorrússia, Cazaquistão e Lituânia. Os organizadores esperavam que a associação de mulheres bonitas com o mundo nuclear em geral ajudaria a dar uma nova visão não tão negativa da indústria.
7. Miss Beleza Moral
Como é possível fazer um concurso de beleza quando a pessoa inteira está coberta? Julgando a beleza interior. Este concurso da Arábia Saudita é um pouco diferente do habitual, porque as concorrentes mostram somente seus olhos. Elas são julgadas baseadas em seus valores familiares, morais e sociais ao longo de um período de três meses. A vencedora ganha dinheiro, um relógio de diamantes, um colar de pérolas e uma viagem para a Malásia.
6. Miss Camisinha
Na Tailândia, apresentando 20 mulheres de quatro países diferentes, ocorreu o concurso Miss Camisinha, na qual as candidatas tiveram que mostrar suas habilidades com o preservativo, soprando-o e deslumbrando os juízes com seu conhecimento sobre HIV.
Instituído pelo senador Mechai Viravaidya, também conhecido como Sr. Camisinha (sério), o concurso teve como objetivo remover o estigma que envolve o uso de preservativos na Tailândia conservadora, e foi mais uma de uma longa lista de acrobacias feitas pelo governo tailandês para promover o sexo seguro –como policiais que distribuíram preservativos para motoristas em engarrafamentos.
5. Miss Perna de Mosquitos
No Great Texas Mosquito Festival, um festival para homenagear mosquitos em Clute (Texas, EUA), todo o tipo de atividades estranhas são realizadas. Mas a mais bizarra tem que ser o concurso de beleza Sr. e Sra. Pernas de Mosquito. Os participantes colocam um par de shorts e exibem suas pernas, com o melhor par ganhando o título inútil.
4. Miss Nação Navajo
Sim, você pode ficar bem em um maiô, mas você sabe matar uma ovelha? Acredite ou não, carnificina é um dos requisitos para ganhar o concurso de beleza Miss Nação Navajo (grupo nativo americano) que ocorre desde 1952, embora as coisas tenham mudado muito desde então.
Originalmente, a vencedora era escolhida depois de um teste simples de aplausos. Hoje, a vencedora do Miss Nação Navajo deve exibir habilidades superiores em ambos os modos tradicionais e modernos da vida Navajo. Competidoras precisam falar tanto navajo quanto inglês; ter um bom conhecimento da cultura e tradição Navajo; demonstrar capacidade para fazer duas ou três atividades tradicionais (tecelagem, abatimento animal ou moimento de milho, por exemplo) e contemporâneas (canto, dança ou ginástica, por exemplo) da nação Navajo, e deve representar a feminilidade através dos papéis “avó, mãe, tia e irmã”. Uma vez eleita, a Miss Nação Navajo ganha um apartamento luxuoso novo e é paga para viajar o mundo por um ano inteiro ensinando sobre a nação Navajo.
3. Miss Vampira Americana
Qualquer um pensaria que a era da obsessão por vampiros é essa, que acompanha a saga Crepúsculo. Porém, em 1970, o povo da Transilvânia já abalava muito os EUA com “Dark Shadows”. Miss Vampira Americana, por exemplo, foi um concurso realizado para promover o filme “The House of Dark Shadows”. A vencedora Sacheen Littlefeather foi coroada em televisão nacional e, curiosamente, dois anos mais tarde, em 1972, recebeu o prêmio Oscar de Melhor Ator em nome de Marlon Brando.
2. Miss Freira
É sempre horrível admitir que você acha uma freira atraente? Provavelmente. E o estigma é presumivelmente maior se você é um sacerdote católico italiano. Mas isso não impediu o Padre Antonio Rungi, que decidiu criar uma competição em seu blog em 2008 para encontrar a freira mais bonita. Aberta a senhoras da igreja com idade entre 18 e 40 anos, cada candidata era representada com uma imagem e um “perfil espiritual”. No entanto, apesar de insistir que seus motivos para a Miss Freira Itália eram celebrar a beleza interior das mulheres, o padre Rungi e seu concurso foram inundados em controvérsia, e seus superiores cancelaram o evento.
1. Miss Irlanda Alternativo
Também conhecido como “Natal Gay”, o concurso anual Alternative Miss Ireland (Miss Irlanda Alternativo ou AMI) ocorreu por 18 anos em Dublin até 2012. O evento se orgulhava de discutir “gênero” e “beleza alternativa”, e era aberto a todo tipo de participante, “homens, mulheres e qualquer outra coisa”.
Ao longo dos anos, os talentos dos participantes variaram tanto quanto deitar em uma cama de pregos, e o vencedor ganhava uma cobiçada Coroa Medusa de Trevos. O concurso não existe mais, mas seu legado vive, já que arrecadou mais de 300.000 euros (cerca de R$ 771.490) para conscientização sobre HIV e AIDS na Irlanda. [Listverse]
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário e volte sempre!