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05 setembro 2014

O consumo da moda na cibercultura






Conformação de um problema de pesquisa baseado num artigo de Aletéia Ferreira Vasconcellos




RESUMO
O presente artigo tem  a finalidade de apresentar e discutir estratégias de comunicação e marketing da moda utilizadas na cibercultura e seus fenômenos midiáticos. Selecionamos algumas características do sistema de moda como efemeridade, individualismo e multiplicidade e suas influências no consumo do seu público alvo, nos meios de comunicação tradicionais e como foco principal na internet que conquista novos consumidores diariamente e possibilita novas estratégias de comunicação e de relacionamento com o consumidor final da moda na cibercultura. O mercado da moda trabalha com estratégias de comunicação e marketing, destacando-se a publicidade como a principal ferramenta de estimulação do consumidor que é seduzido ou não, no palco real ou virtual do sistema da moda. Faz parte do referencial teórico autores como Lipovetsky (1989), Maffesoli (2005), Baudrillard (1995), Lemos (2004), entre outros.  (Resumo de Aletéia Ferreira Vasconcellos de seu próprio artigo.



PERGUNTAS
1) O que é moda?

A moda é um fenômeno sociocultural, com um ciclo de duração transitória, que tem por objetivo a expansão e massificação de certos padrões e estilos, inicialmente pensados para uma elite de alto poder aquisitivo e que depois que chegam até os outros estratos sociais, termina seu tempo de vida útil e é substituída por um novo estilo ou tendência para explorar a necessidade de consumo do novo, do fresco, do renovado aos efeitos de obter lucros relevantes na indústria da vestimenta.

2) Qual é a relação entre a moda e a cibercultura?

O  elo entre a moda e a cibercultura é a comunicação.  A moda acha no ciberespaço um meio poderoso de divulgação de suas tendências,  usando muitos elementos multimídia que espalham com grande velocidade  os últimos lançamentos, indo de uma elite consumidora de grandes marcas  até as lojas de varejo onde são reproduzidas as grandes tendências até cair na obsolescência e começar um novo ciclo. 

3) O que são a efemeridade e a multiplicidade no mundo da moda na cibercultura?

O ciclo de vida da moda começa com o lançamento, consenso, consumo, massificação e termina com o desgaste.  Segundo, Carli é um círculo de novidade/efemeridade,  proporciona uma sensação de suspensão do tempo e vivência  de uma sucessão de presentes, já que a moda engaja-se na "loucura do uso" que, além de sensacional, abre as portas para a realização fugaz do imaginário. (2002, p.121).

4) Como se vinculam o desfile, a publicidade e o cibermarketing?

As  salas de desfiles não estão mais restritas a um grupo seleto de privilegiados e é possível ver o que acontece nas passarelas em tempo real pela internet. E os últimos desfiles da São Paulo Fashion Week foram transmitidos ao vivo pelo canal GNT da TV paga. Este fato faz com que a informação de moda não seja mais gerada de maneira unilateral. Ela está em todos os lugares e, portanto, ao alcance de quem quiser se apropriar dela. As informações se espalham no ciberespaço vigorizando as tendências e movimentos da moda, incorporando as ferramentas da internet nos processos de divulgação, comercialização e vendas dos produtos da indústria da vestimenta.

5) O indivíduo possui liberdade na moda, na cibercultura e no consumo?

“O consumo revela-se, pois, como poderoso elemento de dominação social  (através da atomização dos indivíduos consumidores), mas traz consigo a necessidade de coação burocrática cada vez mais forte sobre os processos de consumo, que forçosamente se verá exaltada com crescente energia como o reino da liberdade. Não há saída.” (BAUDRILLARD, Ib., p. 84).
 
 "O Consumidor possui liberdade de escolha. Portanto, uma das primeiras características do marketing é a observação minuciosa do comportamento do consumidor. É a visão que o consumidor possui do mundo que definirá seus hábitos e decisões de compra". (TREPTOW Ib p.54).
 
“A publicidade se exerce sobre a massa, não sobre o indivíduo; [...] Exercem-se sobre o indivíduo, certamente, múltiplas pressões, mas sempre no quadro de uma autonomia de escolha, de recusa, de indiferença, sempre no quadro de uma permanência das aspirações humanas e dos modos de vida".  (LIPOVETSKY, Ib., p. 193-194).


Bibliografia
BAUDRILLARD, Jean,” A sociedade de consumo”. Lisboa: Edições 70, 1995.

CARLI, Ana Mery Sehbe,” O Sensacional da moda. “Porto Alegre: Educs, 2002.

FERREIRA VASCONCELLOS, Aletéia, “O consumo da moda na cibercultura”

Disponível em http://www.intercom.org.br/papers/regionais/sul2007/resumos/R0112-2.pdf

LIPOVETSKY, Gilles, “O imperio do efimero”. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

TREPTOW, Doris, “Inventando moda”. Quarta ed. Ed. Brusque, 2007. 




Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curso de Bacharelado em Comunicação Organizacional
Pré Projeto Para Pesquisa 
Realizado por:
  Kelly Cristiane dos Santos – 1º semestre
Disciplina: Metodologia & Pesquisa
Prof.  Marcelo Stein




01 setembro 2014

CIÊNCIA POLÍTICA & OPINIÃO PÚBLICA


Política é a ciência da governação de um Estado ou Nação e também uma arte de negociação para compatibilizar interesses. 
O termo tem origem no grego politiká, uma derivação de polis que designa aquilo que é público. O significado de política é muito abrangente e está, em geral, relacionado com aquilo que diz respeito ao espaço público.

Ciência Política

Ciência Política é o estudo da política — dos sistemas políticos, das organizações políticas e dos processos políticos. 
É a ciência que estuda o funcionamento e a estrutura do Estado e das instituições políticas. Também tem como objeto de estudo a relação entre os elementos que estão no Poder (Governo) e os restantes cidadãos. Nos seus primórdios, a ciência política abordou a política a partir de uma perspectiva filosófica (através de pensadores como Maquiavel, Hobbes, Montesquieu, etc.), mas posteriormente passou a ser uma análise preponderantemente jurídica.

Definição
Ciência Política é o estudo da política — dos sistemas políticos, das organizações
políticas e dos processos políticos. Envolve o estudo da estrutura (e das mudanças de

 estrutura) e dos processos de governo — ou qualquer sistema equivalente de organização

 humana que tente assegurar segurança, justiça e direitos civis.

►Os cientistas políticos podem estudar instituições como corporações (ou empresas, no

 Brasil), uniões (ou sindicatos, no Brasil), igrejas, ou outras organizações cujas estruturas e

 processos de ação se aproximem de um governo, em complexidade e interconexão.


►Existe no interior da Ciência Política uma discussão acerca do objeto de estudo desta

 ciência, que, para alguns, é o Estado e, para outros, o poder. A primeira posição restringe o

 objeto de estudo da ciência política; a segunda amplia. 


                          Abrangência e Metodologia
►A ciência política abrange diversos campos, como a teoria e a filosofia
políticas, os sistemas políticos, ideologia, teoria dos jogos, economia política,

 geopolítica, geografia política, análise de políticas públicas, política
comparada, relações internacionais, análise de relações exteriores, política e

 direito internacionais, estudos de administração pública e governo, processo

 legislativo, direito público (como o direito constitucional) e outros;

►A ciência política usa métodos e técnicas que podem envolver tanto fontes

 primárias (documentos históricos, registros oficiais) quanto secundárias

 (artigos acadêmicos, pesquisas, análise estatística, estudos de caso e

 construção de modelos).


Aristóteles, Platão e a Democracia Grega

►Na Grécia Antiga, para Aristóteles a política deveria estudar a pólis e as suas estruturas e
instituições (a sua constituição e conduta). É considerado o pai da Ciência Política, porque
considerou a política a ciência “maior”, ou mais importante do seu tempo. Criou, ainda, um 

método de observação que permitiu uma sistematização e explicação dos fenômenos

 sociais. Preocupava-se com um governo capaz de garantir o bem-estar geral (o bom

 governo);
►Antes de Aristóteles, seu mestre, Platão, relata a teoria política de Sócrates no livro

 A República, em que se posiciona criticamente frente à democracia direta grega, e propõe

 um regime no qual “os reis fossem sábios e os sábios fossem reis”.

                   Maquiavel
No século XVI, Maquiavel e a sua obra dão origem à modernidade política

. A sua preocupação era a criação de um governo eficaz que unificasse e secularizasse a

 Itália.

►Defende um príncipe ou dirigente de governo sem preocupações morais ou éticas, um

 dirigente que não olha a sensibilidades para atingir os seus fins. A política, era assim a arte

 de governar, ou seja, uma técnica que permitisse ao dirigente ou governante alcançar os fins

 independentemente dos meios, não visa a realização geral mas sim pessoal.

►Introduziu, ainda, um método comparativo-histórico, fazendo comparação entre dirigentes

 da sua época e de épocas anteriores através de exemplos. Introduziu, também, e reforçou 

a importância do Estado e da Instituição Estatal.

►No século XVIII, Montesquieu, em pleno iluminismo, difunde idéias políticas que têm por
base a ação humana.  A geografia dos Estados ou a geopolítica se torna um elemento

 importante na análise política. Introduz o método comparativo de base geográfica;


Montesquieu

►Faz a distinção entre república, monarquia e despotismo, afirmando que este último deveria

 ser erradicado. Na república o poder pertence ao povo ou a uma parte esclarecida deste; na
monarquia o poder pertence ao monarca; no despotismo, o poder pertence a um indivíduo, o

 déspota. que governa sem honra e que utiliza o terror e a violência como métodos do poder;
►Montesquieu apresenta a teoria da separação de poderes, de forma que o poder seja

 descentralizado das mãos de uma só pessoa para que não o use em proveito próprio

. Resolvia-se então o perigo do despotismo com a institucionalização da separação de

 poderes.


Pensadores Políticos do Séc. XIX

Augusto Comte alertou para a necessidade de analisar com objetividade os

 fenomenos ou fatos políticos; propôs a teoria positivista, que está expressa na bandeira

 brasileira, nos dizeres “ordem e progresso”;

Alexis de Tocqueville chama a atenção para o estudo do sistema democrático norte

-americano. Na sua análise introduziu um conjunto de entrevistas, o que lhe permitiu

 realizar análises comparativas;

Karl Marx introduz uma nova perspectiva de abordagem dos fenômenos políticos e de

 poder, uma vez que faz uma análise do ponto de vista econômico e social

, considerando o fenômeno político como consequência das relações de produção, e o

 regime político como reflexo da organização das forças produtivas). 

Século XX

A Ciência Política é reconhecida nas universidades, como forma de combater o
caciquismo (atitudes violentas ou arbitrárias de certos chefes políticos denominados pejorativamente
 caciques) no poder local e a corrupção nos partidos políticos;


►Após a Segunda Guerra Mundial, a Ciência Política ganha relevo e se torna uma

 disciplina autônoma nas universidades. Além disso ganha força a análise de sistemas

 eleitorais, e também do comportamento do eleitorado;

►Os fenômenos que contribuíram para o reforço da ciência política foram a proliferação
dos sistemas democráticos, dos partidos políticos, dos mass media, de organizações

 internacionais. Estes fatos levaram ao aumento de estudos, o que suscitou também uma

 maior proliferação da ciência política.


OPINIÃO PÚBLICA E POLÍTICA



São soluções que ajudam a medir as expectativas e a percepção da população brasileira sobre diferentes temas sociais, econômicos e políticos, além de monitorar os programas eleitorais gratuitos e retratar os diferentes momentos de uma campanha eleitoral.  



Opinião pública é a expressão da participação popular na criação, controle, execução e crítica das diretrizes de uma sociedade. É também designada por senso comum, em que se inserem as ideias consideradas corretas pela maior parte da sociedade, que seguem um padrão ético-moral que é subjetivo segundo a sua cultura, condições sociais e, em alguns casos, sua religião. Quando se diz, por exemplo: "A opinião pública está pressionando o governo", significa que a sociedade civil, geralmente através da mídia, expressa uma posição de pressão ao governo. É, portanto, o comportamento que a maioria de uma sociedade toma em relação a algum assunto




Fontes Bibliográficas:
www.ibb.unesp.br/Home/Departamentos/Educacao/Ciencia_Politica.ppt
 http://www.significados.com.br/
http://www.ibope.com.br/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pol%C3%ADtica
http://pt.wikipedia.org/wiki/Opini%C3%A3o_p%C3%BAblica


FAC - Faculdade Curitibana  

Curso de Bacharelado em Direito

Kelly Cristiane dos Santos – 1º semestre
Disciplina: Ciência Política
Prof.  Cláudio R. Vicente

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