Os mórmons oprimem as mulheres?
Mulheres pregam dos púlpitos SUD e servem como
presidentes de organizações, professoras, cabeças de comitês, etc.,
mesmo no nível global de liderança. A organização SUD de mulheres,
chamada de a "Sociedade de Socorro", teve início em 1842 e é a maior
organização de mulheres no mundo. A igreja também tem uma organização
para as moças. Em 1870, Utah foi o segundo estado dos Estados Unidos que
estendeu às mulheres o direito de votar. Wyoming ganhou da gente, já
que estendeu o direito dois meses antes.
Os mórmons acreditam que aqueles de outras religiões "vão para inferno" ou que são malévolos?
Os mórmons de fato acreditam que o homem é salvo
pela graça de Cristo. Apesar de nossos melhores esforços de obedecer—e a
obediência é importante—somos todos pecadores. Salvar um pecador—mesmo
um pecador imperfeito e humano que tem boas intenções...
Os
mórmons são cristãos, como seu nome oficial, a Igreja de Jesus Cristo
dos Santos dos Últimos Dias, sugere. É verdade que os mórmons não se
consideram "protestantes", pois não protestam a igreja católica; as duas
religiões têm trabalhado juntas em projetos humanitários e outros. É
também verdade que não nos consideramos "cristãos renascidos". Embora
acreditemos que se deve mudar o coração para vir a Deus –se deve nascer
de novo espiritualmente– o rótulo "renascido" inclui muito mais do que
uma simples crença no renascimento espiritual.
As roupas de baixo Mórmons, normalmente chamadas de garments ou de
garment pelos membros da Igreja Mórmon é uma fonte de curiosidade e de
ridicularizarão para as pessoas que não fazem parte dessa Igreja....
Os
pais são os principais responsáveis pela educação sexual dos seus
filhos. Ensinar esse assunto de modo honesto e claro no lar irá ajudar
os jovens a não se envolverem em transgressões morais graves. Para
ajudar os pais a ensinar essa informação sensível e importante, a Igreja
publicou o Guia para os Pais..
Nos locais onde existe educação sexual nas escolas, os pais devem procurar assegurar-se de que as instruções dadas aos filhos sejam condizentes com os bons valores morais e éticos.
País tem quase 1 milhão de mórmons e Igreja não pára de crescer.
Em seis anos, número de fiéis aumentou 460% no Brasil, enquanto a população de católicos encolheu
*Alan Ashton: Inventou o processador de texto (WordPerfect).
*Nolan Bushnell: Fundou a empresa Atari e inventou o primeiro videogame, “Pong”. Também era o dono da empresa Churck-e-Cheese por um tempo.
*John Moses Browning (1855-1926): Um famoso fabricador de armas.
*William Clayton (1814-1879): Inventou o odômetro.
*Don Carlos Edwards: Inventou um molho popular (nos EUA) para batatas fritas (fry sauce).
*Philo T. Farnsworth (1906-1971): Inventou a televisão.
*Lester Wire (1887-1958): Inventou o semáforo elétrico. O primeiro foi posto em Salt Lake City!
*Henry Eyring (1901-1981): Foi um pioneiro na aplicação da mecânica quântica à química.
Recebeu o Prêmio Nacional da Ciência.
*Harvey Fletcher (1884-1981): Junto com Millikan, descobriu a carga elétrica de um elétron.
Também inventou o aparelho auditivo e foi presidente a Sociedade Americana da Física.
*William Hall: Primeira pessoa que produziu diamantes sintéticas.
*Mitt Romney: Ex-governador de Massachusetts, possível candidato para a presidência dos EUA nas próximas eleições.
*Terrel Bell (1921-1996): Secretário Federal de Educação.
*Angela "Bay" Buchanan: Tesoureiro dos EUA.
*David Matthew Kennedy (1905-1996): Secretário Federal de Tesouro dos EUA.
*Stewart Udall (1920-1998): Secretário Federal do Interior dos EUA.
*George W. Romney (1907-1995): Governador de Michigan.
*Ivy Baker Priest (1905-1975): Tesoureiro dos EUA.
*Ezra Taft Benson (1899-1994): Secretário Federal de Agricultura dos EUA. Depois se tornou o líder mundial da igreja SUD.
*William Ide (1796-1852): Presidente da República Californiana. “Em 1846, se juntou com John
*Harry Reid: O atual líder do partido maioria no senado americano, um democrata de Nevada. Ele é o senador mais poderoso dos Estados Unidos.
*Rex Lee (1935-1996): Procurador-Geral dos EUA.
*Em 2001, a igreja estabeleceu o que chama de “O Fundo Perpétuo de Educação”. Empréstimos baratos educativos são feitos para estudantes pobres no mundo em desenvolvimento, estudantes que não poderiam obter uma boa educação de outra forma. Mais que 10.000 empréstimos já foram feitos, e o projeto está expandindo.
*A igreja teve um papel importante no socorro providenciado depois do tsunami na Ásia em 2004. Depois de trabalhar para resolver as necessidades imediatas da população, a igreja começou a trabalhar para o progresso de longo prazo, inclusive aumentando o número de empregos, melhorando o sistema de saúde (inclusive construindo salas de operação, doando máquinas de medicina e providenciando conselheiros de trauma) e a reconstrução de prédios comunitários (inclusive casa, hospitais, escolas e mesquitas). Em total, milhões de dólares já foram investidos neste tipo de socorro de longo prazo.
*A igreja tem um programa extensivo de visão no mundo em desenvolvimento, onde profissionais na área de medicina recebem o treinamento e equipamento necessário para tratar problemas de visão. Sob este programa que só custou um milhão de dólares, 20.000 indivíduos já receberam tratamentos de visão.
*No
mundo todo só um por cento de todos que precisam de cadeiras de rodas
as têm, então a igreja já distribuiu mais que 100.000 cadeiras de rodas
para pessoas em países do mundo em desenvolvimento, um programa que
custou $6,8 milhões de dólares.
*A igreja já ajudou 1,8 milhões de pessoas em mais que 1.000 comunidades a conseguir água limpa, um programa que só custou $2,50 por pessoa.
Este serviço incluiu cavar poços, providenciar sistema para armazenar e entregar a água e instalando sistemas para purificar a água. Geralmente trabalhadores locais são usados e líderes das comunidades locais foram treinados para poderem manter os novos sistemas.
*Gastando mais que $3,5 milhões de dólares, a igreja já mandou médicos para países do mundo em desenvolvimento para treinar profissionais locais de medicina na arte de ressuscitação de criancinhas recém-nascidas. Um milhão de criancinhas recém-nascidas morrem por causa de problemas respiratórios todo ano.
*Trabalhando junto com parceiros internacionais (a Cruz Vermelha dos Estados Unidos, a Fundação das Nações Unidas, os Centros para Controlar e Prevenir Doenças [Centers for Disease Control and Prevention], o Fundo para a Criança das Nações Unidas, a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e da Crescente Vermelho.), a igreja doou $3 milhões de dólares para providenciar vacinas contra o sarampo para 200 milhões de crianças em 40 países africanos.
*Membros da igreja doaram 10.000 dias de trabalho para ajudar as vítimas do furacão Katrina nos Estados Unidos.
*A igreja oferece empréstimos para as empresas pequenas dos pobres em países em desenvolvimento. Em 2004, a igreja providenciou $31.1 milhões de dólares em dinheiro e materiais para ajudar as vítimas dos furacões na Flórida e no Caribe, tsunamis na Ásia do sul, Guerra no Iraque, enchentes na Colômbia e 110 outros desastres.”
Estatisticamente, de todos os estados dos Estados Unidos, Utah, onde a maioria da população é mórmon, é…
Primeiro em doações caridosas.
Primeiro em cientistas e computadores em casa.
Primeiro no número de cidadãos que têm menos que 17 anos de idade.
Em grade parte devido à influência da igreja SUD, de todos os estados dos Estados Unidos, Utah tem o menor índice (o quase o menor índice) de…
Gravidez e aborto entre os jovens
Fumantes (inclusive o menor índice de fumantes jovens)
Usuários de álcool
Casos de câncer
Doenças cardíacas (20% abaixo da média nacional)
Dias de trabalho perdidos entre um período de 30 dias por causa de doença física ou mental
Morte
Mortalidade infantil
Sendo mórmon tem outros benefícios não-esperados...
Mórmons ativos têm um índice sete vezes menor de cometer suicídio.
Mórmons vivem alguns anos mais do que a média americana nacional.
Selamentos. Os mórmons acreditam que o casamento pode durar para sempre, não apenas até a morte. Este tipo de casamento eterno é chamado de "selamento" (The Holy Temple, Boyd K. Packer).
Investidura. Na cerimônia de investidura, os mórmons fazem promessas a Deus. Entre outras coisas, prometemos ser virtuosos, caridosos, benevolentes, tolerantes, e para usar os nossos talentos e os nossos recursos para ajudar a humanidade (The Holy Temple, Boyd K. Packer).
Batismos Vicários. O templo é um lugar onde os mórmons pensam muito em seus antepassados, em suas raízes. Acreditamos que depois desta vida os seres humanos continuam a progredir espiritualmente. Consideramos o batismo um passo importante neste progresso espiritual mas reconhecemos que muitos de nossos progenitores nunca tiveram a oportunidade de serem batizados enquanto na terra. Nos templos, podemos ser batizados vicariamente em seu favor, assim dando-lhes uma oportunidade de aceitar ou rejeitar o batismo. Os selamentos e as investiduras também são realizados vicariamente.
Distribuição de Membros da Igreja.
Tendo dito isso, há muitos membros da igreja de descendência africana. Globalmente, os caucasianos são uma minoria na igreja e estão diminuendo com cada ano que passa.
1:Ivy Baker Priest (1905-1975), que serviu "como a tesoureira dos Estados Unidos sob o presidente Eisenhower. Sua assinatura aparecia no dinheiro dos Estados Unidos de 1953 a 1961. Depois passou a servir como a tesoureira da Califórnia sob Ronald Reagan”.
2:Paula Hawkins, a primeira senadora federal dos Estados Unidos elegida do estado de Florida.
3:Dra. Martha Hughes Cannon, que foi a primeira senadora estadual na história dos Estados Unidos.
Os três são da mesma "essência, existência, ou natureza" (termos vagos) no sentido que operam em perfeita união de propósito, assim como minha esposa e eu operaríamos em união perfeita como um só casal se fôssemos seres perfeitos. Alguns criticam a igreja SUD, alegando que não é uma denominação cristã. Por acreditar que Deus o Pai, Jesus Cristo e o Espírito Santo são fisicamente separados embora perfeitamente unidos em propósito, é alegado que a teologia mórmon é incompatível com o credo de Nicene. O motivo de considerar aceitar o credo de Nicene um requisito essencial para todo cristão não é explicado, nem são satisfatórias as razões por que a teologia mórmon viola tal credo. Outros críticos vão além disso, alegando que os mórmons são politeístas. Esta idéia é simplesmente errada. Os mórmons acreditam no Deus mostrado pelas escrituras; acreditam que Deus o Pai, Jesus Cristo, e o Espírito Santo juntos constituem uma única "Divindade." No mormonismo, as palavras "Deus" e "Divindade" são usadas freqüentemente como sinônimos. Quando dizemos que Deus é onipotente, onisciente, onibenevolente, eterno, imutável e imortal, não distinguimos entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo, mas referimos a eles coletivamente como uma só entidade, a Deidade, ou, muitas vezes, simplesmente Deus.
O passeio é realmente bastante original, mas não necessariamente enterra mitos. As 118 salas que ocupam quase 5.000 metros quadrados na Zona Oeste de São Paulo são decoradas com pompa. Lustres e vitrais vieram dos Estados Unidos e da Itália, sofás foram feitos sob medida, desenhos diferentes para cada ambiente ornam sancas e carpete. À exceção de algumas salas com piso de mosaico ou de mármore, o templo é acarpetado para garantir o silêncio dos ambientes.
Não se vêem janelas e o ar-condicionado funciona a uma velocidade abaixo da normal, também para garantir a quietude do lugar. A iluminação ajuda a criar o clima propício para a experiência espiritual: vai se intensificando nos vários ambientes conforme sua proximidade com o principal, a Sala Celestial, uma representação simbólica do paraíso. Cristais incrustados no vitral dessa sala foram especialmente enviados aos EUA para ser lapidados.
A riqueza evidente no templo paulistano explica-se pela extrema organização e pelo rigor dos mórmons, ou Santos dos Últimos Dias, como preferem ser chamados. Eles são muito exigentes quanto à conduta moral de seus membros e sua participação de fato na comunidade. Por isso, embora não seja obrigatório, o dízimo de 10% dos rendimentos é pago pela grande maioria dos fiéis, o que garante à igreja recursos para erguer belos templos ao redor do mundo, financiar as missões de seus jovens e ainda promover obras sociais. Nos Estados Unidos, os mórmons são proprietários de inúmeras empresas, e não se tem notícia de escândalo financeiro que comprometa a instituição. O clero não é remunerado nem profissional - cada membro presta serviços voluntários por determinados períodos.
Enquanto
as 930 capelas mórmons do Brasil podem ser freqüentadas por qualquer
pessoa, os templos são reservados apenas aos iniciados, ou seja, a quem
está há mais de um ano na religião. Para tanto, é preciso ser
apresentado por um membro antigo e passar pela sabatina de um líder.
Para entrar nas salas do imenso e silencioso labirinto, os mórmons
trocam as roupas por vestes brancas, um sinal de que se despem das
coisas do mundo e ficam iguais perante Deus. Lá meditam, assistem a
palestras e vídeos e, principalmente, participam de cerimônias chamadas
ordenanças, cujo ritual não é revelado senão aos iniciados.
''Não há segredo, mas as pessoas precisam estar preparadas para se aprofundar'', explica o juiz Flavio Cooper, outro líder dos Santos. Até 2000, o templo de São Paulo era o único no Brasil. De lá para cá, outros suntuosos prédios foram inaugurados no Recife, em Porto Alegre e Campinas. Embora sejam quase 12 milhões no mundo, os mórmons somam apenas 200 mil no Brasil, segundo o último censo do IBGE. A igreja contesta. Garante que, graças a sua agressiva estratégia de proselitismo, em oito décadas converteu 860 mil almas.
Para os mórmons, a família é sagrada e eterna. Além do casamento realizado nas capelas, incentivam o selamento, uma espécie de matrimônio para a eternidade. Também cuidam de batizar e casar, ''por procuração'', familiares mortos que porventura não tenham conhecido a religião. A fim de não deixar de fora nenhum dos finados parentes, investem em valiosas pesquisas genealógicas.
''A família é nosso maior investimento. Como mórmons, reservamos a ela uma noite da semana e outra para desfrutar apenas com o cônjuge'', explica o editor Cláudio Cuellar, de 53 anos. Ele e a esposa têm seis filhos e dois netos. Prezam tanto a família que compraram um terreno ao lado da casa para fazer uma área de recreação em que todos possam ficar juntos. ''Quando as pessoas conhecem os mórmons de perto, nos respeitam pela conduta ética.'' Além de preservar a família e a castidade, os Santos não fumam, não bebem álcool, café ou chá e usam vestes especiais brancas sob as roupas como sinal de recato, fé e proteção.
Fontes: Marcelo Spatafora/ÉPOCA
http://conhecaosmormons.blogspot.com.br/
O conceito mórmon de inferno—um lugar de sofrimento
eterno—é reservado só para os muitos malévolos. Os retos membros de
outras religiões, muitos dos quais estão honestamente procurando Deus,
de nenhuma maneira serão condenados ao inferno. De fato, os mórmons
acreditam que parte da verdade de Deus pode ser encontrada em todas as
religiões. Como explicou uma mensagem oficial da primeira presidência da
igreja do ano 1978, "Os grandes líderes religiosos do mundo tais como
Maomé, Confúcio e os reformadores, e também filósofos como Sócrates,
Platão e outros, receberam uma parcela da luz de Deus...
Os mórmons adoram Joseph Smith?
Consideramos Joseph Smith um profeta como Moisés,
um homem através de quem Jesus Cristo restaurou sua igreja como existia
antigamente. Respeitamos Joseph para o trabalho que realizou, mas
reservamos a nossa adoração só para Jesus Cristo e Deus o Pai. Em 1820,
quando tinha quatorze anos de idade, Joseph pensou profundamente ao
considerar a igreja na qual deveria se afiliar. Após ter lido uma
passagem na bíblia que ensinou que quem sente falta sabedoria pode pedir
a Deus (Tiago 1:5)...
Mórmons têm um conceito não-cristão de Deus? Mórmons são politeístas?
O conceito da trindade (que Deus o Pai, Jesus
Cristo, e o Espírito Santo são simultaneamente três entidades separadas e
uma só "substância") foi adotado formalmente pela igreja cristã antiga
no ano 325 d.C. com o credo de Nicene, após muito debate e com muitos
dissidentes...
Os Mórmons rejeitam a salvação pela graça de Cristo?Acreditam que só as boas obras trazem a salvação?
Mórmons não são Cristãos?
Os Mórmons usam uma roupa de baixo diferente?
A Crucificação? Cristo não pos fim a necessidade de haver Templos?
Quando Jesus Cristo morreu na cruz, o véu do templo
se rasgou em duas partes simbolizando que a crucificação de Cristo
abriu o caminho para toda a humanidade entrar na presença de Deus. O
Evangelho de Mateus diz: “E eis que o véu do templo se rasgou em dois,
de alto a baixo; e tremeu a terra, e fenderam-se as pedras;” (Mateus
27:51). Algumas pessoas acham que isso foi o templo, e assim os templos
Mórmons não são mais necessários.
Os Apóstolos de Jesus Cristo não pensaram dessa maneira, pois eles continuaram a visitar o templo com freqüência, após a ressurreição de Cristo.
Em Atos 2: 46 podemos ler o seguinte: “E, perseverando unânimes todos os dias no templos, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração”. Em Atos 3, Pedro e João pregavam e curavam no Templo em Jerusalém, assim como Jesus fazia. Paulo, em sua epístola para os primeiros Cristãos repetidas vezes mencionou o templo e usou seus símbolos para ilustrar o Evangelho de Jesus Cristo. De fato, o próprio Paulo visitava o templo de Jerusalém frequentemente. Em Atos 21:26 podemos ler: “Então Paulo, tomando consigo aqueles homens, entrou no dia seguinte no templo, já santificado com eles, anunciando serem já cumpridos os dias da purificação; e ficou ali até se oferecer por cada um deles a oferta”.
No capítulo 22 de Atos, Paulo teve uma visão de Jesus Cristo enquanto orava no Templo, a qual o Senhor dava para ele o mandamento de deixar a cidade e começar a pregar para os gentios (Atos 22:21). Por isso Paulo veio a ser conhecido como o Apóstolo dos Gentios. Em Apocalipse 7:15, podemos ver que aqueles que são salvos servem a Deus em seu templo dia e noite.
Deus tem dado o mandamento a seus filhos de construírem templos nos quais ordenanças sagradas podem ser realizadas. Quando Jesus morreu a antiga Lei de Moisés foi cumprida, mas foi substituída pela Lei do Evangelho. Podemos ler no capítulo 7 de Hebreus que Jesus foi um sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque (Hebreus 7:11). E que com o fim do sacerdócio Levítico, o qual terminou com a Lei de Moisés, o sacerdócio foi mudado para a ordem de Melquisedeque assim como a lei havia mudado. Hebreus 7:12 diz o seguinte: “Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei”. Pedro também menciona este sacerdócio em 1 Pedro 2:5:
“Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo”.
Então, podemos ver que ainda que os Apóstolos de Jesus Cristo tinham esse novo, e mais elevado sacerdócio, eles ainda honravam o Templo porque eles sabiam que Deus ainda dava o mandamento aos homens de construí-los, mas para um propósito diferente, já que uma nova lei havia sido estabelecida. Em revelações modernas dadas ao profeta Joseph Smith, podemos aprender que uma das ordenanças realizadas nestes templos depois da ordem de Melquisedeque é o batismo pelos mortos, o qual Paulo menciona em 1 Coríntios 15:29, ao ensinar sobre a ressurreição para o povo de Corinto: “Doutra maneira, que farão os que se batizam pelos mortos, se absolutamente os mortos não ressuscitam? Por que se batizam eles então pelos mortos?”.
O Profeta Joseph Smith disse:
“E também, com relação a essa citação, mencionarei outra, tirada de um dos profetas que tinha os olhos fitos na restauração do sacerdócio, nas glórias a serem reveladas nos últimos dias e, de modo especial, no mais glorioso de todos os assuntos pertencentes ao evangelho eterno, ou seja, o batismo pelos mortos; pois Malaquias diz, no último capítulo, versículo cinco e seis: eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor; e ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais; e o coração dos filhos a sues pais. Para que eu não venha, e fira a terá com maldição. Eu poderia ter feito uma tradução mais clara, mas é suficientemente clara como está para servir ao meu propósito. É suficiente saber, neste caso, que a Terra será ferida com maldição, a menos que exista um elo de ligação de um ou outro tipo entre os pais e os filhos, sobre um assunto ou outro – e qual é esse assunto? É o batismo pelos mortos. Pois nós, sem eles, não podemos ser aperfeiçoados; nem podem eles, sem nós, ser aperfeiçoados. Nem podem eles nem podemos nós ser aperfeiçoados sem os que morreram no evangelho; pois é necessário, na introdução da dispensação da plenitude dos tempos, dispensação essa que está começando a introduzir-se, que uma total, completa e perfeita união e fusão de dispensações e chaves e poderes e glórias ocorram e sejam reveladas desde os dias de Adão até o tempo atual. E não somente isso, mas as coisas que nunca se revelaram desde a fundação do mundo, mas que se conservaram ocultas aos sábios e prudentes, serão reveladas a crianças e recém-nascidos nesta dispensação, que é a da plenitude dos tempos” (Doutrina e Convênios 128:17-18).
Dessa forma, ainda que os templos antigos e os modernos templos Mórmons tenham algumas pequenas diferenças, porque um estava sobre a Lei Mosaica e o outro trabalha sobre a Lei do Evangelho, eles centram totalmente em Deus, nosso Pai Celestial, e em Jesus Cristo. Os templos modernos, assim como os antigos, são locais sagrados onde as pessoas fazem convênios com Deus e onde eles recebem conhecimento e grande fortalecimento espiritual. O véu do templo, ao partir no meio, simbolizou que a morte de Cristo era o caminho para a salvação, mas as ações dos apóstolos mostraram, entretanto, que isso não diminuiu a reverência que os primeiros Cristão tinham pelo templo. De fato, o Novo Testamento está repleto de referências ao templo. Naquela época, assim como nos dias de hoje, o templo serviu como um local separado do mundo, para ser um local de adoração e para aquelas ordenanças sagradas que nos trás mais próximos de Deus e de Jesus Cristo.
Os Apóstolos de Jesus Cristo não pensaram dessa maneira, pois eles continuaram a visitar o templo com freqüência, após a ressurreição de Cristo.
Em Atos 2: 46 podemos ler o seguinte: “E, perseverando unânimes todos os dias no templos, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração”. Em Atos 3, Pedro e João pregavam e curavam no Templo em Jerusalém, assim como Jesus fazia. Paulo, em sua epístola para os primeiros Cristãos repetidas vezes mencionou o templo e usou seus símbolos para ilustrar o Evangelho de Jesus Cristo. De fato, o próprio Paulo visitava o templo de Jerusalém frequentemente. Em Atos 21:26 podemos ler: “Então Paulo, tomando consigo aqueles homens, entrou no dia seguinte no templo, já santificado com eles, anunciando serem já cumpridos os dias da purificação; e ficou ali até se oferecer por cada um deles a oferta”.
No capítulo 22 de Atos, Paulo teve uma visão de Jesus Cristo enquanto orava no Templo, a qual o Senhor dava para ele o mandamento de deixar a cidade e começar a pregar para os gentios (Atos 22:21). Por isso Paulo veio a ser conhecido como o Apóstolo dos Gentios. Em Apocalipse 7:15, podemos ver que aqueles que são salvos servem a Deus em seu templo dia e noite.
Deus tem dado o mandamento a seus filhos de construírem templos nos quais ordenanças sagradas podem ser realizadas. Quando Jesus morreu a antiga Lei de Moisés foi cumprida, mas foi substituída pela Lei do Evangelho. Podemos ler no capítulo 7 de Hebreus que Jesus foi um sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque (Hebreus 7:11). E que com o fim do sacerdócio Levítico, o qual terminou com a Lei de Moisés, o sacerdócio foi mudado para a ordem de Melquisedeque assim como a lei havia mudado. Hebreus 7:12 diz o seguinte: “Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei”. Pedro também menciona este sacerdócio em 1 Pedro 2:5:
“Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo”.
Então, podemos ver que ainda que os Apóstolos de Jesus Cristo tinham esse novo, e mais elevado sacerdócio, eles ainda honravam o Templo porque eles sabiam que Deus ainda dava o mandamento aos homens de construí-los, mas para um propósito diferente, já que uma nova lei havia sido estabelecida. Em revelações modernas dadas ao profeta Joseph Smith, podemos aprender que uma das ordenanças realizadas nestes templos depois da ordem de Melquisedeque é o batismo pelos mortos, o qual Paulo menciona em 1 Coríntios 15:29, ao ensinar sobre a ressurreição para o povo de Corinto: “Doutra maneira, que farão os que se batizam pelos mortos, se absolutamente os mortos não ressuscitam? Por que se batizam eles então pelos mortos?”.
O Profeta Joseph Smith disse:
“E também, com relação a essa citação, mencionarei outra, tirada de um dos profetas que tinha os olhos fitos na restauração do sacerdócio, nas glórias a serem reveladas nos últimos dias e, de modo especial, no mais glorioso de todos os assuntos pertencentes ao evangelho eterno, ou seja, o batismo pelos mortos; pois Malaquias diz, no último capítulo, versículo cinco e seis: eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor; e ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais; e o coração dos filhos a sues pais. Para que eu não venha, e fira a terá com maldição. Eu poderia ter feito uma tradução mais clara, mas é suficientemente clara como está para servir ao meu propósito. É suficiente saber, neste caso, que a Terra será ferida com maldição, a menos que exista um elo de ligação de um ou outro tipo entre os pais e os filhos, sobre um assunto ou outro – e qual é esse assunto? É o batismo pelos mortos. Pois nós, sem eles, não podemos ser aperfeiçoados; nem podem eles, sem nós, ser aperfeiçoados. Nem podem eles nem podemos nós ser aperfeiçoados sem os que morreram no evangelho; pois é necessário, na introdução da dispensação da plenitude dos tempos, dispensação essa que está começando a introduzir-se, que uma total, completa e perfeita união e fusão de dispensações e chaves e poderes e glórias ocorram e sejam reveladas desde os dias de Adão até o tempo atual. E não somente isso, mas as coisas que nunca se revelaram desde a fundação do mundo, mas que se conservaram ocultas aos sábios e prudentes, serão reveladas a crianças e recém-nascidos nesta dispensação, que é a da plenitude dos tempos” (Doutrina e Convênios 128:17-18).
Dessa forma, ainda que os templos antigos e os modernos templos Mórmons tenham algumas pequenas diferenças, porque um estava sobre a Lei Mosaica e o outro trabalha sobre a Lei do Evangelho, eles centram totalmente em Deus, nosso Pai Celestial, e em Jesus Cristo. Os templos modernos, assim como os antigos, são locais sagrados onde as pessoas fazem convênios com Deus e onde eles recebem conhecimento e grande fortalecimento espiritual. O véu do templo, ao partir no meio, simbolizou que a morte de Cristo era o caminho para a salvação, mas as ações dos apóstolos mostraram, entretanto, que isso não diminuiu a reverência que os primeiros Cristão tinham pelo templo. De fato, o Novo Testamento está repleto de referências ao templo. Naquela época, assim como nos dias de hoje, o templo serviu como um local separado do mundo, para ser um local de adoração e para aquelas ordenanças sagradas que nos trás mais próximos de Deus e de Jesus Cristo.
Os Mórmons proibiam os descendentes de Africanos a se filiarem à Igreja?
Da
década de 1850 até 1978, pessoas que eram descendentes de Africanos
podiam (e de fato muitos o fizeram) se filiar à Igreja Mórmon, mas as
pessoas de pele negra não podiam portar o sacerdócio, ou certas posições
dentro da Igreja. Isso fez com que a Igreja Mórmon e seus líderes
fossem taxados como racistas e preconceituosos. Nunca, em nenhuma época,
foi negado a oportunidade aos negros de se filiarem à Igreja e sempre
houve membros negros na Igreja, desde o seu princípio, muitos dos quais
cruzaram as planícies com outros pioneiros Mórmons e que se assentaram
em Utah. Ainda assim, essa prática continuou a fomentar críticas. Para
entender o porque dessa prática, é importante entender um pouco mais
sobre a Igreja.
No Mormonismo, o Sacerdócio representa o poder e a autoridade de Deus o qual Ele delega para o homem na Terra para guiar a Igreja de Deus e realizar ordenanças como o batismo. Enquanto traduzia o Livro de Mórmon, Joseph Smith. O primeiro profeta e fundador da Igreja Mórmon, leu sobre o sacerdócio. Ele e outro dos primeiros membros da Igreja, Oliver Cowdery, foram a um bosque para orar a respeito do que haviam lido. Um anjo apareceu para eles e lhes deu esse poder. Ele disse:
“A vós, meus conservos, em nome do Messias, eu confiro o Sacerdócio de Aarão, que possui as chaves do ministério de anjos e do evangelho do arrependimento e do batismo por imersão para remissão de pecados; e ele nunca mais será tirado da Terra, até que os filhos de Levi tornem a fazer, em retidão, uma oferta ao Senhor” (Doutrina e Convênios 13:1).
Algum tempo depois, através da visita de outros anjos, eles (Joseph e Oliver) receberam o Sacerdócio conhecido como Sacerdócio de Melquisedeque, ou Sacerdócio Maior, poder pelo qual eles puderam estabelecer A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias no dia 06 de abril de 1830. Tudo isso aconteceu em Nova York e Ohio, mas logo após esses ocorridos a Igreja começou a se mudar para o Missouri e então para Illinois, local de onde foram expulsos por causa da perseguição. A Igreja cresceu e muitos milhares de membros se filiaram a ela, incluindo um grande número de membros negros, alguns dos quais haviam sido escravos em outras épocas. Nas décadas seguintes, e ninguém sabe ao certo quando isso começou, se tornou uma prática não ordenar homens negros ao Sacerdócio. Para complicar ainda mais esse assunto, alguns membros da Igreja Mórmon, incluindo alguns líderes, fizeram comentários racistas semelhantes àqueles feitos por outros Americanos da época, embora a maioria da liderança era completamente contrária ao racismo e a maioria dos Mórmons eram totalmente contra a escravidão.
Uma vez que as atitudes racistas eram comuns na América e nos paises da Europa no final do século dezenove e inicio do século vinte, tais práticas não chamavam a atenção de ninguém. Com o passar do tempo, os Estados Unidos começou a confrontar seu passado racista, e essa prática começou então a chamar muita atenção. Por volta do ano de 1900, Lorenzo Snow, o então Presidente da Igreja Mórmon, disse que não conseguia achar nenhuma passagem de escritura que justificasse essa prática, mas mesmo assim manteve a prática. Em 1954 o então presidente David O. Mckay e os Doze Apóstolos da Igreja Mórmon estudaram o caso. O presidente Mckay estava bastante preocupado com o povo africano e com o seu estado, então ele orou sobre o assunto, mas de acordo com seus próprios relatos, o Senhor falou a ele que o tempo ainda não havia chegado para que isso acontecesse. Ele tentou enviar missionários para a Nigéria em 1962, mas o governo nigeriano não permitiu que eles entrassem no país. Em 1973 o Presidente Harold B. Lee jejuou por três dias e noites enquanto orava sobre o assunto, mas a resposta que recebeu foi a mesma: o tempo não havia chegado ainda. Finalmente em 1978, enquanto se reunia com o Quorum dos Doze Apóstolos, o Presidente Spencer W. Kimball anunciou que ele havia recebido uma revelação dizendo que todo membro digno da Igreja, do sexo masculino, poderia receber o Sacerdócio. Desde aqueles dias até hoje, centenas de milhares de pessoas negras se uniram a Igreja Mórmon e tem sido ordenado ao Sacerdócio, em todas as partes do mundo. Hoje existem dois templos construídos na África.
Nenhum líder da Igreja Mórmon sabe explicar o porque houve esse fato de os negros não receberem o sacerdócio, embora muitos tenham tentando entender as razões. Houve muito desentendimento relativo à sua origem. Em 1949 o Presidente da Igreja fez a seguinte declaração:
“A atitude da Igreja com referência aos negros permanece a mesma que sempre foi. Não é uma questão de declaração da política da Igreja, mas sim uma ordem direta do Senhor, a qual é encontrada na doutrina da Igreja desde os dias de sua organização, para o fato que as pessoas negras pode se tornar membros da Igreja, mas eles não são intitulados com o sacerdócio nos dias de hoje”.
É importante frisar que ainda que os negros não pudessem portar o Sacerdócio, a Igreja Mórmon sempre ensinou que eles, assim como todas as outras pessoas, podiam ser salvas através da Expiação de Jesus Cristo.
Muitas explicações tem sido dadas para tentar explicar sobre esse fato, mas a maiorias delas dadas sobre especulações e muitos membros da Igreja tem continuado a espalhar rumores e falsas verdades sobre esse assunto.
No Mormonismo, o Sacerdócio representa o poder e a autoridade de Deus o qual Ele delega para o homem na Terra para guiar a Igreja de Deus e realizar ordenanças como o batismo. Enquanto traduzia o Livro de Mórmon, Joseph Smith. O primeiro profeta e fundador da Igreja Mórmon, leu sobre o sacerdócio. Ele e outro dos primeiros membros da Igreja, Oliver Cowdery, foram a um bosque para orar a respeito do que haviam lido. Um anjo apareceu para eles e lhes deu esse poder. Ele disse:
“A vós, meus conservos, em nome do Messias, eu confiro o Sacerdócio de Aarão, que possui as chaves do ministério de anjos e do evangelho do arrependimento e do batismo por imersão para remissão de pecados; e ele nunca mais será tirado da Terra, até que os filhos de Levi tornem a fazer, em retidão, uma oferta ao Senhor” (Doutrina e Convênios 13:1).
Algum tempo depois, através da visita de outros anjos, eles (Joseph e Oliver) receberam o Sacerdócio conhecido como Sacerdócio de Melquisedeque, ou Sacerdócio Maior, poder pelo qual eles puderam estabelecer A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias no dia 06 de abril de 1830. Tudo isso aconteceu em Nova York e Ohio, mas logo após esses ocorridos a Igreja começou a se mudar para o Missouri e então para Illinois, local de onde foram expulsos por causa da perseguição. A Igreja cresceu e muitos milhares de membros se filiaram a ela, incluindo um grande número de membros negros, alguns dos quais haviam sido escravos em outras épocas. Nas décadas seguintes, e ninguém sabe ao certo quando isso começou, se tornou uma prática não ordenar homens negros ao Sacerdócio. Para complicar ainda mais esse assunto, alguns membros da Igreja Mórmon, incluindo alguns líderes, fizeram comentários racistas semelhantes àqueles feitos por outros Americanos da época, embora a maioria da liderança era completamente contrária ao racismo e a maioria dos Mórmons eram totalmente contra a escravidão.
Uma vez que as atitudes racistas eram comuns na América e nos paises da Europa no final do século dezenove e inicio do século vinte, tais práticas não chamavam a atenção de ninguém. Com o passar do tempo, os Estados Unidos começou a confrontar seu passado racista, e essa prática começou então a chamar muita atenção. Por volta do ano de 1900, Lorenzo Snow, o então Presidente da Igreja Mórmon, disse que não conseguia achar nenhuma passagem de escritura que justificasse essa prática, mas mesmo assim manteve a prática. Em 1954 o então presidente David O. Mckay e os Doze Apóstolos da Igreja Mórmon estudaram o caso. O presidente Mckay estava bastante preocupado com o povo africano e com o seu estado, então ele orou sobre o assunto, mas de acordo com seus próprios relatos, o Senhor falou a ele que o tempo ainda não havia chegado para que isso acontecesse. Ele tentou enviar missionários para a Nigéria em 1962, mas o governo nigeriano não permitiu que eles entrassem no país. Em 1973 o Presidente Harold B. Lee jejuou por três dias e noites enquanto orava sobre o assunto, mas a resposta que recebeu foi a mesma: o tempo não havia chegado ainda. Finalmente em 1978, enquanto se reunia com o Quorum dos Doze Apóstolos, o Presidente Spencer W. Kimball anunciou que ele havia recebido uma revelação dizendo que todo membro digno da Igreja, do sexo masculino, poderia receber o Sacerdócio. Desde aqueles dias até hoje, centenas de milhares de pessoas negras se uniram a Igreja Mórmon e tem sido ordenado ao Sacerdócio, em todas as partes do mundo. Hoje existem dois templos construídos na África.
Nenhum líder da Igreja Mórmon sabe explicar o porque houve esse fato de os negros não receberem o sacerdócio, embora muitos tenham tentando entender as razões. Houve muito desentendimento relativo à sua origem. Em 1949 o Presidente da Igreja fez a seguinte declaração:
“A atitude da Igreja com referência aos negros permanece a mesma que sempre foi. Não é uma questão de declaração da política da Igreja, mas sim uma ordem direta do Senhor, a qual é encontrada na doutrina da Igreja desde os dias de sua organização, para o fato que as pessoas negras pode se tornar membros da Igreja, mas eles não são intitulados com o sacerdócio nos dias de hoje”.
É importante frisar que ainda que os negros não pudessem portar o Sacerdócio, a Igreja Mórmon sempre ensinou que eles, assim como todas as outras pessoas, podiam ser salvas através da Expiação de Jesus Cristo.
Muitas explicações tem sido dadas para tentar explicar sobre esse fato, mas a maiorias delas dadas sobre especulações e muitos membros da Igreja tem continuado a espalhar rumores e falsas verdades sobre esse assunto.
Falsa Profecia Sobre a Segunda Vinda
Muitas pessoas, mesmo
alguns Mórmons, acreditam que Joseph Smith profetizou que a Segunda
Vinda aconteceria por volta do ano de 1890, entretanto, ele nunca fez
tal declaração. Ele na verdade disse que a Segunda Vinda não aconteceria
antes de 1890, mas que quando ela aconteceria, ele não sabia. Em 1843
os Estados Unidos ficou agitado com a declaração feita por um homem
chamado Alexander Campbell, que disse que Jesus Cristo retornaria à
Terra em 1844. Muitas pessoas estavam falando dessa profecia, inclusive
os Mórmons. Joseph Smith orou então a Deus sobre esse assunto. A seguir
foi o que aconteceu, de acordo com as suas próprias palavras:
“Certa vez eu estava orando fervorosamente para saber o tempo da vinda do Filho do Homem, quando ouvi uma voz dizer o seguinte: Joseph, meu filho, se viveres até a idade de oitenta e cinco anos, verás a face do Filho do Homem; portanto, que isto seja suficiente e não me importunes mais com esse assunto. Assim fiquei sem poder decidir se essa vinda se referia ao inicio do milênio ou a alguma aparição previa, ou ainda, se eu haveria de morrer e assim ver-lhe a face. Creio que a vinda do Filho do Homem não será antes desse tempo” (Doutrina e Convênios 130:14-17).
Está claro que ele não declarou que sabia quando seria a Segunda Vinda de Jesus, mas ele disse, que não podia decidir qual era o seu real significado. Uma vez que Joseph Smith nasceu em 1805, ele faria 85 anos em 1890 e assim muitas pessoas acreditam erroneamente que ele estava profetizando que a Segunda Vinda aconteceria em 1890.
Assim como outros Cristãos, os Mórmons ensinam que ninguém sabe precisamente quando Jesus Cristo voltará a terra, pois o próprio Salvador Jesus Cristo disse: “Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai” (Mateus 24:36). Anos depois alguns Mórmons declararam que ouviram Joseph Smith profetizou sobre a Segunda Vinda em 1890, mas eles se enganaram. O que Joseph realmente disse foi que Jesus não voltaria antes de 1890 e que eles deveriam continuar levando sua vida adiante. Certamente Jesus não voltou em 1890 e a profecia de Joseph Smith estava correta.
“Certa vez eu estava orando fervorosamente para saber o tempo da vinda do Filho do Homem, quando ouvi uma voz dizer o seguinte: Joseph, meu filho, se viveres até a idade de oitenta e cinco anos, verás a face do Filho do Homem; portanto, que isto seja suficiente e não me importunes mais com esse assunto. Assim fiquei sem poder decidir se essa vinda se referia ao inicio do milênio ou a alguma aparição previa, ou ainda, se eu haveria de morrer e assim ver-lhe a face. Creio que a vinda do Filho do Homem não será antes desse tempo” (Doutrina e Convênios 130:14-17).
Está claro que ele não declarou que sabia quando seria a Segunda Vinda de Jesus, mas ele disse, que não podia decidir qual era o seu real significado. Uma vez que Joseph Smith nasceu em 1805, ele faria 85 anos em 1890 e assim muitas pessoas acreditam erroneamente que ele estava profetizando que a Segunda Vinda aconteceria em 1890.
Assim como outros Cristãos, os Mórmons ensinam que ninguém sabe precisamente quando Jesus Cristo voltará a terra, pois o próprio Salvador Jesus Cristo disse: “Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai” (Mateus 24:36). Anos depois alguns Mórmons declararam que ouviram Joseph Smith profetizou sobre a Segunda Vinda em 1890, mas eles se enganaram. O que Joseph realmente disse foi que Jesus não voltaria antes de 1890 e que eles deveriam continuar levando sua vida adiante. Certamente Jesus não voltou em 1890 e a profecia de Joseph Smith estava correta.
Aborto
Na
sociedade atual, o aborto tornou-se uma prática comum, defendida por
argumentos enganosos. Para esclarecer as dúvidas a respeito deste
assunto, o caminho seguro está em seguir a vontade revelada pelo Senhor.
Os profetas actuais denunciam a prática do aborto e citam declarações
do Senhor. “Não matarás (…), nem farás coisa alguma semelhante”.
(D&C59:6)
O conselho nesta questão é claro: os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias não podem praticar o aborto, realizá-lo, incentivá-lo, providencia-lo ou pagar por ele. Se incentivar a realização de um aborto por qualquer forma, estará sujeito à ação disciplinar da Igreja. Todavia, os líderes da Igreja não esquecem as circunstâncias excepcionais que possam justificar um aborto. A saber, a gravidez resultante de incesto ou violação; risco sério para a vida ou saúde da mãe, atestado por autoridade médica competente; malformações graves que impeçam a sobrevivência do feto. Porém, mesmo perante tais circunstâncias, o aborto não se justifica automaticamente. O casal deve, mesmo assim, considerar tão dolorosa decisão, somente depois de se aconselhar com os líderes locais da Igreja e receber confirmação por meio de sincera oração.
Sempre que uma criança é concebida fora dos laços do matrimónio, a melhor opção, para os pais dessa criança, é casar e preparar-se para estabelecer um relacionamento familiar eterno. Se o casamento tiver poucas probabilidades de ser bem sucedido e os pais tiverem acesso ao LDS Family Services (Assistência Social SUD à Família; actualmente, este serviço não existe nos países lusófonos, mas apenas nos EUA e Inglaterra), o ideal será considerar entregar a criança para adopção, de preferência através dos serviços de assistência social SUD à família, de modo a proporcionar à criança o crescimento no seio de uma estrutura familiar sólida, selada para a eternidade. Fonte:http://www.sexualidademormon.net
O conselho nesta questão é claro: os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias não podem praticar o aborto, realizá-lo, incentivá-lo, providencia-lo ou pagar por ele. Se incentivar a realização de um aborto por qualquer forma, estará sujeito à ação disciplinar da Igreja. Todavia, os líderes da Igreja não esquecem as circunstâncias excepcionais que possam justificar um aborto. A saber, a gravidez resultante de incesto ou violação; risco sério para a vida ou saúde da mãe, atestado por autoridade médica competente; malformações graves que impeçam a sobrevivência do feto. Porém, mesmo perante tais circunstâncias, o aborto não se justifica automaticamente. O casal deve, mesmo assim, considerar tão dolorosa decisão, somente depois de se aconselhar com os líderes locais da Igreja e receber confirmação por meio de sincera oração.
Sempre que uma criança é concebida fora dos laços do matrimónio, a melhor opção, para os pais dessa criança, é casar e preparar-se para estabelecer um relacionamento familiar eterno. Se o casamento tiver poucas probabilidades de ser bem sucedido e os pais tiverem acesso ao LDS Family Services (Assistência Social SUD à Família; actualmente, este serviço não existe nos países lusófonos, mas apenas nos EUA e Inglaterra), o ideal será considerar entregar a criança para adopção, de preferência através dos serviços de assistência social SUD à família, de modo a proporcionar à criança o crescimento no seio de uma estrutura familiar sólida, selada para a eternidade. Fonte:http://www.sexualidademormon.net
Casamento entre pessoas do mesmo sexo
A Igreja é contrária ao casamento entre pessoas do
mesmo sexo e a todas as tentativas de legalização dessa forma de
casamento. Os membros da Igreja são instados a “fazer um apelo aos
legisladores, juízes e outros líderes oficiais, para que preservem os
propósitos e a santidade do casamento, entre um homem e uma mulher, e
que rejeitem todas as tentativas de conceder autorização legal ou outro
tipo de aprovação, ou apoio oficial, ao casamento entre pessoas do mesmo
sexo”.
Síndrome Da Imuno-Deficiência Adquirida (SIDA/AIDS)
Os
membros da Igreja infectados pelo HIV ou que tiverem AIDS (SIDA) devem
ser tratados com dignidade e compaixão. Se a infecção resultou da
violação das leis de Deus, a Igreja prega o exemplo dado pelo Senhor,
que condena o pecado mas ama o pecador e incentiva o arrependimento. Os
membros devem estender a mão a essas pessoas com bondade e confortar a
pessoa acometida, cuidando das suas necessidades e ajudando-a a
encontrar soluções para os seus problemas.
Embora o HIV e a AIDS (SIDA) possam acometer vítimas inocentes, a principal protecção é a castidade antes do casamento, total fidelidade no casamento, a abstinência de quaisquer relações homossexuais, a não utilização de drogas ilegais e a reverência e cuidado pelo corpo.
A frequência às reuniões da Igreja das pessoas infectadas pelo HIV ou com AIDS (SIDA) não constitui um problema grave de saúde. As autoridades de saúde pública afirmam que o HIV nunca foi transmitido por contacto eventual no lar, escola, igreja e local de trabalho.
As pessoas que precisarem limpar locais ou objectos sujos de sangue ou que prestarem primeiros socorros a pessoas feridas devem aprender a seguir as recomendações das organizações de saúde locais.
As pessoas infectadas pelo vírus HIV ou que tenham AIDS (SIDA) devem ser tratadas como qualquer pessoa que expresse fé em Deus, se arrependa, peça para ser baptizada e esteja a viver o evangelho de Jesus Cristo (Ver Regras de Fé 1:1 e 1:4). Fonte:http://www.sexualidademormon.net
Embora o HIV e a AIDS (SIDA) possam acometer vítimas inocentes, a principal protecção é a castidade antes do casamento, total fidelidade no casamento, a abstinência de quaisquer relações homossexuais, a não utilização de drogas ilegais e a reverência e cuidado pelo corpo.
A frequência às reuniões da Igreja das pessoas infectadas pelo HIV ou com AIDS (SIDA) não constitui um problema grave de saúde. As autoridades de saúde pública afirmam que o HIV nunca foi transmitido por contacto eventual no lar, escola, igreja e local de trabalho.
As pessoas que precisarem limpar locais ou objectos sujos de sangue ou que prestarem primeiros socorros a pessoas feridas devem aprender a seguir as recomendações das organizações de saúde locais.
As pessoas infectadas pelo vírus HIV ou que tenham AIDS (SIDA) devem ser tratadas como qualquer pessoa que expresse fé em Deus, se arrependa, peça para ser baptizada e esteja a viver o evangelho de Jesus Cristo (Ver Regras de Fé 1:1 e 1:4). Fonte:http://www.sexualidademormon.net
Casamento entre pessoas do mesmo sexo
A Igreja é contrária ao casamento entre pessoas do
mesmo sexo e a todas as tentativas de legalização dessa forma de
casamento. Os membros da Igreja são instados a “fazer um apelo aos
legisladores, juízes e outros líderes oficiais, para que preservem os
propósitos e a santidade do casamento, entre um homem e uma mulher, e
que rejeitem todas as tentativas de conceder autorização legal ou outro
tipo de aprovação, ou apoio oficial, ao casamento entre pessoas do mesmo
sexo”.Fonte:http://www.sexualidademormon.net
Educação Sexual
Nos locais onde existe educação sexual nas escolas, os pais devem procurar assegurar-se de que as instruções dadas aos filhos sejam condizentes com os bons valores morais e éticos.
REPORTAGEM NO JORNAL O ESTADO DE SÃO PAULO (DEZ 2006)
Em seis anos, número de fiéis aumentou 460% no Brasil, enquanto a população de católicos encolheu
Adriana Dias Lopes( Repórter do jornal, O ESTADO DE SÃO PAULO)
Eles
são os fiéis que toda religião procura ter. Os mórmons têm a doutrina
na ponta da língua, se dedicam a programas missionários e pagam o dízimo
em dia. E, o oposto do que vem ocorrendo com outras religiões na última
década, o número de membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos
Últimos Dias - Igreja Mórmon - cresce cada vez mais.Neste ano, eles
chegaram a 12,5 milhões no mundo - em 1990, eram 7,7 milhões. No Brasil,
nos últimos seis anos, o número cresceu cerca de 460% (hoje são 928
mil, em 2000 eram 199 mil).
A
última pesquisa sobre o trânsito de fiéis feita pelo Centro de
Estatística Religiosa e Investigações Sociais mostrou que o porcentual
de católicos no País, por exemplo, caiu de 73,9% para 67,2% em cinco
anos.
O
dia-a-dia de um mórmon é rigoroso, o que torna a religião atraente para
muita gente, de acordo com especialistas. 'Eles têm um programa
sistemático de vida, assumem compromissos, têm comportamento
regradíssimo', avalia Edin Sued Abumanssur, professor de Teologia e
Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica (PUC). 'Em
tempos de violência, de dificuldade em organizar a vida familiar, muitos
podem ver a conduta mórmon como uma espécie de orientação.
'Os
mórmons não tomam café, chá preto nem bebida alcoólica. Não fumam.
Entrar nos templos, onde são feitos casamentos e batizados, é um
'privilégio sagrado'. Ou seja, apenas aqueles que têm uma 'vida digna'
recebem autorização. E este é o principal objetivo de qualquer membro da
Igreja dos Santos dos Últimos Dias.
Se
pecar, o mórmon não é absolvido, como os católicos. A redenção,
conquistada por etapas, é por conta dele. O primeiro passo é reconhecer o
próprio pecado. Depois, restabelecer a situação criada a partir do
pecado, pedir perdão a Deus e à pessoa prejudicada pelo pecado. 'O
processo de arrependimento pode durar dias ou anos', explica Gerson
Pereira Jaques, diretor de Comunicação da Igreja.
A
doutrina explica quase tudo. 'Usamos muito pouco a palavra mistério',
explica Paulo Renato Grahl, diretor de Educação Religiosa da Igreja.Eles
acreditam, por exemplo, que os humanos existiram antes de nascer. Na
vida terrestre, têm de provar que são dignos de voltar a viver no
paraíso. Esperam a segunda vinda de Jesus, que trará mil anos de paz e
alegria aos homens. Mas, antes que ele venha, haverá sinais e os
obedientes os reconhecerão.
Não
veneram a cruz porque é um símbolo de sofrimento de Jesus. Os batizados
podem ser feitos depois da morte.'BIG LOVE'Os casamentos não são
separados pela morte - eles duram a eternidade. A série Big Love,
produzida por Tom Hanks, que estreou no Brasil em outubro no canal HBO,
levantou polêmica, mostrando uma família mórmon polígama em Salt Lake
City, sede da Igreja.Em resposta, a Igreja preparou uma nota
internacional sem rodeios, afirmando que 'a poligamia foi oficialmente
descontinuada na Igreja dos Santos dos Últimos Dias em 1890. Os grupos
que continuam a prática não têm atualmente associação alguma com a
Igreja. Infelizmente, esta distinção é freqüentemente perdida pelo
público e até por certos jornalistas experientes.
'A
Igreja Mórmon é dirigida por um profeta vivo e mais 12 apóstolos, assim
como era nos tempos de Cristo. Eles aceitam a Bíblia como escritura
sagrada, mas têm um livro próprio de interpretação, o Livro de Mórmon.O
livro reúne relatos de apóstolos do continente americano. Para eles,
Jesus passou pela região (provavelmente nos Estados Unidos) depois da
ressurreição e falou com apóstolos, como Mórmon (que deu nome aos
seguidores da Igreja).
Mas os mórmons
surgiram bem depois. Em 1820, Joseph Smith, um jovem de Nova York, pediu
a Deus orientação para saber qual das Igrejas ele deveria seguir. Em
resposta, Deus e Jesus (em corpos separados) disseram que ele fundaria a
Igreja verdadeira e que por isso não deveria se juntar a nenhuma outra.
EVANGELIZAÇÃO
Os
mórmons sabem evangelizar como poucos. 'Eles são muito bem treinados.
Têm a missão como meta principal', avalia Fernando Altemeyer, teólogo da
PUC. 'Ao contrário do que ocorreu com eles, o católico foi se
acomodando, deixando a missão na mão do padre.'Desde criança eles
aprendem a colocar em prática os princípios cristãos, participando
semanalmente das Escolas Dominicais. Um dos exemplos mais
impressionantes são as detalhadas orientações sobre como viver a
harmonia familiar. Os mórmons têm um livro de 346 páginas com sugestões
de convivência familiar, como leituras, assuntos para conversas e
brincadeiras.
Cientistas Mórmons.
*Nolan Bushnell: Fundou a empresa Atari e inventou o primeiro videogame, “Pong”. Também era o dono da empresa Churck-e-Cheese por um tempo.
*John Moses Browning (1855-1926): Um famoso fabricador de armas.
*William Clayton (1814-1879): Inventou o odômetro.
*Don Carlos Edwards: Inventou um molho popular (nos EUA) para batatas fritas (fry sauce).
*Philo T. Farnsworth (1906-1971): Inventou a televisão.
*Lester Wire (1887-1958): Inventou o semáforo elétrico. O primeiro foi posto em Salt Lake City!
*Henry Eyring (1901-1981): Foi um pioneiro na aplicação da mecânica quântica à química.
Recebeu o Prêmio Nacional da Ciência.
*Harvey Fletcher (1884-1981): Junto com Millikan, descobriu a carga elétrica de um elétron.
Também inventou o aparelho auditivo e foi presidente a Sociedade Americana da Física.
*William Hall: Primeira pessoa que produziu diamantes sintéticas.
Políticos Mórmons.
*Michael O. Leavitt: Secretário Federal de Saúde e Serviços Humanos dos EUA.
*Mitt Romney: Ex-governador de Massachusetts, possível candidato para a presidência dos EUA nas próximas eleições.
*Terrel Bell (1921-1996): Secretário Federal de Educação.
*Angela "Bay" Buchanan: Tesoureiro dos EUA.
*David Matthew Kennedy (1905-1996): Secretário Federal de Tesouro dos EUA.
*Stewart Udall (1920-1998): Secretário Federal do Interior dos EUA.
*George W. Romney (1907-1995): Governador de Michigan.
*Ivy Baker Priest (1905-1975): Tesoureiro dos EUA.
*Ezra Taft Benson (1899-1994): Secretário Federal de Agricultura dos EUA. Depois se tornou o líder mundial da igreja SUD.
*William Ide (1796-1852): Presidente da República Californiana. “Em 1846, se juntou com John
C.
Fremont na revolta Bear Flag. Capturaram Sonoma e o comandante mexicano
da Califórnia do Norte. Ergueram uma nova bandeira e declararam a
independência da República Californiana, nomeando Ide como presidente.
Quando os Estados Unidos declararam guerra contra o México, Ide e os
outros se juntaram com as forças americanas, assim terminando a
independência californiana”. Ide talvez seja o único cabeça de estado
mórmon na história, a não ser que as fofocas sobre o rei da Tonga (ou é
Samoa?) sejam verdadeiras…
Atualmente
há oito senadores mórmons—mais ou menos. Há 5 senadores mórmons nos
Estados Unidos, um senador mexicano (seu bis, bis avô foi o primeiro
missionário mórmon no México), o delegado ao congresso dos Estados
Unidos da Somoa Americana (se a Somoa Americana fosse um estado
americano em vez de um território, ele seria um senador) e um membro do
parlamento Britânico. Os “senadores” vêm dos estados americanos de Utah,
Nevada, Oregon, Idaho e Samoa Americana, do estado Mexicano de
Chihuahua e da Inglaterra.
*Harry Reid: O atual líder do partido maioria no senado americano, um democrata de Nevada. Ele é o senador mais poderoso dos Estados Unidos.
*Rex Lee (1935-1996): Procurador-Geral dos EUA.
Esforços Humanitários Mórmons.
A igreja tem mandado Socorro para as vítimas de
mais que 150 desastres só desde 1986. O socorro é providenciado sem
importar detalhes tais como religião, etinicidade e nacionalidade e é
estimado valer dúzias de milhões de dólares todo ano. Nos últimos 20
anos, 200 milhões de libras de comida, roupa e medicamentos foram doados
em
147 países. O socorro é freqüentemente providenciado em países onde
missionários mórmons são proibidos pela lei. A igreja SUD pode mandar
socorro rapidamente, porque não há necessidade de esperar doações nem
materiais. Os membros da igreja doam regularmente, e os materiais são
armazenados em Salt Lake City e outros lugares, prontos para
distribuição. A igreja SUD também trabalha extensivamente com outras
organizações não-mórmons. Embora os programas específicos humanitários
da igreja são muitos para alistar, aqui são alguns dos principais:
*Em 2001, a igreja estabeleceu o que chama de “O Fundo Perpétuo de Educação”. Empréstimos baratos educativos são feitos para estudantes pobres no mundo em desenvolvimento, estudantes que não poderiam obter uma boa educação de outra forma. Mais que 10.000 empréstimos já foram feitos, e o projeto está expandindo.
*A igreja teve um papel importante no socorro providenciado depois do tsunami na Ásia em 2004. Depois de trabalhar para resolver as necessidades imediatas da população, a igreja começou a trabalhar para o progresso de longo prazo, inclusive aumentando o número de empregos, melhorando o sistema de saúde (inclusive construindo salas de operação, doando máquinas de medicina e providenciando conselheiros de trauma) e a reconstrução de prédios comunitários (inclusive casa, hospitais, escolas e mesquitas). Em total, milhões de dólares já foram investidos neste tipo de socorro de longo prazo.
*A igreja tem um programa extensivo de visão no mundo em desenvolvimento, onde profissionais na área de medicina recebem o treinamento e equipamento necessário para tratar problemas de visão. Sob este programa que só custou um milhão de dólares, 20.000 indivíduos já receberam tratamentos de visão.
*A igreja já ajudou 1,8 milhões de pessoas em mais que 1.000 comunidades a conseguir água limpa, um programa que só custou $2,50 por pessoa.
Este serviço incluiu cavar poços, providenciar sistema para armazenar e entregar a água e instalando sistemas para purificar a água. Geralmente trabalhadores locais são usados e líderes das comunidades locais foram treinados para poderem manter os novos sistemas.
*Gastando mais que $3,5 milhões de dólares, a igreja já mandou médicos para países do mundo em desenvolvimento para treinar profissionais locais de medicina na arte de ressuscitação de criancinhas recém-nascidas. Um milhão de criancinhas recém-nascidas morrem por causa de problemas respiratórios todo ano.
*Trabalhando junto com parceiros internacionais (a Cruz Vermelha dos Estados Unidos, a Fundação das Nações Unidas, os Centros para Controlar e Prevenir Doenças [Centers for Disease Control and Prevention], o Fundo para a Criança das Nações Unidas, a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e da Crescente Vermelho.), a igreja doou $3 milhões de dólares para providenciar vacinas contra o sarampo para 200 milhões de crianças em 40 países africanos.
*Membros da igreja doaram 10.000 dias de trabalho para ajudar as vítimas do furacão Katrina nos Estados Unidos.
*A igreja oferece empréstimos para as empresas pequenas dos pobres em países em desenvolvimento. Em 2004, a igreja providenciou $31.1 milhões de dólares em dinheiro e materiais para ajudar as vítimas dos furacões na Flórida e no Caribe, tsunamis na Ásia do sul, Guerra no Iraque, enchentes na Colômbia e 110 outros desastres.”
Trabalho humanitário da igreja.
A
igreja é dona de 400 fazendas e 220 fábricas de enlatar comida, tudo
para cuidar dos pobres. Os membros da igreja oferecem o seu tempo para
trabalhar nestas fazendas e fábricas. Em 2003, mais que meio milhão de
horas foram doadas Uma fazenda da igreja na Flórida é o maior rancho
vaqueiro no mundo com mais que 312.000 acres.
A igreja tem um programa extensivo para ajudar os desempregados. Em 2003, centros de emprego da igreja ajudaram 85.000 pessoas nos Estados Unidos e no Canadá a acharem emprego. Mais ou menos o mesmo número de empregos foi conseguido por membros da igreja fora da América do Norte.
Serviços Familiares SUD (LDS Family Services), uma organização da igreja, tem 64 escritórios para providenciar adoção, adoção temporária (foster care) e serviços de aconselhamento.
46 lojas de economia da igreja funcionam em parte para providenciar emprego para os dificultados/desabilitados.
A igreja tem um programa extensivo para ajudar os desempregados. Em 2003, centros de emprego da igreja ajudaram 85.000 pessoas nos Estados Unidos e no Canadá a acharem emprego. Mais ou menos o mesmo número de empregos foi conseguido por membros da igreja fora da América do Norte.
Serviços Familiares SUD (LDS Family Services), uma organização da igreja, tem 64 escritórios para providenciar adoção, adoção temporária (foster care) e serviços de aconselhamento.
46 lojas de economia da igreja funcionam em parte para providenciar emprego para os dificultados/desabilitados.
Estatisticas sobre o povo Mórmon.
Primeiro em doações caridosas.
Primeiro em cientistas e computadores em casa.
Primeiro no número de cidadãos que têm menos que 17 anos de idade.
Em grade parte devido à influência da igreja SUD, de todos os estados dos Estados Unidos, Utah tem o menor índice (o quase o menor índice) de…
Gravidez e aborto entre os jovens
Fumantes (inclusive o menor índice de fumantes jovens)
Usuários de álcool
Casos de câncer
Doenças cardíacas (20% abaixo da média nacional)
Dias de trabalho perdidos entre um período de 30 dias por causa de doença física ou mental
Morte
Mortalidade infantil
Sendo mórmon tem outros benefícios não-esperados...
Mórmons ativos têm um índice sete vezes menor de cometer suicídio.
Mórmons vivem alguns anos mais do que a média americana nacional.
Os mórmons rejeitam a Bíblia e acreditam somente no Livro de Mórmon?
Os
mórmons aceitam a Bíblia (tanto o Velho quanto o Novo Testamento) como a
palavra de Deus, desde que seja traduzida corretamente. Adicionalmente,
acreditamos que o Livro de Mórmon, um outro testamento de Jesus Cristo,
também é a palavra de Deus. Embora consideremos sagrados os
ensinamentos de ambos, reconhecemos que o Livro de Mórmon é o mais
correto da face da terra. O Livro de Mórmon não é um substituto para a
Bíblia; ao contrário, o Livro de Mórmon é escritura adicional, usado
junto com a Bíblia. Assim como Deus se revelou aos israelitas antigos,
revelou-se também aos habitantes antigos do continente americano. O
Livro de Mórmon é a história deste antigo povo americano.No ano 2004, o
Livro de Mórmon já tinha sido publicado em mais que 100 línguas. Desde
sua primeira publicação em 1830, mais que 120 milhões de cópias já foram
produzidas. Mais que 4 milhões de cópias foram distribuídas só no ano
2004.
Os mórmons rejeitam a evolução biológica? Os mórmons rejeitam a tecnologia?
Embora historicamente alguns líderes da igreja
rejeitassem enfaticamente a evolução biológica, especialmente quando a
evolução era ensinada como uma alternativa à religião, a posição oficial
da igreja é que Deus nunca revelou como criou a vida, só que Ele a
criou.
A idéia que
os mórmons rejeitam a tecnologia vem daqueles que nos confundem com os
Amish. De fato, os mórmons têm abraçado a tecnologia. Mórmons inventaram
o processador de texto (WordPerfect), videogames (Atari, "Pong"), o
odômetro, a televisão, o semáforo elétrico, o aparelho auditivo e
diamantes sintéticos, entre outros produtos. A empresa Novell também foi
fundada por mórmons. O personagem Kip do filme Napoleon Dynamite, feito
por um ator mórmon, expressa o amor mórmon pela tecnologia na sua
balada tocante, "Amo tecnologia... sempre e para sempre."
Os templos mórmons são desnecessariamente luxuosos?
Alguns
criticam a construção de templos, argumentando que o dinheiro para tal
construção deve ser dado aos pobres. A dedicação mórmon aos pobres é
indiscutível. Reconhecemos a importância de cuidar dos filhos de Deus
tanto fisicamente através de nosso programa humanitário internacional,
quanto espiritualmente através de nosso programa de construir templos.
Se alguém falta as necessidades básicas da vida, pode ser difícil
desenvolver o lado espiritual. Se alguém falta um relacionamento pessoal
com Deus, pode ser difícil para até o homem mais rico ver o mínimo
significado da vida.
Devemos
cuidar tanto das necessidades físicas quanto das necessidades
espirituais da humanidade; negligenciar um é negar o outro. Por que
devotar tantos recursos à construção de templos bonitos? Como já foi
mencionado, os mórmons não realizam suas reuniões semanais nos templos;
os lugares onde realizamos reunião regulares, chamados de capelas, são
simples. Diferentes das capelas SUD, os templos são considerados
literalmente as casas de Deus. Assim como os israelitas antigos
dedicavam muitos de seus recursos para construir templos santos, mórmons
acreditam que sacrificar para construir templos é uma maneira de honrar
a Deus. A
beleza do templo também ajuda àqueles que nele adoram a reconhecerem
que estão num lugar especial; contribui para o tom espiritual que lhes
ajuda a sentir mais perto de Deus.
A
beleza física do templo lembra a sua beleza espiritual; um lugar muito
diferente da realidade áspera de suas vidas diárias. Embora a igreja
faça grandes esforços para melhorar as condições de vida tanto para os
mórmons quanto para os "não-mórmons", garanto que se muitos membros
fiéis fossem forçados a escolherem entre ajuda monetária ou a
oportunidade de adorar no templo, a escolha teria sido óbvio. Não
devemos negligenciar as necessidades espirituais do ser humano.
Os mórmons fazem coisas estranhas em seus templos?
Os
mórmons consideram as cerimônias do templo muito sagradas e assim são
relutantes para falar sobre elas com os que não podem apreciar
inteiramente o simbolismo religioso. Aqueles que ainda não são
preparados para entrar no templo, um grupo que inclui ambos alguns
mórmons e aqueles de outras religiões, são incentivados a participarem
nas reuniões semanais nas capelas mórmons, onde a forma da adoração é
menos simbólica e assemelha-se à forma de adoração encontrada na maioria
das outras denominações. Tendo dito isso, nada estranho acontece nos
templos. Está aqui uma breve lista de algumas das cerimônias que lá
ocorrem.
Selamentos. Os mórmons acreditam que o casamento pode durar para sempre, não apenas até a morte. Este tipo de casamento eterno é chamado de "selamento" (The Holy Temple, Boyd K. Packer).
Investidura. Na cerimônia de investidura, os mórmons fazem promessas a Deus. Entre outras coisas, prometemos ser virtuosos, caridosos, benevolentes, tolerantes, e para usar os nossos talentos e os nossos recursos para ajudar a humanidade (The Holy Temple, Boyd K. Packer).
Batismos Vicários. O templo é um lugar onde os mórmons pensam muito em seus antepassados, em suas raízes. Acreditamos que depois desta vida os seres humanos continuam a progredir espiritualmente. Consideramos o batismo um passo importante neste progresso espiritual mas reconhecemos que muitos de nossos progenitores nunca tiveram a oportunidade de serem batizados enquanto na terra. Nos templos, podemos ser batizados vicariamente em seu favor, assim dando-lhes uma oportunidade de aceitar ou rejeitar o batismo. Os selamentos e as investiduras também são realizados vicariamente.
Alguns
acreditam erroneamente que as nossas reuniões semanais de domingo são
realizadas nos templos ou em edifícios chamados de "tabernáculos." Na
realidade, as reuniões de domingo são realizadas em “capelas” SUD,
edifícios que são abertos ao público. A igreja construía "tabernáculos"
em seus dias iniciais, edifícios que eram usados mais como edifícios
públicos das suas respectivas cidades. Aqueles tabernáculos que ainda
permanecem são às vezes usados quando grupos grandes de mórmons se
reúnem, como em "conferências regionais". Outros
acreditam erroneamente que os mórmons querem impedir que os outros
entrem nos seus templos. Ao contrário, a igreja se esforça de maneira
extraordinária para incentivar todos os povos a prepararem-se para
entrar no templo. Muito do programa missionário mórmon é dirigido a esta
finalidade. Por causa da natureza sagrada das promessas feitas no
templo, no entanto, somente aqueles que são preparados podem entrar. Sem
a preparação necessária, as promessas e os símbolos sagrados não seriam
apreciados.
A igreja SUD se envolve demais na política?
A igreja SUD não apóia nenhum partido político e
proíbe o uso de prédios e de listas telefônicas da igreja para
finalidades políticas. A igreja incentiva membros a serem politicamente
ativos, mas nunca indica a qual partido eles devem se juntar. Embora em
ocasiões raras a igreja faça declarações oficiais sobre assuntos morais
que por acaso são ao mesmo tempo tópicos políticos quentes, ela sempre
se refere ao princípio moral e nunca aos partidos políticos que aceitam
ou rejeitam tal princípio.
Os mórmons são racistas?
Naturalmente
qualquer grupo de milhões de pessoas incluirá alguns racistas, mas o
racismo é condenado pela igreja e é rejeitado por todos os membros
fiéis. Historicamente, as opiniões de alguns (embora nem todos) dos
membros da igreja eram iguais às opiniões geralmente aceitadas (e
freqüentemente incorretas) das suas épocas. Seria difícil encontrar uma
organização de qualquer época cujos membros individuais estivessem
livres da influência de filosofias humanas prevalecentes. Esta história,
embora interessante, tem pouca relevância ao mormonismo moderno. Tendo
dito isso, apesar das opiniões errôneas de alguns de seus membros no
passado, a igreja sempre foi em certos pontos bastante progressiva.
Desde seu começo, a igreja denunciou o racismo.
Diferente que muitas denominações, a igreja SUD nunca teve congregações segregadas.
Mesmo quando a escravidão era legal nos Estados Unidos, muitos membros da igreja opuseram-na e/ou sua brutalidade.
Houve membros da igreja de descendência africana desde seu início.
A igreja apoiou o movimento dos direitos civis dos anos 1950 e dos anos 1960.
Os mórmons e os negros têm um inimigo em comum: o Klu Klux Klan.
Acho a acusação de racismo contra os mórmons particularmente ofensiva, já que o pai de minha esposa tem descendência africana. É particularmente irônico que muitas das organizações que falsamente acusam os mórmons de serem "racistas" são afiliadas com denominações religiosas que historicamente foram extremamente racistas.
Desde seu começo, a igreja denunciou o racismo.
Diferente que muitas denominações, a igreja SUD nunca teve congregações segregadas.
Mesmo quando a escravidão era legal nos Estados Unidos, muitos membros da igreja opuseram-na e/ou sua brutalidade.
Houve membros da igreja de descendência africana desde seu início.
A igreja apoiou o movimento dos direitos civis dos anos 1950 e dos anos 1960.
Os mórmons e os negros têm um inimigo em comum: o Klu Klux Klan.
Acho a acusação de racismo contra os mórmons particularmente ofensiva, já que o pai de minha esposa tem descendência africana. É particularmente irônico que muitas das organizações que falsamente acusam os mórmons de serem "racistas" são afiliadas com denominações religiosas que historicamente foram extremamente racistas.
Todos (ou a maioria) dos mórmons são brancos?
Esta é uma idéia falsa (embora comum) nos Estados
Unidos, porque muitos mórmons norte-americanos são de Utah, um estado
por acaso situado numa região do país que é predominantemente
caucasiano. Por exemplo, observe nos mapas abaixo que Utah e os estados
vizinhos “não-mórmons” não têm populações substanciais de descendência
africana. Observe abaixo a distribuição racial, e a distribuição de
membros da igreja nos Estados Unidos.
Distribuição de Norte-americanos de Descendência Africana.
Tendo dito isso, há muitos membros da igreja de descendência africana. Globalmente, os caucasianos são uma minoria na igreja e estão diminuendo com cada ano que passa.
Os mórmons são excessivamente agressivos na sua obra missionária?
A idéia que os missionários mórmons são
excessivamente agressivos provavelmente vem daqueles que nos confundem
com os de outras religiões. Embora alguns poucos missionários inábeis
possam ser erroneamente agressivos, a grande maioria seguem o
treinamento oficial dado pela igreja. Esse treinamento ensina que os
missionários devem ativa e entusiasticamente procurar aqueles
interessados na nossa mensagem mas que não devem tentar forçar ninguém a
seguir a religião. Os mórmons querem ajudar os outros a acender ou
reacender a sua fé em Deus. Essa fé só pode vir de escolhas pessoais;
tentar forçar a fé é tolice.
Os mórmons praticam poligamia?
Embora a poligamia mórmon seja um ponto histórico
interessante, não é relevante ao mormonismo moderno. Faz mais que um
século que os membros da igreja não praticam a poligamia, e todo membro
da igreja com múltiplas esposas é excomungado.
Quando os mórmons praticaram a poligamia, era muito diferente que a poligamia praticada hoje por grupos dissidentes que deixaram a igreja SUD há anos, grupos que não são afiliados à igreja. Mesmo antes da igreja proibir a poligamia, o número de adultos mórmons que pertenciam a famílias polígamas não passou de 5% da população.
A poligamia não foi usada para oprimir as mulheres, como evidenciado por vários fatos históricos.
Muitas mulheres mórmons eram proeminentes em suas comunidades, mulheres tais como a Dra. Martha Hughes Cannon, que foi a primeira senadora estadual na história dos Estados Unidos.
Em resposta a legislação anti-polígama proposta no senado, 3.000 mulheres mórmons protestaram publicamente na cidade de Salt Lake, mostrando a um país surpreendido que apoiavam a poligamia. (Veja The Story of the Latter-day Saints, pg. 352.)
Utah era o segundo estado nos Estados Unidos que deu às mulheres o direito de votar.
De fato, reconhecendo que a poligamia foi altamente apoiada pelas mulheres de Utah da época, o congresso dos Estados Unidos tirou delas o direito de votar 17 anos depois que o governo de Utah tinha reconhecido aquele direito, numa tentativa federal de combater a prática. (Veja The Story of the Latter-day Saints, pg. 352-353.)
Atualmente, mesmo nos países onde a poligamia é legal, todos os indivíduos que a praticam não podem ser membros da igreja.
Os inimigos da igreja gostam de mencionar esta prática para criticar-nos, mais raramente mencionam que alguns muçulmanos e hindus modernos, juntos com israelitas antigos, também a praticam ou praticaram. Além disso, esta crítica direcionada aos mórmons é paradoxal porque a poligamia, embora historicamente interessante, não é relevante ao mormonismo moderno.
Tendo dito isso, sou grato pelo fato dos mórmons não praticarem a poligamia hoje em dia e que ela não tenha um papel na teologia mórmon moderna.
Quando os mórmons praticaram a poligamia, era muito diferente que a poligamia praticada hoje por grupos dissidentes que deixaram a igreja SUD há anos, grupos que não são afiliados à igreja. Mesmo antes da igreja proibir a poligamia, o número de adultos mórmons que pertenciam a famílias polígamas não passou de 5% da população.
A poligamia não foi usada para oprimir as mulheres, como evidenciado por vários fatos históricos.
Muitas mulheres mórmons eram proeminentes em suas comunidades, mulheres tais como a Dra. Martha Hughes Cannon, que foi a primeira senadora estadual na história dos Estados Unidos.
Em resposta a legislação anti-polígama proposta no senado, 3.000 mulheres mórmons protestaram publicamente na cidade de Salt Lake, mostrando a um país surpreendido que apoiavam a poligamia. (Veja The Story of the Latter-day Saints, pg. 352.)
Utah era o segundo estado nos Estados Unidos que deu às mulheres o direito de votar.
De fato, reconhecendo que a poligamia foi altamente apoiada pelas mulheres de Utah da época, o congresso dos Estados Unidos tirou delas o direito de votar 17 anos depois que o governo de Utah tinha reconhecido aquele direito, numa tentativa federal de combater a prática. (Veja The Story of the Latter-day Saints, pg. 352-353.)
Atualmente, mesmo nos países onde a poligamia é legal, todos os indivíduos que a praticam não podem ser membros da igreja.
Os inimigos da igreja gostam de mencionar esta prática para criticar-nos, mais raramente mencionam que alguns muçulmanos e hindus modernos, juntos com israelitas antigos, também a praticam ou praticaram. Além disso, esta crítica direcionada aos mórmons é paradoxal porque a poligamia, embora historicamente interessante, não é relevante ao mormonismo moderno.
Tendo dito isso, sou grato pelo fato dos mórmons não praticarem a poligamia hoje em dia e que ela não tenha um papel na teologia mórmon moderna.
É sempre bom lembrar
que o motivo da poligamia ser praticada naquela época não era para
satisfazer desejos e desígnios do homem e sim para a ajudar, pois muitas
mulheres se tornavam viúvas e passavam por dificuldades para manterem
suas famílias. Foi dado à eles, pelo Senhor como mandamento à poligamia,
para os homens com boas condições e que quisessem ajudar essas
famílias.
É bom ressaltar que o governo não
se preocupava muito com tais dificuldades e se tratando de Mormóns era
bem mais difícil devido à perseguição religiosa.Com o fim da poligamia,
não forçado pelo governo como muitos especulam, mas sim pela vontade do
Senhor e da Igreja para melhor cumprimento das leis, pois o propósito da
Igreja não é confrontar com o Estado mas sim procurar zelar por seus
direitos e deveres, a Igreja não se preocupou com a pressão que o
governo fazia mas sim pelo sofrimento que causaria aos membros
retirando-lhes propriedades e patrimônios.
Os mórmons oprimem as mulheres?
Mulheres pregam dos púlpitos SUD e servem como
presidentes de organizações, professoras, cabeças de comitês, etc.,
mesmo no nível global de liderança. A organização SUD de mulheres,
chamada de a "Sociedade de Socorro", teve início em 1842 e é a maior
organização de mulheres no mundo. A igreja também tem uma organização
para as moças. Em 1870, Utah foi o segundo estado dos Estados Unidos que
estendeu às mulheres o direito de votar. Wyoming ganhou da gente, já
que estendeu o direito dois meses antes. Algumas mulheres mórmons
altamente visíveis incluem...
1:Ivy Baker Priest (1905-1975), que serviu "como a tesoureira dos Estados Unidos sob o presidente Eisenhower. Sua assinatura aparecia no dinheiro dos Estados Unidos de 1953 a 1961. Depois passou a servir como a tesoureira da Califórnia sob Ronald Reagan”.
2:Paula Hawkins, a primeira senadora federal dos Estados Unidos elegida do estado de Florida.
3:Dra. Martha Hughes Cannon, que foi a primeira senadora estadual na história dos Estados Unidos.
Outro
fato interessante: os mórmons rejeitam a noção comum que a Eva foi
enganada por Satã no Jardim de Éden e que, por causa de sua tolice, a
tristeza e o sofrimento entraram no mundo. Ao contrário, consideramos a
Eva sábia por ter reconhecido que a única maneira pelo qual os seres
humanos poderiam progredir para se tornar mais como seu pai, seria se
soubessem distinguir entre o bem e o mal, o certo e o errado, a tristeza
e o sofrimento. A Eva não foi tolamente enganada; ao contrário, fez uma
escolha consciente de tomar o primeiro passo para começar a progressão
pessoal. Convenceu então Adão que fizesse o mesmo.
Os mórmons acreditam que aqueles de outras religiões "vão para inferno" ou que são malévolos?
O conceito mórmon de inferno—um lugar de sofrimento
eterno—é reservado só para os muitos malévolos. Os retos membros de
outras religiões, muitos dos quais estão honestamente procurando Deus,
de nenhuma maneira serão condenados ao inferno. De fato, os mórmons
acreditam que parte da verdade de Deus pode ser encontrada em todas as
religiões. Como explicou uma mensagem oficial da primeira presidência da
igreja do ano 1978, "Os grandes líderes religiosos do mundo tais como
Maomé, Confúcio e os reformadores, e também filósofos como Sócrates,
Platão e outros, receberam uma parcela da luz de Deus. As verdades
morais foram-lhes dadas por Deus para iluminar nações inteiras e para
trazer um nível mais elevado de entendimento aos indivíduos”.
Tendo
dito isso, os mórmons claramente acreditam que sua mensagem é
importante! 50.000 missionários voluntários de tempo integral não dariam
dois anos de suas vidas a menos que pensassem que tivessem algo para
dizer...
Os mórmons adoram Joseph Smith?
Consideramos
Joseph Smith um profeta como Moisés, um homem através de quem Jesus
Cristo restaurou sua igreja como existia antigamente. Respeitamos Joseph
para o trabalho que realizou, mas reservamos a nossa adoração só para
Jesus Cristo e Deus o Pai. Em 1820, quando tinha quatorze anos de idade,
Joseph pensou profundamente ao considerar a igreja na qual deveria se
afiliar. Após ter lido uma passagem na bíblia que ensinou que quem sente
falta sabedoria pode pedir a Deus (Tiago 1:5), Joseph decidiu perguntar
diretamente a Ele para receber mais orientação. Numa manhã, na
primavera de 1820 Joseph foi a um bosque isolado para perguntar a Deus
em qual igreja deveria se afiliar. Enquanto orava, Deus o Pai e o Filho
apareceram-lhe. Com esta visitação divina, chamada pelos mórmons de "a
primeira visão", Deus restaurou a antiga igreja cristã.
Mórmons têm um conceito não-cristão de Deus? Mórmons são politeístas?
O conceito da trindade (que Deus o Pai, Jesus
Cristo, e o Espírito Santo são simultaneamente três entidades separadas e
uma só "substância") foi adotado formalmente pela igreja cristã antiga
no ano 325 d.C. com o credo de Nicene, após muito debate e com muitos
dissidentes.
Os mórmons acreditam que nesta
altura a igreja antiga já tinha perdido a autoridade para agir no nome
de Deus, e assim não sentimos obrigados a aceitar as decisões do credo.
Por sorte, no entanto, a descrição da trindade do credo de Nicene é tão
vaga que facilmente inclui o conceito mórmon de Deus. O conceito da
trindade descreve um Deus em três pessoas; todos os três, como distintos
'pessoas', compartilham uma única essência divina, existência, ou
natureza (veja wikipedia).
Esta idéia é resumida no credo de Atanásio, escrito alguns anos após o
credo de Nicene, que indica: "Mas a fé universal é esta, que adoremos um
único Deus em Trindade, e a Trindade em unidade. Não confundindo as
pessoas, nem dividindo a substância. Porque a pessoa do Pai é uma, a do
Filho é outra, e a do Espírito Santo outra. Mas no Pai, no Filho e no
Espírito Santo há uma mesma divindade, igual em glória e co-eterna
majestade." Como é que os mórmons entendem este conceito tão confuso e
aparentemente contraditório?
Deus o Pai, Jesus Cristo, e o Espírito Santo são três indivíduos fisicamente distintos, assim como minha esposa e eu somos fisicamente distintos. Que o Pai e o Filho são fisicamente distintos é evidente em João 17.
Deus o Pai, Jesus Cristo, e o Espírito Santo são três indivíduos fisicamente distintos, assim como minha esposa e eu somos fisicamente distintos. Que o Pai e o Filho são fisicamente distintos é evidente em João 17.
Os três são da mesma "essência, existência, ou natureza" (termos vagos) no sentido que operam em perfeita união de propósito, assim como minha esposa e eu operaríamos em união perfeita como um só casal se fôssemos seres perfeitos. Alguns criticam a igreja SUD, alegando que não é uma denominação cristã. Por acreditar que Deus o Pai, Jesus Cristo e o Espírito Santo são fisicamente separados embora perfeitamente unidos em propósito, é alegado que a teologia mórmon é incompatível com o credo de Nicene. O motivo de considerar aceitar o credo de Nicene um requisito essencial para todo cristão não é explicado, nem são satisfatórias as razões por que a teologia mórmon viola tal credo. Outros críticos vão além disso, alegando que os mórmons são politeístas. Esta idéia é simplesmente errada. Os mórmons acreditam no Deus mostrado pelas escrituras; acreditam que Deus o Pai, Jesus Cristo, e o Espírito Santo juntos constituem uma única "Divindade." No mormonismo, as palavras "Deus" e "Divindade" são usadas freqüentemente como sinônimos. Quando dizemos que Deus é onipotente, onisciente, onibenevolente, eterno, imutável e imortal, não distinguimos entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo, mas referimos a eles coletivamente como uma só entidade, a Deidade, ou, muitas vezes, simplesmente Deus.
Os Mórmons rejeitam a salvação pela graça de Cristo?Acreditam que só as boas obras trazem a salvação?
Os mórmons de fato acreditam que o homem é salvo
pela graça de Cristo. Apesar de nossos melhores esforços de obedecer—e a
obediência é importante—somos todos pecadores. Salvar um pecador—mesmo
um pecador imperfeito e humano que tem boas intenções, mas que apesar de
seus melhores esforços, falha de vez em quando—viola a lei da justiça
de Deus. Mas condenar uma pessoa com boas intenções viola a lei da
misericórdia de Deus. Este paradoxo aparente se resolve pela graça de
Cristo, quem pagou o preço de nossos pecados sob condição de nosso
esforço pessoal e nosso arrependimento sincero.
Mórmons não são Cristãos?
Os
mórmons são cristãos, como seu nome oficial, a Igreja de Jesus Cristo
dos Santos dos Últimos Dias, sugere. É verdade que os mórmons não se
consideram "protestantes", pois não protestam a igreja católica; as duas
religiões têm trabalhado juntas em projetos humanitários e outros. É
também verdade que não nos consideramos "cristãos renascidos". Embora
acreditemos que se deve mudar o coração para vir a Deus –se deve nascer
de novo espiritualmente– o rótulo "renascido" inclui muito mais do que
uma simples crença no renascimento espiritual.
A
fé SUD em Cristo é baseada em sua vida como descrita no Novo
Testamento. Os Mórmons também acreditam que após sua morte e
ressurreição em Israel, o Cristo então glorificado visitou outros povos,
inclusive um povo do antigo continente americano. O relato desta visita
pode ser encontrado no Livro de Mórmon.
Dois
rapazes de cabelo bem aparado, identificados por um crachá na imaculada
camisa branca de manga curta, empunham livros com os quais todos os
dias fazem catequese nas ruas, de porta em porta. Um dos volumes é a
Bíblia protestante. O outro, um enigmático livro com o desenho de um
anjo na capa: Moroni. A imagem inconfundível dos missionários mórmons é o
máximo que a grande maioria dos brasileiros conhece desse culto. Até o
dia 14 de fevereiro, no entanto, interessados em saber um pouco mais
sobre a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, nome oficial
da religião, poderão fazer visitas guiadas ao templo de São Paulo.
Inaugurado em 1978, ele foi o primeiro na América Latina e será reaberto
após dois anos de reforma. Depois disso, será ''dedicado'' e, como os
demais templos mórmons, voltará a ser acessível apenas para iniciados.
''Esperamos receber 250 mil pessoas'', anima-se um dos líderes da igreja em São Paulo, o empresário Paulo Vicente Kretly. Ele pretende aproveitar a ocasião para desfazer alguns equívocos sobre os mórmons, alimentados em parte pelo perfil peculiar desse culto. Um livro polêmico sobre uma dissidência fundamentalista dos mórmons, lançado no ano passado, tem dado trabalho extra à comunidade nesse sentido. ''Conhecer nosso templo será não apenas um passeio diferente, mas ajudará a acabar com alguns mitos, como o de que os membros da igreja são ricos e seus rituais secretos'', alinhava Kretly.
''Esperamos receber 250 mil pessoas'', anima-se um dos líderes da igreja em São Paulo, o empresário Paulo Vicente Kretly. Ele pretende aproveitar a ocasião para desfazer alguns equívocos sobre os mórmons, alimentados em parte pelo perfil peculiar desse culto. Um livro polêmico sobre uma dissidência fundamentalista dos mórmons, lançado no ano passado, tem dado trabalho extra à comunidade nesse sentido. ''Conhecer nosso templo será não apenas um passeio diferente, mas ajudará a acabar com alguns mitos, como o de que os membros da igreja são ricos e seus rituais secretos'', alinhava Kretly.
O passeio é realmente bastante original, mas não necessariamente enterra mitos. As 118 salas que ocupam quase 5.000 metros quadrados na Zona Oeste de São Paulo são decoradas com pompa. Lustres e vitrais vieram dos Estados Unidos e da Itália, sofás foram feitos sob medida, desenhos diferentes para cada ambiente ornam sancas e carpete. À exceção de algumas salas com piso de mosaico ou de mármore, o templo é acarpetado para garantir o silêncio dos ambientes.
Não se vêem janelas e o ar-condicionado funciona a uma velocidade abaixo da normal, também para garantir a quietude do lugar. A iluminação ajuda a criar o clima propício para a experiência espiritual: vai se intensificando nos vários ambientes conforme sua proximidade com o principal, a Sala Celestial, uma representação simbólica do paraíso. Cristais incrustados no vitral dessa sala foram especialmente enviados aos EUA para ser lapidados.
A riqueza evidente no templo paulistano explica-se pela extrema organização e pelo rigor dos mórmons, ou Santos dos Últimos Dias, como preferem ser chamados. Eles são muito exigentes quanto à conduta moral de seus membros e sua participação de fato na comunidade. Por isso, embora não seja obrigatório, o dízimo de 10% dos rendimentos é pago pela grande maioria dos fiéis, o que garante à igreja recursos para erguer belos templos ao redor do mundo, financiar as missões de seus jovens e ainda promover obras sociais. Nos Estados Unidos, os mórmons são proprietários de inúmeras empresas, e não se tem notícia de escândalo financeiro que comprometa a instituição. O clero não é remunerado nem profissional - cada membro presta serviços voluntários por determinados períodos.
''Não há segredo, mas as pessoas precisam estar preparadas para se aprofundar'', explica o juiz Flavio Cooper, outro líder dos Santos. Até 2000, o templo de São Paulo era o único no Brasil. De lá para cá, outros suntuosos prédios foram inaugurados no Recife, em Porto Alegre e Campinas. Embora sejam quase 12 milhões no mundo, os mórmons somam apenas 200 mil no Brasil, segundo o último censo do IBGE. A igreja contesta. Garante que, graças a sua agressiva estratégia de proselitismo, em oito décadas converteu 860 mil almas.
Para os mórmons, a família é sagrada e eterna. Além do casamento realizado nas capelas, incentivam o selamento, uma espécie de matrimônio para a eternidade. Também cuidam de batizar e casar, ''por procuração'', familiares mortos que porventura não tenham conhecido a religião. A fim de não deixar de fora nenhum dos finados parentes, investem em valiosas pesquisas genealógicas.
''A família é nosso maior investimento. Como mórmons, reservamos a ela uma noite da semana e outra para desfrutar apenas com o cônjuge'', explica o editor Cláudio Cuellar, de 53 anos. Ele e a esposa têm seis filhos e dois netos. Prezam tanto a família que compraram um terreno ao lado da casa para fazer uma área de recreação em que todos possam ficar juntos. ''Quando as pessoas conhecem os mórmons de perto, nos respeitam pela conduta ética.'' Além de preservar a família e a castidade, os Santos não fumam, não bebem álcool, café ou chá e usam vestes especiais brancas sob as roupas como sinal de recato, fé e proteção.
Fontes: Marcelo Spatafora/ÉPOCA