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04 outubro 2011

DICAS: COMPORTAMENTO DE UM(A) MODELO PROFISSIONAL

QUANDO UMA (O) MODELO É ESCOLHIDA (O) PARA UM TRABALHO:





* deverá comparecer ao local, 1 hora antes do horário marcado para o inicio da atividade.

* deve antecipadamente procurar obter junto a sua agência o maior número de informações a respeito do trabalho que irá executar.

* deve seguir corretamente as instruções do trabalho.

* caso ocorra qualquer eventualidade que impossibilite a realização do trabalho por parte do(a) modelo é obrigatório que avise com antecedência para que a agência tome as devidas providências.

* jamais deverá fazer qualquer crítica em relação ao produto em que se está trabalhando. mantenha-se neutro(a).

* o cliente tem por direito substituir o(a) modelo se o trabalho do mesmo não estiver agradando.

* jamais mantenha qualquer tipo de relação extra profissional durante o trabalho.

* durante os trabalhos é proibido a permanência de acompanhantes, com exceção de alguns trabalhos onde os responsáveis por menores de idade poderão acompanhar com autorização ou combinação prévia da agência.

* nem todos os trabalhos permitem o uso de bijuterias, jóias e outros acessórios, fique atento a isso.

* caso o cliente estipule uma produção (uniforme, cabelo e maquiagem) ela deverá ser seguida até o término do trabalho.

* a modelo feminina deverá estar sempre com sobrancelhas e buço depilados e unhas feitas, com esmalte incolor.

* sendo determinado o uso de uniforme durante o trabalho, o mesmo deverá ser mantido impecável e devolvido em até 5 dias após o término do trabalho, qualquer dano ao mesmo é de total responsabilidade do(a) modelo.

* na presença de artistas ou pessoas do meio durante qualquer tipo de trabalho, jamais tire fotos ou peça autógrafos, comporte-se profissionalmente.

* qualquer reclamação sobre trabalho deverá ser feita diretamente à agência, nunca ao cliente.

* a agência tem livre arbítrio em exigir o desligamento de um(a) modelo da mesma caso seu trabalho não satisfaça nossas expectativas. 

QUANDO FOR A UM TESTE:


* seja pontual; pontualidade é sinal de comprometimento!

* vá bem vestido(a), com roupas básicas mas que valorizem seu corpo e estilo.

* as meninas deverão ir preferencialmente de salto e levemente maquiadas.

* seja comunicativo(a), porém limite-se a responder o que o cliente lhe perguntar e evite desfocalizar o assunto.

* não use gírias ao falar com um cliente; também não faça perguntas sobre valor de cachê, data de pagamento ou quando sairá o resultado do teste, esses ou outros esclarecimentos sobre o trabalho, deverão ser feitos com o booker, jamais com o cliente.

* não masque chicletes e tenha cuidado com a postura perante o cliente, pois ela fará muita diferença na hora da escolha do(a) modelo.

* na sala de teste permaneça de pé, só sente-se caso o cliente permita.

* não confirme sua presença no teste, caso saiba que não poderá comparecer ao processo seletivo ou ao trabalho.

* nunca forneça seu telefone pessoal ao cliente, qualquer contato com o mesmo deverá ser feito exclusivamente pela agência.

* compareça aos testes sempre munido de seu material fotográfico (book e composite).

* a agência após obter o resultado da seleção entrará em contato apenas com os aprovados, sendo assim não existe prazo estipulado para o resultado, então aguarde!

* disciplina é uma qualidade que prezamos muito!
 



Modelo: Roberta Willvert   Foto by Victor Hafner
CONFIRA OUTRAS DICAS VALIOSAS PARA AUXILIAR VOCÊ QUE ESTA COMEÇANDO NA CARREIRA DE MODELO, APRENDA:


O DICIONÁRIO DOS MODELOS


A
ACERVO: local onde é guardado o material ( roupas, sapatos, acessórios...) que as produtoras recebem emprestado das lojas para vestir os modelos nos editoriais.
APONTAMENTO: visita marcada para o modelo ser apresentado ao
cliente.
AGÊNCIA-MÃE: é a agência responsável pelo planejamento e
acompanhamento da carreira do modelo. Geralmente é a agência que
revelou a modelo para o meio, ou foi a primeira a agenciá-lo.
ARARA: estrutura de metal ou madeira sobre rodas. Serve para as
produtoras pendurar as roupas que serão usadas em um editorial ou
desfiles de moda.
B
BOOK: pasta ou álbum com fotos de rosto e corpo inteiro. Tem a
finalidade de mostra a versatilidade, a fotogenia e a personalidade do
modelo.
BOOKER: profissional responsável pelo agenciamento e negociação
do cachê do modelo junto a clientes.

C
CALL-BACK: após a seleção através do casting, os selecionados são
chamados pelo cliente para uma seleção mais criteriosa.
CAST: elenco de uma agência de modelos.
CASTING: são as fotos e dados dos modelos de uma agência, com perfil
solicitado pelo cliente para seleção em algum trabalho.
COMPOSITE: um ‘ cartão de visita’ grande, com nome, fotos do modelo, medidas, cor dos olhos, cabelos e pele, Além dos dados para contatos com a agência do modelo.
CHARTER: é a planilha com todos os dados relacionados da agência
de trabalho do modelos.
E
EDITORIAL: são as matérias de uma publicação sobre os mais
diversos temas.

F
FOTOGENIA: Ter um bom perfil para ser fotografado. Sair bem na foto.
FREE-LANCER: profissional que trabalha por conta própria look:
produção visual de cabelo, maquiagem, figurino e acessórios que
compõem o estilo do modelo em um determinado trabalho.

M
MAKING OF: bastidores de uma filmagem ou sessão de fotos.
MAKE UP: maquiagem.
MÉTIER: meio específicos de uma determinada categoria profissional.
N
NEW FACE: aquele que acaba de ingressar na carreira de modelos.
O
OPEN CALL: hora definitiva para aspirante a modelo visitarem uma
agência, e a agência conhecer os pretendentes.

P
PORTFÓLIO: pasta de apresentação com os melhores trabalhos.
PRÉ-EDITADO: diz-se quando o modelo foi selecionado para um
trabalho (geralmente por foto) e deve aguardar uma decisão final do
cliente.
PRÊT-Á-PORTER: coleção que não é feita por encomenda. Roupas
que não são feitas sob medida.
PRODUTOR DE MODA: profissional que escolhe as roupas, destacando
o que o modelo tem de melhor.
PROVA DE ROUPAS: antes de um desfiles ou trabalho de showroom,
são feitos os últimos ajustes na roupa, sendo decidido o que o
modelo irá usar e em quantas entradas.

S
SCOUTER: pessoas ligadas a uma agência, que freqüenta lugares
com públicos jovem em busca de novos talentos.
STILL: fotografia de produtos.

T
TAKES: tomadas de imagem em foto ou filme.
TOP MODEL: modelo que faz trabalhos prestigiados. Está no topo
da carreira.

V
VIDEO-BOOK: book feito em vídeo, incluindo trabalhos já realizados.

W
WORKSHOP: espécie de curso intensiva, onde tenta-se passar
máximo de informação em um mínimo de tempo.

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